+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Galera, isso não existe ...

    Eu simplesmente removo a network e depois adiciono a mesma network e ai ela pega as rotas dinamicas....

    Já testei com o firmware da ubiquiti v5.5.2 acho que não tem haver com o ubiquiti...são 05:05 da manha to morrendo de sono...fiz testes a madrugada toda.

    Conclusão OSPF com mikrotik -> Instavel, se mudar uma coisinha você fica na mão

    Coisa mal feita do Mikrotik ...

  2. #22

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Galera, isso não existe ...

    Eu simplesmente removo a network e depois adiciono a mesma network e ai ela pega as rotas dinamicas....

    Já testei com o firmware da ubiquiti v5.5.2 acho que não tem haver com o ubiquiti...são 05:05 da manha to morrendo de sono...fiz testes a madrugada toda.

    Conclusão OSPF com mikrotik -> Instavel, se mudar uma coisinha você fica na mão

    Coisa mal feita do Mikrotik ...
    Resolveu Allan?

  3. #23

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Pessoal sobre o masquerade era resposta de outro post, favor ignorarem pois já removi.

    Aqui esta tudo atualizado para a mk 5.20 nao estou tendo mais problema com ospf. Os UBNT em 5.3.5.

    ainda em testes postarei mais informações nos próximos dias.

  4. #24

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por ixcsoft Ver Post
    Pessoal sobre o masquerade era resposta de outro post, favor ignorarem pois já removi.

    Aqui esta tudo atualizado para a mk 5.20 nao estou tendo mais problema com ospf. Os UBNT em 5.3.5.

    ainda em testes postarei mais informações nos próximos dias.
    Ativou o NBMA ou ja estava ativado antes do problema?

  5. #25

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Amigos,

    Minha rede está funcionando em OSPF mas eu sei que se mexer em alguma coisa .... Tipo alterar o custo da interface ou ligar ou desligar os caminhos ela dá esse problema e só volta na mão

    Depois que atualizei para v5.5.2 parou de perder as rotas sozinhos, mas ainda estão em observação.

    Abri um post no forum do mikrotik

  6. #26

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Confirmadissimo o Bug do OSPF, se houver algum problema no ptp ele restabelece a vizinhança o LSA mas as rotas não!! Só ativando e desativando na mão a instancia do OSPF.

    O amigo ixcsoft tem toda razão, meu problema é igual !!

    Não adianta, NBMA configurado, ubiquiti com v5.5.2

  7. #27

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Confirmadissimo o Bug do OSPF, se houver algum problema no ptp ele restabelece a vizinhança o LSA mas as rotas não!! Só ativando e desativando na mão a instancia do OSPF.
    Agora são 2h10 da madrugada. Reiniciei um enlace com Ubiquiti Rocket M5. O que aconteceu?? O OSPF subiu e manda abraço!

    Não contente, reiniciei um outro enlace com Ubiquiti Nano Bridge. Mais um abraço do OSPF!

    Desejo uma boa noite a todos.

    Saudações,

    Trober

  8. #28

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Agora são 2h10 da madrugada. Reiniciei um enlace com Ubiquiti Rocket M5. O que aconteceu?? O OSPF subiu e manda abraço!

    Não contente, reiniciei um outro enlace com Ubiquiti Nano Bridge. Mais um abraço do OSPF!

    Desejo uma boa noite a todos.

    Saudações,

    Trober
    Eita,vou deixar as minhas quetinhas aqui,e acender uma vela pra que não de problema ahauahauahau

  9. #29

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Amigos dêem uma olhada nestes videos que vai mudar sua maneira de ver rede roteada.

    - Parte 1/3
    - Parte 2/3
    - Parte 3/3

    Abração.

  10. #30
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Agora são 2h10 da madrugada. Reiniciei um enlace com Ubiquiti Rocket M5. O que aconteceu?? O OSPF subiu e manda abraço!

    Não contente, reiniciei um outro enlace com Ubiquiti Nano Bridge. Mais um abraço do OSPF!

    Desejo uma boa noite a todos.

    Saudações,

    Trober
    O problema que não é toda hora que isso acontece uma vez ou outra, eu ja tive varios problema com ospf na versao 5 do mikrotik e ubnt juntos, cai as rotas, ai so desabilitando a instancia do ospf ou rebotando o mk, na versao 4 do mk, isso nao acontece, as rotas cai, mais se restabelece de novo.
    Na epoca eu fiz uma gambiarra com whatdog, assim o cliente nao ficava muito tempo fora, ate eu ver que estava fora
    Sei que é uma versão antiga, mais não me da problema no ospf.
    O problema do Allan, eu ja passei na epoca que trabalhava na empresa que fornece link para ele, la eu so consegui resolver usando a versao 4 na epoca

  11. #31

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por sgtelecom Ver Post
    O problema que não é toda hora que isso acontece uma vez ou outra, eu ja tive varios problema com ospf na versao 5 do mikrotik e ubnt juntos, cai as rotas, ai so desabilitando a instancia do ospf ou rebotando o mk, na versao 4 do mk, isso nao acontece, as rotas cai, mais se restabelece de novo.
    Na epoca eu fiz uma gambiarra com whatdog, assim o cliente nao ficava muito tempo fora, ate eu ver que estava fora
    Sei que é uma versão antiga, mais não me da problema no ospf.
    O problema do Allan, eu ja passei na epoca que trabalhava na empresa que fornece link para ele, la eu so consegui resolver usando a versao 4 na epoca
    O Allan tenta ai ,muda pra versão 4 e acompanhe.

