+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IP do cliente "travando"

    Olá amiguinhos do Under, lembram de mim ?
    Como alguns sabem, vendi toda minha rede e fiquei somente com serviços de suporte e assessoria, mas isto é uma longo conversa.

    Vamos ao problema.

    De tempos em tempos, meia dúzia de clientes, param de navegar completamente, ou somente alguns sites.
    O técnico vai na casa do cliente:
    -Troca o DNS, não resolve
    -Reinicia o rádio, não resolve
    -Pinga pra todo lado excelente
    -Quando troca o IP dentro do rádio (Nano, ou da família), volta na hora.

    A rede:
    Tem link dedicado, tem gvt
    Servidores novos, originais
    Tem servidor de DNS
    Tem nobreak, tudo como manda o figurino.

    O que já fiz ?
    Já desabilitei as regras de Load Balance e não resolve, revisei todas, não detectei o problema.

    A rede toda utiliza somente equipamentos Ubiquiti, 5.8Ghz, não tem 2.4 faz muito tempo.
    O rádio do cliente sempre no modo ROUTER, sem regras de firewall, e nem controle de banda.

    É uma rede de aproximadamente 500 assinantes, legalizada e muito bem arranjada.
    Sempre visada boa, pouco assinantes por POP.
    Sem regras demais no mikrotik, somente controle de banda, e load abalance, nada em FIREWALL.

    O problema, é que é sempre, ou quase sempre o mesmo sintoma, site X não abre, o joguinho do Orkut não abre mais, do nada. Se trocar o IP do cliente, na hora volta.

    Alguém pode me dar uma luz ?

    Desde já agradeço a turma e mando um abraço para aqueles que me acompanharam por alguns anos aqui no UNDER

    Alam Dias

  2. #2

    Padrão Re: IP do cliente "travando"

    Olá Alam, me diz uma coisa, a rede usa PPPoE?
    se usa, qual o MTU?

    Quando diz desabilitar o balance, refere a realmente tirar a RB de balance fora?

  3. #3

    Padrão Re: IP do cliente "travando"

    Assim:

    Imagine que tenho um dedicado com 20MB, coloco somente ele na rede, e desabilito o load balance, sacou... fica somente ele

    As outras RB, estão ligadas aos modens, via PPPoE.

    Então no meu servidor principal, com apenas uma Ethernet, tenho várias rotas, para os links, marcados via MANGLE, que vou atualizar, deixar mais bem feito. Mas já testei deixando essas desabilitadas, na hora que ocorreu o problema e não resolveu

    Tenho uma regra que adicionei hoje para CHANGE MSS para 1420

    As interfaces PPPoE, nas que usam, estão default MTU1480.

    É um problema que volta e meia aparece.

    Abraços e obrigado pelo tempo e atenção

  4. #4

    Padrão Re: IP do cliente "travando"

    Tentou passar o MTU do servidor para 1492?

    A rede é roteada?

    Tentou fazer o balance por rotas?

  5. #5

    Padrão Re: IP do cliente "travando"

    Opa,

    Não mexi ainda no MTU, somente hoje que criei a regra para 1420.... vou testar e te falo. Mas, vc fala mudar para 1492, nos PPPoE ou fazer um Mangle forward com CHANGE MSS para 1492, no meu server central ?

    Sim a rede é 100 roteada, mas recebo os links em bridges

    Como seria o balance por rotas, hoje faço por PCC.

    Fico confuso, porque estou acostumado a fazer pela interfaces, marcando IN e OUT, mas agora com apenas uma interface, creio não estar marcando o IN para que tudo que sair por link X, volte pelo X, entende ?

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: IP do cliente "travando"

    amigo ainda estou engatinhando com mk... Estava com clientes reclamando que a internet caia toda hora ex:. de um "video para outro no you tube"
    Tipo de 3 minutos sem mexer na net, a net caia só voltava com reinicio do radio!

    Resolvi setando o MTU em 1480 olha que uso de tudo de plaquinha pci a rocket como cliente!


    Observação: MTU setado no mk e radios clientes...

  7. #7
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: IP do cliente "travando"

    Eu tive este problema tambem, mas foi resolvido quando atializei a versão de meu Mikrotik de 2.95 para 5.18, meus problemas acabaram!

  8. #8

    Padrão Re: IP do cliente "travando"

    Obrigado a todos pelas contribuições, estamos estudando o caso de perto. Os MK são originais.

    Já troquei os MTUS.

    Ontém a noite um cliente tentava acessar segundavia.oi.net.br, nada de acessar. Trocamos o ip dela e pronto.

    No fim da noite, estudando, percebi alguns problemas em rotas para outros links secundários, por causa do LOAD BALANCE.

    Talvez vamos trabalhar durante uma semana só com um link apenas, para ver o que ocorre e refazer o Load Balance.

    Mas, continuo precisando de toda ajuda que a comunidade possa dar.

    Desde já, agradeço sumariamente a todos !

    Alam Dias