+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    Olá estou com essa duvida,
    tem algum problema em deixar as duas na mesma torre uma ao lado da outra. ou uma mais alta ?

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    olha sao frequnia deferentes nao teria problema deixar os dois na mesma torre.

  3. #3

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    Procure afastá-las um pouco, mas em geral não há problemas, desde que uma não fique na frente da outra.

  4. #4

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    Talvez o pessoal que desenvolve antenas possa dar uma explicação mais técnica, mas até onde sei, lugar de omni é no topo da torre.

    Você não deve instalar duas omni na mesma torre, porque uma vai fazer sombra pra outra. Mesmo sendo frequencias diferentes o corpo físico está na frente da onda e os clientes atras da antena serão prejudicados.

    O mesmo se aplica para a instalação da omni no tronco de árvore ou no lado da torre. :-)

    Um tempo atrás a galera do facebook estava tirando sarro de uma foto com três omni juntas numa estrutura que lembrava um porta-velas...


    Abraço,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    O problema em instalar no topo, dependendo da torre, é a altura, se ficar alto demais, clientes perto, já era.

  6. #6

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    Se instalar no meio da torre a estrutura vai fazer sombra pros clientes que ficarem no segmento onde a torre está na frente.

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    não vai ter problemas não amigo, mas como o zé Alves falou tem o problema da torre ou da outra omni fazer sombra, então se não tiver outra alternativa tente deixar o mais afastado possível e de uma forma que faça menos sombra possível.

  8. #8

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    No meu caso tenho duas Omnis perto uma da outra, mas não é na mesma torre, uso em cima de uma estrutura alta duas "torres" telescópicas apoiadas numa laje, uma mais à frente e outra mais pra trás e afastada bem uma da outra. Como é só um tubo, não afeta nada, até agora não me afetou nada.

  9. #9

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    se conseguir afastar cada omni em torno de 1 metro da torre acredito que a sobra que vai formar vai ser praticamente zero, ou de uma forma melhor procurar um ponto que não tem clientes em cada omni e instalar de forma que essa sombra fique para essa região.

  10. #10

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    É, quase sempre um lado com poucos clientes e as vezes essa sombra nem é tão grande, ainda da pra atender alguns cliente nesse lado.

  11. #11

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    E se separarmos elas tanto vertical quanto horizontalmente.

    Dessa forma o afastamento praticamente anularia o efeito da haste da antena de cima, a diminuiria a quase zero o impacto da haste na antena de baixo.
    No desenho ignorei o lóbulo irradiado do meio pra cima apenas para facilitar a visualização.
    Neste "arranjo" fica obrigatório o uso de antenas de frequencias diferentes, e fica recomendado a utilização de uma antena de pouca abertura vertical em cima, algo como 8º e de boa abertura vertical embaixo, algo como 12º.
    Uma OMNI 13dBi 5.8 Ubiquiti em cima e uma OMNI 10dBi Ubiquiti em baixo ficaria bom.
    Radios Rocket Titanium ou Isolados com caixa hermética de alumínio ou material magneto-isolante ( existe essa palavra ? ) .


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre-dupla.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	39404
    PS: Me lavo no PhotoShop. ^^

  12. #12

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    Citação Postado originalmente por silviola Ver Post
    E se separarmos elas tanto vertical quanto horizontalmente.

    Dessa forma o afastamento praticamente anularia o efeito da haste da antena de cima, a diminuiria a quase zero o impacto da haste na antena de baixo.
    No desenho ignorei o lóbulo irradiado do meio pra cima apenas para facilitar a visualização.
    Neste "arranjo" fica obrigatório o uso de antenas de frequencias diferentes, e fica recomendado a utilização de uma antena de pouca abertura vertical em cima, algo como 8º e de boa abertura vertical embaixo, algo como 12º.
    Uma OMNI 13dBi 5.8 Ubiquiti em cima e uma OMNI 10dBi Ubiquiti em baixo ficaria bom.
    Radios Rocket Titanium ou Isolados com caixa hermética de alumínio ou material magneto-isolante ( existe essa palavra ? ) .


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre-dupla.jpg
Visualizações:	296
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	39404
    PS: Me lavo no PhotoShop. ^^
    Era mais ou menos assim que eu estava falando... o desenho ficou bom para compreeder...

  13. #13

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    O tópico é meio antigo, mas como eu tenho uma dúvida que bate com esse tópico, vamos lá.

    Eu to querendo colocar duas Omnis juntas, 2.4 e 5.8GHz, mais ou menos como na foto postada acima, mas a Omni 5.8 ficaria mais próxima do que mostrado na foto, praticamente juntas, mas o tubo não seria de metal e sim de PVC, grosso, de 50mm que seria fixado abaixo e passaria pela abraçadeira de fixação da Omni 2.4 e eu tb colocaria cintas grossas do tipo enforca gato, com proteção UV (pra não ressecarem) tb, presa junto com o corpo da Omni 2.4Ghz, ou não, já que talvez não seja uma boa ideia, mas tentariva colocar de uma forma a não forçar o corpo da Omni... As minhas dúvidas em fazer isso seriam a resistência do tubo PVC ao tempo e vento. Vou desenhar mais ou menos como ficaria o esquema:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Duas Omnis.jpg
Visualizações:	374
Tamanho: 	34,4 KB
ID:      	47328


    Eu fiz um teste com a abraçadeira de aperto da uma Ombi Ubiquiti e ficou bem firme, mesmo sem apertar demais, pra não deformar o tubo. Mas não sei como se comportaria sob sol e chuva... Alguém acha q essa loucura funcionaria?

