+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    Olá, a todos, de 2 anos pra ca pausei os meus serviços à provedores propriamente dito, continuei com o mikrotik, mas em empresas privadas de varios setores, menos o provedor.

    Entao com isso fiquei um pocuo fora do mercado de equipamentos e to com um projeto pra fazer num provedor que eh o seguinte
    a necessidade:

    Levar conexao a um raio de 1.000 metros.
    sem ter que instalar antenas externas na casa do cliente
    sem tem que instalar radios(APs) na casa dos clientes
    tipo um modenzinho ligado direto no PC ou notebook do cliente

    a) Consigo fazer isso em 900mhz,
    a grosso modo: existe equipamento 900mhz pra espetar no note ou desktop
    o 900mhz chegaria a 1.000 metros e ainda atravessaria 2 ou 3 paredes da casa do cliente ?

    b) E em "3G" da pra fazer ?? ou ainda nao eiste equipamento 3G para pequenos provedores ? ou seja com um custo relativamente baixo.



    grato
    Zé mkt

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    amigo, acho que tu se ligar qualquer coissa nesa frequencia e em 3g tu vai pegar uma cadeia dos diabos viu, vão te fritar.
    o 3g são em faixas leilõadas, custa uma grana preta, ou seja, e dar um tiro no pé.
    nem se atreava a pensar em 3g.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    Cara por custos e como o amigo aí de cima quiz dizer na questão de legalidade, Não tem como!, tem que ter 2 Air grid em cada ponta ou 2 Mikrotik SXT fica show de Bola!

  4. #4

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    Isso seria o "eldorado" de qualquer provedor.

    Ainda não temos nada seguro em desempenho para atender clientes dentro de casa sem rádios externos.
    Mesmo que você tenha uma base excelente, e neste raio de 1km dividindo ele em micro-células, você ainda teria o problema do retorno. Notebooks não fracos para responder de volta para a torre. Aqui não garantimos desempenho quando cliente tem notebook e não quer instalar kit externo. E se sinal de retorno ficar baixo não permitimos conexão para não prejudicar os outros.
    Eu nunca li a respeito, mas tenho uma dúvida que os 3G das operadoras sofrem do mesmo problema e por isso não funcionam a contento.
    E adaptadores USB, semelhantes fisicamente com os modens 3g tem por aí, baratinho. Mas nunca vi um desses realmente enviar sinal muito longe. Pouca diferença entre o sinal dum adaptador desses e o sinal do wireless do notebook.
    E ainda tem a questão da segurança. Ao usar criptografia, a chave não fica no rádio cliente como normalmente fazemos, mas fica armazenada na máquina do cliente. Um espertinho pode muito bem acessar esta chave e daí algo que era para segurança vai por água abaixo.

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    tenho minhas duvidas tambem 1929, sobre como funciona o 3g principalmente em frequencias baixas. se alguem puer nos dar um panorama, ficarei grato.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    O pessoal confunde muito padrão com tecnologia.... O que me impediria de operar 3G em 2.4GHz ou 5.8GHz, se eu encontrasse equipamentos??? A Anatel não define o que pode operar, mas define quem pode operar e como operar determinada frequência. Foi a mesma confusão com o WiMax e a frequência de 3.5GHz. Agora sobre o funcionamento do 3G, aquilo é outro mundo, outro nível de equipamento, para se ter uma idéia você consegue mudar o grau de abertura da antena remotamente, simplesmente alterando a fase entre os dipolos, agora claro que não há milagres, quem se lembra da telefonia celular de um tempo atras e de hoje sabe do que eu estou falando, antes uma base cobria uma grande área hoje tem de ter muito mais bases para cobrir a mesma área, claro que há também o fator "malandragem" das operadoras que nunca falam em números (500kbps, 1mbps...) mas sempre em termos pra chamar atenção do consumidor (3G, 3.5G, 3G Max e por ai vai) e do outro lado a inocência/ignorância do consumidor em nunca verificar se está recebendo o que pagou (pelo menos eu nunca vi ninguém testando velocidade da internet todo dia no celular), a grande maioria se limita ao "está pegando", "não está pegando". Com relação a rede que você pretende montar, creio que o que está mais ao alcance seria uma malha mesh, porém como o 1929 falou a comunicação é bidirecional você tem de transmitir mas também precisa receber o sinal do dispositivo remoto, e as complicações surgem pela falta de padronização ou seja vai ter pc/celular/notebook/etc com mais potência, com menos potência, com antena melhor, com antena pior, e não podemos esquecer o fator ambiente onde cada construção é diferente e influencia na atenuação do sinal de forma diferente, ou seja um cliente que navega bem na sala pode não funcionar na cozinha e por ai vai. Como eu disse impossível de se fazer não é, tudo é questão de projeto.

