+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 5.8 - Quanto mais alto o canal, pior o sinal nos clientes perto e melhor nos longes

    Tenho uma 5.8

    Coloco o canal 5180

    CLIENTES PERTO = uma média de 50 a 60dbi

    CLIENTES LONGE = uma média de 78 à 85dbi

    Coloco no canal 5320

    CLIENTES PERTO = uma média de 80dbi sendo que tem uns que nem acham o sinal

    CLIENTES LONGE = uma média de 50 à 60dbi


    Só a mudança de canal pode causar isso!!!

  2. #2

    Padrão Re: 5.8 - Quanto mais alto o canal, pior o sinal nos clientes perto e melhor nos longes

    Ola amigo que tipo de radio você usa para os clientes perto e para os clientes longe ?

  3. #3

    Padrão Re: 5.8 - Quanto mais alto o canal, pior o sinal nos clientes perto e melhor nos longes

    os "longes" são uma média de 1km
    e os "perto" 300 m

    cpe proeletronic 17dbi
    http://www.proeletronic.com.br/produ...-17-dbi/184/49

    pra perto e pra longe...

    e uso também a AIRGRID.. perto e longe...

    e da a mesma coisa...

  4. #4

    Padrão Re:

    Gente boa, vou ressaltar alguns pontos importantes:

    - Essas frequências não podem ser utilizadas. As únicas frequências que podem ser utilizadas para outdoor são de 5425 à 5725 e de 5725 à 5850 (respeitando os limites de potência, EIRP, DFS).

    - Nível de sinal se mede em dBm, não em dBi.


    Sobre o sinal, provavelmente a antena que está atendendo esses teus clientes tem problemas na inclinação. Ou está muito pra baixo ou muito pra cima. Aliás, que antena está utilizando para irradiar o sinal?

    O estranho é o aumento na frequência e essa diferença absurda no sinal. Praticamente inverte.

    Sobre o perto e longe, eu uso aqui na empresa a NanoStation Loco M5 e tenho um cliente que está distante 1500 metros da torre, com sinal -68. E na torre eu uso 5mw (7dbm).

    Não precisa usar Airgrid pra 1km não. Quer dizer, depende da antena que tu e como está a regulação dessa antena. Mas em condições normais 10mw de potência na torre é o ideal, e em até 1500 metros de distância dá pra usar tranquilamente um equipamento com antena de ganho inferior.
    Última edição por Jadir; 01-08-2015 às 10:15.

  5. #5

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Gente boa, vou ressaltar alguns pontos importantes:

    - Essas frequências não podem ser utilizadas. As únicas frequências que podem ser utilizadas para outdoor são de 5425 à 5725 e de 5725 à 5850 (respeitando os limites de potência, EIRP, DFS).

    - Nível de sinal se mede em dBm, não em dBi.


    Sobre o sinal, provavelmente a antena que está atendendo esses teus clientes tem problemas na inclinação. Ou está muito pra baixo ou muito pra cima. Aliás, que antena está utilizando para irradiar o sinal?

    O estranho é o aumento na frequência e essa diferença absurdo no sinal. Praticamente inverte.

    Sobre o perto e longe, eu uso aqui na empresa a NanoStation Loco M5 e tenho um cliente que está distante 1500 metros da torre, com sinal -68. E na torre eu uso 5mw (7dbm).

    Não precisa usar Airgrid pra 1km não. Quer dizer, depende da antena que tu e como está a regulação dessa antena. Mas em condições normais 10mw de potência na torre é o ideal, e em até 1500 metros de distância dá pra usar tranquilamente um equipamento com antena de ganho inferior.


    estrelinha pra vc irmão

  6. #6

    Padrão Re:

    Obrigado Alisson! Muita bondade da sua parte.

    Só por curiosidade, é só comigo que demora pra aparecer a reputação recebida ou é assim pra todo mundo? Porque ainda não recebi nenhum aviso, nadinha... Estranho.

  7. #7

  8. #8

    Padrão Re:

    Porque a surpresa amigo? Acha 10mw pouca coisa? Saiba que lá no Japão 10mw é PADRÃO, é REGRA. Se passar disso tá fora da lei.

    Sobre equipamentos, Rocket M5 e BaseStation de 20dbi. A antena por si só já é um caso a parte. No meu conhecimento de Wireless, há uma regra que diz assim: quanto maior o ganho de uma antena, menor a potência a ser usada no transmissor.

    Por isso que na minha torre eu não uso 10mw, eu uso 5mw. Quer a prova? Tá em anexo.

