Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Eu estava num dilema sobre utilizar uma RB destas ou um PC para fazer o gerenciamento.
    Agora me decidi. PC é o caminho.

    Quanto aos fabricantes, isso é verdade. São poucos os que homologam diretamente seus produtos. D-link, tp-link e alguns outros poucos.
    Isso é um desrespeito ao consumidor. E outra. Porque a Agência não põe isso no papel de forma bem clara, assim como o Marcelo Goiás fêz? É tão simples definir isso. E a Agência poderia então notificar os fabricantes/distribuidores oficiais para que esta exigência fosse cumprida, sob pena de apreensão dos estoques a serem comercializados, e não punir diretamente o consumidor.

    Este tipo de atitude não é de hoje. No passado, no tempo do Dentel, hoje Anatel, a Delta fabricava transceptores para radioamador e tinha os produtos homologados.
    Mas fabricava também um amplificador linear que não era homologado. Toda loja do setor tinha para vender, mas era proibido o uso.

    Quanto a sua pergunta Marcio, as máquinas que vem preparadas para acesso a internet vem com selo de homologação.
    Já as de uso geral não vem. Mas agora fica a dúvida: no caso do PC ser utilizado para gerenciamento, vai exigir homolagação das placas de rede pelo princípio da comutação, explicado pelo Marcelo.
    Alguém já viu placa de rede homologada? Procurei no site , mas não vi nada. O que mais se aproxima na classificação por produtos seria equipamento para dados. Mas não tem placa de rede.

    Se souberem onde encontrar, seria útil a todos, pois de nada adiantaria utilizar um pc, se a placa de rede não estiver homologada.
    E daí o efeito cascata mais evidente seria o abandono do sistema mikrotik, o que causaria um alvoroço no setor dos pequenos provedores.

    A propósito, até a barra de aterramento tem lá cadastro de produtos homologados.
    Então a conclusão é: tudo, tudo mesmo precisa de homologação.

  2. #22
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu estava num dilema sobre utilizar uma RB destas ou um PC para fazer o gerenciamento.
    Agora me decidi. PC é o caminho.

    Quanto aos fabricantes, isso é verdade. São poucos os que homologam diretamente seus produtos. D-link, tp-link e alguns outros poucos.
    Isso é um desrespeito ao consumidor. E outra. Porque a Agência não põe isso no papel de forma bem clara, assim como o Marcelo Goiás fêz? É tão simples definir isso. E a Agência poderia então notificar os fabricantes/distribuidores oficiais para que esta exigência fosse cumprida, sob pena de apreensão dos estoques a serem comercializados, e não punir diretamente o consumidor.

    Este tipo de atitude não é de hoje. No passado, no tempo do Dentel, hoje Anatel, a Delta fabricava transceptores para radioamador e tinha os produtos homologados.
    Mas fabricava também um amplificador linear que não era homologado. Toda loja do setor tinha para vender, mas era proibido o uso.

    Quanto a sua pergunta Marcio, as máquinas que vem preparadas para acesso a internet vem com selo de homologação.
    Já as de uso geral não vem. Mas agora fica a dúvida: no caso do PC ser utilizado para gerenciamento, vai exigir homolagação das placas de rede pelo princípio da comutação, explicado pelo Marcelo.
    Alguém já viu placa de rede homologada? Procurei no site , mas não vi nada. O que mais se aproxima na classificação por produtos seria equipamento para dados. Mas não tem placa de rede.
    Eu achei homologação daquelas plaquinhas wifi extras da Asus, mas sobre on board nada... Meu notebook tinha um selo, mas já não dá para ler pra ver se era da wifi ou do todo (porcaria de selo vagabundo).
    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Se souberem onde encontrar, seria útil a todos, pois de nada adiantaria utilizar um pc, se a placa de rede não estiver homologada.
    E daí o efeito cascata mais evidente seria o abandono do sistema mikrotik, o que causaria um alvoroço no setor dos pequenos provedores.
    Bem... pelo menos algum benefício a Anatel teria que prover, não? kkkkk
    Mas tirando a piada de lado... isso é complicado... se resolverem querer homologação de software, ferrou-se tudo...

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A propósito, até a barra de aterramento tem lá cadastro de produtos homologados.
    Então a conclusão é: tudo, tudo mesmo precisa de homologação.

