+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com rede interna

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wifi.jpg
Visualizações:	230
Tamanho: 	21,5 KB
ID:      	38107

    Bom dia Senhores,

    Conforme a imagem acima sigo com o seguinte problema.

    Tenho dois amigos que moram na mesma rua, porém a 800 m um do outro.

    Eles tem duas antenas loco m5 e querem criar uma rede interna para troca de arquivos sem utilizar a internet, já que possuem um lixo de link.

    A duvida é: Quando eles forem acessar a internet, vai sair pela de quem? Vai sair só por 1? Tem que ficar todo mundo dentro da mesma rede ou criar subredes ? Os roteadores são tplink com 1 wan e 4 lan.

    Atenciosamente,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image001.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	47,4 KB
ID:      	38106  

  2. #2

    Padrão Re: Problema com rede interna

    Amigo, se for so compartilhar arquivos, não sai por nehum, e nem outro. cada um irá usar a sua internet normalmente, a não ser se você marcar a opção compartilhar a minha internet com outro computador, ai o seu computador será o gateway de acesso.

    Exemplo

    Computador-1
    Vamos supor que esteja assim.
    No computador você possua um disco Unidade X que será a usada para compartilhamento.

    Neste micro, o computador 2 possui diretivas de leitura e escrita
    blz
    Observe que so estou compartilhando um disco.

    Computador-2



    Uma outra opção seria montar uma maquina para ser servidor de Arquivos, na qual os usuarios poderiam armazenar de forma bem organizada os dados, o que evitaria que o desempenho de uma ou outra maquina não ficasse comprometido, por exemplo quando estivesse jogando, já imaginou com não seria chato você esta jogando, e o seu amigos te avacalhando por causa de um DVD do show do tirica! Uma distribuição para isso é OpenNas, mas um fedora com o samba fica show.

  3. #3

    Padrão Re: Problema com rede interna

    se o que você quer é que os dois computadores mantenham suas conexões de internet independentes, e paralelamente tenham uma rede interna entre eles para somente troca de arquivos, jogos em rede... Configure a interface que enlaça as duas maquinas com ips sem gateway em nenhuma das duas pontas ambas na mesma classe de ip. Pronto

    Ex: pc1 - interface de rede interna ip 192.168.0.1 mask 255.255.255.252
    pc1 - interface de rede internet ip x.x.x.x mask x.x.x.x gateway x.x.x.x dns x.x.x.x

    pc2 - interface de rede interna ip 192.168.0.2 mask 255.255.255.252
    pc2 - interface de rede internet ip x.x.x.x mask x.x.x.x gateway x.x.x.x dns x.x.x.x

  4. #4

    Padrão Re: Problema com rede interna

    Bom dia Amigo Caucaia,

    Primeiramente gostaria que fixasse o seguinte:
    "Quem determina o acesso a uma rede fora do seu ip (nesse caso internet) é o gateway"

    Olhando por esse lado, vou colocar um senario onde, AS RESIDENCIAS POSSUEM REDES DIFERENTES:
    CASA 01:
    - rede interna = 192.168.1.0/255.255.255.0:
    * pc 01 = ip: 192.168.1.10
    mk: 255.255.255.0
    gw: 192.168.1.1
    * pc 02 = ip: 192.168.1.11
    mk: 255.255.255.0
    gw: 192.168.1.1

    CASA 02:
    - rede interna = 192.168.254.0/255.255.255.0
    * pc 01 = ip: 192.168.254.10
    mk: 255.255.255.0
    gw: 192.168.254.254
    * pc 02 = ip: 192.168.254.11
    mk: 255.255.255.0
    gw: 192.168.254.254


    Dessa forma, ambas as residencias tem sua internet, e independem uma da outra. Porem, não se comunicam.
    Para passarem a se comunicar, basta voce adicionar um segundo endereço de ip na interface de rede (sem adicionar gateway) conforme segue imagem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.jpg
Visualizações:	138
Tamanho: 	59,6 KB
ID:      	38123

  5. #5

    Padrão Re: Problema com rede interna

    RogerioKDE,

    Muito boa a explicação, mas minha duvida persiste em um item.

    Daria para fazer essa configuração dentro do Roteador Wireless, e deixar as maquinas como DHCP? Isso evitaria constantes mudanças de configurações a cada vez que meu chefe saisse ou chegasse em casa.

  6. #6

    Padrão Re: Problema com rede interna

    Rogerio,

    No link abaixo tem o emulador do firmware dos roteadores.

    http://www.tp-link.com.br/resources/...2&v3/index.htm

  7. #7

    Padrão Re: Problema com rede interna

    Citação Postado originalmente por Caucaia Ver Post
    RogerioKDE,

    Muito boa a explicação, mas minha duvida persiste em um item.

    Daria para fazer essa configuração dentro do Roteador Wireless, e deixar as maquinas como DHCP? Isso evitaria constantes mudanças de configurações a cada vez que meu chefe saisse ou chegasse em casa.
    Caucaia, suponho que a internet que voce recebe do seu provedor wireless chegue na porta Wan do seu routeador e voce utilize a lan para routear. Dessa forma, vejo 2 alternativas:

    1° Não me lembro se o nano station tem opção para impedir a passagem de DHCP de uma rede para outra (procura por disable broadcast ou algo assim), mesmo estando em bridge. (Algum amigo do forum pode me ajudar).
    Se encontrar, basta estabelecer o DHCP em ambos os tplinks que ta tudo resolvido, cada casa conecta em sua internet.

    2° Voce configura ambos com a LAN na mesma rede (dica ex: tp-link1 lan = 192.168.0.1 e outro tp-link2 lan = 192.168.0.254).
    A partir dai, voce configura reservas no DHCP tplink de cada casa.
    É importante que voce saiba que o routeador que enviar o ip, será o gateway do computador, com isso, automaticamente o computador navegará a partir dele.

    TPLINK -> DHCP -> Adress Reservation -> Add New
    - Mac address xx:xx:xx:xx:xx:xx -> atribuir o ip xxx.xxx.xxx.xxx;
    - Mac address xx:xx:xx:xx:xx:xx -> atribuir o ip xxx.xxx.xxx.xxx;
    E assim por diante...

    Tente a primeira opção que é muito mais facil de gerenciar, se não conseguir, vai para a segunda.

    Obs.: Não se esqueça que se for notebook, voce terá que adiconar o mac da Lan e da Wifi.

  8. #8

    Padrão Re: Problema com rede interna

    Teria tambem uma 3° alternativa:

    Desativar o dhcp de ambos os routeadores e colocar um servidor de internet em uma das residencias.
    Configurar a tabela de routeamento do servidor com as duas rotas defaults (com os dois gateways - 192.168.0.1 e 192.168.0.254) possibilitando-o a sair por qualquer uma obedecendo as "regras" + uma para sua rede interna (ex: 192.168.1.0).

    Feito isso, basta configurar o servidor rodando o DHCP a partir dele na rede interna para todo mundo (ambas as casas).

    Mas dai vem a charada, todos estarão na mesma faixa de ip, porem, navegarão por internets diferente.
    Quem determinará isso? O servidor de internet atraves das "regras".

    Mac xx:xx:xx:xx:xx:xx irá para internet 192.168.0.1
    Mac yy:yy:yy:yy:yy:yy irá para internet 192.168.0.254.

    Mac não castrado, irá para 192.168.0.1
    ou
    Mac não castrado não navega