+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    Olá,
    Queria uma avaliação de vocês que já estão a mais tempo que eu, e já devem ter passado por várias situações.

    Então vamos lá.
    Tenho um pequeno provedor com média de 230 clientes divididos em 2 torres.

    Na torre principal tenho os seguintes equipamentos:
    Load-Balance de RB450G com 3 links ADSL (1 de 5MB e 2 de 10MB) e uma porta livre esperando o meu Dedicado chegar.
    1 RB 1100AHx2 como servidor da rede
    3 Antenas Basestation 90º 20dbi + Rocket M5
    3 Hyperlink 90º 17dbi
    1 RB 433 + 3 Cartões R52H

    Mando um link pra outra torre com uma NanoBridge M5 22

    Na outra torre tenho os seguintes equipamentos:
    1 NanoBridge M5 22 (recebendo o link e entrando no Switch. Fica tudo em Bridge)
    1 Switch Gerenciavel WEB TP-Link 16p
    4 Hyperlink 90º 17dbi todos com Bullet2 HP
    2 NanoStation M5 como AP (setor pequeno com poucos clientes)
    2 Antena Xwave 90º 17db + Rocket M5 (setor maior e mais distante)

    Estava querendo acabar com o 2,4Ghz, ou no máximo manter os clientes que não quiserem trocar.

    Estava com a seguinte idéia:
    Vender planos apenas de 1MB e acrescentar apenas R$ 10,00 na mensalidade.
    Clientes que tiver em 2,4Ghz que não queiram trocar equipamento, ficará com mesmo plano e valor.
    Clientes que não quiserem 1MB ficará com 800k pelo valor atual da mensalidade.

    O Meu intuito é elevar a velocidade dos clientes sem que isso gere um valor alto, e que não coloque a rede em lentidão.
    Da forma que estou trabalhando hoje, libero 512k para clientes 2.4Ghz, 600k, 800k e 1MB apenas para 5.8Ghz e não tenho problemas de falta de link. Média de 85 clientes On-line, todos residenciais, e distância de no máximo 1.5Km dos clientes a torre.

    Para eu trabalhar com 5.8Ghz, e utilizando as duas torres, colocando nelas somente Basestation + Rocket M5, totalizando 7 paines, seria possível atender os 230 clientes a 1MB, isso daria em média 33 clientes por painel.
    O Rocket M5 aguenta??? Pensando na pior das hipóteses, se todos os 33 clientes estiverem conectados e usando 1MB de banda, o Rocket suportaria ???

    Qual seria a quantidade ideal de LINK para atender os 230 Clientes a 1MB, com média máxima de 90 clientes On-line simultâneo?

    O dedicado que vou colocar é de apenas 2MB. O resto será ADSL.
    A Power deve chegar até o final do ano, ai poderei ter cerca de 3 links de 35MB (105MB + 9MB de UP)

    O Que acham ???

    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    em q cidade vc esta?

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    bom dia amigo, vc esta certo na forma como vc esta planejanto sua migracao de rede, sobre o rocket ele aguenta sim 33 clientes, tenho painel com o dobro disso, mas claro nao estao navegando ao mesmo tempo mas em media 50% disso mas tem relatos aqui do under de mais que isto, mas vai a dica o rocket sao otimos para ptmp desde que vc faca uso do airmax tdma para isto seus cliemtes terao que ser ubiquit tambem com airmax ativado.

    Sobre seu lik aguentar depende de como e o uso de seus clientes, teno aqui consumo medio de 30 megas dedicados com media de 230 clientes on line com planos que chegao a 2 megas em condominio, mas claro tudo deve ser monitorado e verificar custumes de clientes horarios de pico, etc etc.

    duvidas post amigo.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    Bom amigo vc esta certinho na sua estrutura como o demattos falou,quanto aos Rockets eles iram suportam a demanda sim,ate pq vc tem meios de filtrar isso como a quantidade de conexoes simultaneas que cada cliente pode abrir e tambem P2P,td isso feito na Rb central.

    Abs.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    e qual a distancia de uma torre ate a outra?
    talvez terás de reforçar seu ptp ai. e se necessário também podes usar o Rocket.
    abraço e sucesso

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    Amigo, primeiramente confira a banda que passa de uma torre a outra, estando tudo ok, manda bala com um rocket + base station, nao recomento usar autenticao wep ou wpa, apenas radius, use sempre canais auto, recomento padronizar o kit cliente, airgrid 23 ou nano m5, o melhor e manter o hotstpot e ou ppppoe direto na torre, ou seja na placa de rede da rb direto para rocket, quanto ao ptp duas eu recomendo usar airmax, abaixo de 5kms com duas airgrid vc consegue facil 80/10mb, nao feche ptp com nano.