  12. #32
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Com a versão 4 do mikrotik, as rotas vão continuar caindo, a caida é por causa do UBNT, mais as a vantagem é que as rotelas voltam a funcionar sozinha, sem precisar fazer nada.

  13. #33

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Colegas.

    Já tentei forçar todo o tipo de situação para encontrar o suposto bug reportado, entretanto, sempre tenho êxito no reestabelecimento do OSPF, o que me faz crer na inexistência de tal anomalia.

    Aqui no Under-Linux são provas da não ocorrência desse suposto bug: Almirgas, Gustavinho, arturpavan, ipnetwork e outros usuários que preferem ficar em QAP no QTH. Se algum cliente meu autorizar, faço um vídeo demonstrando o reestabelecimento das rotas, o que evidencia a inexistência do suposto bug.

    Fiz alguns testes uma madrugada dessas, conforme comentei em post anterior, e tudo funciona redondo, no que tange ao OSPF. O que tenho, em todos os clientes, é MikroTik RouterOS 5.20. Nem todos tem enlace com Ubiquiti, mas quando tem, todos estão executando Ubiquiti AirOS 5.5.2.

    Não recomendo downgrade. Vai contra a lógica da engenharia de software, principalmente considerando o bom funcionamento evidente.

    Por enquanto é isso.

    Saudações,

    Trober

  14. #34

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Realmente galera o Trober tem razão...Testemunhei um Ospf dele com 5 State Changes a mais de 22 dias.
    Ou seja se fosse Bug seria de forma generalizada.

  15. #35

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Pesquisei no forum do UBNT e tem um post parecido com o nosso http://forum.ubnt.com/showthread.php...t=ospf+problem
    Sim, o tópico é parecido, inclusive pela presença de soluções em posts[1][2].

    Citação Postado originalmente por sgtelecom Ver Post
    O problema que não é toda hora que isso acontece uma vez ou outra, eu ja tive varios problema com ospf na versao 5 do mikrotik e ubnt juntos, cai as rotas, ai so desabilitando a instancia do ospf ou rebotando o mk, na versao 4 do mk, isso nao acontece, as rotas cai, mais se restabelece de novo.
    Adjacência de rotas com 25 dias, e problema não detectado (anexo).

    No caso da imagem (anexo), o diagrama parcial está assim:

    Código :
    [RB1000]----[NS5]-----\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/-----[NS5]-----[RB433]
    E para reforçar:

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    ...tenho êxito no reestabelecimento do OSPF, o que me faz crer na inexistência de tal anomalia.
    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Testemunhei um Ospf dele com 5 State Changes a mais de 22 dias.
    Ou seja se fosse Bug seria de forma generalizada.
    Gustavo, grato pelo testemunho.

    [1] http://forum.ubnt.com/showpost.php?p=262664
    [2] http://forum.ubnt.com/showpost.php?p=340356

    Saudações,

    Trober
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ospf-adjacency-there-is-no-bug.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	44,1 KB
ID:      	38785  

  16. #36

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    versao 5 aqui em todos os routers... 10 state changes em 140 dias ...

  17. #37

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Galera,

    Existe uma margem para confusão: As rotas dinâmicas demoram a vir....portanto, nossa impaciência, faz mexer em alguma coisa, tipo desabilitar e habilitar.

    Eu tive um enlace assim:

    Lado A Lado B
    [RB493]----[NS5]--------/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/---------[NS5]---[RB493]

    OSPF em ambos os lados, e do nada caia a rota dinâmicas em B

    Atualizei para o UBNT para v5.5.2 e os dois lados para MK v5.20 depois disso não observei mais esse problema.

    No geral está funcionando bem o OSPF, estou implementando no resto dos sites... Coloquei o IP atribuido a interface Loopback para ser monitorado via PRTG ai, quando cai a rota ele cai junto portanto eu fico sabendo que as rotas cairam...

  18. #38

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Agora galera queria saber com vocês porque, mesmo setando um determinado custo na interface, eu não consigo levar o trafego na direção que eu quero? Digo ter a saida pela rota que eu quero, considerando que esse roteador possui duas saidas possiveis para a internet.

    Será que eu esqueci de algo?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Site com OSPF.jpg
Visualizações:	424
Tamanho: 	128,1 KB
ID:      	38793

  19. #39

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    As rotas dinâmicas demoram a vir....portanto, nossa impaciência, faz mexer em alguma coisa, tipo desabilitar e habilitar.
    Quando diz "demora", está se referindo a períodos de menos ou mais de 20 segundos?

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Atualizei para o UBNT para v5.5.2 e os dois lados para MK v5.20 depois disso não observei mais esse problema.
    Faço sinceros votos para que assim permaneça

    Saudações,

    Trober

  20. #40

    Padrão Re: OSPF quando cai não volta as rotas

    Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Será que eu esqueci de algo?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Site com OSPF.jpg
Visualizações:	424
Tamanho: 	128,1 KB
ID:      	38793
    A complementação que faço não é sobre pesos, mas sobre loopback.

    A interface loopback não está declarada em interfaces, no OSPF, conforme evidencia a imagem que você passou. E quando estiver, precisa ser passiva.

    Tem interface levantando dinamicamente ("D" Flag). Adicione "na mão", explicitando a declaração.

    Saudações,

    Trober