Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Passar cabo para outro lado da RUA

    Existe alguma regra, alguma norma para passar um cabo para o outro lado da rua.

    Meu escritorio fica de um lado da rua, mas a torre fica do outro lado, o que fazer para passar esse cabo?

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Vc usara poste da compania de eletrificacao? ou usara o espaco publico calcadas?

    - Compania de eletrificacao postes, procure o escritorio na sua cidade, por que para cada situacao existe uma medida, exemplo, cruzar uma avenida e uma medida de altura, vias de poucos movimento e outra e assim vai
    - Se for fazer tubulacao subterranea procure a prefeitura tera toda uma normativa adotada na sua cidade para este trabalho.

    este seria o caminho

  3. #3

    Padrão Re:

    Cara, tu tem três alternativas:

    - Pedir permissão para a secretaria de obras da tua cidade e fazer um micro trenching (micro vala, de até 40cm de profundidade). Eu acredito ser difícil, justamente pelo fato de "cortar" a rua, porque isso vai trazer problemas pra empresa de água e esgoto.

    - Pedir autorização para a prestadora de energia pra passar o cabo entre as fiações (quando digo "entre" é abaixo ou acima dos fios de telecom). Pra isso precisa de SCM, projeto, paciência e muito dinheiro...

    - Esquece o cabo e monta um enlace de rádio.

  4. #4

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    iSSO MESMO.
    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Vc usara poste da compania de eletrificacao? ou usara o espaco publico calcadas?

    - Compania de eletrificacao postes, procure o escritorio na sua cidade, por que para cada situacao existe uma medida, exemplo, cruzar uma avenida e uma medida de altura, vias de poucos movimento e outra e assim vai
    - Se for fazer tubulacao subterranea procure a prefeitura tera toda uma normativa adotada na sua cidade para este trabalho.

    este seria o caminho

  5. #5

    Padrão Re:

    Demattos, pensamos a mesma coisa ao mesmo tempo.

  6. #6

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Por que não usar um par de Nanobridge? sai muito mais barato.

  7. #7

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Então para eu passar o cabo aéreo eu preciso de autorização da companhia de energia mesmo sem usar o poste deles?

  8. #8

    Padrão Re:

    Não sei se da companhia de energia, mas da prefeitura sim. Tem que ter autorização pra plantar um poste em cada calçada, mesmo que passe longe dos cabos do poste de energia e telecom.

    Mas quanto de link tu precisa passar para o outro lado?

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Citação Postado originalmente por abu Ver Post
    Então para eu passar o cabo aéreo eu preciso de autorização da companhia de energia mesmo sem usar o poste deles?
    uma coisa e certa melhor prefinir do que levar multa rsrsr, nao cusca nada vc ir nos orgao competentes po que se estes postes estiverem em terreno particular e uma coisa se estver em via publica e outra, e mesmo queos postes seja seu tem que ter liberacao de execulcao de prefeitura e copania de eletrificacao, bem provavel que trea projeto enhegeiro art de obras etc etc.

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Cara, tu tem três alternativas:

    - Pedir permissão para a secretaria de obras da tua cidade e fazer um micro trenching (micro vala, de até 40cm de profundidade). Eu acredito ser difícil, justamente pelo fato de "cortar" a rua, porque isso vai trazer problemas pra empresa de água e esgoto.

    - Pedir autorização para a prestadora de energia pra passar o cabo entre as fiações (quando digo "entre" é abaixo ou acima dos fios de telecom). Pra isso precisa de SCM, projeto, paciência e muito dinheiro...

    - Esquece o cabo e monta um enlace de rádio.

    Amigo somente SCM pode fazer isso? no caso com SVA não poderia passar pelos postes? estasempre foi minha duvida

  11. #11

    Padrão Re:

    Precisa sim, sabe porque? Porque quando tu for mandar o projeto para a companhia de energia eles vão pedir o termo da SCM. Imagina se a companhia de energia autoriza uma empresa sem outorga a prestar serviços de telecomunicações juntamente com outras operadoras? Dá problema, né?