    Gostou? Dessa vez eu mereço uma estrelinha de bom aluno!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wireless Settings.jpg
Visualizações:	613
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	39000Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Main.jpg
Visualizações:	625
Tamanho: 	137,5 KB
ID:      	38999

  9. #9

    Padrão Re:

    Muito bom cara, parabéns. Eu sou fã tbm de baixa potencia mas 63mw, nunca usei menos que isso. Você acha que ficaria bom em uma setor 2.4Ghz de 14 e 17 dbi, visto que a sua é de 20 e 5.8?

  10. #10

    Padrão Re:

    Obrigado!

    Bom, 2.4 é um pouco mais problemático porque o nível de sinal é mais influenciável pela potência. Onde marca -60 com 64mw, marca -68 usando 32mw. É uma diferença muito grande. Tecnicamente falando, porque na teoria eu não sei te explicar o motivo.

    Eu acredito que 64mw é uma potência interessante para usar em 2.4, porque irradia bem e não capta muito ruído externo.

  11. #11

    Padrão Re:

    Aqui gosto de 64mw e 100mw, agora vou fazer o teste com menos, pq nunca fiz, gostei muito dos seus resultados.

  12. #12

    Padrão Re:

    Mas os meus resultados são em 5.8, e usando largura de canal de 10Mhz. Se eu setar pra 20Mhz vai tudo pro brejo, porque o nível de ruído aumenta.

  13. #13

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Porque a surpresa amigo? Acha 10mw pouca coisa? Saiba que lá no Japão 10mw é PADRÃO, é REGRA. Se passar disso tá fora da lei.

    Sobre equipamentos, Rocket M5 e BaseStation de 20dbi. A antena por si só já é um caso a parte. No meu conhecimento de Wireless, há uma regra que diz assim: quanto maior o ganho de uma antena, menor a potência a ser usada no transmissor.

    Por isso que na minha torre eu não uso 10mw, eu uso 5mw. Quer a prova? Tá em anexo.

    Gostou? Dessa vez eu mereço uma estrelinha de bom aluno!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wireless Settings.jpg
Visualizações:	613
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	39000Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Main.jpg
Visualizações:	625
Tamanho: 	137,5 KB
ID:      	38999
    Sou iniciante na área amigo, como você faz esse calculo pra transforma em "10MW" ?
    Ali você setou potência de 7dbm
    Grato.

  14. #14

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por wagnersn Ver Post
    Sou iniciante na área amigo, como você faz esse calculo pra transforma em "10MW" ?
    Ali você setou potência de 7dbm
    Grato.
    Só pra ajudar:
    -Site com calculadora pra converter - http://www.rapidtables.com/convert/power/dBm_to_mW.htm
    -Post no Under-Linux com tabela de conversão - https://under-linux.org/f105/tabela-...iantes-118707/

    -Página de busca do fórum - https://under-linux.org/search.php
    Se tiver dúvidas, a busca do fórum ta ai pra te dar acesso ao conhecimento coletado e construído no site ao longo do tempo.
    Se achou o que queria mas não entendeu direito ou ficou alguma dúvida, abre um tópico novo e explique o que precisa que certamente aparecerá algum amigo pra esclarecer.


    Quanto aos resultados do colega Jadir, já virei fã do provedor. Sempre com ótimas postagens e muitas dicas e soluções.


    [ ]

  15. #15

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por dmknob Ver Post
    Só pra ajudar:
    -Site com calculadora pra converter - http://www.rapidtables.com/convert/power/dBm_to_mW.htm
    -Post no Under-Linux com tabela de conversão - https://under-linux.org/f105/tabela-...iantes-118707/

    -Página de busca do fórum - https://under-linux.org/search.php
    Se tiver dúvidas, a busca do fórum ta ai pra te dar acesso ao conhecimento coletado e construído no site ao longo do tempo.
    Se achou o que queria mas não entendeu direito ou ficou alguma dúvida, abre um tópico novo e explique o que precisa que certamente aparecerá algum amigo pra esclarecer.


    Quanto aos resultados do colega Jadir, já virei fã do provedor. Sempre com ótimas postagens e muitas dicas e soluções.


    [ ]
    Vlw obrigado

  16. #16

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Gente boa, vou ressaltar alguns pontos importantes:

    - Essas frequências não podem ser utilizadas. As únicas frequências que podem ser utilizadas para outdoor são de 5425 à 5725 e de 5725 à 5850 (respeitando os limites de potência, EIRP, DFS).

    - Nível de sinal se mede em dBm, não em dBi.


