+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Boa Noite Pessoal

    Qual seria o Nstreme da Ubiquiti? tenho esse duvida pq já ouvi dizer que Nstreme é uma função que existe nas Routerboards que melhoram muito o Ponto a Ponto (não sei a logica). como trabalho mais com Ubiquiti queria saber qual seria o nstreme da ubiquiti? tambem ouvi dizer que ativar o Airmax em um Ponto a Ponto é a mesma coisa que usar o nstreme da Mikrotik.
    Mas com um detalhe é com Rocket é possivel, pq a rocket possui 2 entradas para SMA, isso é verdade... ?

  2. #2

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Acredito que o NV2 da Mikrotik seria igual ao Airmax da UBNT. Nstreme realmente melhora o enlace, principalmente se usar duas antenas: uma para tx e outra para rx. Aí, seria mais o menos a mesma função do MIMO da Ubnt (leia-se mais ou menos MESMO). Agora, eu não uso Airmax em PTP, pois ele é uma implementação do TDMA que tem resultados mais expressivos em PTmP.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  3. #3

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Para Nstreme vc pode utilizar antena da ubnt Dish e cartões individuais para tx e rx, a banda passante full-duplex fica extremamente estável. Em NV2 com cartões apropriados vc terá mesma modulação TDMA dos equipamentos UBNT, porém ainda acho o Nstreme bem melhor e estável que o Airmax devido ao melhor processamento das routerboards e hardware parrudo.

  4. #4

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Seguinte, Galera do Bem... Agradeço a atenção de vcs ao Topico.

    Porem sou como uma criança de 3 anos quando o assunto é mikrotik então só vou entender bem se explicassem como estivessem explicando para uma criança de 3 anos.

    Exemplo 1: não uso os cartões da Ubiquiti, Porque tem que ponhá no Mikrotik então nem mecho.
    Exemplo 2: eu entendo que tem que ter 2 antenas de cada lado e talz, uma p/ TX e outra p/ RX.
    Obs: Nada contra Mikrotik, é que quase não uso-as p/ trabalho que faço.

    assim quero saber se uma Rocket M5 faz essa msm função ou similar pq possue 2 entradas p/ SMA, tem Avê isso? se eu usar uma NanoBridge dá na mesma?

    A estrelinha é garantida, dando sua opinião msm que seja basiada no Achismo tá Valendo!

  5. #5

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Tá OK

    vou imprimir esse texto p/ ler com paciência no sofá (na verdade vai ser no banheiro onde me concentro melhor... isso não vem ao caso)

    Obrigado Pessoal tenham uma boa tarde

  6. #6

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Boa tarde,

    bom os dois protocolos são proprietários de suas marcas e tem suas particularidades mas funcionam de forma similar, o Airmax da UBNT seria como se utilizasse o Nxtreme com o NV2 da Mikrotik.

    Utilizo e prefiro os equipamentos da UBNT para enlaces e deixo o Mikrotik para gerenciamento que é o que ele faz melhor, mas a solução com Mikrotik é igualmente boa para esta solução.

  7. #7

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Só mais uma duvida com relação a isso, se eu usar Tanto uma Rocket M5 quanto uma NanoBridge 5.8Ghz em um Enlace de 4Km com visada vai dar na mesma? quero Passar 50 Mega e futuramente 100 Mega.

    Obs: Ambos com Airmax ativado.

  8. #8

    Padrão

    Colega rbginfo, os protocolos NStreme e Nv2 da Mikrotik são protocolos distintos, não se pode utilizá-loa conjuntamente, ou usa NStreme ou Nv2.
    E a respeito ao assunto do tópico, quando se for fazer comparações entre os protocolos proprietários da Ubiquiti x Mikrotik, deverão ser feitos entre o Nv2 e Airmax, pois os dois são baseados em TDMA (Time Division Multiple Access) como tecnologia de acesso.

