+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dicas já me arrependi, agora tento solução

    amigos, pelo que venho acompanhando estou em um dos melhores local p/ esclarecer minhas duvidas. bom tenho varias vou tentar explicar a situação..

    Moro no litoral, terreno plano sem predios algumas arvores somente. Não tem speedy em toda cidade, tive a "grande" ideia de mandar internet a alguns amigos pq fiquei 1 ano sem net quando mudei p/ ca, foi ai que começou os problemas.

    pesquisei por varios produtos e quais poderiam oferecer-me a solução. vi varias reclamaçoes da krazer porem eram sobre o suporte eu acabei fazendo a merda de comprar um pcba KRAZER 1000mw de potencia e uma omni 15dbi, tentei, tentei, tentei até q fechei um link de 1.3km transmitia 500 kbps pela rede o sinal era 50%. porem instavel e nao consigo de lugares proximos etc o sinal nunca é bom.

    agora li mais 1 mes completo nao tenho $, porem quero iniciar um provedor na regiao de forma a fazer direito e ter clientes satisfeitos nao quero mais mandar apenas p/ amigos pois o trabalho raiva e gasto que tive esta me motivando rs.

    vou adiquirir um buleet 2 comum de 100mw e ligar na omni de 15dbi tbm irei adiquirir uma rb 750 (comprei até uma torre triangular de 8 metros) gostaria de saber se essa combinação já é rasoavel p/ iniciar e ter entre 10 e 15 clientes.
    obs torre mais um cano tubular q comprei p/ encaixar na torre atinjo uns 12 ou 13 metros do chao.

    pretendo usar na torre painel setorial porem nao tenho verba no momento p/ adiquirir o material necessario precisarei dos clientes primeiro, estou motivado a toda verba ganha com a torre investir nela até ter cerca de 50 clientes.


    queria saber de vcs q sao mais experientes se essa combinação funciona bem p/ até os 15 clientes e tbm se tiverem dicas etc p/ me ajudar seram bem vindas rs sei q a rb750 vai da trabalho p/ configurar.

    desde ja, muito obrigado a todos e desculpe-me o texto grande rs.


  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    Olá amigo,
    Como você esta iniciando esta omni de 15dbi ira sim atender esta quantidade de clientes desejado, claro que o principal sera o link que você ira usar, quer qualidade? coloque um servidor de cache juntamente com a Rb 750 pra dar uma aliviada no linkl, já usei aqui uma omni de 15dbi aquarios e atendi em media 20 clientes com planos de 256kbps a 500 kbps. já é bom você ir se preparando pra migrar tudo para 5.8ghz, 2.4ghz já era. coloque um equipamento 5.8ghz para os futuros clientes e esquece 2.4.

    abraços e boa sorte! Deus abençoe ai nos negocios...

  3. #3

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    Antes de dizer que 2.4 já era, analise se no local onde você mora a poluição é extrema. Em alguns casos que tenho tirado leite de pedra com 2.4, antenas blindadas, micropop's de até 1km. Então, é sim possível. Por causa de idéias como essa de que 2.4 não presta, que 5.8 está ficando igual, e estamos ficando sem saída. Quanto aos equipamentos, siga a dica do cache, agora, vá de Bullet M2 HP, é melhor, tem Airmax se for usar com UBNT nos clientes, é N, tem uma série de
    vantagens.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  4. #4

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    vamos la, lembrando sou novato na area.

    servidor de cache sim posso colocar de momento nao acho necessario.

    agora me digam o q é poluição p/ vcs, quantos redes sao necessarias p/ vcs julgarem o lugar poluido?

    aki na omni atualmente vejo 7 torres constantes, 3 sao muito longe estao a 12 km de distancia exatamente (vejo a torre quando vou até o bairro) e é via avenida pista reta, o sinal é sempre baixo 8 ou 10 %

    as torres proximas o sinal é bom em torno de 40% (minha placa krazer marca sinal em porcentagem e nao em db).

    uma duvida tem uma altura minima sugerida p/ torre ?

  5. #5

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    Lembro-lhe que se você trabalhar com microcélulas, a poluição não será problema, pois você estará sempre perto dos seus assinantes (raio de 1km). Pelo seu relatório, você pode muito bem utilizar 2.4 aí, valendo-se de painéis setoriais UBNT com Rocket, ou até mesmo uma NanoStation no caso de uma microcélula. Caso queira usar uma Omni, use Bullet M2 HP e NanoLoco M2 nos clientes mais próximos e Airgrid M2 nos clientes mais distantes. E poste os resultados aqui.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  6. #6

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    esta é a tabela que vejo de redes



