+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão torre com 6 Nanostation Loco M2

    torre com 6 Nanostation Loco M2

    Tem um amigo que esta falando em montar um pop com 6 Nanostation Loco M2 isso da certo mesmo?? a alegação dele é que vai sofre menos com a interferência

    Fiquei ate pensando pq achei deles por 145,00 reais


  2. #2
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: torre com 6 Nanostation Loco M2

    Citação Postado originalmente por jnsnetinho Ver Post
    torre com 6 Nanostation Loco M2

    Tem um amigo que esta falando em montar um pop com 6 Nanostation Loco M2 isso da certo mesmo?? a alegação dele é que vai sofre menos com a interferência

    Fiquei ate pensando pq achei deles por 145,00 reais
    Meu deus pra que tanto 4 ja tava mais que bom pra fachar os 360º se ainda ficar em duvida vai com 5,eu particularmente com 4 ja colocaria em pratica

  3. #3

    Padrão Re: torre com 6 Nanostation Loco M2

    4 nano ta otimo fecha tranquilo...

  4. #4

    Padrão Re: torre com 6 Nanostation Loco M2

    Bem, até mesmo pensando na configuração dos canais... com nano 2, podemos até setar 3 em vertical e 3 em horizontal mas, no nano m2 não tem como setar isto, como ficaria a configuração dos canais? Com 4 nano daria pra trabalhar com os canais 1, 5, 9, 13 mas, com 6 nano, teríamos sobreposição de canais, certo?

  5. #5

    Padrão Re: torre com 6 Nanostation Loco M2

    Citação Postado originalmente por labrbomfim Ver Post
    Bem, até mesmo pensando na configuração dos canais... com nano 2, podemos até setar 3 em vertical e 3 em horizontal mas, no nano m2 não tem como setar isto, como ficaria a configuração dos canais? Com 4 nano daria pra trabalhar com os canais 1, 5, 9, 13 mas, com 6 nano, teríamos sobreposição de canais, certo?
    humm nunca usei o nanostation loco m2 me tire uma duvida por favor pq o nano 2 pode e ele n pode setar 3 em vertical e 3 em horizontal?

    estrelinha para cada um dos amigos ai de cima rsrsrs!

  6. #6

    Padrão Re:

    Pra que tanto equipamento?

    Pensa no projeto: vai atender quantos clientes no geral? Sabendo que cada equipamento desses vai suportar uns 35 cadastrados, tu vai querer instalar 210 clientes em uma torre só??

    Eu acho meio furada isso. Pra começar que nem sempre se tem uma concentração alta de clientes em uma área só. Então, de que adianta ter disponibilidade pra 200 clientes e só haver demanda pra 60?

    Outra situação são as frequências. Se pra encontrar UM único canal com interferência mais leve é difícil, imagina encontrar SEIS. Quatro, que sejam... O segredinho de se trabalhar com provedor hoje em dia é não montar mais que uma antena em 2.4 por torre. Até porque não há canais disponíveis pra isso! Quer dizer, até tem, mas por conta e risco de quem implementa.

    Vale uma dica? Omni + Bullet M2. Tudo homologado, bonitinho. Instala 35 clientes nesse conjunto e usa o retorno financeiro pra construir uma rede 5.8 na mesma estrutura. Simples né? E tem uma estrutura robusta pra atender 70 clientes, sem travamentos e dores de cabeça, porque não estará sobrecarregada.

    Tu vai ter duas redes simples de manter, fáceis de trocar se pro acaso der qualquer problema e por um custo mínimo. Ao invés de comprar 6 Nano Loco M2, compra 1 Bullet M2 e uma omni de 13,5dbi da OIW (6 Loco M2 = 870... 1 Bullet + 1 omni = 350).

    Só com o dinheiro que tu economizará praticamente já paga a instalação dos 4 primeiros clientes, oferendo DE GRAÇA o equipamento para o cliente.

    Viu só? Só pensar... Tu economiza dinheiro, economiza frequências e economiza em dores de cabeça futuras. A receita tá ai, agora é só tu cozinhar.

  7. #7

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Pra que tanto equipamento?

    Pensa no projeto: vai atender quantos clientes no geral? Sabendo que cada equipamento desses vai suportar uns 35 cadastrados, tu vai querer instalar 210 clientes em uma torre só??

    Eu acho meio furada isso. Pra começar que nem sempre se tem uma concentração alta de clientes em uma área só. Então, de que adianta ter disponibilidade pra 200 clientes e só haver demanda pra 60?

    Outra situação são as frequências. Se pra encontrar UM único canal com interferência mais leve é difícil, imagina encontrar SEIS. Quatro, que sejam... O segredinho de se trabalhar com provedor hoje em dia é não montar mais que uma antena em 2.4 por torre. Até porque não há canais disponíveis pra isso! Quer dizer, até tem, mas por conta e risco de quem implementa.

