Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Farias, aqui vejo justamente o contrário. Tenho uma micro célula com painel setorial de 14dbi, 2.4Ghz da Dimension e uma BaseStation 5Ghz de 16dbi da Ubiquiti. A diferença de sinal das mesmas com relação a um obstáculo é absurdo!

E isso não significa que a antena da Dimension seja ruim, pelo contrário. Onde há linha de visada limpa o sinal é quase que equivalente (exemplo -60 em 2.4, -57 em 5.8). Porém, se há uns galhos de árvore atrapalhando a visada, o 2.4 fica tão terrível ao ponto de descartar a viabilidade (chega a marcar -75, -80dbm). E no 5.8 marca um sinal excelente (-60, por exemplo).

Não que eu seja adepto de viabilizar instalações sem visada, mas há situações em que se torna possível.

Utilizo uma potência de transmissão bem baixa (coisa de 32mw em 5.8, 64mw em 2.4), e sempre aprendi que o 5.8 é mais sensível com relação a obstruções. Mas desde que implementei a rede tenho observado esse detalhe, que é justamente o contrário da lógica. É no mínimo interessante.

2. Sobre NanoStation, vantagens tem um monte. Já havia citado em outra postagem, e repito sem mudar de opinião:

- O firmware é MUITO estável, dificilmente trava. Os aparelhos só travam quando ocorre queda de energia, pelo menos aqui (e eu acredito que nem seja o programa, e sim o hardware);

- As possibilidades de customização no firmware são muitas. Eu estive cotando uma CPE 5.8 da TP-Link, muito boa por sinal. Porém, não posso configurar o aparelho para operar em 10Mhz de largura de canal, não posso configurar a potência que desejar (porque o controle é medido em porcentagem), o ajuste de ACK é complicado... Enfim, NanoStation me oferece tudo isso, e muito mais recursos;

- A estrutura de hardware é muito robusta, apresentando uma sensibilidade de entrada/saída de RF enorme; a mostra disso são as antenas simples e de baixo ganho que vem acopladas na maior parte dos equipamentos (o que não influencia no resultado final);

- As ferramentas de configuração do equipamento permitem um acompanhamento real da conexão estabelecida. Para mim, acompanhar uma medição de CCQ e ruído no equipamento do assinante é importantíssimo;

- No próprio firmware há opções de atenuação de ruídos, gerenciamento de acesso remoto; da minha casa via VPN eu consigo 'entrar' dentro do firmware da Nano que está lá na casa do assinante, como se estivesse acessando através do computador dele;

- O equipamento é leve, o que me permite montá-lo em suportes de parede e de telhado sem o risco de possíveis danos em caso de intempéries naturais, como por exemplo temporais.

Tem desvantagens, claro. Nada no mundo é perfeito. Tem essa questão de interferências em função do ângulo de abertura da antena e tal. Mas eu acredito que, devido ao ganho da antena não ser exageradamente grande, não seja tão prejudicial se for utilizada uma potência de transmissão mais baixa.

Entre os prós e contras, a NanoStation é o equipamento que escolhemos para usar aqui na empresa. Tanto em 2.4 como 5.8.

3. Se for em uma cidade pouco poluída da para usar de boa, mas se tem muitos concorrentes e se todos usarem mesmo equipamento e mesma freqüência costumam se sair mal... Como já foi dito eles abrem muito o angulo de irradiação e acabam poluindo um pouco, prefiro airgrid mas aqui estou tendo problemas com ferrugem nelas... Que decepção... Caras e enferrujam.

4. Alguem teria uma sugestão para enfrentar os amplificadores dos "piratas", eu estou drilblando estes malucos em 5.8, mas em 2.4.....tenho seguidamente problemas......

5. Nao acredito que ainda usem amplificadores... Isso nao ajuda em nada eles atrapalham mais que ajudam.

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 16-03-2015, 21:22
  2. Respostas: 25
    Último Post: 28-01-2012, 13:45
  3. Respostas: 4
    Último Post: 22-08-2011, 01:09
  4. Respostas: 0
    Último Post: 17-04-2011, 21:45
  5. Qual a diferença em usar Vlans ou Ip Aliases ?
    Por easyBSD no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 23-08-2007, 08:59

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L