+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Boa tarde amigos do Under, atualmente tenho um pequeno provedor para amigos apenas, e gostaria de aumenta-lo, utilizo uma placa Krazer com ap router, que confesso só me dá dor de cabeça, e gostaria de saber o que preciso comprar para a implantação de um servidor Mikrotik, pesquisei muito em busca de um tutorial para iniciantes, porém quase todos estão com links quebrados, ou falam somente do software em si, e gostaria de me informar sobre o equipamento, possuo uma Omni Aquário, e um link da Velox, gostaria de aposentar a placa Krazer, e adquirir o que mais fosse necessário, estive olhando e no básico sei que precisarei de uma routerboard, de um cartão minipci, e da omni, por hora é só isso ? e futuramente para ampliação para o uso de setoriais, so precisarei de comprar mais cartões ? e apenas essa RB dentro da caixa hermética, é tudo o que preciso ?

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Amigo compre uma Rb 750g ou 450g para o gerenciamento ou monte um PC MIKROTIK para esta omni pode esta colocando uma RB 433ah+cartão ou um bullet, como pretender aumentar futuramente já pode ir de RB mesmo, Caso queira montar um PC mikrotik entre em contato que deixo ele funcionando pra você.
    requsititos para pc mikrotik: 2 PLACAS DE REDE, HD 10GB, 128MB MEMORIA, PROCESSADOR QUALQUER UM, ESTE SÃO OS REQUISITOS PARA UM PC MIKROTIK.

  3. #3

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Certo, por hora prefiro deixar como autônomo, sem o uso de um PC para servidor, então no caso, é necessário duas RB's ? Uma que vai gerenciar toda a minha rede, e uma para a torre, e no caso de repetidoras, vou precisar comprar apenas outras RB 433ah ? e as configurações, regras e afins, serão todas na 750/450, e a outra ficará em que modo?

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Citação Postado originalmente por MarcosCarvalho Ver Post
    Certo, por hora prefiro deixar como autônomo, sem o uso de um PC para servidor, então no caso, é necessário duas RB's ? Uma que vai gerenciar toda a minha rede, e uma para a torre, e no caso de repetidoras, vou precisar comprar apenas outras RB 433ah ? e as configurações, regras e afins, serão todas na 750/450, e a outra ficará em que modo?
    Isso mesmo duas RBs! uma sera o servidor que fara toda parte de firewall, controle de banda etc... as Rbs que vão ficar nas torres e repetidoras todas ira ficar em modo Bridge ou router dai é você que vai montar de forma que melhor atenda suas necessidades ou melhor claro é tudo em bridge, sendo assim tudo ficara centralizado na Rb que fara o gerenciamento.

    NÃO CUSTA NADA CLICA AI NA ESTRELINHA ABAIXO VIU!

  5. #5

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Ok amigo, já estou agradecendo, fique tranquilo kk
    Só uma ultima pergunta, em um primeiro momento você acha que eu conseguiria trabalhar com a RB servidor, e essa minha placa Krazer ? enquanto não substituo ela pela 433ah com cartão, ou não existe compatibilidade ? E quando eu comprar a 433ah é indispensavel o cartão tmbm, certo ? já que o conector da antena fica no mesmo, é isso ?

  6. #6
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Citação Postado originalmente por MarcosCarvalho Ver Post
    Ok amigo, já estou agradecendo, fique tranquilo kk
    Só uma ultima pergunta, em um primeiro momento você acha que eu conseguiria trabalhar com a RB servidor, e essa minha placa Krazer ? enquanto não substituo ela pela 433ah com cartão, ou não existe compatibilidade ? E quando eu comprar a 433ah é indispensavel o cartão tmbm, certo ? já que o conector da antena fica no mesmo, é isso ?
    Dá pra ir trabalhando com ela sim amigo, sobre o uso dos cartões é indispensável o uso deles, isso mesmo o conector sai do cartão para a antena.
    qualquer duvida estamos ai só mandar que teremos prazer em responder kkk

    abraços...