  3. #23

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Então, se não existe placa off ou onboard homologada, o que vai sobrar para nós? Um roteador Cisco?

    E a base mikrotik instalada, vai rodar em cima de que?

  4. #24

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então, se não existe placa off ou onboard homologada, o que vai sobrar para nós? Um roteador Cisco?

    E a base mikrotik instalada, vai rodar em cima de que?
    Claro que tem placa on e off homologada. Ja adquiri varias com selo de homologacao, porem me lembro somente da dell.

  5. #25

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    pc ap com placa off homologada ou uma rb493g com um cartão homologado podem ser um paliativo ate os vendedores homologarem.
    só o pessoal parar de comprar esta rbs iram forcar os vendedores homologarem para poder vender.

  6. #26

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Certo rb493 e quem vende essa rb homologada aqui no brasil?

  7. #27

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Ninguém para de comprar. Acima de tudo está a sobrevivência imediata do provedor. Tem que achar alguma solução viável.
    Muito tempo atrás eu usei um roteador balanceador da Tp-link. Quebrava o galho, mas com poucos recursos. E também não tem homologação

    O que não dá é para ficar na incerteza tendo um produto que vai dar problema. Pela famosa lei de Murphey se tem chance de dar problema, vai dar, mais dia menos dia.

    Já imaginaram o risco que corremos se precisar parar um provedor? Nem dá para pensar nisso.

    A solução é bem simples . Fabricante ou distribuidor oficial fazer a homologação. Isso já foi debatido faz mais de dois anos aqui no Under e até hoje ninguém se mexeu. Agora que a rosca está apertando vamos trabalhar no sufoco.

  8. #28

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Amigos, vamos analisar por um outro ângulo:

    Quanto vocês acham que a Mikrotik e a UBNT lucram no Brasil?

    Arrisco a dizer que nosso país deva ser o maior mercado deles.

    Algum deles tem escritório aqui??

    NÃO!

    Ficamos nas mãos de distribuidores que são meros vendedores, não são a empresa em si!

    Para usar equipamentos no país tem que homologar e ponto final!! Não adianta ficar discutindo se isso vale ou não e continuar usando produto não homologado! Vai levar multa, pois a regra está aí e vale para todos! A TPLINK tem tudo homologado, se você comprar um simples roteador deles no supermercado será homologado!

    Outra pergunta: Quanto ficaria para MK homologar isso? NADA! Não vai fazer nem cócegas no faturamento dela, pelo contrário, um produto homologado vende mais!

    A ANATEL deveria se organizar com a Receita Federal e não deixar esses produtos entrar no pais sem homologação e ainda por cima autuar que está importando!

    Aí meus amigos, veríamos tudo mudar!

    Agora cada um pode, também, fazer simplesmente o seguinte: não comprar. O vendedor entrou no msn, te ligou, etc oferecendo um equipamento não homologado, não compre e ponto final! E deixe bem claro que não compra pois não tem homologação.

    Aí os estoquem vão ficar parados. Talvez alguém comece a se movimentar para homologar.

    Concordo com o 1929: usem PC com MK. Resolve o problema por enquanto sim!

    Não adianta lamentar e continuar comprando. Se eu sou um vendedor de MK e todo mundo compra de mim, tenho meu lucro garantido. Para que eu vou me preocupar com homologação e gastar dinheiro?????????? Ninguém é bobo gente. Não sejamos nós, consumidores finais, os bobos da história!!

    Alguém já perguntou por email para o pessoal da MK se eles vão homologar algo?

    Abraços
    Fabricio

  9. #29

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    esse éo problema do brasileiro sempre deixa tudo para ultima hora!!!, nossos fornecedores no brasil não estão preocupados em homologar os produtos pelo simples fato que poucos compradores ligam para essa questão somente quem realmente quer trabalhar direito que é chato com essa questão na hora da compra se todos nois na hora da compra perguntassemos se tinha a homologação se eles não tivessem simplesmente não comprasse seu produto eles iriam ligar más grande maioria que compra são gatonet que não tá nem ai pra nada e não tá nem ai pra fazer um trabalho sério, assim fica complicado de 10 que compra apenas 2 ou 3 se preocupa com a questão.

