+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como configurar 4 nanostation?

    e ai galera gostaria de montar um pequeno provedor de internet, e estou com duvida de comprar os nanostation m5 ou o m2. por o ''kit cliente de 5.8 ghz e mais caro''. e gostaria de saber como configurar o nanostation m2. de 120 graus. teria que ser 3 deles.
    e como faço para configurar os aparelhos. ligado a switch com internet.
    mais para frente vou colocar o mikrotik para gerenciar a rede mais no começo nao vejo grande necessidade. e sei que é necessario a licensa csm. porem estou com o capital inicial baixo.apos alguns clientes e com a rede funcionando perfeitamente vou procurar licenciar minha rede. obrigado

  2. #2

    Padrão Re: como configurar 4 nanostation?

    Olha, o firmware da NanoStation vem com as opções, se ela vai ficar na vertical ou horizontal (provavelmente vertical) e você teria que configuralas em bridge caso você deseja que replicar o sinal ou se você quer fazer um ponto a ponto, uma deve ficar access pont e o cliente station

  3. #3

    Padrão Re: como configurar 4 nanostation?

    O kit-cliente para 5.8ghz você encontra até mais barato que o de 2.4ghz, é só procurar que vc acha. Não existe nanostation de 120 °, ele abre até 60º ou um pouco mais, muitos usam 4 deles intercalando os canais 1-5-9-13.

  4. #4

    Padrão Re: como configurar 4 nanostation?

    Citação Postado originalmente por riparg2000 Ver Post
    Olha, o firmware da NanoStation vem com as opções, se ela vai ficar na vertical ou horizontal (provavelmente vertical) e você teria que configuralas em bridge caso você deseja que replicar o sinal ou se você quer fazer um ponto a ponto, uma deve ficar access pont e o cliente station

    O amigo falou algumas coisas aqui deixou bem complicado para um leitor!

    Vamos lá, as NanoStation M5 trabalham em dual polaridade, isso é HORIZONTAL E VERTICAL, faz uso da tecnologia TDMA, "Time division multiple access" usa protocolo proprietario AIRMAX, o que garante melhor desempenho que alguns equipamentos comuns; A sua abertura é de +- 60º graus na Horizontal, e -+ 30º na vertical conseguindo trafegra mais de 150Mbits full duplex; Logo para cobrir 360º vc teria que ter 6 montada em ring, mas pode inicar com as 3, e escolha as areas que quer trabalhar primeiro, depois compra mais.

    O que seria o Kit cliente? aquelas velhas antenas de grade com um radio em uma caixa hermetica? deixa isso no passado! use nos clientes nanoloco M5, ou nanostation M5, a sua rede como esta iniciando vai ficar muito mais robusta.

    Vejo também que vc não tem um servidor? não é isso mesmo? mas por enquanto vc pode ir usando um router mesmo, se tiver como usar um que de suporte a firmware DDWRT vai te ajudar bastante; mas vc pode também colocar uma RB 450 para so fazer a validação e algumas regras.