+ Responder ao Tópico



  1. #61
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Esse montão de /32 é que o meu OSPF distribui automaticamente rotas estáticas sou muito criticado aqui no fórum por fazer isso, mas sei o que estou fazendo pois.... Se eu não habilita-se eu teria de declarar a network de cada cliente no OSPF como acho muito trabalhoso prefiro desse jeito. Alguns roteadores meus eu não acho interessante eu não habilito isso.
    Perguntei sobre as rotas estáticas mesmo, com custo 1.


    Se vc fizer um comentário na network ele vai reiniciar a sessão....
    Se vc fizer um comentário na nbma tb reinicia a sessão.....
    Não vejo anormalidade nisso, uma vez que você altera um variável que está relacionada ao OSPF, ele tem que rodar o algorítmo novamente.

    Minha observação é a seguite: As vezes vc tá com tudo configurado, mas não funciona ai vc deleta configura de novo e funciona...igualzinho como tava...
    Você chegou a conferir os bad blocks das RBs?

    Abraço

  2. #62

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Estamos em setembro de 2012. A versão vigente do MikroTik RouterOS é 5.20.
    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Aqui esta tudo atualizado para a mk 5.20 nao estou tendo mais problema com ospf.
    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    2.1) Atualizar todos os seus ativos que executam o sistema operacional MikroTik RouterOS, a elevar a versão para 5.20, que é a versão mais recente, hoje, dia 19/09/2012.
    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Pessoal sem mais discução é só atualizar e ser feliz. Tudo perfeito. MK em 5.20 e UBNT em 5.5.2, o OSPF levanta rapido.
    Olá.

    Não diferente do MikroTik RouterOS 5.20 e 5.21, o MikroTik RouterOS 5.22 não apresenta falhas no OSPF. Pela manhã de hoje fiz testes em bancada, e agora à tarde atualizei a rede de duas prefeituras e seis provedores. Amanhã terá mais atualização de versão.

    Podem atualizar tranquilo, que está redondo

    Amanhã complemento com informações sobre atualizações restantes. Acredito que não serão necessários rollbacks.

    Saudações,

    Trober

  3. #63

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Amanhã complemento com informações sobre atualizações restantes.
    Desculpem-me pela demora. Hoje já é quinta-feira e quase esqueci de me pronunciar sobre o restante das atualizações, conforme havia prometido.

    Sem qualquer problema na elevação do MikroTik RouterOS 5.21 para 5.22. OSPF funcionando bem. iBGP também.

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Acredito que não serão necessários rollbacks.
    Não foram necessários

    Não fiz testes ainda com o MikroTik RouterOS 6.0RC4 (até por ser release candidate, logo, não apto à produção). Alterações em major version demandam mais cuidados, mais testes em bancada. Vou esperar virar stable.

    Saudações,

    Trober
    Última edição por trober; 29-11-2012 às 16:49. Razão: Correção gramatical

  4. #64

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Realmente roteamento esta em alta mesmo! Cleiton, um problema a menos, sabendo que o IXCsoft utiliza rede roteada!
    Agora acabaram seus problemas, pelo menos por hora, rsrsrsrssss...

    Agora sem brincadeira, todos aqui estão de parabéns! Este poste esta sendo muito produtivo em uma questão onde poucos se arriscam!

    até mais...

  5. #65

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Não diferente do MikroTik RouterOS 5.20 e 5.21, o MikroTik RouterOS 5.22 não apresenta falhas no OSPF. Pela manhã de hoje fiz testes em bancada, e agora à tarde atualizei a rede de duas prefeituras e seis provedores. Amanhã terá mais atualização de versão.
    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Sem qualquer problema na elevação do MikroTik RouterOS 5.21 para 5.22. OSPF funcionando bem. iBGP também.
    Bom dia!

    Enquanto não é lançado o MikroTik RouterOS 6, foi lançado, há poucas horas, o MikroTik RouterOS 5.23, com as seguintes melhorias:

    *) lcd - changed gamma, which gives greater contrast
    *) fix reboot when running on third party hypervisors;
    *) ppp client - fixed possible loss of configuration after reboot for some modems;
    *) fixed wifi led order on "SXT Lite5";
    *) wireless - improved nv2;
    Farei testes em bancada, e tendo o mesmo êxito obtido nas versões anteriores, atualizarei todos os meus clientes provedores e reportarei aqui o resultado. Acredito que, a exemplo das versões 5.20, 5.21 e 5.22, não teremos problemas.

    Saudações,

    Trober

  6. #66

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Pessoal já que hoje teve movimento o tópico vou reafirmar que o problema está nas versões anteriores a 5.5 dos equipamentos ubnt, no MK da para usar normalmente a opção de broadcast OSPF funcionando 100% a vários meses.

  7. #67

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Farei testes em bancada, e tendo o mesmo êxito obtido nas versões anteriores, atualizarei todos os meus clientes provedores e reportarei aqui o resultado.
    Conforme prometido, reporto a não ocorrência de problemas, no OSPF, durante e após o processo atualização para o MikroTik RouterOS 5.23. Atualizei os roteadores de grande parte dos meus clientes provedores, e até então, tudo tranquilo.