  10. #30

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Acho que se forem pedir homologação de tudo que existe na transmissão de dados é melhor que bloqueiem direto na fonte, ou seja fiscalizem e fechem as fábricas. No caso das importações , barrem tudo, no caso das telefônicas proibam mesmo de vender enquanto não regularizarem tudo....
    MAS NO FINAL DAS CONTAS O QUE FAZEM ? NADA , NADA E NADA...
    MAS QUANDO QUEREM FAZER GRAÇA VÃO À UM PEQUENO PROVEDOR E METEM O FERRO...

    A corda sempre arebenta do lado do mais fraco, infelizmente é BRASIL... ainda tem uns trouxa que acha correto ela chegar no pequeno é pedir até o numero da cueca que vc usa.

    E ai Oi?Gvt hum senta la vai

  11. #31

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Amigos, vamos analisar por um outro ângulo:

    Quanto vocês acham que a Mikrotik e a UBNT lucram no Brasil?

    Arrisco a dizer que nosso país deva ser o maior mercado deles.

    Algum deles tem escritório aqui??

    NÃO!

    Ficamos nas mãos de distribuidores que são meros vendedores, não são a empresa em si!

    Para usar equipamentos no país tem que homologar e ponto final!! Não adianta ficar discutindo se isso vale ou não e continuar usando produto não homologado! Vai levar multa, pois a regra está aí e vale para todos! A TPLINK tem tudo homologado, se você comprar um simples roteador deles no supermercado será homologado!

    Outra pergunta: Quanto ficaria para MK homologar isso? NADA! Não vai fazer nem cócegas no faturamento dela, pelo contrário, um produto homologado vende mais!

    A ANATEL deveria se organizar com a Receita Federal e não deixar esses produtos entrar no pais sem homologação e ainda por cima autuar que está importando!

    Aí meus amigos, veríamos tudo mudar!

    Agora cada um pode, também, fazer simplesmente o seguinte: não comprar. O vendedor entrou no msn, te ligou, etc oferecendo um equipamento não homologado, não compre e ponto final! E deixe bem claro que não compra pois não tem homologação.

    Aí os estoquem vão ficar parados. Talvez alguém comece a se movimentar para homologar.

    Concordo com o 1929: usem PC com MK. Resolve o problema por enquanto sim!

    Não adianta lamentar e continuar comprando. Se eu sou um vendedor de MK e todo mundo compra de mim, tenho meu lucro garantido. Para que eu vou me preocupar com homologação e gastar dinheiro?????????? Ninguém é bobo gente. Não sejamos nós, consumidores finais, os bobos da história!!

    Alguém já perguntou por email para o pessoal da MK se eles vão homologar algo?

    Abraços
    Fabricio
    Isso mesmo Fabricio.
    1° a Anatel é desorganizada.
    2° Nem tudo que entra no Brasil é fiscalizado, falta de profissionais entre outros fatores.
    3° Todos aqui sabem ou deviam saber que o produto é homologado ou não, isso acho que é basico para esta area.
    4° A Anatel ta pouco se lixando, se o produto não é homologado azar o seu pois você deveria saber isso.
    5° Acho uma puta sacanagem desses fabricantes, olha só a ubnt e mikrotik apresentam um produto que será lançado somente daqui 1 ano +-, o que custa já homologar o produto e facilitar para todos, com certeza o que eles gastarão em comparação a quantidade de equipamentos que é vendido no Brasil é uma mixaria, acho que o que temos que fazer é começar a enviar e-mails, pegando no pé desses fabricantes para já efetuarem a homologação ou sei lá que paguem os distribuidores para que agilizem esse processo, afinal das contas quem sempre sai perdendo é o Provedor, a nossa empresa que fica dependendo da má vontade desse pessoal. Olha que ainda a Anatel fiscaliza por lote sei la, imagina se resolverem fazer um pente fino ai lascou-se. Tá certo que ai os grande se safa afinal nesse pais nada que um cafezinho não resolva o problema.

    Essa é minha opnião.

  12. #32

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu estava num dilema sobre utilizar uma RB destas ou um PC para fazer o gerenciamento.
    Agora me decidi. PC é o caminho.

