Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    Eu fiz a besteira de tirar um Bullet M2, que tava operando em modo misto B+G, pra colocar um Bullet 2 HP, mais antigo. Sim, o Bullet M2 não tem como vc fixar B ou G apenas, mas no meu caso, como tenho muitos clientes com antenas de 25dbi muito perto, isso é ruim, mesmo abaixando a potência deles, tive que travar cada cliente em 11Mbps, podendo assim ajustar a potência dos seus rádios, já que a maioria dos que tenho aqui têm potência fixa em 100mW em G. Enfim, no Bullet M2 (Firmware 5.33ajcorrea) tava uma maravilha, eu só não conseguia travar o TX do rádio em 18Mbps, como eu queria, somente upload no rádio do cliente eu conseguia travar em 11mbps, então pensei: Ah, vou colocar um Bullet 2 HP pq nele dá pra fazer isso! Paguei caro, mesmo valor de um M2 hoje, já veio atualizado com firmware mais recente, mas não consigo fazer essa coisa funcionar direito, com bom throughput, operando em modo B/G misto, como fazia no Bullet M2. No M2, com esse firmware do ajcorrea, fica fil,é mesmo misturando B e G. Tentei então colocar no modo G apenas, ficou uma porcaria, pq vários clientes ficaram com sinal estourando baixo de -30dbm e isso não é bom, o ideal é algo entre -50 e -70dbm. Tentei desalinhar a antena de alguns, deu certo pra alguns, mas mesmo assim alguns se desalinhar demais a potência recebida cai demais, aí não dá. Terça-feira irei voltar pro Bullet M2 pq nele a coisa tava funcionando perfeitamente. No 2 HP comecei a ter problema com cliente ligando dizendo que tava sem Internet, bastando um reboot no Bullet pra resolver, outros reclamando de lentidão, etc. O Throughput no modo B é de em torno de 4.5Mbps, já no modo G ou misto a coisa num passa de 1 mega, estourando 2 mega! Pior negócio que fiz! Não sei dizer se é configuração, só sei que tenho experiência com configuração do AirOS, sei trabalhar com potência correta, etc. Pra mim pode ser também o firmware 4.02. Alguém indica um firmware melhor?? Ah, não é antena também, esse Bullet está ligado numa antena Omni Slot, ECMTest 15 dbi de polarização horizontal. Então, alguma dica? Não queria parar mais uma vez os clientes pra trocar o bullet, mas se for necessário... Outra coisa que senti falta no 2 HP é q lembrei e somente no AirOS 5 tem a opção de limitar clientes com sinal abaixo de certo valor... vou acabar voltando pro M2 mesmo. Alguém que comprar um Bullet 2 HP aí novinho, com menos de uma semana de uso??

  2. #22

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Eu fiz a besteira de tirar um Bullet M2, que tava operando em modo misto B+G, pra colocar um Bullet 2 HP, mais antigo. Sim, o Bullet M2 não tem como vc fixar B ou G apenas, mas no meu caso, como tenho muitos clientes com antenas de 25dbi muito perto, isso é ruim, mesmo abaixando a potência deles, tive que travar cada cliente em 11Mbps, podendo assim ajustar a potência dos seus rádios, já que a maioria dos que tenho aqui têm potência fixa em 100mW em G. Enfim, no Bullet M2 (Firmware 5.33ajcorrea) tava uma maravilha, eu só não conseguia travar o TX do rádio em 18Mbps, como eu queria, somente upload no rádio do cliente eu conseguia travar em 11mbps, então pensei: Ah, vou colocar um Bullet 2 HP pq nele dá pra fazer isso! Paguei caro, mesmo valor de um M2 hoje, já veio atualizado com firmware mais recente, mas não consigo fazer essa coisa funcionar direito, com bom throughput, operando em modo B/G misto, como fazia no Bullet M2. No M2, com esse firmware do ajcorrea, fica fil,é mesmo misturando B e G. Tentei então colocar no modo G apenas, ficou uma porcaria, pq vários clientes ficaram com sinal estourando baixo de -30dbm e isso não é bom, o ideal é algo entre -50 e -70dbm. Tentei desalinhar a antena de alguns, deu certo pra alguns, mas mesmo assim alguns se desalinhar demais a potência recebida cai demais, aí não dá. Terça-feira irei voltar pro Bullet M2 pq nele a coisa tava funcionando perfeitamente. No 2 HP comecei a ter problema com cliente ligando dizendo que tava sem Internet, bastando um reboot no Bullet pra resolver, outros reclamando de lentidão, etc. O Throughput no modo B é de em torno de 4.5Mbps, já no modo G ou misto a coisa num passa de 1 mega, estourando 2 mega! Pior negócio que fiz! Não sei dizer se é configuração, só sei que tenho experiência com configuração do AirOS, sei trabalhar com potência correta, etc. Pra mim pode ser também o firmware 4.02. Alguém indica um firmware melhor?? Ah, não é antena também, esse Bullet está ligado numa antena Omni Slot, ECMTest 15 dbi de polarização horizontal. Então, alguma dica? Não queria parar mais uma vez os clientes pra trocar o bullet, mas se for necessário... Outra coisa que senti falta no 2 HP é q lembrei e somente no AirOS 5 tem a opção de limitar clientes com sinal abaixo de certo valor... vou acabar voltando pro M2 mesmo. Alguém que comprar um Bullet 2 HP aí novinho, com menos de uma semana de uso??
    Amigo... qual a potencia vc esta usando?...se estiver alta....va baixando gradativament e testando...outra coisa...baixe o firmewere direto do site da ubnt e instale....outra coisa...na aba, advanced se a caixa noise imunity estiver desativada, ative-a. e logo abaixo na opção distance, regule de acordo com a distancia dos seus clientes...
    amigo pode ser que ajude...boa sorte ai...

