+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VLan e PPPoE

    Opa , seguinte , eu tenho 5 torres uma delas sendo base todas com wds pra elas ,eu queria faser uma vlan com pppoe , para cada vlan vou ter que faser um servidor pppoe , beleza , mais nas torres tenho que faser uma bridge da vlan e as portas dos clientes ? como faço? obrigado pela ajuda!

  2. #2

    Padrão Re: VLan e PPPoE

    Não tenho certeza se entendi bem, mas seria mais ou menos isto? Servidor > porta de saída de cliente > vlan1 para porta saída cliente ; vlan2 para a porta saída cliente> rbApbridge > porta ether conectada ao servidor > vlan1 para porta conectada ao servidor; vlan2 para a porta conectada ao servidor> bridge1 porta vlan1; porta saída cliente wireless ap; bridge2 porta vlan2 porta saída cliente wireless ap.?

  3. #3

    Padrão Re: VLan e PPPoE

    Desculpe-me a intromissão, mas isso irá beneficiar sua rede em que?
    Qual a finalidade desse tipo de configuração?

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: VLan e PPPoE

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Desculpe-me a intromissão, mas isso irá beneficiar sua rede em que?
    Qual a finalidade desse tipo de configuração?
    Mesma duvida, aplicacao para isto amigo, isolar clientes?

  5. #5

    Padrão Re: VLan e PPPoE

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Mesma duvida, aplicacao para isto amigo, isolar clientes?
    Acredito que possa ser usado em servidores de pequeno porte PPPOE que não utilizem de Radius, onde não trabalham com roteamento direto no ap, mas sim com a rede em bridge, desta forma pode-se isolar os paineis de forma bem individual, exemplo:
    supondo que temos o seguinte cenário:

    > RB4 com 2 cartões AP5 e 6 >
    Ether2 RB1 com 2 cartões PTP> RB5 com 2 cartões AP7 e 8 >
    Serv PPPOE Mikrotik > Ether3 RB2 com 2 cartões AP1 e 2 >
    Ether4 RB3 com 2 cartões AP3 e 4 >

    normalmente em redes com pppoe centralizado sem radius podemos dizer que estaria com servidor pppoe na ether2 outro na 3 e um outro na ether4, teriamos provavelmente também uma bridge na RB1 (portas wlan1(PTP), wlan2(PTP) e ether (Ligada ao servidor)), outra bridge na RB2 (portas wlan1(AP1), wlan2(AP2) e ether (Ligada ao servidor)), RB3 (Igual a RB2), RB4 bridge (portas wlan1(PTP), wlan2(AP5) e wlan3 (AP6)),RB5 (Igual a RB2); resumindo muitas conexões em bridge, rsrsrs,
    algumas vantagens que podemos alcançar com isto? bem, no servidor teríamos como saber até, qual ap o cliente está conectado, pois o servidor pppoe ficaria ligado "diretamente" à Vlan referente ao cartão, ficando mais ou menos assim no servidor ex:;

    ### Ether2 ###
    #vlan1 (Painel 5)
    cliente-pppoe1
    cliente-pppoe2
    cliente-pppoe3
    #vlan2 (Painel 6)
    cliente-pppoe4
    cliente-pppoe5
    cliente-pppoe6
    cliente-pppoe7
    #vlan3 (Painel 7)
    cliente-pppoe8
    cliente-pppoe9
    #vlan4 (Painel 8)
    cliente-pppoe10
    cliente-pppoe11
    cliente-pppoe12
    ### Ether3 ###
    #vlan1 (Painel 1)
    cliente-pppoe13
    cliente-pppoe14
    cliente-pppoe15
    #vlan2 (Painel 2)
    cliente-pppoe16
    ### Ether4 ###
    #vlan1 (Painel 3)
    cliente-pppoe17
    cliente-pppoe18
    cliente-pppoe19
    #vlan2 (Painel 4)
    cliente-pppoe20
    cliente-pppoe21
    cliente-pppoe22
    cliente-pppoe23
    ### Ether5 ###
    ### Ether6 ###

    Tem melhores aplicações? não sei rsrsrs... (não utilizo aqui), tem alguma desvantagem? também não sei, não vi nenhuma desvantagem de se usar, na verdade eu achei mais vantagem pelo fato de não ter tantas conexões "perdidas" por ai nas bridges da vida

  6. #6

    Padrão Re: VLan e PPPoE

    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Acredito que possa ser usado em servidores de pequeno porte PPPOE que não utilizem de Radius, onde não trabalham com roteamento direto no ap, mas sim com a rede em bridge, desta forma pode-se isolar os paineis de forma bem individual, exemplo:
    supondo que temos o seguinte cenário:

    > RB4 com 2 cartões AP5 e 6 >
    Ether2 RB1 com 2 cartões PTP> RB5 com 2 cartões AP7 e 8 >
    Serv PPPOE Mikrotik > Ether3 RB2 com 2 cartões AP1 e 2 >
    Ether4 RB3 com 2 cartões AP3 e 4 >

    normalmente em redes com pppoe centralizado sem radius podemos dizer que estaria com servidor pppoe na ether2 outro na 3 e um outro na ether4, teriamos provavelmente também uma bridge na RB1 (portas wlan1(PTP), wlan2(PTP) e ether (Ligada ao servidor)), outra bridge na RB2 (portas wlan1(AP1), wlan2(AP2) e ether (Ligada ao servidor)), RB3 (Igual a RB2), RB4 bridge (portas wlan1(PTP), wlan2(AP5) e wlan3 (AP6)),RB5 (Igual a RB2); resumindo muitas conexões em bridge, rsrsrs,
    algumas vantagens que podemos alcançar com isto? bem, no servidor teríamos como saber até, qual ap o cliente está conectado, pois o servidor pppoe ficaria ligado "diretamente" à Vlan referente ao cartão, ficando mais ou menos assim no servidor ex:;

    ### Ether2 ###
    #vlan1 (Painel 5)
    cliente-pppoe1
    cliente-pppoe2
    cliente-pppoe3
    #vlan2 (Painel 6)
    cliente-pppoe4
    cliente-pppoe5
    cliente-pppoe6
    cliente-pppoe7
    #vlan3 (Painel 7)
    cliente-pppoe8
    cliente-pppoe9
    #vlan4 (Painel 8)
    cliente-pppoe10
    cliente-pppoe11
    cliente-pppoe12
    ### Ether3 ###
    #vlan1 (Painel 1)
    cliente-pppoe13
    cliente-pppoe14
    cliente-pppoe15
    #vlan2 (Painel 2)
    cliente-pppoe16
    ### Ether4 ###
    #vlan1 (Painel 3)
    cliente-pppoe17
    cliente-pppoe18
    cliente-pppoe19
    #vlan2 (Painel 4)
    cliente-pppoe20
    cliente-pppoe21
    cliente-pppoe22
    cliente-pppoe23
    ### Ether5 ###
    ### Ether6 ###

    Tem melhores aplicações? não sei rsrsrs... (não utilizo aqui), tem alguma desvantagem? também não sei, não vi nenhuma desvantagem de se usar, na verdade eu achei mais vantagem pelo fato de não ter tantas conexões "perdidas" por ai nas bridges da vida

    Seria para isolar a rede mesmo , uso clientes com nat e tal , e uso servidor radius , mais assim eu quero rotear meus paineis e dai eu achei melhor isolar via vlan , ou teria algo melhor?

  7. #7

    Padrão Re: VLan e PPPoE

    Também tenho interesse em isolamento de clientes.