    Vale uma dica? Omni + Bullet M2. Tudo homologado, bonitinho. Instala 35 clientes nesse conjunto e usa o retorno financeiro pra construir uma rede 5.8 na mesma estrutura. Simples né? E tem uma estrutura robusta pra atender 70 clientes, sem travamentos e dores de cabeça, porque não estará sobrecarregada.

    Tu vai ter duas redes simples de manter, fáceis de trocar se pro acaso der qualquer problema e por um custo mínimo. Ao invés de comprar 6 Nano Loco M2, compra 1 Bullet M2 e uma omni de 13,5dbi da OIW (6 Loco M2 = 870... 1 Bullet + 1 omni = 350).

    Só com o dinheiro que tu economizará praticamente já paga a instalação dos 4 primeiros clientes, oferendo DE GRAÇA o equipamento para o cliente.

    Viu só? Só pensar... Tu economiza dinheiro, economiza frequências e economiza em dores de cabeça futuras. A receita tá ai, agora é só tu cozinhar.

    Nossa isso sim que é um esclarecimento!!! Estrelinha para vc!!

    Eu uso bullet 2HP e omni hyperlink de 9 e ate gosto do resultado
    Agora Fiquei com umas duvidas

    bullet M2 é melhor que o 2HP?? Se sim qual a vantagem?
    Qual é o equipamento vc aconselha em 5.8 para eu poder esta instalando na mesma torre?

  8. #8

    Padrão Re:

    Fico agradecido pelo reconhecimento.

    Na comparação dos Bullets, não há como dizer que um seja superior ao outro. A questão é que cada um é projetado para um tipo de aplicação diferente. O Bullet 2HP foi desenvolvido para redes legacy, B e G. O Bullet M2 também serve para esses cenários, e com o diferencial de operar ainda no protocolo N, agregando mais velocidade nas redes.

    Além do N, o Bullet M2 também tem embarcada a tecnologia TDMA (comercial Airmax). Enfim, tem vantagens que agregam taxas de transferências muito maiores, se comparadas a série legacy.

    Sobre o 5.8, o Rocket M5 montado com as BaseStations é uma escolha certeira, sem erro. E nem precisa operar em 40Mhz, 20Mhz. Se consegue tranquilamente 30 mega de tráfego agregado para toda a rede usando 10Mhz. E só consegue isso em função do protocolo N e do Airmax.

    Enfim, não tem nenhum mistério. O segredo de se trabalhar com provedor é não sobrecarregar nenhum equipamento, planejar velocidades altas para os clientes e não repassar um custo elevado nas assinaturas. Seja o provedor grande ou pequeno. Ou iniciante, que seja.

  9. #9

    Padrão Re: torre com 6 Nanostation Loco M2

    E ai Jadir como esta?

    Jadir vc ja testou o Groove A-2Hn...
    Estou com um em uma torre com uma omni 15 da hyperlik vou te dizer trafego exelente em banda N pura, sinal então ficou muito melhor que o bulet esta muito bom mesmo não esperava esse resultado dele e sem contar que e Mikrotik nhe...
    nos clientes estou com nano M2 e airgrid M2 16dbi... media de clientes simultaneos 30 clientes e o processamento dele não passa de 15% trafego medio dele 10Mb..

    Estou instalando um em um cliente semana que vem so que vai ser o 2Hn a diferença e o level dele que e level 3 cliente dai...
    vou ver como vai ficar vou ariscar ele com grade 24dbi tp link cliente 6km da torre.. nessa torre tenho painel 14dbi hyperlink com bullet hp em banda b...

    vamos ver como vai ficar... ai te falo o resultado...

  10. #10

    Padrão Re:

    Dai Lisandro! Como é que tá essa força? Antes de comentar qualquer coisa técnica, quero agradecer pela indicação do teu amigo que mudou aqui pra cidade. É uma pena que onde ele mora eu ainda não atendo. Mas de qualquer forma, sem palavras pra te agradecer! Muita consideração, hem.

    Sobre o Groove, cara eu não uso Mikrotik nas torres nessa parte de wireless, só Ubiquiti mesmo. Tenho um camarada aqui do Rio Grande do Sul que fez um enlace com eles e um disco de 24dbi da OIW e ficou impressionado com o resultado. Alta taxa de transferência e recursos de sobra mesmo com consumo alto.

    O bom dessas soluções da Mikrotik é o Nv2 agregado ao protocolo N. O que o Airmax faz de diferença na Ubiquiti, o Nv2 faz de diferencial na Mikrotik. Quem ganha somos nós, não é mesmo?

    Ahh... Conta pra nós o resultado do teu teste! Abração, camarada!