  14. #14

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    É, é uma também. Particularmente não sei o impacto do PVC no RF.

    Só que tem uma coisa, a abertura vertical da OMNI de baixo, pelo desenho vai perder pro lado da haste de metal.

  15. #15

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    Olá, amigo Raumaster... se vc quiser mesmo seguir em frente com essa idéia, pode se basear no trabalho do amigo aqui do fórum, Infoservwireless, conforme mostra o link da foto:

    https://under-linux.org/album.php?albumid=1247&attachmentid=38630

    Esqueça tudo de pvc... faça com tudo de aço galvanizado e trate de estair muito bem, pois as antenas instaladas dessa maneira criam uma grande resistência com o ar.

    Falo por experiência própria... eu criei o mesmo esquema da foto aqui na minha torre, que era treliçada até uma parte, depois uma ponteira e um tudo de aço galvanizado de 1 1/4 passando no meio... já havia um bullet2 + omni na torre e num domingo de manhã eu instalei uma omni + bullet M5... a parte da ponteira não era estaida.

    No dia seguinte, na madrugada de segunda, houve uma ventania com ventos q alcançaram 92 km/h que derrubou a minha torre destruindo, além da própria torre, que caiu sobre o telhado do meu vizinho, tudo que eu havia instalado nela.

    Felizmente, o prejuízo foi só material... foram 2 semanas fora do ar até a torre nova ser reerguida.

    Aprendi da pior maneira que nunca, mas nunca mesmo se deve subestimar a força dos elementos...

    Dentro em breve vou postar fotos da nova torre na galeria de fotos.

    Abraço a todos.

  16. #16

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    Citação Postado originalmente por silviola Ver Post
    É, é uma também. Particularmente não sei o impacto do PVC no RF.

    Só que tem uma coisa, a abertura vertical da OMNI de baixo, pelo desenho vai perder pro lado da haste de metal.

    É só um desenho tosco, cara! Na verdade eu já tenho essa Omni de 2.4 instalada e não tem problema algum, é uma Ubiquiti 10dbi e ela tá na ponta do mastro.


    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Olá, amigo Raumaster... se vc quiser mesmo seguir em frente com essa idéia, pode se basear no trabalho do amigo aqui do fórum, Infoservwireless, conforme mostra o link da foto:

    https://under-linux.org/album.php?albumid=1247&attachmentid=38630

    Esqueça tudo de pvc... faça com tudo de aço galvanizado e trate de estair muito bem, pois as antenas instaladas dessa maneira criam uma grande resistência com o ar.

    Falo por experiência própria... eu criei o mesmo esquema da foto aqui na minha torre, que era treliçada até uma parte, depois uma ponteira e um tudo de aço galvanizado de 1 1/4 passando no meio... já havia um bullet2 + omni na torre e num domingo de manhã eu instalei uma omni + bullet M5... a parte da ponteira não era estaida.

    No dia seguinte, na madrugada de segunda, houve uma ventania com ventos q alcançaram 92 km/h que derrubou a minha torre destruindo, além da própria torre, que caiu sobre o telhado do meu vizinho, tudo que eu havia instalado nela.

    Felizmente, o prejuízo foi só material... foram 2 semanas fora do ar até a torre nova ser reerguida.

    Aprendi da pior maneira que nunca, mas nunca mesmo se deve subestimar a força dos elementos...

    Dentro em breve vou postar fotos da nova torre na galeria de fotos.

    Abraço a todos.
    Valeu pelas dicas, vou abrir o link indicado agora. Eu só to com essa idéia aí ainda, por isso postei antes de fazer alguma besteira.

  17. #17

    Padrão Re: Bullet M2 com Omni + rocket M5 com Omni 5g10 na mesma torre

    OLha, eu tava vendo as fotos e o meu mastro tá estaiado da mesma forma praticamente, sobrando apenas uns 2 palmos acima do ponto de fixação dos cabos de aço onde ta fixado a abraçadeira da Omni e um sinalizador, o tamanho do turbo de PVC só seria pra vencer o tamanho da Omni Ubiquiti de 10dbi, coisa de uns 80cm mais ou menos, pra de 5.8 fica logo acima da de 2.4GHz. Minha maior preocupação é a resistência do tubo de PVC, mas to com um pedaço de 1 metro e 10 aqui, de 60mm e ele é bem forte, tentei dobrar aqui pra tentar quebrar no meio, não consegui, o meu medo é o ressecamento com o sol ele ficar mais frágil, ou ele dilatar ou contrair com o calor, sei lá, não sei o comportamento desse material sob o sol...

    Atualização:

    Pensei muito aqui hoje sobre isso e meio que desisti da idéia, a altura máxima que ficaria a ultima antena em relação ao ultimo ponto de fixação dos estaios seria quase 2 metros, então não vai ficar confiável com relação aos ventos.
    Última edição por raumaster; 07-08-2013 às 19:50.