    Espero ter ajudado.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    Tudo que já falaram está dentro do que se usa com sucesso.
    Agora, eu não passaria a oferecer maior velocidade antes de chegar o link dedicado. Pode acontecer do atual adsl não dar conta e os clientes acharem que não vale a pena trocar para 5.8.
    Na verdade você já está fazendo milagre com os adsl.
    Tem como você aumentar este dedicado? Temo que com só dois mega de dedicado, a diferença no serviço não será evidente.

    Eu tenho 90% dos clientes com plano de 1 mega e ainda uso 2.4. Às vezes não é a interferencia, mas o adsl que segura o cliente.

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    Parceiro, como você mesmo já disse está funcionando tranquilo hoje do jeito que ta. Melhorar as velocidades dos cliente sempre é bom para ambas as partes, mas você não tem link pra isso, digo isso pois, tenho hoje 50mb somando dedicado e adsl e vendia planos de 600k e 800k e o consumo médio era de 12mb com 30~40 simultaneos, porém quando melhorei os planos da galera para 800k e 1mb com a mesma quantidade online o consumo aumentou pra 22mb~28mb nos horarios de pico e mesmo aumentando os planos eu não substituí todos os kit's de clientes, apenas os que disseram que pretendem contratar mais de 2mb (pretenção minha para ano que vem).

    Com relação aos equipamentos das torres, sempre use direcionais para ptp a NanoBridge é uma boa dependento da distância, pois, para essa quantidade de link vai de boa. Quantos aos painés, eu iria de oiw ou hyperlink ligados a RB433 (1rb para cada painel) tenho optado por essa estrutura, pois, tenho percebido que o pessoal tem usado muito ubiquit+airmax e meus clientes melhoraram quando passei a usar nv2 e nstream...

    Lembrando que os equipamentos que você pretende usar são ótimos, te falei que eu fiz assim, como os amigos já falaram esses equipamentos que pretende adquirir são ótimos, mais pense duas vezes antes de melhorar o plano da galera. Você também pode aumentar gradativamente por setor e ir vendo o desempenho.

    Boa sorte e sucesso!

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    A Distancia é de apenas 1600 metros de uma torre no outra.
    A segunda torre é de apenas 18mts, e o sinal dessa torre não chega nos clientes da torre principal, pois é um declive bem acentuado.
    Então graças a Deus o sinal dessa 2ª torre não dá interferência na principal.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    Olha, muito obrigado mesmo pelas sugestões. Baseado nas informações de vocês já posso traçar uma meta.
    O Dedicado aqui em Campo Grande-MS é muito caro, só compensa em altas quantidades.
    -Já pediram até R$ 700,00 o Mega por aqui. Tenho 230 clientes, mensalidades em média R$ 45,00 - despesa com boleto, sobra cerca de R$ 42,00 liquido. 230 X 42 = R$ 9.660,00 - despesas mensais. É complicado...
    Um provedor da cidade aqui ia pegar 100MB e ratear com os outros provedores, para baratear. Mais aqui em vez do pessoal ser parceiro, fica um furando o "zóio" do outro.
    Estamos ampliando devagar. E sempre mantendo o cliente satisfeito. Mais mesmo assim, inadimplentes existem.

    Mas creio que da forma que disseram é quase unânime a forme de fazer.
    Desde que comecei, aqui é minha central sanar as dúvidas.
    Agradeço mesmo a todos.

    Mais vou deixar aberto ainda aqui pra poderem opinar, até mesmo acerca de novos equipamentos que estão saindo OK?
    Até mais.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda em projeto de Migração de 2.4Ghz para 5.8Ghz

    Aproveitei o tópico para fazer um apanhado... Atualmente utilizo 2.4 em B, com planos máximos de 512k, não desejo migrar para 5.8, devido a grande poluição em minha cidade, e a grande sensibilidade com sinal etc, estou seriamente pensando em entrar no padrão N, já que eu mudaria somente a frequência de transmissão nos cartões para N "puro" (nada de mix) nas RBs e seus cartões, e trocaria os APs dos clientes para estes KRAZER que já suportam N e tem um preço muito acessível... Nominalmente o padrão N suporta 150mb Half... e joga o sinal tão bem quanto o B, poderia oferecer bandas de até quanto, com microcélulas de ate 30 clientes, com planos mínimos de 1MB? Obrigado. Fiquem com Deus.