    Quanto aos fabricantes, isso é verdade. São poucos os que homologam diretamente seus produtos. D-link, tp-link e alguns outros poucos.
    Isso é um desrespeito ao consumidor. E outra. Porque a Agência não põe isso no papel de forma bem clara, assim como o Marcelo Goiás fêz? É tão simples definir isso. E a Agência poderia então notificar os fabricantes/distribuidores oficiais para que esta exigência fosse cumprida, sob pena de apreensão dos estoques a serem comercializados, e não punir diretamente o consumidor.

    Este tipo de atitude não é de hoje. No passado, no tempo do Dentel, hoje Anatel, a Delta fabricava transceptores para radioamador e tinha os produtos homologados.
    Mas fabricava também um amplificador linear que não era homologado. Toda loja do setor tinha para vender, mas era proibido o uso.

    Quanto a sua pergunta Marcio, as máquinas que vem preparadas para acesso a internet vem com selo de homologação.
    Já as de uso geral não vem. Mas agora fica a dúvida: no caso do PC ser utilizado para gerenciamento, vai exigir homolagação das placas de rede pelo princípio da comutação, explicado pelo Marcelo.
    Alguém já viu placa de rede homologada? Procurei no site , mas não vi nada. O que mais se aproxima na classificação por produtos seria equipamento para dados. Mas não tem placa de rede.

    Se souberem onde encontrar, seria útil a todos, pois de nada adiantaria utilizar um pc, se a placa de rede não estiver homologada.
    E daí o efeito cascata mais evidente seria o abandono do sistema mikrotik, o que causaria um alvoroço no setor dos pequenos provedores.

    A propósito, até a barra de aterramento tem lá cadastro de produtos homologados.
    Então a conclusão é: tudo, tudo mesmo precisa de homologação.
    1929,

    Na verdade já existe regulamentação, da própria Anatel, afirmando que somente equipamentos homologados devem ser comercializados no Brasil.

    Infelizmente, em nosso país, leis, normas e regulamentos nem sempre são respeitados. Por isso coloquei a culpa nos fabricantes em primeiro lugar. Mas, culpo os distribuidores, em segundo lugar, pois os mesmos também podem (e devem) solicitar as respectivas homologações.

    Culpo ainda, em terceiro lulgar, os consumidores e usuários de produtos de telecom, incluindo provedores e empresas de telecomunicações.

    Para a maioria é muito fácil cruzar a fronteira e trazer de fora "muambas" sem notas e sem homologações no país. Ora, o consumidor e usuário tem culpa, pois quem compra equipamento ou qualquer coisa irregular fomenta a irregularidade.

    Homologação não é somente o selo, mas ainda a inscrição (número/código) de homologação dos respectivos equipamentos. Tanto que caso algum de vocês perca o selo basta escrever na caixa hermética ou numa relação na tampa a relação de equipamentos e suas homologações.

    Leis temos muitas, mas as que são cumpridas de fato são uma parcela. Infelizmente os estrangeiros percebem que aqui a "coisa corre frouxa" entram na festinha e também deixam de cumprir a lei.

  13. #33

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Concordo plenamente com vc Marcelo....

    Prq a maioria dos celulares não tem selo algum e são vendidos por empresas e aceito por todas as operadoras e ninguem diz nada e nem fiscaliza....

  14. #34

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Vou expressar minha humilde opinião sobre o caso:

    Acho isso uma putaria do c$#@$@#*&lho!
    Quando um fabricante/distribuidor vai homologar um equipamento vocês acham que ele mete a mão no lote e manda qualquer peça pra Anatel fazer a homologação? O equipamento que vai pro laboratório de homologaçao é qualquer 1 de qualquer lote????
    Acorda galera! Existe um equipamento chamado "AMOSTRA DE OURO". É esse equipamento que vai pra homologaçao! Um equipamento quase que "hand made" perfeito! Até lustrado!
    Agora eu pergunto: De quê adianta essa tal "homologação"???!!?? Só pra encher mais ainda os bolsos do governo! E não pensem que é o fabricante/distribuidor quem paga por isso! Somos nós!!! Pq equipamento homologado SEMPRE foi e SEMPRE será mais caro! A homologaçao vem junto com o preço!
    Acho isso ridículo! Você pagar pelo selo de um equipamento que TODOS NÓS sabemos que nao chega nem perto daquele que foi pra laboratório!
    Peguem o exemplo da Lan Expert pra vocês verem: Homologaram uma bobina de cabo perfeita! Com "cobre" de verdade... hehehheh
    E advinhem oque vcs usam nos clientes???!!?? um cabo ridículo de aluminio com uma "tinta" de cobre!
    Brasil, mostra a tua cara! Quero ver quem pága, Pra gente ficar assim!!!

