+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Boa tarde amigos, tenho um enlace de 35km, com xr5 e tenho antenas de dupla polarização queria saber se é possivel colocar 2 cartão xr5 e somar os links fazer bonding.

    PONTO A
    1 RB433 AH
    2 XR5
    1 ANTENA DE DUPLA POLARIDADE
    VERSÃO DO MK 5.20

    PONTO B
    1 RB433AH
    2 XR5
    1 ANTENA DE DUPLA POLARIDADE
    VERSÃO DO MK. 5.20

    É POSSIVEL POR FAVOR DAR UMA MÃO E POSTAR AI AS CONFIGURA PARA MIM FAZER TENTEI SEGUIR O VIDEO A RISCA DO AMIGO ALEXANDRE E NÃO ROLO NÃO CONECTA DE JEITO ALGUM.

    VLW

  2. #2

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    dá uma olhada nessa dica,
    http://wiki.ubnt.com/Mikrotik_bonding

  3. #3

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Opah bom dia. Ate onde eu sei com estes equipamentos vc so podera fazer um nstreme dual slave
    Que funciona da seguinte forma vc tera um par de cartao para rx e outro para tx. Ele nao soma
    Os links e sim faz tx so por um sentido e rx pelo outro. O problema e que se vc perder
    um cartao por exemplo o tx ele nao ira funcionar mais. Te aconselho trocar por bullets m5 pois ai sim vc podera fazer o
    o bonding e ter uma garantia maior.

  4. #4

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Bom dia amigo, então quer dizer que dá para fazer bonding com os XR5?

    O amigo acima acha que não pode e aiii?

    vlw


    Citação Postado originalmente por Riskvin Ver Post
    dá uma olhada nessa dica,
    http://wiki.ubnt.com/Mikrotik_bonding

  5. #5

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Bom dia amigo, o amigo acima falou que é possivel e agora será que é segui o video que tem no underlinux ontem de noite para fazer igual até os ips do video coloquei e não rolou de jeito algum,. não se conectavam.


    vlw


    Citação Postado originalmente por HPNetwork Ver Post
    Opah bom dia. Ate onde eu sei com estes equipamentos vc so podera fazer um nstreme dual slave
    Que funciona da seguinte forma vc tera um par de cartao para rx e outro para tx. Ele nao soma
    Os links e sim faz tx so por um sentido e rx pelo outro. O problema e que se vc perder
    um cartao por exemplo o tx ele nao ira funcionar mais. Te aconselho trocar por bullets m5 pois ai sim vc podera fazer o
    o bonding e ter uma garantia maior.

  6. #6

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Citação Postado originalmente por javavsm Ver Post
    Bom dia amigo, o amigo acima falou que é possivel e agora será que é segui o video que tem no underlinux ontem de noite para fazer igual até os ips do video coloquei e não rolou de jeito algum,. não se conectavam.


    vlw
    Mais vc tentou fazer o bonding com os cartoes??
    com ja falei com cartao nao da nao, soh com bullet ou outro ap que se conecte na rb pelas portas ether.

    http://dc160.4shared.com/img/HujG6f8C/preview.html
    Mais ai esta um exemplo de nstreme dual slave...

  7. #7

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Ok, amigo esse exemplo eu vi mas já vi 1 erro, que o remote mac, tem que colocar alguma coisa ali se não não vai conectar to certo?


    Vlw

    Citação Postado originalmente por HPNetwork Ver Post
    Mais vc tentou fazer o bonding com os cartoes??
    com ja falei com cartao nao da nao, soh com bullet ou outro ap que se conecte na rb pelas portas ether.

    http://dc160.4shared.com/img/HujG6f8C/preview.html
    Mais ai esta um exemplo de nstreme dual slave...

  8. #8

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Isso vc tera que colocar o mac do nstreme que vc criou la na outra ponta, tipo nstreme site A coloca nas configs do site B, e vice-versa.

  9. #9

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Amigo, dependendo da distancia não vai prestar não... Como os cartões ficam muito próximos um do outro na mesma rb isso atrapalha tudo, independente da distancia de canal que você colocar um do outro... Digo por experiência...
    Não tentei usar quatro rbs e fazer o bonding pelas eth´s, mas é um teste que pode ser feito e gostaria de ver os resultados...

  10. #10

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Isso mesmo fiz hoje um Nstreme Dual Slave, e não rolou não passou mais que 12mb, sendo que num cartão só eu consigo 40mb.

    Tem algum macete será?

    vlw

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Amigo, dependendo da distancia não vai prestar não... Como os cartões ficam muito próximos um do outro na mesma rb isso atrapalha tudo, independente da distancia de canal que você colocar um do outro... Digo por experiência...
    Não tentei usar quatro rbs e fazer o bonding pelas eth´s, mas é um teste que pode ser feito e gostaria de ver os resultados...

