Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que e usar 12volts ou 24volts?

    Galera oq seria melhor usar para alimentar os equipamentos como os da ubiquiti, seria melhor usar 12volts ou 24 volts, teria alguma diferença de desempenho pela diferença de alimentação de energia?

  2. #2

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Por experiencia, se você se encontrar em uma situação que tem que ir de 12Volts, pq seu fornecedor só vai trazer "semana que vem" aquela fonte de 24Volts que vc encomendou. então use o cabo mais curto que der como POE.

    OK

    Se te ajudei Clica na estrelinha e viveras mais feliz

  3. #3

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    24v possibilita vc usar cabos mais longos na sua torre amenizando a perda de tensão pela criação de resistência no cabo, além de poder usar um conjunto de duas baterias de alta amperagem e flutuador conseguindo um uptime excelente em caso de falta de energia, poderá usar inversores de tensão para -48V quando usar rádios licenciados e por ai vai... os benefícios são inúmeros...

  4. #4

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    amigo, faz 1 ano q estou usando 10 rockets e tbem airgrid em 12v, e nunca deu problema, e n percebi melhor desempenho do que os que estao em 24v. os cabos sao menor possivel da alimentaçao. vlw

  5. #5

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    blz galera, eu ja imaginava que iria ter essa desvantagem dos 12v em relaçao ao tamanho do cabo de rede, no meu caso eu vou comprar as fontes nobreak da volt, pq ouvi falar muito bem delas e como vai começar o tempo de chuva aqui na minha regiao ja quero me preparar para nao ter dores de cabeça com problemas de energia, ai eu estava querendo ver se teria alguma diferença de qualidade pq eu estava analizando que em 12v eu consigo uma maior autonomia na falta de energia, porque, eu poderia ligar duas baterias somando apenas a amperagem e no caso de usar em 24v eu teria que ligar 2 baterias em serie para somar a voltagem, entao em 12v eu teria mais autonomia na falta de energia so que no meu caso nao ficaria legal pq os equipamentos vao ficar 30 metros das fontes, entao realmente acho que devo usar em 24volts mesmo.
    esse foi meu ponto de vista se alguem quiser falar algo para me ajudar eu agradeço bastante!

  6. #6

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Com 30m de cabo realmente as chances da queda de tensão ser superior a 2V existe, ficaria no limiar da tensão inferior pra muito equipamento.
    A Voltt acho que não tem (Não gosto do preço deles), mas outros fabricantes tem nobreak DC 24V, tem modelo de 7Ah em alguns distribuidores wifi, ou direto de fabricante em Sta Rita do Sapucai alguns de 2 ou 3A.
    Se quiser custo menor pode montar solução similar, você encontra fonte chaveada de 24V que vai até uns 29V e pode ser usada em controladores de carga feitos originalmente pra energia solar, não vira bem um nobreak porque a fonte chaveada ficaria alimentando o equipamento o tempo todo, mas o rendimento dessas fontes nem sempre é ruim de modo que a perda energética é pequena comparada a um nobreak efetivamente (Equip. que teria um chaveamento pra carga da bateria e outro pra alimentar o equipamento).

    Ou, pegue um nobreak DC 12V normal que desejar, mas use conversor DC-DC pra passar pra 16 a 20V, varios conversores DC-DC tem, dobrando a tensão, rendimento na casa dos 90%, não há tanto desperdício de energia.

  7. #7

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Não adianta nada usar tensão mais alta e cabos extremamente finos. Faça uma dimensão pela bitola do cabo. Exemplo cabo fino para 24v não irá passar os 24 dependendo do tamanho do cabo. Aqui uso de 6 mm a uma distancia de 30 metros da bateria, ou seja nao perde nada. As vezes é melhor usar uma voltagem menor em cima de um cabo mais fino e não forçar muito a fonte. Na ponta do mesmo uso 4 nano 5 e uma rb 433 e na outra ponta bateria de 12v 45A.

  8. #8

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Recentemente eu retirei todas fontes de meu pop e coloquei a fonte nobreak 12v 8a da volt, alimentando 1 bullet2hp, 2 nanobridge m5, 4 nano2, 1 hub e uma 450g e esta funcionando tudo na mais perfeita harmonia.

  9. #9

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    entao anderson28 eu vou trocar todos os meu nobreaks por fonte nobreak da volt, so que os equipamentos da fonte vao ficar a 30 metros de distancia, e no caso vou ligar os equipamentos no pacth panel poe, como vc ligou um hub nessa fonte?

