+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Cruel Sobre Virtualização

    Saudações Amigo

    A muito tempo faço virtualização de uma ou duas maquinas virtual pelo kvm ou virtualbox para empresa pequenas para rodar um serviçoou outro simples , agora apareceu um serviço um pouco maior estou na duvida do que usar vou descrever o serviço vão ser 4 maquinas virtuais uma será o firewall com squid transparente , a segunda vai ser php para rodar um serviço apache php e mysql o terceiro vai rodar windows 2008 server r2 com iis e uma aplicação #net e o quarto com windows 2003 rodando um active directory para 20 maquinas todos os windows originais e já adquiridos e backups baseados em snapshot , eu estava pensando em openstack mas não sei como fica os windows 2008 e 2003 nele .
    Passarei agora a configuração da maquina é um dell .

    Ps: se poder ser dist ubuntu prefiro

    Dois processadores zeon familia nova com 8 cores me cada nucleo
    16 gb de ram
    4 hd de 500 gb sas que irei ligar em raid
    e 5 interface gigabyte

    Amigos agradeço desde já pela atenção .

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Cruel Sobre Virtualização

    Citação Postado originalmente por wellesximenes Ver Post
    Saudações Amigo

    A muito tempo faço virtualização de uma ou duas maquinas virtual pelo kvm ou virtualbox para empresa pequenas para rodar um serviçoou outro simples , agora apareceu um serviço um pouco maior estou na duvida do que usar vou descrever o serviço vão ser 4 maquinas virtuais uma será o firewall com squid transparente , a segunda vai ser php para rodar um serviço apache php e mysql o terceiro vai rodar windows 2008 server r2 com iis e uma aplicação #net e o quarto com windows 2003 rodando um active directory para 20 maquinas todos os windows originais e já adquiridos e backups baseados em snapshot , eu estava pensando em openstack mas não sei como fica os windows 2008 e 2003 nele .
    Passarei agora a configuração da maquina é um dell .

    Ps: se poder ser dist ubuntu prefiro

    Dois processadores zeon familia nova com 8 cores me cada nucleo
    16 gb de ram
    4 hd de 500 gb sas que irei ligar em raid
    e 5 interface gigabyte

    Amigos agradeço desde já pela atenção .

    ===============

    Bom dia wellesximenes,

    Caso vc tivesse 2 Hosts (Físicos) o legal seria Hyper-V para as VMs Windows (inclusive vc pode subir até 4 VMs com uma Licença Enterprise) e Vmware (Free) para Linux.

    Como no seu caso só há um Host, te dou a seguinte sugestão:

    1. Host: configurar RAID 0+1 (dependendo do suporte ao Hardware), vc terá 1 TB para trabalhar;
    2. Instalar o VMWare (VMware vSphere 5.0 Open Source);

    Excelente produto, controla e fornece muitas informações do Host e das VMs;
    Creio que seja uma ótima solução: custo/benefício;
    1. Criar as Redes (Switchs) e as VMs.


    Obs.: Apenas tenha cuidado com o AD (que será virtual) se tiver outros Servidores Windows não virtualizados, pois em uma parada (programada ou não) o AD deve ser o primeiro a subir para que os demais Servidores e Máquinas do domínio iniciem de forma estável.

    Essas são minhas sugestões por conhecer/trabalhar apenas com estes produtos; o virtualbox utilizo apenas para testes.
    Espero ter ajudado de alguma forma.

    Didimaga

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Cruel Sobre Virtualização

    Valeu pela ajuda esse vmware que voçe indicou é totalmente free

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Cruel Sobre Virtualização

    Citação Postado originalmente por wellesximenes Ver Post
    Valeu pela ajuda esse vmware que voçe indicou é totalmente free


    Sim; é só fazer um cadastro e baixar.
    Esta versão é free, porém ele não tem alguns recursos como: "Live Migration" (utilizado para migrar as VMs - "ligadas" entre os Hosts do Cluster), dentre outros.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida Cruel Sobre Virtualização

    Cara, eu recomendo o ESXi usa menos de 100MB de memoria e também é free.