    Sobre o sinal, provavelmente a antena que está atendendo esses teus clientes tem problemas na inclinação. Ou está muito pra baixo ou muito pra cima. Aliás, que antena está utilizando para irradiar o sinal?

    O estranho é o aumento na frequência e essa diferença absurdo no sinal. Praticamente inverte.

    Sobre o perto e longe, eu uso aqui na empresa a NanoStation Loco M5 e tenho um cliente que está distante 1500 metros da torre, com sinal -68. E na torre eu uso 5mw (7dbm).

    Não precisa usar Airgrid pra 1km não. Quer dizer, depende da antena que tu e como está a regulação dessa antena. Mas em condições normais 10mw de potência na torre é o ideal, e em até 1500 metros de distância dá pra usar tranquilamente um equipamento com antena de ganho inferior.
    Arrumei aqui..

    coloquei no canal 5540(esse pode né)?
    aqui é uma omni de 12.

    a torre deve ter uns 60 m só que a cidade é cheia de morro pra cima e pra baixo, vou tirar umas fotos e se vc puder me ajudar a da uma organizada.. rs
    talvez colocar uma omni e uma setorial...

    mas já te agradeço por me falar dos canais...

    ps: montei essa empresa a 5 anos, bem por rumo, uma empresa da cidade vizinha que ajudou, agora que estou correndo atras de equipamentos certos.
    fiz um curso de mk e eles me falaram que não é bom usar mais de um cartão na RB, e aqui os caras colocaram até 3 com fonte de 18.. pode isso?

  17. #17

    Padrão Re:

    Pode sim, mas tem que respeitar o limite de potência e ativar o DFS (sistema automático de controle de frequências).

    Se não to enganado a EIRP máxima pra essa faixa de canais é 27dbm (no teu caso, 12dbi da antena + 15dbm de potência = 27dbm EIRP). O máximo que tu pode usar de potência nessa tua rede são 15dbm, ou 32mw. Mais do que isso tá fora da lei.

    Posta uma fotos da tua rede aqui no tópico. No que estiver ao nosso alcance iremos de ajudar.

  18. #18

    Padrão Re: 5.8 - Quanto mais alto o canal, pior o sinal nos clientes perto e melhor nos longes

    tirei as fotos depois posto...
    ja é a 3ª vez que entro aqui e esqueço de perguntar..
    intaun já pergunto agora se não esqueço de novo..

    eu vi uma tabela de 5.8 aqui no forum, mas não acho agora...

    ela falava sobre os canais indoor, dentro dos predidios, os outdoor e sinal p2p, e as potências

    mas não consigo achar de novo.. não lembro o que procurei certinho...

  19. #19

  20. #20

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Pode sim, mas tem que respeitar o limite de potência e ativar o DFS (sistema automático de controle de frequências).

    Se não to enganado a EIRP máxima pra essa faixa de canais é 27dbm (no teu caso, 12dbi da antena + 15dbm de potência = 27dbm EIRP). O máximo que tu pode usar de potência nessa tua rede são 15dbm, ou 32mw. Mais do que isso tá fora da lei.

    Posta uma fotos da tua rede aqui no tópico. No que estiver ao nosso alcance iremos de ajudar.
    1ª - da onde vc tirou essa 15dbm? foi do cartão?
    tipo.. no mk vc vai na interface do cartão> tx power> cards rater?
    se sim.. eu tenho que mudar.. pq ele ta com 17dbm

    (pergunta 2 e 3 eu já achei aqui
    https://under-linux.org/blogs/mlrodr...-e-i-r-p-1384/
    )
    2ª - * Faixa Média: (5.4) 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    coloquei 5540
    só pra ver se intendi
    potencia maxima do transmissor 250mw isso quer dizer que tenho que usar no maximo uma antena de 6dmi pra chegar nos 30dbm da EIRP?

    3ª essa potencia do transmissor é até nos clientes tbm? (fiquei meio boiando se é só no provedor)
    Reduzi a potencia do meu rádio cliente de 18dbm para 12dbm, ai apareceu mais redes, isso que dizer mais interferencia?

    5ªtem algo que posso colocar atraz das antenas para que não vazem o rf? 2.4

    pq to atraz da torre de cimento... tem uma parede, 3m de espaço dentro e outra parade depois a antena..
    to a 200m e da 64 de sinal.. é um aprouter 12dbm



    6ª - coloco na faixa 5740 - nenhum cliente se conecta
    Última edição por msdmau; 26-09-2012 às 01:20.