Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tutorial sobre VPLS

    Pessoal fiz uma serie de 8 vídeos sobre como criar um Tunnel VPLS no Mikrotik utilizando a Tecnologia MPLS no Mikrotik, espero que gostem.

    http://www.youtube.com/playlist?list...6gAL11ZPjedHjk

  2. #2

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Muito bom seu video. Uma duvida. Consegue fechar um tunel VPLS atravessando por um enlace ubiquiti ?
    Pois já tentei aqui em laboratorio, o tunel fecha mais não consigo trafegar nada ! Seria mais um bug entre ubiquiti e Mk ?
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Allan se me permite!Segui mais um documento que pode ajudar a todos com MPLS. Tb estou aprendendo.
    Todos os creditos ao usuario Gustavinho


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tutorial-MPLS.pdf
Visualizações:	414
Tamanho: 	713,8 KB
ID:      	44729

  4. #4

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Antes que eu me esqueça, caso não esteja usando mk, favou modificar na aba MPSL>MPLS interface> MTU MPLS=1500 . Porque por padrão o MTU da ubiquiti de 1500.
    Como sofri ate descobri isso.
    Creditos = MUM 2010 esqueci o palestrante.

    Se nao me engano serve pra ospf tb.
    Depois quem quiser me ajudar a configurar uma rede ospf to aceitando ajuda. Desde ja agradeço..
    Sucesso a todos do forun.

  5. #5

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Ainda não testei ... O VPLS no Mikrotik com a rede de rádios Ubiquiti.

    Vou testar e documentar

    Allan Caldas

  6. #6

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Ainda não testei ... O VPLS no Mikrotik com a rede de rádios Ubiquiti.

    Vou testar e documentar

    Allan Caldas
    Bom dia Allan

    O ospf e mpls acrescentam 4 bits cada, ao MTU, sendo necessário um mtu de 1508 bits. Até recentemente os produtos ubiquiti tinham o mtu fixo em 1500 e não era possível o uso de ospf,mpls,vpls atravéz deles. Porém agora o firmware ubiquiti possui o mtu configurável, de 64 a mais de 2000 bits, portanto, agora os protocolos dinâmicos do mikrotik funcionam bem através de enlaces ubiquiti.

  7. #7

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    O ospf e mpls acrescentam 4 bits cada, ao MTU, sendo necessário um mtu de 1508 bits. Até recentemente os produtos ubiquiti tinham o mtu fixo em 1500 e não era possível o uso de ospf,mpls,vpls atravéz deles. Porém agora o firmware ubiquiti possui o mtu configurável, de 64 a mais de 2000 bits, portanto, agora os protocolos dinâmicos do mikrotik funcionam bem através de enlaces ubiquiti.
    Amigo sei que vc não se referiu a mim, mas ja vou dar o meu parecer. Não ha problema algum em me falar que cometi um equivoco na questão do MTU, pelo contrario. Até porque, ja testei e tive que mudar para 1500 e funcionou perfeitamente, ate coloquei como referencia, um palestrante do mum 2010. No caso vc teria alguma fonte de pesquisa onde diz que tem que ser em 1508, so pra gente ficar ainda mais documentado e aproveitar ao máximo do protocolo.
    Sucesso pra vc amigo.
    Última edição por maxibelo; 12-05-2013 às 15:00.

  8. #8

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Antes que eu me esqueça, caso não esteja usando mk, favou modificar na aba MPSL>MPLS interface> MTU MPLS=1500 . Porque por padrão o MTU da ubiquiti de 1500.
    Como sofri ate descobri isso.
    Creditos = MUM 2010 esqueci o palestrante.

    Se nao me engano serve pra ospf tb.
    Depois quem quiser me ajudar a configurar uma rede ospf to aceitando ajuda. Desde ja agradeço..
    Sucesso a todos do forun.
    Amigo comprovado sua dica. Fiz o teste em laboratorio e mudei o MPLS MTU para 1500 e funcionou normalmente o tunel, passando por enlace ubiquiti com airmax ativado. Essa dica que postou vai servi pra muita gente. Obrigado pela dica.

  9. #9

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Amigo sei que vc não se referiu a mim, mas ja vou dar o meu parecer. Não ha problema algum em me falar que cometi um equivoco na questão do MTU, pelo contrario. Até porque, ja testei e tive que mudar para 1500 e funcionou perfeitamente, ate coloquei como referencia, um palestrante do mum 2010. No caso vc teria alguma fonte de pesquisa onde diz que tem que ser em 1508, so pra gente ficar ainda mais documentado e aproveitar ao máximo do protocolo.
    Sucesso pra vc amigo.
    Não me referi a você, nem achei que você cometeu um erro, apenas comentei com o Allan para que tivesse em mente a questão do MTU durante os testes. Quem afirma que funciona com MTU em 1500 nos rádios ubiquiti, esquece que ocorre fragmentação dos pacotes, e que o mtu no mpls mikrotik deve ser setado para 1500. Isto não ocorre nas novas versões do firmware ubiquiti, onde é possível ajustar o MTU para o tamanho ideal. Não tive em momento algum a intenção de falar sobre o seu comentário.

    Edição:
    Inclusive, é tão importante a questão do MTU, para que não exista fragmentação dos pacotes, que a própria ubiquiti ajustou seu firmware para isso. Porque o "padrão" é MTU 1508 para mpls e vpls, e não os 1500 que a ubiquiti usava.

