Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Basicamente tenho uma RB750G gerenciando duas conexões ADSL de 15mega cada. Cada uma numa interface eth chamadas de LinkInternet e Linkinternet2, jogando as conexões pras outras três interfaces eth, sendo uma Interface chamada de Cabo (clientes locais cabeados), uma Interface Wireless (clientes Wireless) ligada num AP Bullet M2 em modo Bridge e a outra interface se chama Wireless 2 (clientes Wireless), onde está um AP Rocket M2, tb em modo Bridge.


    Resumindo:


    - Modem ADSL (10.1.1.1) - Roteado
    - Modem ADSL (192.168.254.1) - Roteado
    - Interface cabeada (192.168.3.1)
    - Inteface Wireless (Bullet M2 - 192.168.1.1) - Bridge
    - Interface Wireless2 (Rocket M2 - 192.168.0.1) - Bridge


    - O modem da LinkInternet está atendendo a interface Cabo e Wireless
    - O modem da LinkInternet2 está atendendo a interface Wireless 2 apenas.


    Como fiz:


    Em Firewall / Mangle marquei a rota (Mark Routing) pra cada faixa de IP das interfaces acima, Cabo, Wireless e Wireless 2 (vou postar imagem), pra cada faixa atribui o "New Routing Mark" como Grupo1, Grupo2 e Grupo3.


    Em IP/Routes eu criei as rota com os pacotes marcados em Firewall/Mangle para cada faixa de IP das interfaces citadas colocando o Routing Mark os Grupo1 (Cabo), Grupo2 (Wireless) e Grupo3 (Wireless 2), colocando tb os devidos dst address e gateways, definindo tb o distance 2 e 1....


    A coisa funciona bem, se um link cai, o outro assume e cada interface envia e recebe os dados pelo modem ou gateway especificado pra elas. Não é um balanceamento de carga propriamente dito e não é isso que quero. A minha intenção é que cada interface saia por um Gateway que eu especificar e assim tem funcionado. Agora o PROBLEMA:


    Já tentei várias configurações de rota em IP/Routes, mas não consigo acessar a WEB do Rocket M2 que tá no com "Routing Mark" Grupo3, mas consigo acessar normalmente Web dos Modems e do Bullet M2 na Interface Wireless. A ÚNICA forma que tenho pra acessar a interface web do rádio é conectando diretamente via Wireless no AP Rocket ou colocando em "Dst. Address" o endereço do Gateway 192.168.254.1 ao invés de 0.0.0.0/0. Nos outros grupos coloco dst address o IP da Interface, no caso 10.1.1.5 (Link Internet) Grupo1 e o mesmo no Grupo2, o campo "Gateway" em ambos coloco o IP do modem. Agora se eu fizer o mesmo no Grupo3, o trafego fica praticamente todo em um modem só, dai defino o "dst address" desse grupo pra 0.0.0.0/0 e tudo fica perfeito, mas aí não consigo mais acesso à interface do Rocket M2. Alguma idéia. Observem as imagens que eu vou postar pra ver se ajuda.


    Espero que tenham compreendido a explicação. Dêem uma olhada nas imagens e caso saibam a solução, me digam como faço pra acessar a WEB de configuração de todos os dispositivos mantendo cada grupo saindo pelo seu devido Gateway marcado.


    Obrigado!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         addresses.JPG
Visualizações:	205
Tamanho: 	30,1 KB
ID:      	38795Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mark routing.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	63,6 KB
ID:      	38796Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rotas.jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	63,5 KB
ID:      	38797
    Última edição por raumaster; 16-09-2012 às 19:42. Razão: Redigi o texto, tinha vários erros!

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Faça um load balance com estes links seu, e na saida coloque as ether de saida em modo bridge e corre pro abraço

    segue um video dando uma ideia


  3. #3

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Eu num quero fazer loadbalance não, quero deixar os links separados, apenas se cair um q use o outro que sobrar ou mesmo que não, que fiquem 100% separados.

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    em ip router coloque a rota do primeiro link distancia coloque 1, e no segundo link distance coloque 2,

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

  6. #6

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Cara, já tá assim! O meu problema num é esse, tá tudo funcionando, só que não consigo acessar a Interface WEB do Rocket M2. Leia aí o meu post novamente. Só consigo acessar se eu alterar o dst address para o IP do Gateway, mas ai simplesmente os dados para de ir para esse gateway, fica tudo passando pelo outro.

