Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. E se separarmos elas tanto vertical quanto horizontalmente.

Dessa forma o afastamento praticamente anularia o efeito da haste da antena de cima, a diminuiria a quase zero o impacto da haste na antena de baixo.
    No desenho ignorei o lóbulo irradiado do meio pra cima apenas para facilitar a visualização.
    Neste "arranjo" fica obrigatório o uso de antenas de frequencias diferentes, e fica recomendado a utilização de uma antena de pouca abertura vertical em cima, algo como 8º e de boa abertura vertical embaixo, algo como 12º.
    Uma OMNI 13dBi 5.8 Ubiquiti em cima e uma OMNI 10dBi Ubiquiti em baixo ficaria bom.
    Radios Rocket Titanium ou Isolados com caixa hermética de alumínio ou material magneto-isolante ( existe essa palavra ? ) .

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre-dupla.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	39404
    PS: Me lavo no PhotoShop. ^^

2. Citação Postado originalmente por silviola Ver Post
    E se separarmos elas tanto vertical quanto horizontalmente.

Dessa forma o afastamento praticamente anularia o efeito da haste da antena de cima, a diminuiria a quase zero o impacto da haste na antena de baixo.
    No desenho ignorei o lóbulo irradiado do meio pra cima apenas para facilitar a visualização.
    Neste "arranjo" fica obrigatório o uso de antenas de frequencias diferentes, e fica recomendado a utilização de uma antena de pouca abertura vertical em cima, algo como 8º e de boa abertura vertical embaixo, algo como 12º.
    Uma OMNI 13dBi 5.8 Ubiquiti em cima e uma OMNI 10dBi Ubiquiti em baixo ficaria bom.
    Radios Rocket Titanium ou Isolados com caixa hermética de alumínio ou material magneto-isolante ( existe essa palavra ? ) .

Nome:	         torre-dupla.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	39404
    PS: Me lavo no PhotoShop. ^^
    Era mais ou menos assim que eu estava falando... o desenho ficou bom para compreeder...

3. O tópico é meio antigo, mas como eu tenho uma dúvida que bate com esse tópico, vamos lá.

Eu to querendo colocar duas Omnis juntas, 2.4 e 5.8GHz, mais ou menos como na foto postada acima, mas a Omni 5.8 ficaria mais próxima do que mostrado na foto, praticamente juntas, mas o tubo não seria de metal e sim de PVC, grosso, de 50mm que seria fixado abaixo e passaria pela abraçadeira de fixação da Omni 2.4 e eu tb colocaria cintas grossas do tipo enforca gato, com proteção UV (pra não ressecarem) tb, presa junto com o corpo da Omni 2.4Ghz, ou não, já que talvez não seja uma boa ideia, mas tentariva colocar de uma forma a não forçar o corpo da Omni... As minhas dúvidas em fazer isso seriam a resistência do tubo PVC ao tempo e vento. Vou desenhar mais ou menos como ficaria o esquema:

Nome:	         Duas Omnis.jpg
Visualizações:	227
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	47328

Eu fiz um teste com a abraçadeira de aperto da uma Ombi Ubiquiti e ficou bem firme, mesmo sem apertar demais, pra não deformar o tubo. Mas não sei como se comportaria sob sol e chuva... Alguém acha q essa loucura funcionaria?

4. É, é uma também. Particularmente não sei o impacto do PVC no RF.

Só que tem uma coisa, a abertura vertical da OMNI de baixo, pelo desenho vai perder pro lado da haste de metal.

5. Olá, amigo Raumaster... se vc quiser mesmo seguir em frente com essa idéia, pode se basear no trabalho do amigo aqui do fórum, Infoservwireless, conforme mostra o link da foto:

https://under-linux.org/album.php?albumid=1247&attachmentid=38630

Esqueça tudo de pvc... faça com tudo de aço galvanizado e trate de estair muito bem, pois as antenas instaladas dessa maneira criam uma grande resistência com o ar.

Falo por experiência própria... eu criei o mesmo esquema da foto aqui na minha torre, que era treliçada até uma parte, depois uma ponteira e um tudo de aço galvanizado de 1 1/4 passando no meio... já havia um bullet2 + omni na torre e num domingo de manhã eu instalei uma omni + bullet M5... a parte da ponteira não era estaida.

No dia seguinte, na madrugada de segunda, houve uma ventania com ventos q alcançaram 92 km/h que derrubou a minha torre destruindo, além da própria torre, que caiu sobre o telhado do meu vizinho, tudo que eu havia instalado nela.

Felizmente, o prejuízo foi só material... foram 2 semanas fora do ar até a torre nova ser reerguida.

Aprendi da pior maneira que nunca, mas nunca mesmo se deve subestimar a força dos elementos...

Dentro em breve vou postar fotos da nova torre na galeria de fotos.

Abraço a todos.

Tópicos Similares

1. Respostas: 74
    Último Post: 04-02-2013, 16:07
  2. Respostas: 18
    Último Post: 24-03-2012, 17:24
  3. Respostas: 6
    Último Post: 29-01-2011, 18:56
  4. Rocket M5 com Painel sector 20dbi vale apena?
    Por ByADM no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 03-12-2010, 10:42
  5. Enlace com Rocket M5 com R52h minipci
    Por alamdias no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 19-11-2010, 08:04

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L