  7. #7

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Ok por hora é isso, muito obrigado mesmo amigo, talvez mais dúvidas surjam no momento da configuração da placa Krazer para ser gerenciada pela RB, mas isso deixo pra outro dia, agora vou cuidar de comprar essa RB 750 para começar a configuração, por hora mais uma vez, obrigado!

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Amigo tem muito material disponível sobre mikrotik aqui no fórum, sobre pcap, etc, mas recomendo se profissionalizar,
    usar uma omni aquario um radiozinho ou um pc mikrotik crack e vir perguntando no fórum o que se pode fazer sem ter o intuito de crescimento e investimento é até irônico pois a maioria aqui tem provedor licenciado, paga imposto, investe em técnico e tecnologia, cursos,

    quanto fica somente uma ida ao MUM, sei que muitos vão me criticar, mas falo

    NÃO SOU SUPORTE E SOU CONTRA QUEM DA SUPORTE A GENTE QUE DIVIDE UMA VELOX, SEM INTUITO DE PELO MENOS INVESTIR E SE PROFISSIONALIZAR E LEGALIZAR,

    QUEM É LICENCIADO SABE A AVALANCHE DE IMPOSTOS QUE TEMOS QUE PAGAR, AS VISTORIAS MINUCIOSA DA TIA ANA, O DESPRAZER DE NÃO DURMIR PENSANDO NO INVESTIMENTO ALTO QUE TEM QUE FAZER NO MES PRA DAR QUALIDADE AO CONSUMIDOR, ETC E TAL

    quem nao investe e compartilha velox com equipamento de baixo nivel, QUEIMA o nome dos provedores a radio, (falo isso que sofro com omnis aki) e quando vamos atraz de um cliente que ja teve este tipo de serviço eles falam "QUERO INTERNET A RADIO NÃO ESTE NEGOCIO NÃO PRESTA, SO CAI, É LENTO..."

    topicos ja discutido e ja até imagino o que vão postar "TODO MUNDO COMEÇA ASSIM" ou coisa similar,
    discordo plenamente,

    quer se profissionalizar, gaste ai uma grana coloque 3 paineies, uma rb, cartões, uma rb como core, gerencie seus clientes de forma correta evitando dor de cabeça, tanto pra quanto pra eles, PESQUISE, ESTUDE, SE NÃO TEM TEMPO CONTRATE UM PROFISSIONAL QUE FAÇA ISSO,


    FECHO AQUI MEU DESABAFO

    OBS, amigo wdnc5 parabéns pela sua boa vontade

  9. #9
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo tem muito material disponível sobre mikrotik aqui no fórum, sobre pcap, etc, mas recomendo se profissionalizar,
    usar uma omni aquario um radiozinho ou um pc mikrotik crack e vir perguntando no fórum o que se pode fazer sem ter o intuito de crescimento e investimento é até irônico pois a maioria aqui tem provedor licenciado, paga imposto, investe em técnico e tecnologia, cursos,

    quanto fica somente uma ida ao MUM, sei que muitos vão me criticar, mas falo

    NÃO SOU SUPORTE E SOU CONTRA QUEM DA SUPORTE A GENTE QUE DIVIDE UMA VELOX, SEM INTUITO DE PELO MENOS INVESTIR E SE PROFISSIONALIZAR E LEGALIZAR,

    QUEM É LICENCIADO SABE A AVALANCHE DE IMPOSTOS QUE TEMOS QUE PAGAR, AS VISTORIAS MINUCIOSA DA TIA ANA, O DESPRAZER DE NÃO DURMIR PENSANDO NO INVESTIMENTO ALTO QUE TEM QUE FAZER NO MES PRA DAR QUALIDADE AO CONSUMIDOR, ETC E TAL

    quem nao investe e compartilha velox com equipamento de baixo nivel, QUEIMA o nome dos provedores a radio, (falo isso que sofro com omnis aki) e quando vamos atraz de um cliente que ja teve este tipo de serviço eles falam "QUERO INTERNET A RADIO NÃO ESTE NEGOCIO NÃO PRESTA, SO CAI, É LENTO..."