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    eeu tinha pensado algo parecido para futuramente montar em um condominio, onde pretendo morar futuramente kkkkk, condominio ta começando agora e tal, mas eu havia pensado em colocar nanostation varios espalhados pelo condominio para cobrir ao menos 90% das casas, ou ainda bulet com omnide no maximo 10dbi, os radios ficariam nos postes de distribuição de energia, nao teria muito problema pois estaria tudo dentro do condominio, e a uma altura baixa, entorno de 5m, pelo que sei na pratica que funciona notebook a uns 30ou40m do AP com paredes acho que funcionaria, claro que para tablet e celular teria que colocar um AP repetidor na casa dos clientes que quisessem.
    o que acham? funcionaria assim? praticamente teria um radio em cada esquina, e no futuro aproveitaria o sistema de cabos, (nao o wi-fi) para instalar as cameras de segurança.

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    Citação Postado originalmente por araujoprog Ver Post
    O pessoal confunde muito padrão com tecnologia.... O que me impediria de operar 3G em 2.4GHz ou 5.8GHz, se eu encontrasse equipamentos??? A Anatel não define o que pode operar, mas define quem pode operar e como operar determinada frequência. Foi a mesma confusão com o WiMax e a frequência de 3.5GHz. Agora sobre o funcionamento do 3G, aquilo é outro mundo, outro nível de equipamento, para se ter uma idéia você consegue mudar o grau de abertura da antena remotamente, simplesmente alterando a fase entre os dipolos, agora claro que não há milagres, quem se lembra da telefonia celular de um tempo atras e de hoje sabe do que eu estou falando, antes uma base cobria uma grande área hoje tem de ter muito mais bases para cobrir a mesma área, claro que há também o fator "malandragem" das operadoras que nunca falam em números (500kbps, 1mbps...) mas sempre em termos pra chamar atenção do consumidor (3G, 3.5G, 3G Max e por ai vai) e do outro lado a inocência/ignorância do consumidor em nunca verificar se está recebendo o que pagou (pelo menos eu nunca vi ninguém testando velocidade da internet todo dia no celular), a grande maioria se limita ao "está pegando", "não está pegando". Com relação a rede que você pretende montar, creio que o que está mais ao alcance seria uma malha mesh, porém como o 1929 falou a comunicação é bidirecional você tem de transmitir mas também precisa receber o sinal do dispositivo remoto, e as complicações surgem pela falta de padronização ou seja vai ter pc/celular/notebook/etc com mais potência, com menos potência, com antena melhor, com antena pior, e não podemos esquecer o fator ambiente onde cada construção é diferente e influencia na atenuação do sinal de forma diferente, ou seja um cliente que navega bem na sala pode não funcionar na cozinha e por ai vai. Como eu disse impossível de se fazer não é, tudo é questão de projeto.
    Para reforcar o que o amigo Araujoprog falou esta ai http://pt.wikipedia.org/wiki/3G
    Para o pessoal nao confundir frequencia com padrao, tecnologia, etc

  9. #9

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    Para nao usar antenas na casa do cliente, acredito que por enquanto so com micro celulas.
    E ainda acredito muito em cabeamento pois o cliente muda de casa, mas a casa em si nunca muda de lugar, sempre vai estar lá para outro cliente mais cedo ou mais tarde.
    Uma pena ser tão caro.

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    huum interesante sua colocação sobre cabos porem queria oferecer um servidor com mobilidade...

    Me lembro a uns 3 anoas atraz que tnha o cara vendendo aqui memso no under um sistema 3g( segundo ele) com modens, chip, antena e sistema tudpo por 50 mil.....

    lembra disso ?

  11. #11

    Padrão Re: Equipamentos 3G para provedor 1km e meio

    lembro sim mas entre custo e beneficio com esse valor vc coloca um ap para cada cliente se for o caso.