+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Olá galera. Estou querendo melhorar a estrutura aqui. No momento uso somente bullet 2hp + omni aquario 12dbi + rb750g gerenciando. Só que tenho alguns problemas com clientes que ficam com sinal caindo. Então estava pensando em implementar o airmax na rede aqui. Só que o problema é que eu não faço ideia de como fazer e tenho muitas dúvidas.

    Primeiro, gostaria que me indicassem onde posso obter informações para entender o básico do funcionamento do airmax e os equipamentos que existem hoje no mercado (rocket, basestation, etc) e como cada um funciona.

    Depois, preciso de um modelo que me permita continuar usando o kit normal de 2.4 nos clientes onde o sinal está legal e sem problema de queda nem nada. Então a minha dúvida é: a tecnologia airmax (usar rocket, basestation, ou sei lá o que), permite continuar usando o kit normal (grade + usb ou ap) e ao mesmo tempo o kit com airmax (nanostation, ...)?

    Qual a forma que vcs me sugerem como a mais eficiente, com um custo o menor possível pra começar, e depois ir melhorando? Pode até ser usando omni mesmo (aqui não tem muita poluição de sinal).

    Qualquer ajuda, será bem vinda!

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    boa tarde, o melhor lugar para vc ter mais informacoes do airmax seria o site da propria ubquit www.ubnt.com.br

    sobre a duvida da funcao airmax presente nos equipamentos da ubquit linha airmax so funciona com equipamntos da mesma funcao ativa, entao um kit 2,4g comum nao funciona em conjunto com ubquit com airmax ativo, ou seja, seria com ou sem airmax

    sem o airmax ativo nos equipamentos ubquit eme funciona com equipamento padrao B G N

    qualquer duvida post ai , mas antes da uma olhada no forum tem muita coisa sobre esta duvida

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Aqui no Brasil o melhor lugar para ter uma ótima formação, e ainda conseguir uma certificação da UBNT, e fazer o seu investimento valer apena, é com o ZéAlves o Granlabor, um profissional altamente qualificado.
    http://www.granlabor.com/ com ele sim, você terá uma visão Maxima do que é Airmax.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Amigo outra dica seria entender pq seus clientes nao ficam com o sinal estavel, pode ser simplesmente erro na instalação , visada prejudicada ou ate mesmo interferencia o que muitas vezes é resolvido com uma escolha de canal livre ou menos poluido

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Olá amigos. Sobre onde obter informações, eu gostaria que alguém indicasse algo mais adequados pra iniciantes no assunto, de preferência em português.

    Sobre pesquisar no fórum, estou fazendo isso também, obrigado.

    No caso, como não dá pra migrar para airmax usando os mesmo equipamentos, o que vocês me dizem de adicionar ao provedor algum rádio com airmax, e continuar usando o esquema "normal" (bullet 2hp + omni) para os antigos clientes? Nesse caso, que tipo de equipamento vcs sugeririam, que fosse de início a forma mais econômica pra começar?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Citação Postado originalmente por Ollenini Ver Post
    Amigo outra dica seria entender pq seus clientes nao ficam com o sinal estavel, pode ser simplesmente erro na instalação , visada prejudicada ou ate mesmo interferencia o que muitas vezes é resolvido com uma escolha de canal livre ou menos poluido
    Valeu cara pela dica. No meu caso, o que acontece é geralmente problema na visada, distância, etc. Só que são clientes em que eu já fiz de tudo e não consigo resolver o problema de queda. Por isso, imaginei que com o airmax eu estaria possivelmente resolvendo esse problema, já que ele trabalha como duas antenas simultaneamente (não lembro os termos técnicos, rsrs).

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Boa noite,
    Seria possível utilizar somente a nano loco M2 em 2.4 e nano loco M5,em clientes,com uma navegação de qualidade?

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Oi amigos.

    Em resumo é o seguinte:
    Se a sua rede não utiiza equipamentos ubiquiti e você opta por equipar seu POP com radios armax, você vai ter um trabalho danado e vai gastar dinheiro a toa. Agora você deve estar se perguntando prque eu disse isso? Simples, airmax é uma tecnologia exclusiva da ubiquiti e pra fazer uso dessa tecnologia todos os radios devem ser Ubiquiti, no AP e nos cientes.

    Se o AP é airmax e os clientes não são, tem que desabiltar o airmax pro radio cliente navegar. Ao desligar o Airmax do AP, você o transforma num AP comum.