  10. #10

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    eu não recomendo você levar 12v a essa distancia toda.
    da minha caixa hermética gasto apenas 5 MT de cabo de rede ate os rádios

  11. #11

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Citação Postado originalmente por weslleyjh Ver Post
    blz galera, eu ja imaginava que iria ter essa desvantagem dos 12v em relaçao ao tamanho do cabo de rede, no meu caso eu vou comprar as fontes nobreak da volt, pq ouvi falar muito bem delas e como vai começar o tempo de chuva aqui na minha regiao ja quero me preparar para nao ter dores de cabeça com problemas de energia, ai eu estava querendo ver se teria alguma diferença de qualidade pq eu estava analizando que em 12v eu consigo uma maior autonomia na falta de energia, porque, eu poderia ligar duas baterias somando apenas a amperagem e no caso de usar em 24v eu teria que ligar 2 baterias em serie para somar a voltagem, entao em 12v eu teria mais autonomia na falta de energia so que no meu caso nao ficaria legal pq os equipamentos vao ficar 30 metros das fontes, entao realmente acho que devo usar em 24volts mesmo.
    esse foi meu ponto de vista se alguem quiser falar algo para me ajudar eu agradeço bastante!
    Seu raciocínio está completamente errado:

    P=V x I

    P = Potência em Watts
    V = Tensão em volts
    I = Corrente em Amperes

    supondo que você use duas baterias de 7 amperes, 12 volts

    Em paralelo P= 12 X 14 = 168 Watts
    Em série P = 24 X 7 = 168 Watts

    Sua autonomia é a mesma em qualquer um dos casos. O que difere, é que em 24 volts, a corrente cai pela metade, proporcionando o uso de cabo mais fino ou mesmo cabo mais longo.

  12. #12

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Quanto maior a corrente=Fluxo elétrico em um condutor (Amperes), maior a bitola do cabo. Existem ferramentas na net para se calcular tal feito.

  13. #13

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    obrigado pela ajuda galera!

  14. #14

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    pois é douglasesmeriz, essa parte de energia eu nao entendo nada, mas pela sua explicaçao deu paraentender, vc pode me dizer qual é a relaçao em watts e amperes

  15. #15

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Vou fazer uma analogia para você entender:

    Volt seria a pressão da água em um cano.
    Ampere seria como o fluxo de água em um cano.
    Watt seria o quanto de agua que esse cano pode é capaz de suprir em um determinado tempo.


    Se você tem uma caixa dágua a 10 metros de altura (seria o volt) e um cano de 1/2 polegada (ampere), ele vai suprir um X de agua por hora (watt ou potencia), certo?

    Se você subir a caixa dágua para 20 metros de altura (dobraria o volt) e mantivesse a mesma bitola de cano(mesmo ampere), irá suprir o mesmo X de agua por hora (watt).

    Agora, imagine que você dobrou a altura para 20 m, e dobrasse a bitola do cano para 1 polegada, você dobraria o potencial de agua.

    Ou seja, Watt é a quantia de energia que você dispõe para realizar um trabalho.
    Ampere é a intensidade da energia que percorre o condutor.

    Essa analogia acho que exemplifica bem W = I x V
    Watt, Corrente e Tensão.

    Espero ter ajudado.

  16. #16

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    sim meu brother agora eu relamente entendi, no caso como de ligar os equipamentos pelo poe, como eu fazeia para nao ter perca, pq o cabo de rede e diferente do cabo de energia que eu posso colocar um cabo com a bitola maior?

  17. #17

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Citação Postado originalmente por weslleyjh Ver Post
    sim meu brother agora eu relamente entendi, no caso como de ligar os equipamentos pelo poe, como eu fazeia para nao ter perca, pq o cabo de rede e diferente do cabo de energia que eu posso colocar um cabo com a bitola maior?
    Use cabos de qualidade como Furukawa ou Nexans,esses sao de cobre nu,os outros de marcas inferiores sao de aluminio acobreado,tambem e valido utilizar cabos blindados ou shielded.

    Abs.

  18. #18

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    entao no caso eu vou usar cabo blindado, mas a marca eu nao sei ainda, furukawa e muito caro rsrsrs

  19. #19

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Cara acredite nao eh caro pois vc vai gastar uma vez só melhor do que comprar duas vezes um barato ou pior gastar com um barato e depois trocar pelo caro rsrs...
    Bom nao sei se ajuda mas aqui ja utilizamos o Lan expert STP (blindado) e pareceu muito bom,ao contrario do UTP que e de aluminio.

  20. #20

    Padrão Re: O que e usar 12volts ou 24volts?

    Mas é realmente tão trabalhoso passar ao lado do cabo de rede um cabo PP, digamos 2x 2mm? Mesmo que seja 2x 0,75mm já terá 1/4 da perda que tem em fio 24AWF de cabo de rede.

    Tem adaptadores POE perfeitos pra usar cabo PP até o alto da torre e lá distribuir via POE. Veja:
    http://www.ebay.com/itm/8-port-passi...-/180849072138
    (Uso dele em 18V só pra 1 RB e 1 Nano, mas hora que colocar mais equipamento passo pra 24V)