  7. #7

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Entendi seu problema e sei como sair. Olha so, vc está a sair por uma rota, certo?? quando vc quiser entrar no ap desejado terá que mudar sua saida para a outra rota, pois vc deve estar em subrede diferente. Tente ver se sua subred se está certa e tente mudar a sua rota.

  8. #8

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Olha, o modem 1 tá em 10.1.1.0/24 o modem 2 tá em 192.168.254.0/24 e o Bullet M2 está em 192.168.1.0/24 - Consigo acessar todos porque em Routes o Dst. Address pra essas três rotas estão como 10.1.1.5, 192.168.254.1 e 192.168.1.1, respectivamente, pra cada interface, esses são os IP's das respectivas interfaces onde tão os modems e Bullet. Já no campo Gateway está o IP do modem 1, já que esse atende tb o Bullet M2. Dessa forma acesso tudo. Agora o Rocket M2, se eu seguir o mesmo raciocinio, não consigo a divisão dos links, pro Rocket M2 preciso colocar 0.0.0.0/0 em Dst. Address e em gateway o IP do modem 2, 192.168.254.1. O Rocket M2 está em 192.168.0.0/24...

    Desculpe, mas não entendo muito de tabelas e configurações de roteamento, só o básico. Já fiz várias mudanças nas rotas, sempre que consigo acessar todos dispositivos, só consigo que tráfego fique em um dos modems apenas. Ou não tem jeito ou to fazendo algo tremendamente errado e preciso de um passo a passo personalizado pro meu caso.

    Atualização, o interessante é que dentro do RouterOS, no terminal eu consigo pingar o RocketM2, os clientes, tudo....

  9. #9

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Vamos la
    - Modem ADSL (10.1.1.1) - Roteado
    - Modem ADSL (192.168.254.1) - Roteado
    - Interface cabeada (192.168.3.1)
    - Inteface Wireless (Bullet M2 - 192.168.1.1) - Bridge
    - Interface Wireless2 (Rocket M2 - 192.168.0.1) - Bridge
    No bullet M2 atribua o ip 192.168.1.2, mascara 255.255.255.0, gateway 192.168.1.1
    No rocket atribua o ip 192.168.0.2, mascara 255.255.255.0, gateway 192.168.0.1

    ip-firewall-nat add (sinal de +) Chain = srcnat, src.address = 192.168.3.0/24, action = masquerade.
    ip-firewall-nat add (sinal de +) Chain = srcnat, src.address = 192.168.1.0/24, action = masquerade.
    ip-firewall-nat add (sinal de +) Chain = srcnat, src.address = 192.168.0.0/24, action = masquerade.
    Nat criado.
    Marcação.
    ip-firewall-mangle add (sinal de +) Chain = prerouting, src.address = 192.168.3.0/24, action=mark routing, new routing mark=Interface cabeada.
    ip-firewall-mangle add (sinal de +) Chain = prerouting, src.address = 192.168.1.0/24, action=mark routing, new routing mark=Interface Wireless.
    ip-firewall-mangle add (sinal de +) Chain = prerouting, src.address = 192.168.0.0/24, action=mark routing, new routing mark=Interface Wireless2.
    Marcação Criada.
    Rotas
    ip-routes add (sinal de +) dst.address = 0.0.0.0/0 gateway = 10.1.1.1, check gateway = ping, routing mark = Interface cabeada.
    ip-routes add (sinal de +) dst.address = 0.0.0.0/0 gateway = 10.1.1.1, check gateway = ping, routing mark = Interface Wireless.
    ip-routes add (sinal de +) dst.address = 0.0.0.0/0 gateway = 192.168.254.1, check gateway = ping, routing mark = Interface Wireless2.
    Ou vc pode marcar apenas uma faixa de ip e mandar sair em uma rota e o resto sair na rota default assim.
    ip-firewall-mangle add (sinal de +) Chain = prerouting, src.address = 192.168.0.0/24, action=mark routing, new routing mark=Interface Wireless2.

    ip-routes add (sinal de +) dst.address = 0.0.0.0/0 gateway = 10.1.1.1, check gateway = ping, distance = 1 (Saida default)
    ip-routes add (sinal de +) dst.address = 0.0.0.0/0 gateway = 10.1.1.1, check gateway = ping distance = 2 (Saida secundaria em caso da primeira cair)

    ip-routes add (sinal de +) dst.address = 0.0.0.0/0 gateway = 192.168.254.1, check gateway = ping, routing mark = Interface Wireless2.
    Assim o Rocket irá sair no moden de ip 192.168.254.1 e o resto no moden 10.1.1.1

  10. #10

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Se alguem puder acrescentar ou corrigir seria muito bom.