  11. #11

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    O que pode se tentar fazer é um boding com quatro rb´s, canais mais distantes possíveis um do outro e antena mais distante uma da outra tambem. Outra opção é fechar o link com dois pates de rocketm5 GPS para que uma não afete a outra e entra com elas em um par de mikrotik(um em cada ponta) e faz um bonding pelas ethernets... Com certeza irá funcionar...
    Dependendo da distancia vai de mikrotik mesmo... Qual a distancia desse enlace?

  12. #12

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Bom dia amigo a distancia é 42km, hoje estou com 2 xr5 em cada ponta, nas antenas de dupla polarização, estou tentando fazer o Nstreme Dual Slave, agora, só que fiz conectou tudo certinho, mas só que tem um problema ainda estou tentando descobrir, que é o seguinte, com 1 cartão só funcionando chega 40mb tranquilo, dai ativo o nstreme dual slave chega huns 12mb só.

    vlw

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    O que pode se tentar fazer é um boding com quatro rb´s, canais mais distantes possíveis um do outro e antena mais distante uma da outra tambem. Outra opção é fechar o link com dois pates de rocketm5 GPS para que uma não afete a outra e entra com elas em um par de mikrotik(um em cada ponta) e faz um bonding pelas ethernets... Com certeza irá funcionar...
    Dependendo da distancia vai de mikrotik mesmo... Qual a distancia desse enlace?

  13. #13

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Nessa distancia ficou mais fácil... nem precisa de bonding.. atualmente foi lançado um cartão pela mikrotik que funciona em MIMO, ele pode mais que dobrar essa banda atual que você tem e ainda em full duplex, são os cartões RSSHPN.

    http://routerboard.com/R5SHPn

  14. #14

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Nessa distancia ficou mais fácil... nem precisa de bonding.. atualmente foi lançado um cartão pela mikrotik que funciona em MIMO, ele pode mais que dobrar essa banda atual que você tem e ainda em full duplex, são os cartões RSSHPN.

    http://routerboard.com/R5SHPn

    Vc ja testou este cartão ai? Bom primeiro que não é homologado mais...
    E segundo que tenho um par aki e vendo para quem quiser por 50% do que paguei, coloque em produção e não aguenta o tranco não.
    em 13km só consegui 30mb os XR5 fazem a mesma coisa. se quer algo proficional mesmo investe em radiwin 100mb full, eh caro mais vale a pena.

  15. #15

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    É N esse cartão, mas sera que vai funcionar o mimo vou comprar 2 unidades para colocar 1 unidade em cada ponta e ver quanto vai dar de banda assim que chegar os cartões posto aqui ok.

    vlw


    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Nessa distancia ficou mais fácil... nem precisa de bonding.. atualmente foi lançado um cartão pela mikrotik que funciona em MIMO, ele pode mais que dobrar essa banda atual que você tem e ainda em full duplex, são os cartões RSSHPN.

    http://routerboard.com/R5SHPn

  16. #16

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Caro hpnetwork, havia testado outros cartões mimo mas não tive sucesso devido a distancia de meu link (80km), mas para distancias que não excede os 45km, o s cartões MIMO funcionam muito bem. Não testei esse RSSHPN no link de 80km mas irei testar com certeza.
    No seu caso, 13km é pouca coisa para ele, deveria funcionar bem... será que ele não veio com problema de fábrica? Vc chegou a testar ele em bancada sem pigtail? Qual sinal vc conseguiu em seu link de 13km?

  17. #17

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Caro hpnetwork, havia testado outros cartões mimo mas não tive sucesso devido a distancia de meu link (80km), mas para distancias que não excede os 45km, o s cartões MIMO funcionam muito bem. Não testei esse RSSHPN no link de 80km mas irei testar com certeza.
    No seu caso, 13km é pouca coisa para ele, deveria funcionar bem... será que ele não veio com problema de fábrica? Vc chegou a testar ele em bancada sem pigtail? Qual sinal vc conseguiu em seu link de 13km?
    Em bancada fiz os teste com sinal em torno de -42 e uma banda de 80mb half, em produção o sinal ficou -53 e 23mb half de banda, por isso que não aconselho os cartões...

  18. #18

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Mas os testes foram feitos com ou sem pigtails?

  19. #19

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Mas os testes foram feitos com ou sem pigtails?
    Foi feito com os pigtail em bancada..

  20. #20

    Padrão Re: Bonding com 2 XR5 em cada ponta é possivel

    Bom dia pessoal, nunca usei esses cartões mas devem ser bons o SR71-15 dei uma olhada nuns tópicos ai no under, os caras fazem enlace com ele de 93km com ele e funciona diz que passa 40full, então quer dizer que para mim era para funcionar, pois em 42km era para passar mais de 80mb full, mas não passava caindo subiu o sinal e nada de funcionar.