    Vou agendar as atualizações com os demais provedores. Na primeira semana de março, publico um printscreen de 30 dias, nos mesmos moldes de outro post[1].

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Pessoal já que hoje teve movimento o tópico vou reafirmar que o problema está nas versões anteriores a 5.5 dos equipamentos ubnt, no MK da para usar normalmente a opção de broadcast OSPF funcionando 100% a vários meses.
    Grato pelo testemunho

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...716#post640716

    Saudações,

    Trober

  8. #68

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Olá trober
    desejo lhe fazer uma pergunta

    No Cenário
    RB --- >> NS5 <<<--->>> NS5 <<--- RB

    teria que usar uma rede /29 ao invés de /30 para poder Gerenciar os NanoStation5 que ficarão no meio do OSPF ?

    Outra pergunta o modo de operação dos NS5 seria Bridge ou Router?


    Agradeço desde já o empenho de cada um aqui presente
    Obrigado!

  9. #69

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    No Cenário
    RB --- >> NS5 <<<--->>> NS5 <<--- RB

    teria que usar uma rede /29 ao invés de /30 para poder Gerenciar os NanoStation5 que ficarão no meio do OSPF ?
    Rede /29, para que você tenha acesso aos dois ativos Ubiquiti, que estão atuando no enlace, entre as RBs.

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Outra pergunta o modo de operação dos NS5 seria Bridge ou Router?
    Sempre bridge. O Ubiquiti AirOS não tem, nativamente, suporte aos protocolos de roteamento dinâmico. Lembre de ativar a permissão para multicast e de atualizar o Ubiquiti AirOS para 5.5.2, informações essas prevista em post[1] deste mesmo tópico.

    Citação Postado originalmente por tonflatland Ver Post
    Agradeço desde já o empenho de cada um aqui presente
    Estamos aí

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...420#post640420

    Saudações,

    Trober
    Última edição por trober; 31-01-2013 às 13:28. Razão: Adendos e correção gramatical

  10. #70

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Obrigado pela Atenção Prestada
    Sucesso amigo trober

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Rede /29, para que você tenha acesso aos dois ativos Ubiquiti, que estão atuando no enlace, entre as RBs.



    Sempre bridge. O Ubiquiti AirOS não tem, nativamente, suporte aos protocolos de roteamento dinâmico. Lembre de ativar a permissão para multicast e de atualizar o Ubiquiti AirOS para 5.5.2, informações essas prevista em post[1] deste mesmo tópico.



    Estamos aí

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...420#post640420

    Saudações,

    Trober

  11. #71

    Post Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Trober, Tonflatland, Cleiton e... desejo sucesso a todos aqui deste tópico bem produtivo!
    Não sei se me perdi aqui no meio desta discução mais vamos lá!

    Gostaria de saber do Alexandre Correa, após ter atualizado para ver 5, deixou a função nbma ativada, desativada ou não faz diferença?

    Também gostaria de solicitar a participação do Luciano Rampanelli, visto o profissional que é, com grande experiência em sistemas de sua autoria como COMPROVE, MIKROMADE ou em parceria como THUNDERCACHE e atualmente NIMOC! Todos voltados para provedores!

    Sei que esta corrido, está sempre ocupado de idéias, novos projetos, mas quem sabe sobre um tempinho! Obrigado a todos!

  12. #72

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Sucesso pra você também meu amigo!
    2013 Promete!

    Citação Postado originalmente por betopcx Ver Post
    Trober, Tonflatland, Cleiton e... desejo sucesso a todos aqui deste tópico bem produtivo!
    Não sei se me perdi aqui no meio desta discução mais vamos lá!

    Gostaria de saber do Alexandre Correa, após ter atualizado para ver 5, deixou a função nbma ativada, desativada ou não faz diferença?

    Também gostaria de solicitar a participação do Luciano Rampanelli, visto o profissional que é, com grande experiência em sistemas de sua autoria como COMPROVE, MIKROMADE ou em parceria como THUNDERCACHE e atualmente NIMOC! Todos voltados para provedores!

    Sei que esta corrido, está sempre ocupado de idéias, novos projetos, mas quem sabe sobre um tempinho! Obrigado a todos!

  13. #73

    Post Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Galera, não tenho certeza mais o nbma, é um recurso de boas praticas em redes wireless com OSPF ?