  11. #11

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Vo te agradecer antes de testar aqui, pq to todo enrrolado agora, sem tempo. Mas assim que eu testar, eu posto aqui. Obrigado!

    Atualização:

    Sò uma coisinha, o Bullet e Rocket já estão com IPs 192.168.1.2 e Rocket 192.168.0.2, eu que tinha escrito errado, os IP's que escrevi são da interface ethernet da RB.
    Última edição por raumaster; 18-09-2012 às 00:13.

  12. #12

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Atualização:

    Só uma coisinha, o Bullet e Rocket já estão com IPs 192.168.1.2 e Rocket 192.168.0.2, eu que tinha escrito errado, os IP's que escrevi são da interface ethernet da RB.

    Atualização 2:

    Acabei de fazer tudinho isso daí, menos marcar só uma faixa como vc sugeriu, e na verdade eu li com calma agora e percebi que antes eu já tinha feito da primeira forma que vc colocou aí. Dessa forma funciona, mas aí perco acesso a tudo! Agora não abre mais Bullet M2, nem modem, nem Rocket, mas a rede funciona como já tava antes, só que agora bloqueando acesso à web dos rádios e modens.

    O que faço pra conseguir acessar o Bullet e os modens é justamente deixar o campo Dst. Address, em IP/Routes, com o IP da Interface ethernet que o dispositivo tá ligado. Por exemplo, ao invés de 0.0.0.0/0 eu coloco 10.1.1.5 no Dst. Address e no Gateway coloco 10.1.1.1 (IP do modem). Agora se eu fizer o mesmo na interface que tá o Rocket, colocando o Dst. Address pra 192.168.254.5 (que é o IP da interface eth que o Rocket tá ligado), consigo acessa-lo, mas daí o tráfego passa a ficar todo só em um link! Vai entender!!

    E agora, José??

  13. #13

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Você precisa criar as duas rotar padrão mais uma com distance 1 e outra com distance 2 se a 1 cair a 2 sobe e assim q a 1 voltar a dois desabilita novamente.


    Abraços,

  14. #14

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    O problema num é esse, o problema é acessar a web de configuração de todos dispositivos, dois modens, 2 rádios. Só consigo acessar um radio e dois modens.

  15. #15

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Vc está em que faixa de ip?? Interface a cabo ?? A interface que vc estiver manda sair pelo link default e testa.

  16. #16

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Eu estou na faixa Interface Cabo sim, 192.168.3.0. Se eu tiver conectado via Wireless2 ou seja, na 192.168.0.0, tudo blz, consigo acessar o Rocket. Em qualquer cliente consigo acesso...

  17. #17

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Amigo, axo que o que vc precisa é disto aki....Dê uma olhada...é muito interessante...
    http://foro-mikrotik.com/balanceo-de...cos-separados/

  18. #18

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Vai em routes e desmarca a rota da interface cabeada, deixando a mesma em default.

  19. #19

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Citação Postado originalmente por maninho03 Ver Post
    Amigo, axo que o que vc precisa é disto aki....Dê uma olhada...é muito interessante...
    http://foro-mikrotik.com/balanceo-de...cos-separados/
    Vou dar uma olhada. Valeu!

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    Vai em routes e desmarca a rota da interface cabeada, deixando a mesma em default.
    Fiz isso, consigo acessar o Rocket dessa maneira, mas novamente o mesmo comportamento, um dos gateways param de receber trafego, fica tudo em 1 modem apenas. No caso o modem do Link Internet2 (192.168.254.1) que para de trafegar dados. Até que dá pra aguentar fazendo isso, desmarco a rota, acesso o Rocket, faço o que tenho que fazer e depois vou lá e remarco novamente. Não é muito prático, mas se não tiver solução sem fazer um balanceamento de carga verdadeiro, vai ficar assim.

    Eu tenho lido sobre balanceamento de carga, mas vejo tanta gente reclamando de clientes que começaram a ter problema com site X, site Y, jogos, etc.

  20. #20

    Padrão Re: Dois Gateways (modens) numa RB750G.

    Citação Postado originalmente por maninho03 Ver Post
    Amigo, axo que o que vc precisa é disto aki....Dê uma olhada...é muito interessante...
    http://foro-mikrotik.com/balanceo-de...cos-separados/
    Eu abri pra ler depois, mas agora não quer abrir mais...