    SSID BSSID Channel Type Encrypt Signal
    ETECC-SUARAOV 00:02:6f:82:78:d7 9 (B) AP WPA-PSK/WPA2-PSK 41
    elisa b8:c7:16:8a:d5:ed 1 (B+G) AP WPA-PSK/WPA2-PSK 36
    NETWAVE_SU2 00:15:6d:5e:e5:11 6 (B) AP no 35
    NETWAVE_SU4 00:15:6d:5e:e5:ba 10 (B) AP no 33
    NETWAVE 00:15:6d:a6:d7:6d 6 (B) AP no 32
    WSNET-S1 00:0c:42:6a:63:e5 4 (B+G) AP WPA-PSK/WPA2-PSK 26
    WSNET-S2 -- 3426.9359 00:0c:42:68:02:aa 11 (B) AP WEP 24
    SUARAO_MORRO2 00:15:6d:9c:0b:1a 6 (B) AP no 24
    BrunisCauzzo b8:c7:16:64:c8:85 11 (B+G) AP WPA-PSK/WPA2-PSK 20
    ETECC-CAMPOSELISIOS 00:15:6d:64:77:e5 1 (B) AP WPA-PSK/WPA2-PSK 20
    NETWAVEH1 00:15:6d:f6:6d:38 1 (B) AP no 18
    NETWAVE_SU6 00:15:6d:a7:a3:02 1 (B) AP no 9



    nao sei como o buleet2 vai me mostrar isso, mas atualmente estas sao as redes.

    aproveitando bateu uma curiosidade, ja tenho um local a 1.3km p/ erguer uma segunda torre. como ligo a segunda torre ? só tenho internet na primeira, usa WDS ? usando WDS como funciona, vai pedir usuario e senha q colocarei na torre 1?

    bom aceito sugestao essa nao vai ser ligada de imediato mas ja nao esta tao longe pois tenho o local aceito dicas p/ poder ja fazer a coisa certa.

    e claro muito obrigado a todos pela ajuda e esclarecimento

  7. #7

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    Provavelmente ele ache mais redes. Mas isso não importa. Opte pela linha M da Ubiquiti, que tem o Airmax, que ajuda contra interferências.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  8. #8
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    amigo, ja que esta no inicio de sua rede, ja pega com equipamento homologado ja compra ai um painel para o lado que mais tem clientes e ja coloca em 5.8, um bom que não vai dar problema em sua rede seria o basestation m5 da ubiquiti e nos seus cliente coloca o nanostation m5, é super simples e já é mimo, assim se voce estiver um link bom vai ter uma rede muito boa tambem.

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    lembrando que a sua RB 450G, RB 750G ou mesmo a RB 250Gs, seria para concentrar o seu link do ponto inicial.

  10. #10

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    lembrando que a sua RB 450G, RB 750G ou mesmo a RB 250Gs, seria para concentrar o seu link do ponto inicial.

    amigo nao entendi

  11. #11
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    seria para ser como um servidor central, tipo LAN1 entra o seu LINK ou LINK´s, LAN2 sai para os seus clientes/rede/torre´s LAN3 para um servidor cache, assim por diante.

    as 3 RB´s que coloquei acima a RB 450g é a mais topi nos padrão mais barato ai passa para as RB´s 1000 ou 1100 etc´s.

  12. #12

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    sera que vcs podem me ajudar agora com a RB750?

    bom nao sei nem acessar ela rs.

    seguinte vo usar o modem em bridge, acessar via pppoe com a rb750, dela vai p/ o bullet e 1 pc.

    gostaria de usar hotspot na rede, alguem pode me ajudar muito obrigado.

    OBs vi alguns videos e tal mas nao ajudaram

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    Citação Postado originalmente por medeiros64 Ver Post
    sera que vcs podem me ajudar agora com a RB750?

    bom nao sei nem acessar ela rs.

    seguinte vo usar o modem em bridge, acessar via pppoe com a rb750, dela vai p/ o bullet e 1 pc.

    gostaria de usar hotspot na rede, alguem pode me ajudar muito obrigado.

    OBs vi alguns videos e tal mas nao ajudaram

    me chama ai no msn, que vejo pra vc.

  14. #14
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: dicas já me arrependi, agora tento solução

    Citação Postado originalmente por medeiros64 Ver Post
    sera que vcs podem me ajudar agora com a RB750?

    bom nao sei nem acessar ela rs.

    seguinte vo usar o modem em bridge, acessar via pppoe com a rb750, dela vai p/ o bullet e 1 pc.

    gostaria de usar hotspot na rede, alguem pode me ajudar muito obrigado.

    OBs vi alguns videos e tal mas nao ajudaram
    Olá, caso não consiga colocar tudo pra rodar entre em contato que te ajudo a configurar.
    abraços e boa sorte ai que Deus abençoe e prospere seus negocios.
    te mais...