  15. #35

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Homologado não deveria ser mais caro. Alguns anos atrás foi homologado um produto mikrotik pelo distribuidor oficial.
    rb, cartão, cx hermética e fonte.
    só que o preço não foi competitivo, seja pelo custo Brasil ou por uma política empresarial de comercialização.
    Tanto é que pouco se leu sobre o produto.
    Não deveria ser mais caro pois com a classificação de homologado poderia vender o dobro o que em comércio se chama "escala". Isso sim é que baixa preço. Mas quando parte de um patamar alto, já nasce morto
    Se não houvesse um mercado paralelo para balizar os preços até que poderia colar . Mas com os preços de mercado, nunca colou.
    Ficou caro, seja pelos impostos, seja pela estratégia de vendas da empresa.
    É só comparar os preços mundiais, que veremos onde está o problema. E lá fora tem custos de FCC, ou outro agente em cada país. E nem por isso os preços disparam.

  16. #36

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Homologado não deveria ser mais caro. Alguns anos atrás foi homologado um produto mikrotik pelo distribuidor oficial.
    rb, cartão, cx hermética e fonte.
    só que o preço não foi competitivo, seja pelo custo Brasil ou por uma política empresarial de comercialização.
    Tanto é que pouco se leu sobre o produto.
    Não deveria ser mais caro pois com a classificação de homologado poderia vender o dobro o que em comércio se chama "escala". Isso sim é que baixa preço. Mas quando parte de um patamar alto, já nasce morto
    Se não houvesse um mercado paralelo para balizar os preços até que poderia colar . Mas com os preços de mercado, nunca colou.
    Ficou caro, seja pelos impostos, seja pela estratégia de vendas da empresa.
    É só comparar os preços mundiais, que veremos onde está o problema. E lá fora tem custos de FCC, ou outro agente em cada país. E nem por isso os preços disparam.
    Seria tão bom se tudo isso que vc disse fosse praticado no Brasil! Mas infelizmente estamos em um país onde tudo é diferente! Não culpo políticos por isso não! Culpo nós mesmos! Porque nós colocamos eles lá! A realidade "deveria" ser bem próxima do que o amigo disse! Mas passa bem longeeee... longe mesmo!!! Até porque quando um fornecedor joga "NanoLoco M5 a 189,90" vc lê nas entre-linhas que é acima de 10pçs, valor sem impostos" ae vc liga e pergunta se é homologado! Tenta pra ver!...
    É, mas temos que ficar quietos e sentar no pepino bem mansinho... Ou tentar mudar alguma coisa nas urnas... do contrário viveremos o resto da vida sendo enrabados e o pior; rindo disto!

  17. #37

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    E o mais ridiculo de tudo é ver que depois de um produto ser "homologado" ou seja esta de acordo com as normas impostas e tudo,de um dia pro outro ele perde a homologaçao do nada ou seja deu na telha de algum malandro lá que isso nao pode mais usar e acabou sem ao menos dizer qual o motivo de tal perda...

    É f@$% BRASIL!!!!!

  18. #38

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    Prezados,

    Homologação tem prazo de validade. De tempos em tempos o solicitante tem de renovar enviando o produto outra vez para ensaios. Caso não seja renovada a Anatel suspende a homologação.

    Homologação pode ser suspensa por vários motivos, não somente devido a problemas de qualidade.

  19. #39

    Padrão Re: Anatel barrou todas as RB's da série 1000. E agora qual substituto à altura??

    E como ficaria nós pequenos que usamos hotspots ou pppoe na mikrotik?
    teriamos que migrar todos para um servidor pc mikrotik com 500 placas de redes para diversos serviços e comprar um switch gerenciavel?

  20. #40

    Padrão

    Mesmo que a homologação de um produto seja suspensa ou cancelada, desde que você tenha comprado o produto na época em que ele era homologado, isso comprovado através da nota fiscal de compra do produto, você pode continuar usando normalmente o produto, pois neste caso vale a homologação.