+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Bom dia pessoal,

    Sou novo tanto no fórum quanto na profissão de provedor, por isso me perdoem a ignorância.
    Tenho um provedor desde março deste ano, quando entrei no negócio era um completo leigo no assunto, apesar de possuir algum conhecimento na área de informática. O pouquinho que estou aprendendo é através aqui do fórum e na marra mesmo.
    Pois bem, o provedor tinha em março aproximadamente 150 clientes divididos em 3 setores de 120º (1-2-3) e mais 3 setores de 120º (4-5-6) em painéis 2.4, sendo que (1 e 4), (2 e 5), (3 e 6) estavam direcionados para o mesmo setor, uma linha de painéis (1-2-3) logo acima da outra (4-5-6), e apenas um painel setorial 5.8 atuando no mesmo setor dos painéis 2.4 (2 e 5).
    Como todos já devem ter sentido na pele a entrada da concorrência das grandes operadoras está acontecendo agora. A NET está oferecendo 10 mb + fone por R$ 29,90 (seis meses) e isso está tendo um impacto significativo na minha carteira de clientes. Sei que para poder sobreviver terei que tentar equilibrar esta disputa, e que só será possível migrando minha rede por completo para 5.8 para poder oferecer mais velocidade. Hoje temos planos que variam até 1 mb (2.4) e 2mb (5.8), tudo distribuído com equilíbrio para manter a estabilidade e a qualidade do envio e recepção do sinal.

    Gostaria de migrar todos os meus clientes para 5.8 e oferecer planos de 1mb, 2mb, 5mb e se possível até 10mb. Para isso tenho links velox 15mb (atualmente 4) e posso aumentar quando preciso for. Gostaria da ajuda dos amigos para poder determinar que tipos de equipamentos devo utilizar e como posso fazer essa migração.

    Minha dúvida principal é: Existe alguma chance de operar essa quantidade de clientes com essas velocidades que desejo oferecer operando em antenas omnidirecionais? Se sim, qual seria e quantas seriam necessárias?

    Obrigado e boa sorte a todos!

    Aguardo sugestões.

  2. #2

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    cara vc quer competir com NET usando velox? é isso mesmo? não da pra colocar essas velocidades altissimas em cima de velox, procura um dedicado e monta um bom cache que vai melhorar bastante, 5.8 é primordial tambem

  3. #3

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    cara vc quer competir com NET usando velox? é isso mesmo? não da pra colocar essas velocidades altissimas em cima de velox, procura um dedicado e monta um bom cache que vai melhorar bastante, 5.8 é primordial tambem
    Fato, e como ja foi pedido poste mais detalhes.

  4. #4

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Qual o perfil dos clientes? Navegam mais que fazem downloads ou o contrário? Se fazem poucos downloads raramente vão passar de 600K de uso contínuo por máquina (excetuando os picos). O problema do velox é que você vi saturar o upload rapidinho e vai ter que reiniciar os modens toda hora para manter funcionando, além do que existe uma cláusula do contrato que proíbe a revenda do link, acabando com qualquer chance de você poder reclamar com eles. Outra coisa é que eles não vão instalando vários acessos na mesma casa, independente da desculpa eles vão desconfiar. Se quiser competir com qualidade precisa te no mínimo um link dedicado de 15MB somando nesse load balance. Isso com um ótimo cache full para te salvar dos downloads.

  5. #5

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Solução para problemas em grande escala, procure um ptt mais proximo e busque link, será um diferencial e vale cada centavo. No mais de cache existe Thunder cache, Nimoc entre outros.

  6. #6

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Ola amigo manda mais detales como servidor q vc utiliza, painéis, equipamenrtos p/ ptp etc.

  7. #7

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Desculpem a ausência e a demora em acompanhar o tópico, os últimos dias foram muito corridos. Vou fazer um levantamento de todo o equipamento que tenho funcionando na torre e nos clientes e posto aqui para uma análise dos amigos.
    Na verdade o "desespero" ainda não bateu, mas pode estar perto. rsrsrs. Estou tentando manter a calma e o equilibrio antes de tomar medidas.
    Quando me referi a concorrência da NET, não quis sugerir que pudesse competir, porém, criar uma solução que pudesse funcionar como "barreiras de saída" para que meus clientes não se sintam tão seguros e dispostos a sair. Para isso, além de um serviço com padrões de qualidade e planos acessíveis as velocidades ainda impressionam.
    Em relação aos links da velox e ao link dedicado, qual seria uma relação aproximada de custo e potencial de revenda (velocidade e quantidade de clientes).
    Muito obrigado a todos, a opinião de vcs é muito importante.

    O que posso adiantar agora:

    - Torre 42 metros (13 estágios de 3 metros)
    - Routerbox
    - 6 Painéis Setoriais 2.4 (ver marca e modelo)
    - 1 Painel Setorial 5.8 (ver marca e modelo)
    - 3 RBS 433
    - 6 Cartões R52H + 1 Cartão XR5
    - 1 Server CORE I3, 4GB RAM, HD 500GB, PLACA INTEL + 1 Server BackUp (Igual)
    - Não Possui Cache
    -135 Clientes Ativos
    - Planos 2.4 (300k, 500k, 600k, 800k, 1000k)
    - Planos 5.8 (300k, 500k, 600k, 800k, 1000k, 1200k, 2000k)
    - 4 Links Velox 15mb (modens novos huawei)

    Assim que possível posto mais detalhes, se tiver algo errado corrijo depois.

    Abraços.

  8. #8

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Vou adicionar, amanhã a gente troca uma idéia. Obrigado, Boa noite.

  9. #9

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Agradeço ao amigo Márcio pela disponibilidade e pelos esclarecimentos. Talvez não tenha sido muito claro no tópico. Meu sistema (routerbox) está funcionando bem e não estou tendo problemas. Criei o tópico para colher informações sobre a migração de 2.4 para 5.8. Quais equipamentos terei que usar para vender velocidades maiores em 5.8, isto inclui, RBS, cartões, painéis, rádios, links, etc, ou seja, tudo que terei que dispor para migrar.
    Peço desculpas aos amigos do fórum caso não tenha sido claro o bastante, mas volto a repetir, não estou com problemas em relação ao que tenho hoje, apenas quero me posicionar para ser mais competitivo. Não costumo tomar minhas decisões, principalmente mudar radicalmente tudo que tenho e gastar dinheiro em 15 minutos. vapt vupt. Costumo pesquisar, colher informações e ouvir os mais experientes.
    Por isso estamos em um fórum.
    Obrigado a todos.

  10. #10

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Nenhuma sugestão?

  11. #11

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Nenhuma sugestão?

  12. #12

    Padrão Re: Troca de 2.4 para 5.8 - Iniciante

    Claro que é necessário uma análise com mais calma de todo o projeto.

    Mais indo pelo básico eu pensaria em montar rede em airmax 2x2...rede em mimo...

    Nas torres terá banda suficiente para vender planos bem maiores. Agora na sua base eu sugiro verificar os planos de link dedicado, caso não encontre reforce com net e gvt mesmo. E é claro utilize um bom cache para otimizar banda