Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Acompanhando

  2. #22

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Eu explico Isso muito bem na certificação oficial Ubiquiti.
    Ixiii rapaz, to estragando o teu negócio!

    Abração Zé!

  3. #23

    Padrão Re:

    hahahahaha estraga nada.

    Uma coisa é lendo aqui, outra coisa é com o tio explicando ao vivo, vendo a expressão de "ué" no rosto do aluno que não entendeu e tirando a dúvida na hora :-D

    ZéAlves

  4. #24

    Padrão Re:

    Já fui professor, cara... Didática não é problema.

    Vou começar a fazer vídeo aulas pra acabar com o teu treinamento, tu vai ver!! ha-ha-ha!

    To de zueira contigo, Zé. Nada substitui a didática de um profissional de gabarito como tu.

    Sucesso a nós!

  5. #25

    Padrão Re:

    Tem espaço pra todo mundo :-D

    Mas se faltar grana pra botar gasolina na moto vou ficar triste :-(

  6. #26

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    A cada dia fico mais empolgado com o under linux, valeu Zé depois me envia um e-mail sobre o teu curso ubnt.
    Última edição por wans1105; 26-09-2012 às 16:34.

  7. #27

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Oi Wanderson.

    Obrigado pelo interesse no curso. Quando tiver a oportunidade remova seu e-mail do post pra não cair na lista de robots de spam.

    Toda informação sobre o curso está aqui:
    http://www.granlabor.com/treinamento.php

    Abraço,

    ZéAlves

  8. #28

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Obrigadão!

  9. #29

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Resumindo, é melhor um Bullet M5 em 20Mhz com um painel horizontal Hiperlink associando Airgrids na horizontal e obter um rate 65/65 e níveis de Airmax Quality e Capacity de 100%/100% .... do que um Rocket M5 em 20Mhz associando Airgrids com polarizações diversas e negociando um rate 65/65 (onde é possível obter 130/130) e degradando o Airmax Quality e Capacity para 50%/50%
    Mestre, me permita o desaforo de algumas correções:

    1. O Bullet M5, sendo SISO, crava o Capacity em 50% , independente se há CPE MIMO ou não associada.
    2. Deve separar Capacidade de Qualidade: Apenas a capacidade varia de acordo com SISO x MIMO, o Airmax Quality está sempre medindo a qualidade mesmo, nível de sinal, ruído, ACK e suas variações. Pode-se fazer qualquer salada de fruta na escolha das CPE's da linha M (SISO x MIMO x SIMO x MISO ) , se estiver todo mundo bem alinhadinho, o Airmax Quality vai estar a 100%.

    Daqui há pouco tempo vou fazer um relato parecido com o meu anterior ( https://under-linux.org/f291/relato-...ullet5-157188/ ), só que dessa vez o Cenário será:

    * OMNI UBNT Dupla Pol 10dBi
    * AP Rocket M5 Airmax ON
    * CPE's:
    - NANO5 Legacy com Gambiairmax ( desculpem o trocadilho )
    - Airgrid M5
    - Loco M5
    ==>> Ou seja: vou misturar além de A com N, antenas simples com dupla pol, o desafio é punk, mas fico me lembrando do aprendizado, "ansioso mode on" ( e o tio da serralheria que não me entrega duma vez a torre ).

    O POP é para atender clientes até 700m, organizando as antenas de forma a transmitir com potência realmente baixa, na faixa de 4~6dBM, buscando obter sinal alvo de -60 ( por experiência, variações de acima de -65 degradam o Airmax, então, desci 3dBm do alvo padrão normalmente utilizado ( -63 ) ).

    Sempre que possível, vou configurar as Nano5 em Horizontal e montar as Airgrid em Horizontal. Ficando apenas as LocoM5 trabalhando em Dupla e alguma que outra em vertical, quando o horizontal não ficou satisfatório ( satisfatório = Airmax Quality = 99~100% ).

    Sem querer me provalecer, pra não perder a carona ( 2 dúvidas ):

    1ª O que faz exatamente a polaridade Adaptive da Nano5 ?
    2ª Li na documentação da Ubiquiti que ao utilizar Redes "N", recomenda-se deixar o ACK em Auto. Por que ?

  10. #30

    Padrão Re:

    Fala Tchê!

    Que trocadilho escroto! Gambiairmax é maldade. AirMAX funciona muito bem, é injusto chamar de gambiarra. :-D

    Se tiver 1x1 e 2x2 conectado no mesmo AP a qualidade pode ficar 100% se estiver tudo bem alinhadinho como vc disse, mas a capacidade vai ser menor do que 100% por causa dos 1x1.

    Airmax bem instaladinho funciona bem até um sinal de -75. Baixa teu piso de ruído (possivelmente auto-gerado) que você vai ver rodar redondo com sinal de -75. Se não conseguir baixar teu próprio ruído meu treinamento está disponível pra ajudar.

    O Adaptive dos rádios antigos (linha légacy) era uma seleção automática de acordo com a polarização do AP. Ou seja, deixa a CPE em adaptive e ela conecta na polarização vertical ou horizontal seguindo a polarização configurada no AP.

    Forte abraço,

    ZéAlves

  11. #31

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Fala Tchê!

    Que trocadilho escroto! Gambiairmax é maldade. AirMAX funciona muito bem, é injusto chamar de gambiarra. :-D

    Se tiver 1x1 e 2x2 conectado no mesmo AP a qualidade pode ficar 100% se estiver tudo bem alinhadinho como vc disse, mas a capacidade vai ser menor do que 100% por causa dos 1x1.

