+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Tenho um PC com Mikrotik instalado e gostaria de saber se existe algum tutorial explicando como configurá-lo para gerenciar uma RB 433UAH,ou seja,deixar a RB em bridge e fazer todo o gerenciamento pelo PC com Mikrotik.
    Isto seria viável ou seria melhor usar apenas a RB?
    Agradeço antecipadamente.

  2. #2

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Eu trabalho desta forma, tudo em bridge e um mikrotik central com as regras, hotspot e tudo mais

  3. #3

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    É eu tbm usava só bridge, com essa parada de broad cache na rede eu fiz roteamento de tudo,para evitar um pouco uso bridge só na rb que distribui sinal porque essa não tem como não ser bridge. Melhora significativamente a rede.

    1º coloque seu modem em bridge
    2º Seu pc com mikrotik modo pppoe-out * Obs: Se for crackeado pode funcionar por um tempo, se perceber uns travamentos e bugs já sabe que tem que comprar uma licença.
    3º Coloque a 433UAH em bridge as ether lan e wireless.

    Modo de configuração do servidor
    Renomeie as ethers vc deverá ter 2 placas de redes distintas
    1 Wan (Entrada de link)
    2 Clientes (Saida)
    a 3 será criada por causa do pppoe-out

    Continuação
    Em Ip addresses Ex: 172.16.1.254/24 Clientes
    Em ip Dns: 8.8.8.8 - 8.8.4.4 allow remote
    Em ip hotspot setup crie o hotspot na ether clientes
    crie os perfis de velocidade, sempre o 1º é upload e o 2º download Ex: 64k/256k
    Crie os usuários que receberão sua internet
    Já será criado automaticamente o masquerad, confirme em ip firewall nat
    Troque a senha para entrar no winbox em sistem users
    Em ip pool tire o ip da 433uah Ex: 172.16.1.1-172.16.1.252

    Sua 433UAH
    IP addresses Ex: 172.16.1.253
    Configure o cartão para Ap bridge

    Isso é o basico qualquer dúvida estamos ai pra ajudar.

  4. #4

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Eu ainda uso, tenho mais de 500 clientes e não tenho problema com broadcasting

  5. #5

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Eu ainda uso, tenho mais de 500 clientes e não tenho problema com broadcasting
    Não é que eu queira duvidar, mais se fizer o teste verá que tem broad sim impossivel vc não ter.


    Bridge - Uma bridge trabalha na camada 2 (modelo OSI), claro que no RouterOS há como aplicar algumas regras na bridge em níveis mais altos, mas ai ela deixa de ser bridge, de acordo com o conceito. Da forma com que a bridge trabalha, todo o trafego deve ser tratado em um roteador central, limite de banda, descarte de pacotes, regras de firewall, enfim todo o trafego passa de modo transparente para ser tratado adiante, agora imagine um ponto de acesso remoto onde há um backhall de transporte (ponto a ponto) todo o trafego desnecessário está passando por ele até chegar ao roteador central para ser tratado, fora outros transtornos como broadcast, em uma rede em bridge um único cliente tem o "poder" de diminuir o rendimento de todos os outros mesmo em outras "torres" somente com broadcast, fora outros problemas que podem ocorrer com rede em bridge, no meu ponto de vista eu só trabalharia com access point em bridge se tivesse um switch layer 3 logo atrás do mesmo para "filtrar" todos os problemas relatados.

  6. #6

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Eu trabalho com a rede em bridge + pppoe com filtro para pppoe em todos os radios, o broadcast que rola na rede é somente dos nossos equipamentos, estou colocando toda a rede com pppoe server de forma distribuida, mas a rede em bridge da mais flexibilidade no caso de algum problema em equipamento, eu poder utilizar o equipamento mais central como autenticador, já que pppoe é camada 2 e se a rede fosse roteada isso não seria possivel.

    Att,

    Anderson

  7. #7

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Citação Postado originalmente por Claudineibj Ver Post
    Não é que eu queira duvidar, mais se fizer o teste verá que tem broad sim impossivel vc não ter.


