Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por netline Ver Post
    Olá amigos estou montando um Ptp de 3.47 km em cima de uma serra queria saber se dois paneis solares de 50W suportava 2 nano bridge, bullet, omni + a bateria

Link do painel solar
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432782942-painel-solar-fotovoltaico-50w-garantia-e-nota-fiscal-_JM
    Perguntas ao vendedor

Pergunta:

• Pergunta:Amigo....quanto tempo carrega uma bateria de 60 ? Enviado via MercadoLivre para AndroidDenunciarResposta:Estimado: Este painel fornece em torno de 15A/dia, sendo assim, 4 dias para carregar uma bateria de 60Ah. Se for o caso, sugiro painel de potência superior. - Há 41 minutos.Denunciar

As nanos vão gastar uns 20Wh (menos de 2ah), em 24 horas você vai gastar uns 480w, arredondando para 500w para facilitar as contas você teria que ter no mínimo umas 10h de sol bom (suficiente para o painel funcionar a 100%) por dia.
    Para manter funcionando mesmo em dias de chuva ou nublados (quando o painel não funciona 100%) tem que haver uma reserva que de para uns 3 dias. Por isso te recomendaram a bateria de 150A. Mas o sistema vai ser capaz de carregar as baterias a ponto de haver sobras? Acho que essa que foi a sua pergunta. Como você está gastando 10h de sol somente para o uso do dia sobram apenas 2h para carregar para sobrar, considerando que essas 2h são 6h da manhã e 6h da tarde (horários ruins para o painel, por não ter uma boa incidência de sol) seria recomendável colocar um painel um pouco maior por garantia.
    Agora não estou me lembrando mas, nano trabalha em 24v também?
    Com relação ao projeto vai precisar de um controlador de carga/descarga para aumentar a vida útil da bateria. Assim mesmo tendo bastante sol ele só vai carregar o tanto que a bateria precisa, não sobreaquecendo a mesma, e não vai deixar a bateria descarregar até o fim, o que poderia estragar a bateria de forma irreparável.
    Se for só esses equipamentos que falou liga direto na bateria sem usar a fonte, assim economiza um inversor e gasta menos energia, além do sistema ser mais estável.
    Espero ter ajudado.
    Se achou boa a explicação, estrelinha para mim. http://cdn03.under-linux.org/images/icons/icon6.png

[Editado]

Se o vendedor fala em 15A/dia com certeza não vai dar, você vai precisar de no mínimo uns 30A/dia isso jogando que as nano vão ter baixo processamento, recomendável ter folga nessas contas.

2. os nanos tbm aceitam 24v sim, é indispensavel o uso de controlador de carga, como os paineis que eu utilizo são de 140w, utilizei controlador de carga 14A se eu não me engano, da PHOCOS, e liguei os aparelhos em uma saida do controlador de carga, nessa saida se a carga das baterias baixarem muito 11v pra sistema de 12v, ou 22v pra sistema de 24v, por qualquer motivo, o controlador desarma, pra não deixar a bateria descarregar muito.

fiquei impressionado com o desempenho de 4 baterias de 7Ah. ligada em 24V, o sistema esta funcionando perfeitamente.

3. Sim, controlador de carga é essencial sem ele você reduz consideravelmente a vida útil da bateria.

É melhor trabalhar em 24V pois os equipamentos ubiquiti e mikrotik tem um grande range de voltagem, você trabalhando em 24v se for usar um cabo de POE terá menor perca por metro, podendo usar cabos mais longos.

4. Aqui é bom de Sol rsrsrs Paraíba!

5. Citação Postado originalmente por GEISSONHUGO Ver Post
    os nanos tbm aceitam 24v sim, é indispensavel o uso de controlador de carga, como os paineis que eu utilizo são de 140w, utilizei controlador de carga 14A se eu não me engano, da PHOCOS, e liguei os aparelhos em uma saida do controlador de carga, nessa saida se a carga das baterias baixarem muito 11v pra sistema de 12v, ou 22v pra sistema de 24v, por qualquer motivo, o controlador desarma, pra não deixar a bateria descarregar muito.

fiquei impressionado com o desempenho de 4 baterias de 7Ah. ligada em 24V, o sistema esta funcionando perfeitamente.

Tópicos Similares

1. (Preciso de ajuda enlance com 2 ponte )
    Por shinobim no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 22-09-2011, 08:46
  2. Respostas: 7
    Último Post: 12-04-2011, 21:36
  3. Repetidora com Energia Solar
    Por luisfelipemileo no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 22-12-2008, 13:44
  4. torre com energia solar
    Por ccsandrade no fórum Redes
    Respostas: 3