  11. #11

    Padrão Re:

    Bem depois de ter lido as respostas fiz uma boa pesquisa aqui na net e ate mostrei a meu amigo que esta querendo comprar os 6 nano loco m2

    É o seguinte como eu já tenho um bullet 2hp + omni hyperlink de 9dbi na torre e já estou com 28 clientes pendurados nela

    Nesse caso eu poderia esta colocando junto Groove A-5hn Licença Nivel 4 + Hyperlink 12dbi Omni 5.8ghz

    E ai será que assim eu poderia esta pendurando mais uns 30 clientes na mesma torre??

    Que equipamento eu poderia esta comprando para instalar nos clientes??

    se eu falei besteira desculpa ai rsrsrs

    mas se os amigo tiver idéia melhores por favor sou todo ouvidos

    muito obrigado pela ajuda!

  12. #12

    Padrão Re:

    Eu instalaria o Rocket M5 com BaseStation na torre, e nos clientes NanoStation Loco M5 para os de perto e NanoStation M5 para os mais afastados. É caro? É, realmente... Mas vale o custo.

    Soma as vantagens: protocolo N, possível de personalizar a largura de canal para 10, 5Mhz, TDMA compilado (Airmax) e polarização dupla.

    Tudo isso em um equipamento robusto, pequeno, esteticamente bonito, fácil de configurar, fácil de manter funcionando e com um custo compensatório. Isso sem falar que Ubiquiti já está mais do que aprovada pelos milhares de provedores do Brasil e do mundo.

  13. #13

    Padrão Re: torre com 6 Nanostation Loco M2

    no caso seria 4 Rocket M5 + 4 BaseStation para poder fechar os 360º?
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-compeleto-_JM

  14. #14

    Padrão Re:

    Desnecessário. Compre apenas duas de 16dbi 120° e conseguirá cobrir os 360°. GARANTO o funcionamento. O único problema é que não é uma antena homologada.

    Vou te dar outra dica: ao invés de construir a rede em um ponto centralizado de onde pretende atender, monta a torre em um "canto" da área de onde consiga enxergar toda a área de cobertura. Assim, com antenas de 90° tu consegue cobrir todo o espaço físico. Tanto em 2.4 como em 5.8Ghz.

  15. #15

    Padrão Re:

    É essa a ideia que estou te propondo. Redimensionar o teu projeto e adequar para o cenário que tens ai.

    Confere as imagens. Peço desculpas pela qualidade. Fiz às pressas no Paint.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	182
Tamanho: 	16,2 KB
ID:      	38752Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	203
Tamanho: 	16,3 KB
ID:      	38753

  16. #16

    Padrão Re: torre com 6 Nanostation Loco M2

    wow sim sim!!! esse é o meu plano mesmo rsrsrs tem um serra bem alta aqui na cidade e o que mais tem é torre de provedor pois de la da para pegar a cidade toda em 240º tranquilamente o danado é que o dono da serra cobra uma taxinha sabe, só vai compensa pra mim colocar uma torre quando tiver com o provedor um pouco melhor

    mais de toda forma fiquei muito interessado na sua idéia de colocar uma outra omni na minha torre só que dessa vez em 5.8, só que estou sem saber se coloco um bullet m5 ou groover A-5hn ou outro equipamento

    mais uma vez muito grato! (tentei da mais uma estrelinha mas nem deu certo kkk)

  17. #17

    Padrão Re:

    Fico agradecido em saber que gostou das minhas ideias.

    Fico feliz também em saber que mereço os elogios. Mas não escrevo pra receber estrelinhas, nada disso. Faço porque gosto de conversar, trocar ideias.

    Não sou o rei dos conhecimentos, mas quando posso ajudar alguém a melhorar fico extremamente contente.

  18. #18

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Fico agradecido em saber que gostou das minhas ideias.

    Fico feliz também em saber que mereço os elogios. Mas não escrevo pra receber estrelinhas, nada disso. Faço porque gosto de conversar, trocar ideias.

    Não sou o rei dos conhecimentos, mas quando posso ajudar alguém a melhorar fico extremamente contente.
    sim claro! entendo perfeitamente eu tb sempre ajuda os amigos quando o assunto é montagem e configuração e sempre faço isso completamente desinteressado de mérito!! ajudo so pq gosto de ajudar mesmo!!

    mas votando a o assunto

    para colocar uma omni 5.8 na torre que dica vc me daria tipo a marca da omni e que equipamento tipo groove a-5hn, bullet m5 ou outro que o amigo poderia esta considerando mais viável?

    mais uma vez obrigado!

  19. #19

    Padrão Re:

    Já que tu pretende instalar uma omni 5.8, instala um Bullet M5 na torre. E nos clientes, NanoStation Loco M5 ou Airgrid M5. Fica bem filé, tu vai conseguir uma boa taxa de transferência na rede.

    Te indico a omni 5.8 de 12dbi da OIW. Bem bacaninha.