+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Existe algum meio de baixar a potência fixa em 100mW no modo G nos firmwares AProuter 6.1? Tenho alguns APzinhos Clientes Ovislink, Globaltronic e outros, com Aprouter 6.1 e no modo G a potência é absurdamente alta, 100mW. Alguns desses clientes tão perto da torre e o sinal fica muito alto, tipo -32dbm... Existe algum comando que eu possa alterar isso sem mudar de firmware?

  2. #2

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Até onde sei em advance existe como baixar o TX desses rádios, na própria conf dele você encontrará como baixar.

    Sei que não pediu sobre o fato de trabalhar em G, mas vou comentar mesmo assim, rsrsrsrs
    Até onde vi não funciona muito bem a rede em G para redes wireless externas, é muito bom para colocar no APzinho do cliente. Se a rede for pequena não terá muito problema mas assim que ela se tornar grande, terá dor de cabeça.

    Desculpe ter saído um pouco do foco de sua pergunta.

    Farias

  3. #3

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Claro que funciona, só saber o que ta fazendo, operar com boa margem de SNR, reduzir a abrangência da tua célula, que modo G vai que é uma maravilha! To usando assim, passando muito mais banda que velho modo B. Máximo 1km que preciso. Além disso, limito a taxa dos AP's de todos clientes em 36Mbps de down e 12 de upload, fica firmeza! E sobre o Aprouter 6.1 só altera potência pra modulação CCK (802.11b), para OFDM (802.11G), não muda, é fixada em 100mW, se assim não fosse, não teria postado aqui, mas valeu por tentar ajudar. Ah, 20 clientes nessa Célula, usando Bullet M2 na torre e antena Omni EMCTest de polarização horizontal e canal 13.

    Atualização:

    Pra operar em modo G, se possível, limite ainda mais a taxa do AP do cliente e da torre, pq assim você aumenta a sensibilidade do mesmo. Deixar em auto vai fazer o AP taxar 48 ou 54megabits e aí sua sensibilidade cai, muitos AP's antigos vão pra abaixo de -70dbm de sensibilidade. Um Bullet 2 por exemplo vc consegue -84dbm de sensibilidade só limitando em 24mbps, se deixar ir pra 54, vai pra -72dbm sua sensibilidade de recepção e isso é muita coisa! Não confunda isso com nivel de sinal, to falando de sensibilidade!

  4. #4

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Obrigado por tentar ajudar, sim, posso trocar a antena ou posso também redireciona-la, deixa-la meio desalinhada, pra baixar o nivel de sinal recebido e enviado, mas tava tentando a solução mais fácil, sem precisar comprar outra antena pro cliente ou ir na casa do mesmo, subir no telhado pra mexer. Esse cliente em questão veio migrado de outro provedor, por isso mantive a antena dele ainda por cima o cliente tá com um equipamento que não é dele, é emprestado de um amigo que tinha provedor via rádio e segundo o cliente, se ele cancelar, tem que devolver o equipamento do mesmo jeito... se eu pudesse ficar com a antena dele, eu colocaria uma de menor ganho, mas como estou economizando de todos os lados, to procurando primeiro as soluções mais baratas, a segunda é ir lá e dar uma desalinhada na antena dele. Antes eu operava em modo B e o sinal em 16mW chegava na minha torre em -44dbm, ainda bem forte.

    Com relação à essa tabela, nem precisava, conheço isso daí. Faltou 20dbm = 100mW.

  5. #5

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Boa brother!
    Instale nos clientes o aprouter 7.3, nele tem como mudar o TX Power (OFDM), poder alterar para até 12dbm=16mw.

  6. #6

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    E é compatível com Ovislink 5460 AP V2 por exemplo ou Globaltronic? Eu tenho dois clientes com WR254 com versao 7.3 e 9.3, ambos realmenre eu mudo a potencia OFDM, mas tenho receio de colocar essa versao nos radinhos mais antigos...
    Última edição por raumaster; 20-09-2012 às 17:30.

  7. #7

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Sim já coloquei no Ovislink 5460 AP V2 e no Globaltronic. O segredo e mudar o mac deles para 00:12:0e:XX:XX:XX.

