+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida para montar pequeno Datacenter

    Pessoal estou com uma dúvida, quero montar meu provedor, porém não sei exatamente onde deixo meu equipamentos.

    Miinha torre principal ficará mais ou menos uns 400m da minha casa, onde tenho um bom espaço pra colocar todos os servidores e equipamentos de rede e onde ficarão os links das teles tb.

    Preciso da ajuda de vcs pra saber se realmente deixo dessa forma ou alugo um espaço pra fazer isso....pra não pensarem que é uma empresa de fundo de quintal.

    Obs: estou alugando uma sala comercial no centro da cidade pra fazer o contato com os clientes e onde ficarão os técnicos que iniciarei pra fazer as instalações.

    abraços.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Data center ou provedor?

    amigo para montar os servidores pode ser no local da torre principal, ou qualquer outro local. estes servidores não vai precisar ficar exposto para os seus clientes.
    monte os servidores onde chega seu link para não ter que fechar PTP.

    abraços...

  3. #3

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Entao...a minha intensão é montar td na minha casa e fechar um ptp ate minha torre principal onde eu irei fechar com os clientes e as outras torres.

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por rodrigoapp Ver Post
    Entao...a minha intensão é montar td na minha casa e fechar um ptp ate minha torre principal onde eu irei fechar com os clientes e as outras torres.
    Funcionara normalmente não tem problemas amigo, como é 400m se tiver como tente ligar via cabo pra ficar 100%.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Funcionara normalmente não tem problemas amigo, como é 400m se tiver como tente ligar via cabo pra ficar 100%.
    Consigo chegar com fibra ate a torre...
    Acredito que os equipamentos perto de mim eu terei mais controle....mas estou pensando se no futuro eu não terei problema.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Estando tudo regularizado junto aos órgãos competentes não tem o que dar errado ainda mais com fibra...

  7. #7
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por rodrigoapp Ver Post
    Pessoal estou com uma dúvida, quero montar meu provedor, porém não sei exatamente onde deixo meu equipamentos.

    Miinha torre principal ficará mais ou menos uns 400m da minha casa, onde tenho um bom espaço pra colocar todos os servidores e equipamentos de rede e onde ficarão os links das teles tb.

    Preciso da ajuda de vcs pra saber se realmente deixo dessa forma ou alugo um espaço pra fazer isso....pra não pensarem que é uma empresa de fundo de quintal.

    Obs: estou alugando uma sala comercial no centro da cidade pra fazer o contato com os clientes e onde ficarão os técnicos que iniciarei pra fazer as instalações.

    abraços.
    Quer um monitoramento otimo use o zenoss ou zabbix, vc saberá até se uma rb tiver aquecendo ou com cpu alta, e recebe alerta via sms (celular) o the dude não monitora este tipo de serviço

    O bom do zenoss que vc ve mapa como o google maps das localizações das suas torres

    hospede ele em uma vps assim nem precisa de maquina

    qualquer coisa dou uma ajuda [email protected] msn

  8. #8
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Quer um monitoramento otimo use o zenoss ou zabbix, vc saberá até se uma rb tiver aquecendo ou com cpu alta, e recebe alerta via sms (celular) o the dude não monitora este tipo de serviço

    O bom do zenoss que vc ve mapa como o google maps das localizações das suas torres

    hospede ele em uma vps assim nem precisa de maquina

    qualquer coisa dou uma ajuda [email protected] msn

    Bom dia,

    Apenas uma observação. O the Dude monitora qualquer coisa via SNMP. Você apenas deve criar o que quer monitorar inserindo o oid do SNMP.

    Abraço

  9. #9

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    faz o link até a torre com fibra! com cabo de rede vc pode ter problema, mesmo que seja brindado.
    não esquece de um bom esquema de nobreak e se a grana permitir até um gerador para aguentar o tempo extra.

  10. #10

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por csjuniormga Ver Post
    faz o link até a torre com fibra! com cabo de rede vc pode ter problema, mesmo que seja brindado.
    não esquece de um bom esquema de nobreak e se a grana permitir até um gerador para aguentar o tempo extra.
    Obrigado pela ajjuda amigo

  11. #11
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Apenas uma observação. O the Dude monitora qualquer coisa via SNMP. Você apenas deve criar o que quer monitorar inserindo o oid do SNMP.

    Abraço
    [


    opto pelo zenoss pela qualidade e graficos,

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por csjuniormga Ver Post
    faz o link até a torre com fibra! com cabo de rede vc pode ter problema, mesmo que seja brindado.
    não esquece de um bom esquema de nobreak e se a grana permitir até um gerador para aguentar o tempo extra.

