Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Victor a topologia é bem simples mais a maneira como está configurando o OSPF não está correta.

Vc está usando lobridge para orientar as publicações do OSPF???

A segregação está STUB ou NSSA???

Dêem uma olhada nestes videos que vai mudar sua maneira de ver rede roteada.

- Parte 1/3
    - Parte 2/3
    - Parte 3/3

2. Sim lacierdias, eu estou utilizando lobridge para orientar as publicações da rota ospf e a mesma lobridge para o ldp do mpls, conforme exemplos no wiki do mikrotik.

E estou utilizando a rede em todas as areas como "default", não como stub ou nssa.

Eu já tive a oportunidade de ver a sua apresentação no youtube sobre alta disponibilidade, e ali basicamente
    aconselha-se a usar ibgp no backbone e ospf nas erbs.

Foi cogitado isso aqui, porém não se viu grande ganho em comparação a utilizar ospf como protocolo homogêneo na rede.
    Tinha a questão do vrf para segmentar o trafégo do cliente, porém até então a utilização das vpls como tunéis de ospf tinha dado certo.

Enfim, caso você tenha alguma leitura, estudo de caso, serei muito grato.

Att,

3. Victor coloca no seu desenho os ips e os clientes e como fica o tunel.

Assim poderei te ajudar. :-)

4. Ok.

Segue minha topologia detalhada.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	80
Tamanho: 	41,5 KB
ID:      	38798
    Eu rodo o mpls, e funciona diretinho.
    A tabela FIB é montada corretamente

Ai eu fecho um tunel entre rou2 e rou4, crio uma área, associo essa área a interface vpls.
    no rou4, associo a rede 192.168.12.0/24 a área 10 e a a rede 172.30.1.0/24 a área 2.
    no rou2, associo a rede 192.168.11.0/24 a área 10.

a vizinhança na interface vpls é estabelecida corretamente, chegando ao estágio "full".
    Porém acontece os problemas relatados nos outros posts.

O ospf distribue as rotas apenas se tiver marcado para distribuir na isntancia, as redes que estão na sua área padrão, tanmbém são distribuidas nas áreas vpls e etc..

Att,

5. Bom dia.

Com intuito de colaborar com o "limpeza" do forúm e ajudar outros que tiverem a mesma dúvida, venho dizer que aparentemente consegui resolver o problema.

Eu não estava declarando a interface loopback como passiva.
    E eu percebi que quando coloca-se manualmente as redes em "/routing ospf network", o ospf apenas vai redistribuir essa rota
    se a interface tiver "up", enquanto, caso se marque na instância para distribuir as rotas diretamente conectadas, etc.., o ospf não utiliza desse mesmo paramêtro; ele distribue as redes mesmo as interfaces estando down.

Obrigado a todos pela ajuda.

Att,

Tópicos Similares

1. Respostas: 25
    Último Post: 07-10-2015, 14:57
  2. distribuição de rotas no balanceamento pcc
    Por nfanselmo no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 21-06-2010, 08:10
  3. Dúvida / Problema estranho / Mudança de Rota
    Por Luciana-Martins no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 16-04-2008, 17:47
  4. Problemas com gerência de rotas (iptables) e Squid.
    Por Bit no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 03-08-2007, 10:24
  5. Problema na distribuicao de e-mails nas contas internas
    Por maxwellsalles no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 14-04-2004, 14:13

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L