+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda Servidor Asterisk

    Olá a todos do UnderLinux,
    sou iniciante aqui, e tambem em Asterisk.
    A empresa onde trabalho irá fazer um sistema de telefonia rural, que irá funcionar desta forma:
    fechamos um contrato com a operadora de telefonia que nos entregará uma E1 com 100 Ramais(numeros de telefones) para 30 ligaçoes, e estaremos distribuindo isso via a rede de internet a radio que possuimos. A tarifaçao sera feita pela propria operadora, apenas estaremos repassando os numeors de telefones. Usaremos Atas grandstream.

    Queria algumas dicas de um pessoal ai mais experiente, em que servidor utilizar(estavamos pensando em comprar um Server Dell e comprar a placa E1), como configurar o Asterisk,codec a utilizar, algo assim.

    Desde já agradeço a atençao!!
    Abrçs!!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Servidor Asterisk

    O basico do astersik já conheço, até vou utilizar uma distribuiçao, o Elastix, que já possui varios recursos pré programados muito uteis para mim.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Servidor Asterisk

    é o seguinte, como faço para apenas repassar os numeros para os meus clientes, a operadora me dara 100 numeros como citei acima, entao quero saber como faço para repassar esses numeros sabendo que cada cliente autenticara no meu servidor, e que cada ramal nao pode falar com o outro internamente, a ligaçao tem que sair para poder ser tarifada.

    será que tenho que configurar meu servidor como se fosse um provedor, mas sem a tarifaçao??

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Servidor Asterisk

    O que vc quer é simples. Como as operadoras passam os 4 ou 8 numeros da linha na ligacao tanto de entrada como de saida, na configuracao dos ramais sip, vc coloca o numero de digitos passados pela operadora como a identificacao dos ramais.
    Por exemplo: aqui na paraiba a embratel na sinalizacao mfc/r2 e isdn passa os ultimos 4 digitos nas ligacaoes de entrada, entao quando recebo uma ligacao no numero 3015-3470, a Embratel me passa 3470, onde tenho um ramal sip com esta extensao.
    Quando vou fazer uma chamada de saida, o meu callerid é setado para 3015-3470, o que irá identificar no tronco da embratel que a saida é por este ramal, e nao pelo tronco chave.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Servidor Asterisk

    Muito obrigado pela ajuda amaia, mas entao eu posso criar para cada ramal um arquivo extension, assim fazendo um context para cada ramal individual, assim quando um ramal for ligar para outro, a ligaçao será feita externamente, passando pela tarifaçao da operadora.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda Servidor Asterisk

    Rapaz, é mais simples ainda. No extensions.conf basta nao colocar regra de discagem via SIP e somente via dahdi/zaptel.
    Outra coisa, é preciso somente um arquivo extensions.conf, dentro dele vc pode colocar contextos

    exemplo de sip.conf
    [3470]
    context=default
    type=friend
    secret=3470
    regexten=3470
    username=3470
    callerid=3470 <30153470>
    host=dynamic
    nat=yes
    canreinvite=no
    disallow=all
    allow=ulaw
    allow=alaw
    allow=ilbc
    allow=g729
    qualify=yes

    [3471]
    context=especial
    type=friend
    secret=3471
    regexten=3471
    username=3471
    callerid=3470 <30153470>
    host=dynamic
    nat=yes
    canreinvite=no
    disallow=all
    allow=ulaw
    allow=alaw
    allow=ilbc
    allow=g729
    qualify=yes


    exemplo de extensions.conf

    [default]
    ignorepat => 0

    ; se quiser discar via ramal usando os ultimos 4 digitos
    exten => _3XXX,1,Dial(SIP/${EXTEN},120,Ttr)
    exten => _3XXX,2,HangUp

    ; exemplo de interligacao para outro asterisk usando um tronco iax2
    exten => _6XXX,1,Dial(IAX2/pbxth01:test@astth07/${EXTEN},120,tTr)
    exten => _6XXX,2,HungUp

    ; definicao de operadora - trocando o 031 pelo 021
    exten => _0031X.,1,Dial(Zap/g1/021${EXTEN:4},160,r)
    exten => _0031X.,2,HangUp

    ; discagens externas pelo tronco da operadora
    ; neste caso usando tronco configurado com zaptel
    exten => _X.,1,Dial(Zap/g1/${EXTEN},160,Ttr)
    exten => _X.,2,HangUp

    ; tronco configurado com dahdi
    exten => _X.,1,Dial(dahdi/g1/${EXTEN},160,Ttr)
    exten => _X.,2,HangUp

    [especial]
    ignorepat => 0

    ; se quiser discar via ramal usando os ultimos 4 digitos
    ; soh disca ramal
    exten => _3XXX,1,Dial(SIP/${EXTEN},120,Ttr)
    exten => _3XXX,2,HangUp

    Obs:
    O campo <30153470> no callerid, serve para indicar para a operadora qual o numero de saida, no caso, este é o do ramal, poderia ser usado o do tronco. Mas acho que nao é o que vc quer.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda Servidor Asterisk

    opaa amaia, vlw mesmo pela ajuda, sanou todas as minhas duvidas, muito obrigado, muito mais facil do que eu imaginava vlw!!