  10. #10

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Não me referi a você, nem achei que você cometeu um erro, apenas comentei com o Allan para que tivesse em mente a questão do MTU durante os testes. Quem afirma que funciona com MTU em 1500 nos rádios ubiquiti, esquece que ocorre fragmentação dos pacotes, e que o mtu no mpls mikrotik deve ser setado para 1500. Isto não ocorre nas novas versões do firmware ubiquiti, onde é possível ajustar o MTU para o tamanho ideal. Não tive em momento algum a intenção de falar sobre o seu comentário.

    Edição:
    Inclusive, é tão importante a questão do MTU, para que não exista fragmentação dos pacotes, que a própria ubiquiti ajustou seu firmware para isso. Porque o "padrão" é MTU 1508 para mpls e vpls, e não os 1500 que a ubiquiti usava.
    Realmente seu comentário pode ter sentido.

  11. #11

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Vocês brigaram ai em cima e eu fiquei confuso....

    Partindo do principio que só uso firmwares ubiquiti recentes tipo versão 5.5.2 pra cima e só trabalho com ubiquiti com airmax habilitado.

    Minhas perguntas é:

    1) Tem que mudar o MTU na interface MPLS ou não?

    2) O MTU dos ubiquiti deixa como está?

  12. #12

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Galera ajuda ai!!! Comentem mais postem experiencias....

  13. #13

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Vocês brigaram ai em cima e eu fiquei confuso....

    Partindo do principio que só uso firmwares ubiquiti recentes tipo versão 5.5.2 pra cima e só trabalho com ubiquiti com airmax habilitado.

    Minhas perguntas é:

    1) Tem que mudar o MTU na interface MPLS ou não?

    2) O MTU dos ubiquiti deixa como está?
    Bom dia Allan

    O MTU na interface MPLS mikrotik, fica com está, 1508
    O MTU do Ubiquiti, deve ser 1508 ou mais. Eu tomei por base que a maioria das portas de routerboard's tem MTU 1522. Então eu seto o MTU ubiquiti em 1522. Mas acredito que de 1508 em diante já está ok.

  14. #14

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Ótimo vou testar

  15. #15

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Muito bom, coloquei MTU 1522 nos meus enlaces ubiquiti e conseguir fazer funcionar todos os protocolos Ospf, Vlan, Mpls .
    Funciona redondo.

  16. #16

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Ótimo vou testar
    Beleza, nos informe se descobrir novidades.

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Muito bom, coloquei MTU 1522 nos meus enlaces ubiquiti e conseguir fazer funcionar todos os protocolos Ospf, Vlan, Mpls .
    Funciona redondo.
    Legal que funcionou. Mas veja bem, eu apenas falei 1522 porque se você observar o MTU das portas ethernet na maioria das routerboards, ou é 1522 ou 1526 por default. Na teoria, segundo os posts na wiki.mikrotik, 1508 já devem bastar. Portanto, antes que alguém nos fale que não precisa ser 1522, pelo menos mal eu sei que não faz...


    Bons roteamentos!

  17. #17

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    o padrao dos pacotes MTU no MPLS no MikroTik eh de 1508
    e o padrao d tamanho MTU do Ubiquiti eh de 1500 mais isso (atualmente eh configuravel, com os ultimos firmwares ubiquiti)


    para implementar MPLS
    ou vc muda o MTU dos Ubiquiti para 1508 e deixa o MikroTik do jeito padrao (MTU 1508)

    ou entao vc muda o MTU do MikroTik para 1500 e deixa os Ubiquiti do jeito padrao(MTU 1500)
    /mpls interface
    set [ find default=yes ] disabled=no interface=all mpls-mtu=1500

  18. #18

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Testei varias vezes... se habilitar o MPLS a internet fica lenta caso passe pela porta que vc habilitou e não adianta modificar a MTU da aba "MPLS Interface" -> all interface = 1500


    Modificar isso não resolveu...

  19. #19

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Testei varias vezes... se habilitar o MPLS a internet fica lenta caso passe pela porta que vc habilitou e não adianta modificar a MTU da aba "MPLS Interface" -> all interface = 1500


    Modificar isso não resolveu...
    Não resolve porque se você setar o mpls para 1500, vai fragmentar pacotes. Por isso a ubiquiti alterou o seu firmware para que seja possivel aumentar o MTU. MPLS precisa de 4 bytes e VPLS mais 4. E cada outra VPLS que você subir vai precisar de 4 bytes. Por isso eu disse anteriormente, que eu uso o maior MTU possível. No wiki.mikrotik, fica bem claro que o mínimo necessário, são 1508 bytes, 1500 para o pacote tcp-ip, 4 bytes mpls e 4 bytes para uma vpls. Qualquer MTU menor que 1508 vai fragmentar, e vai gerar lentidão.

    Então, sem querer ser repetitivo, usar Ubiquiti antigo, sem possibilidade de aumentar o MTU, num enlace, e usar mpls nele, não recomendo.

  20. #20

    Padrão Re: Tutorial sobre VPLS

    Quanto mais alto melhor (sugestão 1532), pode ser que eu esteja errado mais, tem a ver quanto os números de saltos na rede, dai a necessidade de se colocar números mais elevados.