Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Pessoal resolvi postar não pra reclamar, mas por indignação mesmo e pra alertar o pessoal. Estou executando um projeto de um provedor, planejei usar RocketM5 na parte wireless e Mikrotik para autenticação, e para redundância vou montar uma rede com topologia em anel com iBGP, verificando as soluções cheguei até a RB2011L-IN, pois ela tem um processador legal, 10 portas (5 10/100 e 5 10/100/1000) o que daria para ligar os 4 Rocket mais os dois ptps de cada torre. Pois bem, decidido o hardware parti para a compra, quando o produto chegou fui dar uma olhada e tive uma desagradável surpresa, simplesmente não é possível retirar o plugue da fonte sem abrir o case, no meu caso não irei usar a fonte, liguei no fornecedor e falaram pra eu deixar a fonte "dependurada" que não faria diferença. Se gambiarra não faz diferença pra eles pra mim faz, prefiro perder a garantia das unidades que comprei do que deixar uma instalação mal feita, tentei argumentar que a mesma RB é vendida sem o case, mas não teve jeito a garantia que eles dão é em cima do case, uma idiotice diga-se de passagem, visto que não há peças móveis ou que possam ser removidas. Da próxima vez compro ela sem case simples assim... Agora que isso foi uma grande mancada de projeto da Mikrotik não tenho dúvidas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         RB2011-frente.jpg
Visualizações:	1300
Tamanho: 	101,9 KB
ID:      	38585


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb2011-costas.jpg
Visualizações:	1337
Tamanho: 	122,5 KB
ID:      	38586

  2. #2

    Padrão Re:

    Amigo, geralmente quando a marca "fecha" algo no projeto é porque sabe que se for usado uma peça de outra marca ou modelo pode-se não atingir o resultado esperado. Por isso que a Routerboard resolveu fixar a alimentação diretamente na placa, justamente pra não poder trocar por outra inferior e correr o risco de vir a dar problemas de desempenho no conjunto.

    Não estou afirmando que seja o seu caso, mas é bem comum essa prática. A pessoa compra o equipamento, instala uma fonte de alimentação mal dimensionada e entra aqui no fórum reclamando que a RB tá travando, resetando, perdendo pacotes...

    Não vejo como mancada da Routerboard/Mikrotik. É protecionismo da marca.

  3. #3

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Comprei uma RB dessas, achei excelente... RB Indor, coloquei sobre a mesa, não tenho nada a reclamar, concordo com Jandir, acredito Araújo que tu realmente precisava de outro equipamento para aplicação que pretende.

    Valeu, abr

  4. #4

    Padrão Re:

    Fico feliz com a tua concordância, Farias. Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re:

    Opa amigo, so para deixar registrado, a fonte nao é fixada diretamente na placa, existe um pino P4 como em todas as outras RBs a diferença é que fica pra dentro da case sem acesso externo e o pessoal lacra justamente o case quando te manda a RB, mas caso queira trocar por outra fonte ou usar somente o POE, simplismente abre-se o case e retira-se a fonte que vem nela e coloca outra ou deixa sem nada , simples sem problemas ou gambiarras.

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Amigo, geralmente quando a marca "fecha" algo no projeto é porque sabe que se for usado uma peça de outra marca ou modelo pode-se não atingir o resultado esperado. Por isso que a Routerboard resolveu fixar a alimentação diretamente na placa, justamente pra não poder trocar por outra inferior e correr o risco de vir a dar problemas de desempenho no conjunto.

    Não estou afirmando que seja o seu caso, mas é bem comum essa prática. A pessoa compra o equipamento, instala uma fonte de alimentação mal dimensionada e entra aqui no fórum reclamando que a RB tá travando, resetando, perdendo pacotes...

    Não vejo como mancada da Routerboard/Mikrotik. É protecionismo da marca.

  6. #6
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Na minha opinião nao há nada de errado no que o amigo disse, as empresas produzem um produto para uma determinada aplicação, se precisamos alterar suas característica ( o que e bem comum em provedores) então teremos que assumir os riscos também, aconselho testar direitinho antes de fazer modificações no equipamento, assim asseguramos que o equipamento nao veio com defeito e evitamos prejuízos.

  7. #7

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Discordo dessa de a empresa "fechar" o produto, se fosse assim teriam feito isso em todos os produtos e não somente neste equipamento, não estou reclamando da qualidade, se derem uma olhada na minha assinatura verão que já trabalho com MK, minha indignação é somente com relação a cagad* que fizeram no case, pois não é possível tirar a fonte sem abrir, (como o OSNIR comentou) poderiam ter feito como na RB450 ou RB750, uma vez que a fonte não é soldada na placa, e existe esta mesma RB sem case onde é possível colocar e retirar a fonte como uma RB433 por exemplo. Sobre escolher a fonte, no meu ponto de vista o minimo que a pessoa tem de fazer é ler a documentação, se mesmo assim escolher uma fonte errada deveria mudar de ramo.

  8. #8

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    faz o seguinte, corta o cabo de energia, o mais rente possivel da fonte, e liga em uma na alimentacao que vc planejou. Simplismente a routerboard vai ficar com uma rabicho.

  9. #9

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Opa amigo, so para deixar registrado, a fonte nao é fixada diretamente na placa, existe um pino P4 como em todas as outras RBs a diferença é que fica pra dentro da case sem acesso externo e o pessoal lacra justamente o case quando te manda a RB, mas caso queira trocar por outra fonte ou usar somente o POE, simplismente abre-se o case e retira-se a fonte que vem nela e coloca outra ou deixa sem nada , simples sem problemas ou gambiarras.
    Acho que me expressei mal quando me referi em fixar a alimentação diretamente na placa. Não quis dizer que a alimentação está soldada. É o mesmo caso da RB1100, onde a fonte é fixada dentro do case. Parece uma fonte de notebook virada pra fora da carcaça.