    topicos ja discutido e ja até imagino o que vão postar "TODO MUNDO COMEÇA ASSIM" ou coisa similar,
    discordo plenamente,

    quer se profissionalizar, gaste ai uma grana coloque 3 paineies, uma rb, cartões, uma rb como core, gerencie seus clientes de forma correta evitando dor de cabeça, tanto pra quanto pra eles, PESQUISE, ESTUDE, SE NÃO TEM TEMPO CONTRATE UM PROFISSIONAL QUE FAÇA ISSO,


    FECHO AQUI MEU DESABAFO

    OBS, amigo wdnc5 parabéns pela sua boa vontade
    Muito bom amigo, concordo com muita muita coisa que descreveu ai! abraços e sucesso ai, tenho aprendido muito com tuas dicas.

  10. #10
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    MarcosCarvalho, antes de entrar no mundo do Mikrotik, dá uma estudada no assunto, é muito complexo pra entrar e fazer alguma coisa totalmente cru, falo por experiência própria, começa só com a rb750 pra gerenciar tua krazer, ai quando tiver mais segurança passa para a 433, cartões e painéis. Agora se tiver uma grana e quiser fazer bonito contrata uma consultoria. Se não tiver grana e tiver um tempinho leia o material deste link e sairá com o básico pra iniciar: http://www.michigan.com.br/downloads...20Mikrotik.htm
    Obs: clica na estrelinha de quem te ajuda aqui no fórum e sempre será ajudado. Espero ter contribuído. Boa sorte!

  11. #11

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo tem muito material disponível sobre mikrotik aqui no fórum, sobre pcap, etc, mas recomendo se profissionalizar,
    usar uma omni aquario um radiozinho ou um pc mikrotik crack e vir perguntando no fórum o que se pode fazer sem ter o intuito de crescimento e investimento é até irônico pois a maioria aqui tem provedor licenciado, paga imposto, investe em técnico e tecnologia, cursos,

    quanto fica somente uma ida ao MUM, sei que muitos vão me criticar, mas falo

    NÃO SOU SUPORTE E SOU CONTRA QUEM DA SUPORTE A GENTE QUE DIVIDE UMA VELOX, SEM INTUITO DE PELO MENOS INVESTIR E SE PROFISSIONALIZAR E LEGALIZAR,

    QUEM É LICENCIADO SABE A AVALANCHE DE IMPOSTOS QUE TEMOS QUE PAGAR, AS VISTORIAS MINUCIOSA DA TIA ANA, O DESPRAZER DE NÃO DURMIR PENSANDO NO INVESTIMENTO ALTO QUE TEM QUE FAZER NO MES PRA DAR QUALIDADE AO CONSUMIDOR, ETC E TAL

    quem nao investe e compartilha velox com equipamento de baixo nivel, QUEIMA o nome dos provedores a radio, (falo isso que sofro com omnis aki) e quando vamos atraz de um cliente que ja teve este tipo de serviço eles falam "QUERO INTERNET A RADIO NÃO ESTE NEGOCIO NÃO PRESTA, SO CAI, É LENTO..."

    topicos ja discutido e ja até imagino o que vão postar "TODO MUNDO COMEÇA ASSIM" ou coisa similar,
    discordo plenamente,

    quer se profissionalizar, gaste ai uma grana coloque 3 paineies, uma rb, cartões, uma rb como core, gerencie seus clientes de forma correta evitando dor de cabeça, tanto pra quanto pra eles, PESQUISE, ESTUDE, SE NÃO TEM TEMPO CONTRATE UM PROFISSIONAL QUE FAÇA ISSO,