    ENTÃO COMO FAZ QUEM JÁ TEM EQUIPAMENTOS DE OUTROS FABRICANTES?
    Faz o treinamento do ZéAlves que lá eu ensino detalhadamente como e porque fazer a correção. Se tiver dúvida você tira na hora comigo. Se eu escrever aqui vai virar polêmica :-)
    Mas eu antecipo que NÃO envolve trocar tudo pra ubiquiti.

    Abraço,

    ZéAlves

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Olá amigo. Interessante a sua sugestão. Mas no meu caso, eu não vou ter o problema que vc citou, porque eu pretendo usar o airmax somente na frequência 5.8, para novos clientes, e alguns que no momento estão em 2.4, mas estão com problemas de conexão. Como todos os meus clientes até agora são 2.4 normal, sem airmax, eu vou colocar o airmax somente na frequência de 5.8. Foi a solução que, ao meu ver, pareceu mais adequada, em termos de custo-benefício.
    sobre o seu treinamento, eu até que gostaria de fazer, mas é só presencial, né? É que eu moro muito longe (RN), então presencial no momento não dá.

    No mais, estou sempre aberto a opiniões. Obrigado a todos.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Diego,

    Não é sugestão, é fato.

    Vou dar o resumo do resumo para que outras pessoas lendo este tópico entendam com clareza.

    Se comprar um AP airMAX e desabilitar o airMAX você pagou a mais por uma tecnologia que não vai usar. Vai ao mercado livre e compra um AP usado bem baratinho porque o resultado será o mesmo.

    AirMAX desligado é o equivalente a comprar um equipamento com tecnologia de 2011 e usa-lo com a tecnoogia de 2004.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Não vejo nenhuma vantagem em se comprar uma ferrari e ter que andar como qualquer carro 1.0, em resumo é isto não tem logica em comprar UBNT Airmax e deixa-lo desabilitado, Airmax tem que esta sempre ativado;
    Alguem pode falar.
    -Mas meu amigo Biohazzard, eu tenho x clientes sendo que 50% são clientes antigos, e que ainda usam equipamentos que não suportam Airmax, por isso que deixo desabilitado.
    A minha resposta é, esta na hora de modernizar. Não é justificavel ter UBNT Airmax, e deixa-lo desabilitado.

  12. #12

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Concordo com vcs. No meu caso, eu não pretendo deixar o airmax desativado, ao contrário, pretendo adquirir equipamento com airmax pra usar o airmax. O que eu estava dizendo é que ao mesmo tempo que vou usar equipamento airmax em 5.8ghz, pretendo continuar com o equipamento 2.4ghz normal, sem airmax, justamente pra não ter que trocar os equipamentos de todos os clientes. Nesse caso, estou certo? O que acham?

  13. #13

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    O airMAX traz benefícios tanto em 5 GHz quanto em 2.4 GHz.

    Pra quem já está com a rede montada usando equipamentos de outros fabricantes, tem que avaliar o custo benefício da migração.
    Possivelmente a migração não compensará. Neste caso existem alternativas que eu ensino em meu treinamento. A explicação é complexa e tomaria algumas paginas aqui do fórum. Acho melhor explicar ao vivo e tirar suas dúvidas na hora dentro da sala de aula.

    Agora, se você começou sua rede com Ubiquiti 2.4 GHz,você está com sorte. Leia o post do dia 31/8/11 no meu site:
    http://granlabor.com/zealves.htm

    ZéAlves

  14. #14

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Zé Alves

    O cara só quer saber de AirMax em 5.8 ele não quer ''Meche'' na galera de ''Dois Ponto Quatro''... o irmão só quer saber se vai fungar bem...
    Exemplo: Enable Airmax + Vamo vê o que dáh


    é isso msm me corrija se eu estiver errado? pq tambem estou na expectativa de uma resposta.

  15. #15

    Padrão Re: Dúvidas Básicas sobre o Air-max

    Uso 2.4 sem airmax, porque muitos clientes meus são pessoas que já tinham equipamentos 2.4 e não iam querer comprar equipamento novo, ou mesmo alugar. Pra distribuir, uso bullet. Foi a opção que consegui pra iniciar com melhor custo-benefício. Agora, pretendo colocar o equipamento em 5.8 com airmax, pela estabilidade e velocidade que proporciona, além de aguentar bem mais clientes que 2.4. Como estou para instalar um servidor de cache, seria um motivo a mais para iniciar no 5.8, pois dá pra liberar 20mb pelo cache tranquilo (se estiver enganado, me corrijam, please). Nesse caso, vou passar pra 5.8 clientes novos que vierem pela frente, e os antigos mais exigentes. Os que já estão satisfeitos, continuam como está.

    Dessa forma dá pra satisfazer uma quantidade maior de pessoas, não acham?