    Quanto ao projeto da Routerboard, não vejo absolutamente nada de errado e não considero como cagada. Como o Osnir disse: se quer mudar a aplicação, faça por conta e risco. Se o equipamento não se adapta para a aplicação, mude de equipamento. Simples.

  10. #10

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Vamos deixar de ser fanboy da marca e pensar tecnicamente, a RB1XXX tem como tirar o cabo de energia, não fica nada dependurado, essa RB2011 não, não disse que não se adapta a minha aplicação, ou que eram ruim, só disse que cometeram um erro grosseiro de projeto, e que prefiro perder a garantia que deixar a instalação com a fonte dependurada.

  11. #11

    Padrão Re:

    Cara, eu sou um dos que não podem ser considerados fanboy da marca, porque eu só tenho uma RB1100 gerenciando a rede toda, em comparação às centenas de Ubiquiti que tenho instalados. Aliás, não acho o RouterOS a oitava maravilha do mundo (até porque meu conhecimento sobre ele é limitadíssimo).

    Das opiniões a respeito da tua postagem, em unanimidade todos concordam que não há nada de errado com o projeto do equipamento. Só tu acha que a Routerboard fez uma burrada.

    Vou te dar uma dica: manda um email lá pro "sac" da Routerboard e passa pra eles a tua opinião. Quem sabe os engenheiros que projetaram a peça reconhecem que estão todos errados e alteram o projeto. Vai saber... É uma possibilidade, né?

  12. #12

    Padrão Re:



    Só pra ficar mais claro... não estou reclamando da RB em si mas sim do case e da forma como é feita a garantia, pois preciso remover a fonte, mas do jeito que está construído ou perco a garantia ou faço gambiarra.

  13. #13

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    kkkkkkkk, realmente depois que eu vi esse video achei também uma cagada. nada e perfeito né.

  14. #14

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Caro colega,

    Se seu medo é perder a garantia por causa da etiqueta de lacre, me manda uma mp uq resolvo seu problema.
    Já que vai abrir mesmo, me manda a mp. É tão fácil que até vc vair rir.

  15. #15
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Olha pra mim ficou uma maravilha!!!!

  16. #16
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Sou especilista em tirar essas etiquetas "Void" mesmo sendo a mais difícil

    Mas sinceramente isso é um erro de progeto sim, e se você tiver um bom argumento pode até processar a empresa por causa disso.

    Mas pena que a empresa não é do Brasil, mas se fosse daria para aliviar o seu constrangimento.

    No meu caso eu resolveria da maneira mais sacana possível, pegaria um alicate de corte e torava o fio da fonte e pronto!

  17. #17

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    concordo com voce amigo, mas acho que isso e erro do quem projetou a case e deu garantia em cima dela fechada, porque muitas dessa rb vende sem case,
    Citação Postado originalmente por mjmmarcus2 Ver Post
    Sou especilista em tirar essas etiquetas "Void" mesmo sendo a mais difícil

    Mas sinceramente isso é um erro de progeto sim, e se você tiver um bom argumento pode até processar a empresa por causa disso.

    Mas pena que a empresa não é do Brasil, mas se fosse daria para aliviar o seu constrangimento.

    No meu caso eu resolveria da maneira mais sacana possível, pegaria um alicate de corte e torava o fio da fonte e pronto!

  18. #18

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    eu comprei uns plugs p4 femea e p4 macho.. fiz um 'pigtail' de p4-macho para o p4-femea, furei a carcaça.. e pronto !!

  19. #19

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Confesso que depois de ver o video do araujoprog também acho que foi um tremendo erro de projeto, muito tosco por sinal.

    Imaginava essa RB totalmente diferente!

  20. #20
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB2011L-IN - P*** Sacanagem

    Ja querem ateprocessar a empresa por colocar um conector interno na fonte de alimentacao? pessoal vamos ser realistas e coerentes, sou tecnico em eletronica a mais de 20 anos e mais de 80% dos equipamentos tem seus cabos fixados internamente por conectores, estao fazendo uma tempestade em um copo dagua por conta disso? qualquer um aqui pode ate dizer que facilitaria... que a estetica nao e boa se resolver usar poe, mas dizer que a empresa esta errada e um absurdo... eles sao donos do projeto e fazem como bem entender, o fato do equipamento ter uma fonte presa a ele nao impede que seja usado poe e nem afeta o funcionamento do mesmo, entao entrem na justica para discutir com um juiz que a empresa vendeu um equipamento que funciona perfeitamente e que so nao concorda com a fonte ser fixa e nao movel, no minimo o juiz ira perguntar se o reclamante nao tem o que fazer.

    Precisamos aprender a nao nos apegar a besteiras, enquanto discutimos futilidades deixamos de acrescentar novos valores aos nossos projetos e adquirir mais conhecimento. Acho dificil aqui ter alguem mais perfeccionista do que eu mas nao vi problema algum no equipamento relacionado a toda esta historia. Nao serve ara seu projeto? entao escolhe outro modelo, nao gostou? entao nao usa... imaginem que muitos dos nossos clientes nao gostam de algo que fazemos ou dos nossos servicos, imaginem entao todos reclamando do fato de ter que colocar uma senha para autenticacao, outros reclamando porque nao tem a senha, outros reclamando disso ou daquilo...

    Um forum destes deveria ser utilizado para troca de experiencias e nao para discutir sobre assuntos toscos como este.

    Me desculpem os que nao concordarem, mas e meu ponto de vista.