    FECHO AQUI MEU DESABAFO

    OBS, amigo wdnc5 parabéns pela sua boa vontade

    Pois bem, concordo em tudo, e em MOMENTO ALGUM, eu manifestei desinteresse em me profissionalizar, e investir, estou começando, mas em dentro de 60 dias no máximo já terei estrutura financeira, para investir em consultoria, e iniciar um processo de legalização, digo 60 dias, pois nesse prazo terei o dinheiro para um bom investimento, e como já disse, não lucro em cima disso, e nem o pretendo "por enquanto", divido com amigos, e para comercializar irei contratar link dedicado, e investir em infra-estrutura, reconheço seu desabafo, mas peço que na próxima interprete melhor a situação, ou na dúvida simplesmente pergunte a minha pretensão, isso poupará desentendimentos, abç

  12. #12

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    MarcosCarvalho, antes de entrar no mundo do Mikrotik, dá uma estudada no assunto, é muito complexo pra entrar e fazer alguma coisa totalmente cru, falo por experiência própria, começa só com a rb750 pra gerenciar tua krazer, ai quando tiver mais segurança passa para a 433, cartões e painéis. Agora se tiver uma grana e quiser fazer bonito contrata uma consultoria. Se não tiver grana e tiver um tempinho leia o material deste link e sairá com o básico pra iniciar: http://www.michigan.com.br/downloads...20Mikrotik.htm
    Obs: clica na estrelinha de quem te ajuda aqui no fórum e sempre será ajudado. Espero ter contribuído. Boa sorte!
    Sim amigo, assim que tiver um pouco mais para investir contratarei uma consultoria, quero um provedor totalmente profissional, porém por enquanto ainda é para amigos, então vou apenas lendo mesmo, para sepá não me apresentar completamente cru, perante um profissional, mas no mais agradeço pelo tutorial, vai ajudar-me a compreender um pouco mais sobre as funcionalidades da RB 750 que já comprei conforme a sugestão do amigo wdnc5.

  13. #13

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Eu entendo a preocupação do amigo referente ao desabafo, e do amigo pedindo ajuda. Aos dois fica o seguinte: Graças a Deus que não virou mais um bafafá neste tópico, eu tenho me ausentado de algumas discussões justamente por leviandade, neste caso, parabenizo aos dois pela atitude de não dar prosseguimento e gerar uma discussão. Quanto ao material que o amigo te passou, acredito que já dá pra conseguir iniciar e ter um pouco de qualificação, mas uma dica maninho, testa no mínimo 3 dias de up time as suas conf pra ver se estão estáveis, não está consumindo muito recurso, faz um teste de banda, e seta uma quantidade de conexões próxima a que espera na sua rede, monitorando latência, e perda de pacotes, caso esteja tudo a 1000%, manda bala e teste em um ambiente funcional.

  14. #14

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Citação Postado originalmente por deanactive Ver Post
    Eu entendo a preocupação do amigo referente ao desabafo, e do amigo pedindo ajuda. Aos dois fica o seguinte: Graças a Deus que não virou mais um bafafá neste tópico, eu tenho me ausentado de algumas discussões justamente por leviandade, neste caso, parabenizo aos dois pela atitude de não dar prosseguimento e gerar uma discussão. Quanto ao material que o amigo te passou, acredito que já dá pra conseguir iniciar e ter um pouco de qualificação, mas uma dica maninho, testa no mínimo 3 dias de up time as suas conf pra ver se estão estáveis, não está consumindo muito recurso, faz um teste de banda, e seta uma quantidade de conexões próxima a que espera na sua rede, monitorando latência, e perda de pacotes, caso esteja tudo a 1000%, manda bala e teste em um ambiente funcional.
    Sim, sem dúvida, esse primeiro momento vai ser apenas de muita leitura, pesquisa, e testes, já que não comercializo nada, vou falar com os amigos que já tem seus kit's clientes e usa-los apenas como cobaias, pra quando tudo estiver funcionando 100% e com regras funcionais, e passar só então a começar a lucrar com o mesmo.

  15. #15

    Padrão Re: Pedido de tutorial de mikrotik para iniciante.

    Isso ai manim, primeira parte do processo é saber o que está fazendo, pq mesmo se contratar um consultor, vc já sabe o que pedir pra ele entendeu?