  3. #23

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    18dbm, noise immunity ativado, optimistic. Já deixei ACK em Auto e defini manualmente, entre outras coisas, não resolve. Já subi a potência pra 20dbm e desci pra 15dbm, não ajudou. Nesse ponto só tenho um cliente que usa Bullet, um Bullet 2, o resto é uma mistura de AP's como Globaltronic, Aprouter, Edimax, OIW, etc...

    Atualização:

    A potência dos clientes estão entre 12dbm, a maioria deles, e um só com 20dbm, que tá mais longe q com visada um pouquinho complicada. A maioria tá com a antena de 25dbi, alguns com de 12dbi. A potência recebida no AP, de cada cliente vai de -42dbm no melhor até -73dbm do pior cliente. -42dbm na minha opinião ainda é um pouco alta demais, mas não consegui baixar mais, só trocando por antena de menor ganho, mas no M2 funcionava Ok...

  4. #24

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    Amigo é complicado....aki...uso e não tenho do q reclamar...tiv problemas..mas é como vc viu..foi com a antena...vc ja tentou atualizar vc msm com o firmewere original...http://www.ubnt.com/download#Bullet2:HP...tente ai...
    boa sorte...

  5. #25

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    outra coisa raumarter....pode ser q este não esteja se adaptando bem com esta sua antena....

  6. #26

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    Não me preocupei em regravar firmware pq já tá atualizado, mas vou tentar, aliais, nem sei se vou tentar pq to pensando em voltar pro M2 mesmo, por causa do recurso de limitar dbm minimo pra conectar, então não vou parar meus clientes duas vezes, caso não resolva só com atualização.

    Não casar com Antena eu acho muito estranho, só se a antena for muito ruim. Uma EMCTest é outra qualidade, não é igual dessas Omnis comuns de polarização vertical não, paguei quase 600 reais nessa antena que é do tipo Slot, com polarização horizontal e sempre funcionou bem com o Bullet M2, sempre não, mas era configuração no inicio, depois a coisa ficou pefeita. Como eu decidi assumir a seguinte politica, se o cliente conseguir navegar numa determinada taxa, blz, se não, não quero apenas um reduzindo a taxa toda da rede e prejudicando todo mundo, resolvi travar a velocidade, mas o M2 não deixa fazer isso, não sei pq. Ao fazer isso ele só aceita clientes em modo N, somente em auto em aceita B/G, mó frescura isso! Aí comprei o 2 HP, pra minha decepção! Não to dizendo que o 2 HP é ruim, pq muita gente usa, mas o meu pelo menos tá dando essa zica toda.

    Valeu pelas dicas, quem puder continuar ajudando, até amanhã vou deixar ele lá em cima...

    Atualização:

    Tem outra coisa meio maluca nesse Bullet 2 HP, o parametro Dbm Noise, Noise Floor no AirOS 5... Po, no M2 fica em -88 ou -89dbm, acho q normal pra Omni, ja num Rocket M2 que tenho aqui, com carcaça blindada e tb numa Omni, dá - 94dbm, mas esse Bullet 2 HP fica fixo sempre em -98dbm. Acho q tá errado esse valor.

  7. #27

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    Blz..amigo...realmente..se não deu...não...mas tente ai a ultima opção...vc não tem nada a perder, se não der certo...então volte msm para o antigo conjunto, e volte a ser feliz...abraço...

  8. #28

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    Obrigado por tentar ajudar!

  9. #29

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    É dificil entender um problema, quando ele do nada some! Hoje decidi pela ultima vez testar tudo, antes de trocar pelo Bullet M2 de volta, e pra minha surpresa, tá passando banda normalmente, consegui hoje um Throughput de 9.45Mbps com clientes taxando entre 18 e 24Mbps, modo G. Testei umas 10x pra ter certeza e em horários diferentes. Vou observar por mais tempo e hoje no horário de pico mais tarde pra ver como se comporta. E também ver se não acontece de cliente ligar dizendo que ta sem conexão, como ocorreu várias vezes, mas no modo B.

  10. #30

    Padrão Re: Bullet 2 hp pior que roteador GTS?

    ricktr, seu erro esta na distancia . Seta a distancia em relação ao cliente mais longe pode deixar em 23dbm . Taxa rates 11mbps claro banda B multicast 11mbps permitir todos. Pronto tu não vai ter problema.