  14. #74

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por betopcx Ver Post
    Galera, não tenho certeza mais o nbma, é um recurso de boas praticas em redes wireless com OSPF ?
    Considerando o assunto e cenários já expostos nesse tópico, não há necessidade de usar NBMA, pelos seguintes motivos:

    a) Versão atualizada do Ubiquiti AirOS (usado em enlaces entre pontos), quando configurada para permitir dados de multicast (allow multicast data), não impõe problemas aos anúncios de roteadores com o protocolo de roteamento dinâmico OSPF, em operação em ativos com MikroTik RouterOS. Não há necessidade de usar NBMA.

    b) Versões atualizadas do MikroTik RouterOS (desde a 5.20 até agora, 5.23) se comportam muito bem com anúncios em broadcast, inclusive com outros vendors. Também não há necessidade de usar NBMA.

    c) Até a versão 5.21, o NBMA se limitava à cinco adjacências "Full", deixando todo o resto em "2-way" (limitação não documentada). Não sei agora, com versão 5.23, pois afinal, não uso NBMA, por não haver necessidade. Tem quem corrija isso mudando o parâmetro de prioridade, mas ao ler o item abaixo, você desistirá do NBMA e dos ajustes manuais de prioridade.

    d) NBMA pode até ser fácil de implentar em redes pequenas. Mas quando você tem redes com 100, 150 ou 200 roteadores ou mais, aí NBMA será algo odiável.

    Resumindo, esqueça NBMA. A exceção para uso do NBMA é se você pagou R$ 30000 num famoso par de rádios, para fazer enlaces entre pontos, que não passa broadcast. Então você questiona o suporte do fabricante, sobre OSPF e os engenheiros respondem: "Você não leu o datasheet antes de comprar?" É, isso acontece muito, todos os dias.

    Vai de network-type=broadcast e seja feliz

    Saudações,

    Trober

  15. #75

    Post Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Obrigado Trober por suas explicações e relatos! Alguém mais se manifesta!

  16. #76

    Padrão Re: OSPF quando cai não voltam as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Conforme prometido, reporto a não ocorrência de problemas, no OSPF, durante e após o processo atualização para o MikroTik RouterOS 5.23. Atualizei os roteadores de grande parte dos meus clientes provedores, e até então, tudo tranquilo.
    Prezados,

    Foi lançado há pouco o MikroTik RouterOS 5.24. Farei os testes em ambiente isolado e controlado. Tendo o mesmo êxito obtido nas versões 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23, atualizarei os ambientes de produção dos provedores clientes. Reportarei aqui os resultados do comportamento do OSPF na nova versão

    What's new in 5.24 (2013-Feb-19 15:29):

    *) l2tp - fixed problem with reconnects when it added multiple ip addresses;
    *) wireless - fixed AES encryption speed issues (upgrade suggested);
    *) lcd - changed gamma, which gives greater contrast
    *) fix reboot when running on third party hypervisors;
    *) ppp client - fixed possible loss of configuration after reboot for some modems;
    *) fixed wifi led order on "SXT Lite5";
    Saudações,

    Trober

  17. #77

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post

    c) Até a versão 5.21, o NBMA se limitava à cinco adjacências "Full", deixando todo o resto em "2-way" (limitação não documentada). Não sei agora, com versão 5.23, pois afinal, não uso NBMA, por não haver necessidade. Tem quem corrija isso mudando o parâmetro de prioridade, mas ao ler o item abaixo, você desistirá do NBMA e dos ajustes manuais de prioridade.

    Trober

    Trober,

    Acredito que essa informação não procede.

    Possuo um RB1100 e RB1100AHx2, com a versão de RouterOS em 5.19 e 5.21 respectivamente, e ambos possuem bem mais de 5 adjacências NMBA cada um.

    Att,

  18. #78

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por victornunes Ver Post
    Acredito que essa informação não procede.

    Possuo um RB1100 e RB1100AHx2, com a versão de RouterOS em 5.19 e 5.21 respectivamente, e ambos possuem bem mais de 5 adjacências NMBA cada um.Att,
    Olá Victor

    Agradeço sua complementação.

    As mais de cinco adjacências estão todas em Full ou só as cinco mais antigas (maior uptime), com o resto em 2-way?

    Grato,

    Trober

  19. #79

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Então, com execeção das três instances "default"( que estão em PTMP) todas estão em full(estão com NBMA), como mostra imagem anexada.
    Gostaria de testar isso em um RB450 ou um RB750GL, porém nos roteadores 1100AHx2, 1100 e 1200 que tenho aqui
    não ocorre esse problema.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         figura1.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	58,5 KB
ID:      	43038

  20. #80

    Padrão Re: OSPF quando cai não voltam as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Foi lançado há pouco o MikroTik RouterOS 5.24. Farei os testes em ambiente isolado e controlado. Tendo o mesmo êxito obtido nas versões 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23, atualizarei os ambientes de produção dos provedores clientes. Reportarei aqui os resultados do comportamento do OSPF na nova versão
    Prezados,

    Migrei meus clientes (provedores e prefeituras) para o MikroTik RouterOS 5.25, tendo como resultado o mesmo êxito obtido desde a versão 5.20. No caso em que enlaces são feitos com ativos Ubiquiti, não foi necessário o uso de NBMA, conforme já abordado em breve lista de verificação (checklist[1]), disponível neste mesmo tópico.

    O cenário base[2] continua o mesmo, sem qualquer alteração.

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...420#post640420
    [2] https://under-linux.org/showthread.p...154#post618154

    Saudações,

    Trober