  9. #9

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Citação Postado originalmente por michaelbr Ver Post
    Colega rbginfo, os protocolos NStreme e Nv2 da Mikrotik são protocolos distintos, não se pode utilizá-loa conjuntamente, ou usa NStreme ou Nv2.
    E a respeito ao assunto do tópico, quando se for fazer comparações entre os protocolos proprietários da Ubiquiti x Mikrotik, deverão ser feitos entre o Nv2 e Airmax, pois os dois são baseados em TDMA (Time Division Multiple Access) como tecnologia de acesso.

    Bom como eu disse eu não utilizo os Protocolos da Mikrotik para enlace e não sei se funcionam em conjunto, mas o funcionamento dos dois protocolos em conjunto ( independente de dar para habilitar ou não) é o que mais se assemelha com o funcionamento do AirMax.
    más obrigado por acrescentar esta informação que eu também não tinha conhecimento.

    como eu disse, é "como se utilizasse", se o amigo não tem o conhecimento técnico aprofundado não adianta ficar colando um texto técnico enorme ( na verdade isso é plagio quando não são dadas as determinadas fontes)

  10. #10

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Colega rbginfo, justamente para isso que coloquei o texto lhe explicando: o protocolo da Mikrotik que mais se assemelha com o Airmax, não é o conjunto Nstreme + Nv2, porque além de não ser possível utilizá-los conjuntamente, o Nv2 é o que mais se parece com o Airmax, pois os dois se baseiam em TDMA (Modulação por divisão em tempo), enquanto o Nstreme se baseia em OFDM (Modulação por divisão em frequências).
    Não conheço muito bem os equipamentos Ubiquiti, mas acredito que nem a linha legacy deles poderia ser comparado ao nstreme, pois acredito que se baseavam em 802.11, o Nstreme poderia ser comparado aqueles protocolos proprietários daqueles radinhos antigos onde vinha "802.11g SuperG" que era uma implementação baseada em 802.11g, mas era compatível apenas para os equipamentos do mesmo fabricante, acho que os colegas já tenham visto alguns desses.

    Ao colega rbginfo: Pela resposta parece que não gostou de minha resposta, lhe peço desculpas, em nenhum momento pensei em lhe ofender, e o que escrevo aqui no fórum são somente a respeito de conhecimentos que domino, quando não tenho certeza não opino, anoto o assunto, quando acho interessante, e estudo muito para dominar o assunto.

    Um grande abraço a todos.

  11. #11

    Padrão Re: Qual seria o Nstreme da Ubiquiti?

    Citação Postado originalmente por michaelbr Ver Post
    Colega rbginfo, justamente para isso que coloquei o texto lhe explicando: o protocolo da Mikrotik que mais se assemelha com o Airmax, não é o conjunto Nstreme + Nv2, porque além de não ser possível utilizá-los conjuntamente, o Nv2 é o que mais se parece com o Airmax, pois os dois se baseiam em TDMA (Modulação por divisão em tempo), enquanto o Nstreme se baseia em OFDM (Modulação por divisão em frequências).
    Não conheço muito bem os equipamentos Ubiquiti, mas acredito que nem a linha legacy deles poderia ser comparado ao nstreme, pois acredito que se baseavam em 802.11, o Nstreme poderia ser comparado aqueles protocolos proprietários daqueles radinhos antigos onde vinha "802.11g SuperG" que era uma implementação baseada em 802.11g, mas era compatível apenas para os equipamentos do mesmo fabricante, acho que os colegas já tenham visto alguns desses.

    Ao colega rbginfo: Pela resposta parece que não gostou de minha resposta, lhe peço desculpas, em nenhum momento pensei em lhe ofender, e o que escrevo aqui no fórum são somente a respeito de conhecimentos que domino, quando não tenho certeza não opino, anoto o assunto, quando acho interessante, e estudo muito para dominar o assunto.

    Um grande abraço a todos.
    sem problemas amigo, não fiquei ofendido não, só tentei explicar de forma mais superficial e sem detalhes técnicos já que ele não tem esse conhecimento a fundo.
    não abordei os protocolos mais sim o funcionamento em geral o superficial.