+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Boa tarde companheiros, estou com um servidor mikrotik core 2duo, 2gb de ram, hd 500gb sata, mikrotik v3.30 level 6 estávamos com 1000 clientes e ate ai ele rodando normalmente belezinha sem nenhuma falha nem processamento subindo apos passar dos 1000 clientes colocamos mais uns 300 = 1300 clientes e ele começou a subir o nivel de processamento para 80% travar dar erros alguém sabe o que pode ser ? qual a solução ? se eu melhorar as configurações do pc vai mudar ? enfim alguem tem alguma ajuda.

  2. #2
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Compre uma máquina mais robusta, com um processador melhor.

    Deve ter tambem algum Queue usando muita prioridade, isto tambem consome processador.

    Level 6 Lincença, 1300 Clientes, eu num sabia que era para mais de 1300 clientes, ou somente 600 clientes.

  3. #3

    Padrão Re:

    Licença level 6 e ilimitada em todos os modos de autenticação. Sobre o caso do gente fina, o computador já deu o que tinha pra dar, vai ter que dar um up no hardware pra resolver o problema. Mais memória, principalmente. E um processador mais rápido também é bem vindo (apesar de que o mikrotik dá uns paus trabalhando em muticore).

    Parceiro, qual o tráfego que tá passando por esse servidor? Eu já tive a experiência de testar 40 mega em uma RB1100 e ela deu uma patinada legal no processamento.

  4. #4

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    cara é o seguinte, esses 1300 clientes que você tem são online, ou o total de clientes, se for online meu amigo, seu servidor tá no osso velho.

    Compra uma máquina própria para servidor, tipo Dell ou IBM a coisa aí tá grande rapaz, e outra coloque ar condicionado, pois, se você baixar a temperatura da sala do servidor os equipamentos trabalham muito melhor, hd´s principalmente.

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Bom dia,

    Poderia sugerir também usar uma memória flash para o sistema operacional e não HD.

    Aqui usamos servidores Dell com memória flash SATA.

    Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Fazer um upgrade da versão de 3 para 4 ou 5 não vai ajudar ele não?
    Qual o processamento quando está com 1000 clientes?
    Uma outra opção é dividir a carga, colocando um segundo servidor e dividindo a rede para não sobrecarregar nenhum dos dois.

  7. #7

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    então os queue estão todos aparentemente normais velocidade de upload 128k e de download o maximo 1mega uso burst tambem so isso mas nada, os 1300 clientes sao ao todo o total online nao ficam tudo isso fica bem menos acredito que se chega online é no maximo uns 700, quanto a licenca 3.30 nivel 6 tudo liberado num sei se fazer um upgrade vai solucionar isso e quanto a melhorar o computador com 1000 clientes ele roda belezinha com o processamento a 20% no maximo sera que 300 clientes fazem tudo isso ir pra 80% ??/

  8. #8

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    eu tentaria primeiro atualizar o kernel e a versão do routeros (o nível está correto) pois se estava em 20% teria que subir para uns 50% e não 80%.
    A não ser que a memória ram esteja lotando e ele esteja usando o hd.
    Dá uma olhada nisso também,. quanto está consumindo de memória ram e hd? Verifica também se tem bad block.

  9. #9

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	330
Tamanho: 	70,1 KB
ID:      	38399

    segue o print do server

  10. #10

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    O seu sistema é dual-core :http://www.mikrotik.com/download/CHANGELOG_5
    What's new in 5.1 (2011-Apr-08 12:55):...*) sstp - fix problems on multicore systems;*) fix simple queues on multicore (fixes intel 82576 crash/reboot);

  11. #11

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    atualizar então pra versão 5.20 sera que resolve meu problema ?

  12. #12

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Citação Postado originalmente por jaider Ver Post
    atualizar então pra versão 5.20 sera que resolve meu problema ?
    verifica lá em system License se ele pode subir para a 5.20 e dá uma verificada se pode subir direto da 3 para a 5, mas creio que não custa tentar pois a versão 5 tem várias correções em relação a multicore. Mas não tenho como garantir que vai resolver e que vai ser 100% compatível com suas regras atuais, tinha que ver com alguém que já fez uma mudança assim.

  13. #13

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Recomendo fazer isso também :
    https://under-linux.org/blogs/geeek/...erboards-2267/
    Aqui atualizei o firmware e continuou tudo funcionando bem.
    Eu tentaria fazer esses upgrades, são de graça, pois a outra opção vai ser dispendiosa e vai ter um tempo de parada nos clientes maior

  14. #14

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Amigo primeiro atualiza pra alguma versão 4.x e depois atualiza de novo pra versão mais recente,isso é para nao perder a licensa se for direto da 3.30 pra ultima ele pode pedir uma nova key,após isso atualize tambem o firmware,New terminal >> System >> Routerboard >> Upgrade.

    Abs.

  15. #15

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Amigo primeiro atualiza pra alguma versão 4.x e depois atualiza de novo pra versão mais recente,isso é para nao perder a licensa se for direto da 3.30 pra ultima ele pode pedir uma nova key,após isso atualize tambem o firmware,New terminal >> System >> Routerboard >> Upgrade.

    Abs.
    Estive olhando no site da mikrotik e não achei as versões anteriores, me ajuda ai a lembrar como faz para baixar as anteriores para ficar uma resposta mais completa

  16. #16

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Estive olhando no site da mikrotik e não achei as versões anteriores, me ajuda ai a lembrar como faz para baixar as anteriores para ficar uma resposta mais completa
    Ta ai o link da versão 4.17,atualiza com ela depois vc instala a mais nova.

    http://www.4shared.com/file/5gcWiFxx...ipsbe-417.html

  17. #17

    Padrão Re: Processamento do Mikrotik chegando a 80%

    Meu amigo com 1300 clientes na rede e rodar com uma maquina dessa não vai pra frente mesmo, amigo te aconselho a trocar isso por uma powerrouter 732 que for mais tira isso, amigo o rádio já ta bem queimado então investe uns troco ai e troca isso.... fica a dica coloca rodar uma power dessa que for que vai ver uma grande e notavel diferença. abraço.