  8. #8

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Blz, mas decidi hoje fazer o seguinte, no rádio do cliente travei a velocidade para 11M (CCK - modo B) e o Bullet M2 pelo menos só aceita isso como a velocidade de upload do cliente ou seja, limitei todo mundo em 24Mega no download (No proprio Bullet), o que me dá na prática próximo de 10megabits úteis e no upload deixei todo mundo em modo B, travado em 11mega. A rede tá filé! O sinal que tava muito alto naquele cliente acho que tava dando alguma instabilidade no BulletM2, agora aparentemente, tá legal. B/G misturado, mas B só no upload. Como não preciso de muito UP... Vou ver como que fica ao longo dos dias. Tenho planos de 1 mega nesse ponto e em modo B é dificil manter! Como não quero gastar por agora, o modo G é o que ta me saindo mais em conta e por enquanto, tá estável!

  9. #9

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Claro que funciona, só saber o que ta fazendo, operar com boa margem de SNR, reduzir a abrangência da tua célula, que modo G vai que é uma maravilha! To usando assim, passando muito mais banda que velho modo B. Máximo 1km que preciso. Além disso, limito a taxa dos AP's de todos clientes em 36Mbps de down e 12 de upload, fica firmeza! E sobre o Aprouter 6.1 só altera potência pra modulação CCK (802.11b), para OFDM (802.11G), não muda, é fixada em 100mW, se assim não fosse, não teria postado aqui, mas valeu por tentar ajudar. Ah, 20 clientes nessa Célula, usando Bullet M2 na torre e antena Omni EMCTest de polarização horizontal e canal 13.

    Atualização:

    Pra operar em modo G, se possível, limite ainda mais a taxa do AP do cliente e da torre, pq assim você aumenta a sensibilidade do mesmo. Deixar em auto vai fazer o AP taxar 48 ou 54megabits e aí sua sensibilidade cai, muitos AP's antigos vão pra abaixo de -70dbm de sensibilidade. Um Bullet 2 por exemplo vc consegue -84dbm de sensibilidade só limitando em 24mbps, se deixar ir pra 54, vai pra -72dbm sua sensibilidade de recepção e isso é muita coisa! Não confunda isso com nivel de sinal, to falando de sensibilidade!
    Sábias palavras. Também optei pelo G. E quanto a fixar num só data rates, é vero. Nos datasheet dos cartões tem as tabelas de sensibilidade. Daí é só escolher a que melhor se adapta.

    O que o modo B faz melhor, e acho que é aí que está o desencontro de informações, o rádio tem mais alcance.
    Mas com pequenas células isso não é problema para o G.
    E por dedução, se o G passa mais banda, vai permitir mais usuários, desde que o processamento da rb permita. Daí a importancia de uma RB com maior processamento.
    E continuando na dedução, em N, o alcance é menor, mas passa também mais banda e consequentemente dá para colocar mais usuários, sempre de olho no processamento.

    E confirmando o que já disseram, nos rádios RTL 8186 a potencia em G é fixa. Por mais que no advanced dê para aumentar ou diminuir, na prática não aparece diferença.

    No caso da pergunta , teria uma solução se setasse o cartão em B/G. Daí neste cliente em particular selecionar B.
    Obriga ele a modular em CCK e então dá para baixar a potencia dele. E no data rates do cartão seta 11mbps para atender ele e seta outro valor mais alto para atender o restante dos clientes que estão em G.

    Na verdade nunca usei assim, só dedução, mas experimenta para ver como se comporta.

  10. #10

    Padrão Re: Potência fixa em 100mW modo G Aprouter.

    Os Bullet M2 vão bem com 25 a 30 usuários, atualmente to com 20, pretendendo ir até 25. Não sei como ele se comportaria se usássemos Airmax Legacy em modo G, utilizando todos clientes Ubiquiti antigos, mas creio que operaria com uns 35 de boa.

    Estranho a potência fixa nos 8186 pq tenho clientes com GlobalTronic, OIW e WR254, todos permitem alterar a potência em qualquer modo e vejo diferença.

    Quanto à sua sugestão, eu já fiz isso, mas não precisa setar pra B, simplesmente seto eles pra B/G e na opção de alterar o Data Rate, coloco em 11M, pronto, automaticamente ele entra em modo B só no upload e a potência permite ser regulada. Até agora to testando assim e ta ok, só o throughput do down caiu um pouco, ta dando em torno de 8mega com data rate em 24Mbps, antes dava uns 9 a 10. Não sei se foi por isso, vou testar com mais calma.