    Airmax bem instaladinho funciona bem até um sinal de -75. Baixa teu piso de ruído (possivelmente auto-gerado) que você vai ver rodar redondo com sinal de -75. Se não conseguir baixar teu próprio ruído meu treinamento está disponível pra ajudar.

    O Adaptive dos rádios antigos (linha légacy) era uma seleção automática de acordo com a polarização do AP. Ou seja, deixa a CPE em adaptive e ela conecta na polarização vertical ou horizontal seguindo a polarização configurada no AP.

    Forte abraço,

    ZéAlves
    O trocadilho é só para a inclusão da linha Legacy, mas não cuspo no prato que como não, foi só descontração... ^^

    Meu piso está em -91, mas eu acho que ruído auto gerado não é, por uma série de fatores como por exemplo:
    * 6dBm na transmissão com largura 20MHz com polaridade vertical;
    * 4dBm no PTP com piso de -96 utilizando 10MHz, canal bem afastado e polaridade horizontal.

    E a respeito do fundamento da sugestão da Ubiquiti de utilizar Auto em ACK quando utilizando "N" ?

  12. #32

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por silviola Ver Post
    O trocadilho é só para a inclusão da linha Legacy, mas não cuspo no prato que como não, foi só descontração... ^^

    Meu piso está em -91, mas eu acho que ruído auto gerado não é, por uma série de fatores como por exemplo:
    * 6dBm na transmissão com largura 20MHz com polaridade vertical;
    * 4dBm no PTP com piso de -96 utilizando 10MHz, canal bem afastado e polaridade horizontal.

    E a respeito do fundamento da sugestão da Ubiquiti de utilizar Auto em ACK quando utilizando "N" ?
    A brincadeira do trocadilho escroto era só descontração também, perdoe se passou a impressão errada.

    Poxa cara, eu vou descordar de novo de você. Fazer a linha Légacy compatível com AirMAX foi legal. Levou 18 meses de desenvolvimento do software pra funcionar porque o hardware não era compatível com o airMAX e foi tudo feito no software.

    Para quem tinha um grande investimento em rádio Légacy foi muito bom porque deu pra capitalizar o investimento feito na linha antiga e torná-la MAIS atual. Isso foi muito bom e funciona bem. Não é uma brastemp, mas também não é um isopor com gelo.

    O difícil é a pessoa aceitar a possibilidade do ruído auto gerado, é mais fácil acreditar que o problema é causado por terceiros. Mas não adiata eu ficar tentado explicar no fórum...

    Eu recomendo que meus alunos utilizem auto ACK em N. Eu utilizo, os alunos utilizam e está funcionando bem pra gente.


    Att,

    ZéAlves

  13. #33

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    O difícil é a pessoa aceitar a possibilidade do ruído auto gerado, é mais fácil acreditar que o problema é causado por terceiros. Mas não adiata eu ficar tentado explicar no fórum...
    Sob um olhar crítico, toda e qualquer instalação tem defeitos... tudo depende pra que time você torce, se é que me entende.

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Eu recomendo que meus alunos utilizem auto ACK em N. Eu utilizo, os alunos utilizam e está funcionando bem pra gente.
    "Porque sim" não me satisfaz ... Eu já to no estágio do: Por que "porque sim" ?

  14. #34

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Eu utilizo o ACK em auto no modo N e o interessante é que pra todos clientes a distância é calculada perfeitamente! Por exemplo, um cliente meu há 200 metros, o Rocket tá indicando 0.2km, conferi a distância no Google Earth, cravado, 200 metros! Todos outros clientes, até 900 metros, a ditância exata! Pra que melhor resposta q isso? Se ele meu AP tá configurando um valor de ACK e sabe a distância exata do cliente, não tem pq eu desconfiar q o valor não é eficiente.

  15. #35

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    em 802.11a/b/g/n o ack automatico 'coleta' as informacoes de TODOS os clientes... inclusive o ack para cada um... porem utiliza-se o ack do cliente que esteja mais longe (ack maior)...

  16. #36

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    No Bullet M2 pelo menos, com versão 5.33ajcorrea, ele calcula meus clientes como mais distante, 2.3km, mas na verdade o mais longe tá a 900m. Eu coloco o ACK nesse manualmente, em 1.1km, operando em B/G. Se eu coloco em 1km, ele automaticamente fica 0.9 e o ping fica estranho, coloco em 1.2km, ele configura automaticamente pra 1.1km e fica tudo ok.

  17. #37

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    justamente.. verifique o cliente em que ele calcula 2.3km provavelmente este cliente esteja atrapalhando neste caso...

  18. #38

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Não sabia disso, sério? Mas tá tudo ok nesse cliente, sinal -65dbm, modo G fixado em 24Mega... Nesse Bullet pra falar a verdade, ele nao calcula exato nenhum cliente, fica tudo acima de 1km, sendo que tenho cliente há 100 metros... So no Rocket q calcula legal com clientes em N.

  19. #39

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    excesso de potencia causa ack alto também ... o ideal eh deixar automatico e ir no cliente 'mexer' ... tambem convem tentar outro canal no AP caso nao altere nada...

    depois que todos os clientes estiverem com ACK normalizado (que o AP calculou certo ou bem proximo), voce fixa ele com 5 a 10% a mais do cliente mais distante.. ex:

    mais longe: 2km, fixa o ack para 2.2km

  20. #40

    Padrão Re: Modernização do PTPM - Dados importantes pra fazer uma boa escolha

    Vou tentar isso depois. Como é bom descobrir uma coisa nova... Mas pelo menos esse ponto funciona bem, desempenho até razoavel pra modo G em 24 mega, passa 10mega de throughput nos testes...