+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda enlance com energia solar

    Olá amigos estou montando um Ptp de 3.47 km em cima de uma serra queria saber se dois paneis solares de 50W suportava 2 nano bridge, bullet, omni + a bateria

    Link do painel solar
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432782942-painel-solar-fotovoltaico-50w-garantia-e-nota-fiscal-_JM

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    Da sim amigo, coloca uma bateria de 150amp estacionaria e fique tranquilo!!

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    Não! coloca um de 135w e bateria estacionária como o amigo citou acima e blz, tenho várias torres com equipamentos parecidos com esses que vc citou e estão a mais de 1 ano up. Lembrando que isso varia de região para região, incidencia de sol/hora/dia etc... Estou usando como base o que tenho mais são muitas variáveis a serem analisada em um projeto feito de forma correta.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    eu montaria um circuito de 24 Volts, é muito melhor, 2 paineis, controlador de carca phocos, e 2 baterias estacionarias de 70Ah, vai esquecer que exiteste esse enlace.

    eu montei um enlace, com 2 paineis de 140W e provisoriamente coloquei 4 baterias de 7Ah, ja esta 90 dias de uptime. semana que vem coloco as baterias de 70Ah.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    Aqui uso painel 90w + bateria estacionaria de 105ah.

    Alimenta 1 RB4331h + 3 Cartão tranquilo, tem duas torre ainda que alem disso uso ainda nano para fechar ptp com mini-pop e o sistema esta perfeito a anos.

  6. #6

    Cool Re: Ajuda enlance com energia solar

    Citação Postado originalmente por netline Ver Post
    Olá amigos estou montando um Ptp de 3.47 km em cima de uma serra queria saber se dois paneis solares de 50W suportava 2 nano bridge, bullet, omni + a bateria

    Link do painel solar
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432782942-painel-solar-fotovoltaico-50w-garantia-e-nota-fiscal-_JM
    Perguntas ao vendedor

    Pergunta:







    • Pergunta:Amigo....quanto tempo carrega uma bateria de 60 ? Enviado via MercadoLivre para AndroidDenunciarResposta:Estimado: Este painel fornece em torno de 15A/dia, sendo assim, 4 dias para carregar uma bateria de 60Ah. Se for o caso, sugiro painel de potência superior. - Há 41 minutos.Denunciar


    As nanos vão gastar uns 20Wh (menos de 2ah), em 24 horas você vai gastar uns 480w, arredondando para 500w para facilitar as contas você teria que ter no mínimo umas 10h de sol bom (suficiente para o painel funcionar a 100%) por dia.
    Para manter funcionando mesmo em dias de chuva ou nublados (quando o painel não funciona 100%) tem que haver uma reserva que de para uns 3 dias. Por isso te recomendaram a bateria de 150A. Mas o sistema vai ser capaz de carregar as baterias a ponto de haver sobras? Acho que essa que foi a sua pergunta. Como você está gastando 10h de sol somente para o uso do dia sobram apenas 2h para carregar para sobrar, considerando que essas 2h são 6h da manhã e 6h da tarde (horários ruins para o painel, por não ter uma boa incidência de sol) seria recomendável colocar um painel um pouco maior por garantia.
    Agora não estou me lembrando mas, nano trabalha em 24v também?
    Com relação ao projeto vai precisar de um controlador de carga/descarga para aumentar a vida útil da bateria. Assim mesmo tendo bastante sol ele só vai carregar o tanto que a bateria precisa, não sobreaquecendo a mesma, e não vai deixar a bateria descarregar até o fim, o que poderia estragar a bateria de forma irreparável.
    Se for só esses equipamentos que falou liga direto na bateria sem usar a fonte, assim economiza um inversor e gasta menos energia, além do sistema ser mais estável.
    Espero ter ajudado.
    Se achou boa a explicação, estrelinha para mim. http://cdn03.under-linux.org/images/icons/icon6.png

    [Editado]

    Se o vendedor fala em 15A/dia com certeza não vai dar, você vai precisar de no mínimo uns 30A/dia isso jogando que as nano vão ter baixo processamento, recomendável ter folga nessas contas.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    os nanos tbm aceitam 24v sim, é indispensavel o uso de controlador de carga, como os paineis que eu utilizo são de 140w, utilizei controlador de carga 14A se eu não me engano, da PHOCOS, e liguei os aparelhos em uma saida do controlador de carga, nessa saida se a carga das baterias baixarem muito 11v pra sistema de 12v, ou 22v pra sistema de 24v, por qualquer motivo, o controlador desarma, pra não deixar a bateria descarregar muito.

    fiquei impressionado com o desempenho de 4 baterias de 7Ah. ligada em 24V, o sistema esta funcionando perfeitamente.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    Sim, controlador de carga é essencial sem ele você reduz consideravelmente a vida útil da bateria.

    É melhor trabalhar em 24V pois os equipamentos ubiquiti e mikrotik tem um grande range de voltagem, você trabalhando em 24v se for usar um cabo de POE terá menor perca por metro, podendo usar cabos mais longos.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    Aqui é bom de Sol rsrsrs Paraíba!

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    Citação Postado originalmente por GEISSONHUGO Ver Post
    os nanos tbm aceitam 24v sim, é indispensavel o uso de controlador de carga, como os paineis que eu utilizo são de 140w, utilizei controlador de carga 14A se eu não me engano, da PHOCOS, e liguei os aparelhos em uma saida do controlador de carga, nessa saida se a carga das baterias baixarem muito 11v pra sistema de 12v, ou 22v pra sistema de 24v, por qualquer motivo, o controlador desarma, pra não deixar a bateria descarregar muito.

    fiquei impressionado com o desempenho de 4 baterias de 7Ah. ligada em 24V, o sistema esta funcionando perfeitamente.

  11. #11

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    caro amigo , combinação perfeita seria painel solar, eólica e 2 baterias de 70 ha fica show, ai e sol, chuva e a noite carregando!

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    Caros companheiros.

    Sempre tive a vontade de montar um sistema desse.

    Qual seria os equipamentos necessários para montar um sistema de energia para 2 Bullets M5 e 4 Rocket M5?

    Quanto tempo poderei ficar sem luminosidade solar?

    Se for possível colocarem links (exemplos) dos equipamentos equipamentos para que possa ter um ponto de partida.

    Saudações

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda enlance com energia solar

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Caros companheiros.

    Sempre tive a vontade de montar um sistema desse.

    Qual seria os equipamentos necessários para montar um sistema de energia para 2 Bullets M5 e 4 Rocket M5?

    Quanto tempo poderei ficar sem luminosidade solar?

    Se for possível colocarem links (exemplos) dos equipamentos equipamentos para que possa ter um ponto de partida.

    Saudações
    A conta é simples, quantos A o equipamento consome em 12V? Se for 1A e você tem uma bateria de 50A poderá ficar 50h sem carregar. 12v vezes 1A = 12W, como se tem 12h de sol, teoricamente um painel de 24w seria suficiente para esse consumo fictício, porém recomendaria colocar um de 50w ou mais para carregar mais e mais rápido pois vai ter dia que vai chover ou fazer neblina e você terá menos sol.
    Esse é o "ensinar a pescar", assim você mesmo vai conseguir calcular o que te atende melhor. Mas sempre coloque uma margem de segurança para evitar usar demais a bateria.As baterias não aguentam ficar toda hora indo para menos de 10% de carga, por isso que existem os controladores que evitam uma descarga muito severa ou uma sobrecarga.