+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Possibilidade: Mikrotik RB750 x Isa Server2006 (Só com a RB750)

    A Minha dúvida é simples, mas antes lhes apresento o meu cenário:
    Tenho uma rede com 20 Computadores
    Tenho 1 RB750, com 2 modens em bridge fazendo load balance, com 2 links de 10mbps da oi, funcionando perfeitamente.
    Tenho um Firewall funcionando como proxy das minhas estações, através do isa Server 2006, por ele libero e bloqueio os acessos de cada pc, isto sem autenticação do usuário, sem o uso de relatórios de acesso, pois não são necessários, também funcionando perfeitamente.


    Então vem a dúvida:
    Teria como com esta RB750 substituir totalmente o isa Server 2006?
    Tipo especificar sites liberados para cada grupo de computadores?
    Pois o serviço maior que já é receber a internet, fazer o roteamento já existe na RB750, acredito que liberar e bloquear sites já seria pouca coisa perto do que a mesma já faz, a única diferença seria que o ISA Server me dá os relatórios de acesso, mas na verdade também não preciso deles, já que os usuários só acessam o que é permitido.
    Isto me permitiria até adquirir uma outra RB750 de backup caso uma tenha problemas, o que é bem melhor que ter um PC com Windows e Isa Server, o que é no meu ponto de Vista, muito mais sujeito a falhas, pela possibilidade de vírus, problemas de hardware, etc.

    Seria que com isso também ganharia performance de rede, pois haver menos equipamentos para fazer menos trabalho?

    Por favor me ajudem! Descobri o Mikrotik agora, já está sendo amor a primeira Vista

  2. #2

    Padrão Re: Possibilidade: Mikrotik RB750 x Isa Server2006 (Só com a RB750)

    Também concordo, sempre trabalho com a capacidade mínima sendo o dobro da infraestrutura, para não só permitir o crescimento, como também o hardware ter um "descanso", já que trabalha com uma capacidade abaixo do esperado.
    A minha RB 750 tem 400Mhz com 32MB, achei uma RB750GL com 400mhz mas com 64MB de Memória. Esta RB750GL será que suportaria todo o serviço? Na época comprei minha RB por 260,00, hoje já acho uma melhor por R$ 200,00. Se for vai melhorar demais! Valeu Márcio!

  3. #3

    Padrão Re: Possibilidade: Mikrotik RB750 x Isa Server2006 (Só com a RB750)

    Rapaz, não tinha prestado atenção, você disse RB 450G, estava procurando a RB 750G, são diferentes, achei uma com case por R$ 400,00. Pelo que vi ele é tudo de bom! Mas me tire só uma dúvida: Andei procurando também que o Mikrotik tem um sistema de log de sites acessados, o que me leva a entender que posso bloquear os sites e liberar somente os que eu desejaria, como ele aceita Cartão SSD, posso usar um de 4GB para gravar os logs, e a memória interna para fazer o cache de proxy? É isso mesmo? Ainda assim acho o preço viável perto da solução que me corresponderia a tudo que precisaria: Load Balance + Proxy + Relatórios + Baixo Custo!

    Será a solução perfeita para mim! Valeu mais uma vez Márcio!

    Obs.: Não sei se seu avatar sempre incomodaria Márcio, mas que chama atenção chama.
    Última edição por fernandolfc; 10-09-2012 às 12:01. Razão: Erro de ortografia