    Imagina se o SVA, por exemplo, cabeia toda a cidade e começa a incomodar as operadoras. Tu acha que as operadoras não vão chiar??

    Abração!


    Ps: Não sei se faz parte das normativas de todas as companhias de energia, mas aqui no Rio Grande do Sul a normativa da AES Sul exige a licença de SCM como pré-requisito para compartilhamento de infra-estrutura. Sem a licença a empresa nem cogita um projeto com eles.

  12. #12

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Precisa de SCM por no minimo 2 motivos:

    - O cabo sai de uma edificação e vai para outra, isto é um serviço de telecom.
    - O projeto para usar os postes, so será aprovado para SCM/STFC, etc.

  13. #13
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    obrigado amigos, sanou minha divida, obrigado

  14. #14

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Aqui segue um exemplo. Um concessionário volkswagen, cliente nosso possui uma central PABX e o seu roteador de internet em um lado da rua e o mesmo possui do outro lado da rua sua loja de seminovos. Caminho para tubulação, prefeitura ART espedida por engenheiro eletrecista responsável e encaminhado a prefeitura uma vez a prefeitura autorizando ainda precisou de autoriazação e laudo da empresa de rede de agua e saneamento básico com proposito de saber as medidas para não afetar os mesmos. Após a respostas do engenheiro de ambas foi autorizada a obra, uma vez que no projeto enviado as mesmas ficou provado que seria para interligar dois pontos entre a matriz e nao entre matriz e filial. Fiscais da prefeitura foram até o local e da rede de agua e esgoto e ambos espediram autorização para que a obra fosse realizada.

  15. #15

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Aqui fizemos tudo isso, mas foi para ligar o cabo de energia no transformador do outro lado da rua. Passaram que tinha que concretar em volta do tubo e asfaltar denovo. Estava tudo pronto e autorizado, na hora marcada a rua foi fechada para a obra o trator começou a cavar no local determinado e voou esgoto para tudo quanto foi lado, a companhia de água teve que vir para resolver e o que era paa levar duas horas levou o dia todo.
    Só ficou tudo bem pq havíamos pedido a autorização na prefeitura e ela consultou os órgãos competentes antes de autorizar, então o erro não era nosso.
    Subterrâneo vai ser mais fácil de conseguir e não tem custo mensal, além de te deixar um tubo livre para passar mais cabos, levando os poe da torre para o seu escritório.

  16. #16

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Acredito que por tal motivo foi solicitado uma autorização da rede de agua e esgoto antes que a obra fosse realizada. Ainda bem que não houve imprevistos.

  17. #17

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Acredito que por tal motivo foi solicitado uma autorização da rede de agua e esgoto antes que a obra fosse realizada. Ainda bem que não houve imprevistos.
    Se uma chuva de esgoto não for imprevisto...
    Mas no fim deu certo. Só alertei que é bom estar com toda a documentação exigida pq se der merda (no meu caso literalmente) você pode ligar tranquilo para o órgão responsável e pedir ajuda.

  18. #18

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Citação Postado originalmente por abu Ver Post
    Existe alguma regra, alguma norma para passar um cabo para o outro lado da rua.

    Meu escritorio fica de um lado da rua, mas a torre fica do outro lado, o que fazer para passar esse cabo?

    Tipo assim. sera que só eu recomendaria um par de antenas fodastica com potencia baixa. ja que sera muito burocratico.

  19. #19

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Me referi mal. Ainda bem que nós nao tivemos imprevistos.HEHE

  20. #20

    Padrão Re: Passar cabo para outro lado da RUA

    Tipo assim. sera que só eu recomendaria um par de antenas fodastica com potencia baixa. ja que sera muito burocratico.




    Tambem recomendo um par de antenas. Se for o caso, utilize 2 cpe sxt 5hnD da Mikrotik. Muito mais barato, e nada de ficar dependendo de prefeituras