    Coisa demais nao acha

    cara meu link chega meu link sai de um ponto em BH, envio ele a 30km de la ainda revendo pra outros provedores,

    vai de coisa simples, coloca uma rb ou uma sxt, ja que a distancia é curta, um nobreak simples de cada lado, (preferencia um com bateria estacionaria) valor medio 350 reais

    e pronto, use o the dude mesmo, pra monitorar, e pronto, nao precisa fazer mega estrutura,

    ser inteligente é se trabalhar com o que tem, e com o que se pode gastar

  13. #13

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Coisa demais nao acha

    cara meu link chega meu link sai de um ponto em BH, envio ele a 30km de la ainda revendo pra outros provedores,

    vai de coisa simples, coloca uma rb ou uma sxt, ja que a distancia é curta, um nobreak simples de cada lado, (preferencia um com bateria estacionaria) valor medio 350 reais

    e pronto, use o the dude mesmo, pra monitorar, e pronto, nao precisa fazer mega estrutura,

    ser inteligente é se trabalhar com o que tem, e com o que se pode gastar
    Concordo...irei analisar e colocar na minha casa msmo, depois farei um enlace pequeno mesmo pra testar a estrutura.

  14. #14

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Amigo,

    Como faço para utilizar esse zenoss?
    Você falou tão bem dele que..

    Grato,


    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Quer um monitoramento otimo use o zenoss ou zabbix, vc saberá até se uma rb tiver aquecendo ou com cpu alta, e recebe alerta via sms (celular) o the dude não monitora este tipo de serviço

    O bom do zenoss que vc ve mapa como o google maps das localizações das suas torres

    hospede ele em uma vps assim nem precisa de maquina

    qualquer coisa dou uma ajuda [email protected] msn

  15. #15
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Segue um manual dele

    http://www.lsl.dcc.ufmg.br/joomla/do...noss-core.html

    Instalação
    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/...s-com-o-Zenoss


    Site oficial

    http://www.zenoss.com/

    Sistema open, fica lindo qunado se tem monitoramento em uma tv de lcd dentro do seu noc, e ve nos enlaces a banda consumida em tempo real no mapa

  16. #16

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Boa tarde,

    se você tem um espaço apropriado em sua casa para acomodar os equipamentos e servidores acredito que é uma boa solução, tanto pela segurança, você vai estar mais próximo dos equipamentos e não corre o risco de o locatário da sala comercial desistir, ou não poder passar para uma sala melhor ou mais em conta por conta de ter que migrar os equipamentos.

    e se sua casa fica mais próximo da torre, melhor ainda.

    qualquer dúvida com relação aos equipamentos ou configurações estamos a disposição.

  17. #17
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Amigo vc vai alocar o que? coloque tudo em um sistema virtualizado, contrate uma vps ou um host e coloque todo seu sistema la, com mais segurança

    coloque seu sistema de autenticaçao cadastro financeiro pagando ai 30 reias, e sistema de monitoramento tudo junto o maximo que vai gastar por mes é 50 reais, pra ter segurança e servidores fora do seu local nao paga nem a conta de luz estes 50,
    com isso vc controla, monitora, acessa toda sua estrutura,

    mais simples melhor do que ficar perguntando onde coloca servidor etc, por que isso vai de cada um, afinal quem esta começando tem um ou 2 servers, uma data center, tem 20 ou 30 ou muito mais servidores,

  18. #18

    Thumbs up Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    ola amigo tudo bem, observando o post, observei que vc tem uma vasta esperiencia no ramo, pode me responder uma duvida, como vc montou seu enlance de 30 km, que equipamento usou, outra coisa e possivel montar um enlance de 6 km passando 10 mkbps full com duas aigrid m5 fica com, desde ja agradeço pela atenção att wagner

  19. #19
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    Citação Postado originalmente por wagnerspwifi Ver Post
    ola amigo tudo bem, observando o post, observei que vc tem uma vasta esperiencia no ramo, pode me responder uma duvida, como vc montou seu enlance de 30 km, que equipamento usou, outra coisa e possivel montar um enlance de 6 km passando 10 mkbps full com duas aigrid m5 fica com, desde ja agradeço pela atenção att wagner

    Amigo eu prefiro usar mikrotik pela experiencia facilidade, e versatilidade, tenho enlaces de 11km passando 10mb full usando cartão simples r52h e antena de25 da aquario, em cliente que vendo link, tenho enlaces de 16, 20, 30 km usando sempre mikrotik, grooves ou cartões

  20. #20

    Padrão Re: Duvida para montar pequeno Datacenter

    muito bom, sabe por que tenho 02 nanos aigrid m5, tom com link de 10m, não sei mas não to seguro, avezes acho que mei link não ta legal, creio que ta dando perda entendeu !