    Bridge - Uma bridge trabalha na camada 2 (modelo OSI), claro que no RouterOS há como aplicar algumas regras na bridge em níveis mais altos, mas ai ela deixa de ser bridge, de acordo com o conceito. Da forma com que a bridge trabalha, todo o trafego deve ser tratado em um roteador central, limite de banda, descarte de pacotes, regras de firewall, enfim todo o trafego passa de modo transparente para ser tratado adiante, agora imagine um ponto de acesso remoto onde há um backhall de transporte (ponto a ponto) todo o trafego desnecessário está passando por ele até chegar ao roteador central para ser tratado, fora outros transtornos como broadcast, em uma rede em bridge um único cliente tem o "poder" de diminuir o rendimento de todos os outros mesmo em outras "torres" somente com broadcast, fora outros problemas que podem ocorrer com rede em bridge, no meu ponto de vista eu só trabalharia com access point em bridge se tivesse um switch layer 3 logo atrás do mesmo para "filtrar" todos os problemas relatados.
    Realmente o ideal é ter tudo roteado, mas até lá existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar problemas, tem técnicas para um cliente não "enxergar" o outro, só isso já evita bastante broacast por conta do windows. Trabalhando com pppoe você cria um túnel do cliente até o seu servidor, o que também ajuda a não ter pacotes vagando por onde não devem.
    O problema de ter tudo roteado é ter hardware com grande processamento "dependurado" na torre.

  8. #8

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Citação Postado originalmente por Claudineibj Ver Post
    Não é que eu queira duvidar, mais se fizer o teste verá que tem broad sim impossivel vc não ter.


    Bridge - Uma bridge trabalha na camada 2 (modelo OSI), claro que no RouterOS há como aplicar algumas regras na bridge em níveis mais altos, mas ai ela deixa de ser bridge, de acordo com o conceito. Da forma com que a bridge trabalha, todo o trafego deve ser tratado em um roteador central, limite de banda, descarte de pacotes, regras de firewall, enfim todo o trafego passa de modo transparente para ser tratado adiante, agora imagine um ponto de acesso remoto onde há um backhall de transporte (ponto a ponto) todo o trafego desnecessário está passando por ele até chegar ao roteador central para ser tratado, fora outros transtornos como broadcast, em uma rede em bridge um único cliente tem o "poder" de diminuir o rendimento de todos os outros mesmo em outras "torres" somente com broadcast, fora outros problemas que podem ocorrer com rede em bridge, no meu ponto de vista eu só trabalharia com access point em bridge se tivesse um switch layer 3 logo atrás do mesmo para "filtrar" todos os problemas relatados.
    Pra não perder os beneficios da Bridge eu coloquei sim algumas regras nas rbs bridges, e alguns bloqueios, por isto esta bom

  9. #9

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Ótimas informações amigo.
    Agradeço a disposição em ajudar e estrelinha pra vc.
    Abraços
    Última edição por davidmilfont; 27-08-2012 às 19:26.

  10. #10

    Padrão Re: Como configurar Mikrotik Pcc para gerenciar RB 433UAH ?

    Citação Postado originalmente por snkbrz Ver Post
    Eu trabalho com a rede em bridge + pppoe com filtro para pppoe em todos os radios, o broadcast que rola na rede é somente dos nossos equipamentos, estou colocando toda a rede com pppoe server de forma distribuida, mas a rede em bridge da mais flexibilidade no caso de algum problema em equipamento, eu poder utilizar o equipamento mais central como autenticador, já que pppoe é camada 2 e se a rede fosse roteada isso não seria possivel.

    Att,

    Anderson
    Apesar de o mikrotik não implementar PPPOE Relay você, pode sim fazer a autenticação dos clientes na borda, pedindo parâmetros de autenticação em qualquer lugar do mundo ou em qualquer lugar da sua rede via Radius.

    Com a rede roteada é possível até outras coisas mais.