+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rede Corporativa - Projeto

    Boa noite,

    Pessoal estou desenvolvendo um projeto de rede aqui na empresa onde trabalho e estou com algumas dúvidas quanto a configuração e disposição das redes, segue em anexo um esboço da minha rede atual.


    http://humordino.com.br/img/06-08-2012.jpg

    Quando entrei na empresa há pouco tempo ví que a configuração de rede é bem simples, somente uma faixa de endereços cobre toda a estrutura. A distriuição dos endereços é feita por um server DHCP e vira e mexe alguns usuários setam endereço fixo nas estações. Esta semana um deles setou o endereço de um dos servidor, resultado? Queda da comunicação em uma das aplicações a empresa.


    O que quero fazer?

    Quero estar separando os servidores da faixa de endereços atual, pois no momento toda a rede, tanto clientes (funcionários), impressoras, antenas wireless servidores de impressão, servidor web e etc. estão na mesma faixa de endereço. (192.168.1.0/24)


    Porem estou com uma dúvida quanto a fazer isso na estrutura física atual.



    Meu servidor DHCP e DNS estão em um servidor Windows Server 2003;

    Possuo um servidor Mikrotik, onde ele é o meu Gateway da rede, hotspot e firewall;

    Quero semarar mais ou menos desta forma:

    192.168.1.0/24 - Para clientes, periféricos e etc.
    192.168.5.0/28 - Para os servidores;


    Minha dúvida é quanto a configuração desta estrutura, no Mikrotik e o Windows Server para viabilizar a comunicação da rede 1.0/24 com a 5.0/28.


    Como posso proceder para fazer essa separação de rede sem ter transtornos com os clientes internos?



    Desde já agradeço amigos!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Corporativa - Projeto

    da para criar no mikrotik dois dhcp distintos assim em poucos minutos voce cria duas redes .

  3. #3

    Padrão Re: Rede Corporativa - Projeto

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    da para criar no mikrotik dois dhcp distintos assim em poucos minutos voce cria duas redes .
    Neste caso eu teria que remover o DHCP do Win2003 e passar para o MK?

  4. #4

    Padrão Re: Rede Corporativa - Projeto

    Eu estive pensando em somete deixar o MK para fazer a interligação das redes, o papel de DHCP e DNS ainda ficariam com o Servidor Win2003.

    OBS: Os endereços da faixa dos servidores não será por DHCP;

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede Corporativa - Projeto

    o engraçadinho que esta te incomodando vai continuar e mas facil ainda se for estatico.