+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Pessoal!!

    Tenho uma duvida.

    Tenho um 751g, ele tem 5 lans giga e um wifi, certo... Eu uso todas as portas deles de lan e wifi no momento.

    Lan1=> modem adsl
    lan2,3,4,5,wifi=> computadores clientes

    Pois bem, se tratanto de desempenho o que seria melhor. Criar uma interface bridge da lan2 à 5 +wifi ou nao fazer bridge nenhuma e deixar o ip fixo na lan2 com todas as outras portas puxando dela lá na opção "master port: lan2".

    Pelo que eu vi, funciona bem em ambas as formas mas qual é a melhor?

    Abraços!!

  2. #2

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    Pelo que eu vi, funciona bem em ambas as formas mas qual é a melhor?
    Boa tarde.

    Tem a resposta[1] para essa pergunta em outro tópico aqui do Under-Linux

    [1] https://under-linux.org/f143/duvida-...87/#post589652

    Saudações,

    Trober

  3. #3

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Opa, obrigado entao!!!

    O ideal mesmo no caso do 751 seria fazer tudo via master port e nao bridge né? Farei na lan2.

    Thanks!

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Boa tarde.

    Tem a resposta[1] para essa pergunta em outro tópico aqui do Under-Linux

    [1] https://under-linux.org/f143/duvida-...87/#post589652

    Saudações,

    Trober

  4. #4

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    Opa, obrigado entao!!!
    Fico feliz por ter sido útil

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    O ideal mesmo no caso do 751 seria fazer tudo via master port e nao bridge né? Farei na lan2.
    Exatamente. Não pode ser feito na ether1, conforme evidencia o outro post[1], em especial no que tange ao destaque[2] abaixo:

    Atheros7240 is present on RB750(ether2-ether5), RB750UP(ether2-ether5) and RB751U-2HnD(ether2-ether5).
    [1] https://under-linux.org/f143/duvida-...87/#post589652
    [2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...s#Introduction

    Saudações,

    Trober

  5. #5

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    So uma coisa. a porta wifi integrada nao aceita isso ne? entao se eu quiser ela no meu bridge nao tem como configurar igual as lans... pra ela vou precisar fazer um bridge mesmo certo?

  6. #6

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    So uma coisa. a porta wifi integrada nao aceita isso ne?
    Não aceita

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    entao se eu quiser ela no meu bridge nao tem como configurar igual as lans... pra ela vou precisar fazer um bridge mesmo certo?
    Sim

    Saudações,

    Trober

  7. #7

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Pois éee mas ai que ta o problema. Eu faço um "master port" das lans, e faço um bridge pra colocar a lan5 + wifi. E vou por o ip local do router nesse bridge.

    Vou ter um bridge que chama um switch... Nao seria mais ideal fazer um bridge geral do que esse cascateamento de swtich em cima de bridge?

    O que voce acha amigo?

  8. #8

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    O que voce acha amigo?
    Pois olha... Boa pergunta! hehehe

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    Pois éee mas ai que ta o problema. Eu faço um "master port" das lans, e faço um bridge pra colocar a lan5 + wifi. E vou por o ip local do router nesse bridge.

    Vou ter um bridge que chama um switch... Nao seria mais ideal fazer um bridge geral do que esse cascateamento de swtich em cima de bridge?
    Dependendo da exigência do cenário, eu faria em bridge. Mas se quiser sair da dúvida, faça um benchmark com os dois modos. Concluído isso, publica aqui, na forma de blog do Under-Linux

    Saudações,

    Trober

  9. #9

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Pois olha... Boa pergunta! hehehe



    Dependendo da exigência do cenário, eu faria em bridge. Mas se quiser sair da dúvida, faça um benchmark com os dois modos. Concluído isso, publica aqui, na forma de blog do Under-Linux

    Saudações,

    Trober
    A configuracao padrao do router que sai da fabrica eh isso, switch das lans na lan2 + bridge da lan2 com a wifi.

    Provavelmente seja o melhor caminho ja que é assim que sai de fabrica feito pelos sabichões da mk!

    Valeu pelas dicas de qualquer forma, pelo menso deu pra sacar bem agora a diferença entre swtich e bridge.

  10. #10

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por LKS45 Ver Post
    A configuracao padrao do router que sai da fabrica eh isso, switch das lans na lan2 + bridge da lan2 com a wifi.

    Provavelmente seja o melhor caminho ja que é assim que sai de fabrica feito pelos sabichões da mk!

    Valeu pelas dicas de qualquer forma, pelo menso deu pra sacar bem agora a diferença entre swtich e bridge.
    Pode ser feito um túnel da wifi com a porta master.

  11. #11

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Eu nao sei como fazer esses tuneis.

  12. #12

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    Pode ser feito um túnel da wifi com a porta master.
    Leandro, seria uma bridge com a porta master e a wi-fi? Pq eu faço assim, uso a porta 2 como master port das portas 3 a 5. Depois crio uma bridge e jogo a wi-fi e a master port juntas. Assim tenho as vantagens dos dois modos; a eficiência do switch entre as portas 2 a 5 e a praticidade da bridge pra integrar com a wi-fi.

  13. #13

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Leandro, seria uma bridge com a porta master e a wi-fi? Pq eu faço assim, uso a porta 2 como master port das portas 3 a 5. Depois crio uma bridge e jogo a wi-fi e a master port juntas. Assim tenho as vantagens dos dois modos; a eficiência do switch entre as portas 2 a 5 e a praticidade da bridge pra integrar com a wi-fi.
    Vlan, eoip, etc.
    Existem muitas opções de túneis entre 2 portas de rede, sendo na mesma rb ou em rb diferentes, no caso acho que uma vlan resolve.

  14. #14

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Leandro, seria uma bridge com a porta master e a wi-fi? Pq eu faço assim, uso a porta 2 como master port das portas 3 a 5. Depois crio uma bridge e jogo a wi-fi e a master port juntas. Assim tenho as vantagens dos dois modos; a eficiência do switch entre as portas 2 a 5 e a praticidade da bridge pra integrar com a wi-fi.
    mas isso é o que acabei de dizer que é o default do router!! o problema disso é que o switch so vai agir entre as portas locais, ja que voce bota o ip na bridge eu suponho todo o acesso vai passar pela bridge, ou seja, perde os beneficios do switch ja que a saida de tudo vai ser mesm na bridge.

  15. #15

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    Boa noite,me ocorreu uma duvida,no caso da bridge eu criei o pppoe pra discar na bridge,mas no caso de se fazer um uma master port da da 2 com a 3 a 5, onde seria feito a discagem?

  16. #16

    Padrão Re: Criar um BRIDGE ou fazer uma porta master, o que é melhor em desempenho?

    teoricamente seria feito na porta 1, criando um dhcp cliente aplicado na porta 1 e depois uma conexão PPOE também na porta 1