Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Olá a todos. Sou iniciante em redes, mesmo assim atrevi-me a fazer uma rede para 500 usuários .
    Primeiro problema: Quando tenho mais de 60 conectados, a rede passa a ter alta latência com o servidor, chegando a ficar inoperante por alguns segundos, ou até minutos.
    Uso switch da encore, aqueles de R$ 40 em cascata, sempre um plugado no outro.
    Um switch Switch Gigabit 3Com 2928, por exemplo, seria diferente em que? O uso em cascata prejudica a rede?
    Abraço a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Não tenho distância entre switchs. Esquema: [[[PREDIO 6<<<PREDIO 3<<<PREDIO 2<<<SERVIDOR>>>PREDIO 1>>>PREDIO 4>>>PREDIO 5]]], nenhum deles chega a 100 mts, aqui é tipo uma escola. metade dos clientes wireless e metade cabo. tanto na rede wireless quanto na cabeada tem latência.

  3. #3

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Você pode ter 2 tipos de problemas ai:

    BROADCAST
    PROCESSAMENTO

    Imagine que um de seus clientes esteja com vírus, o mesmo terá acesso a toda a rede e poderá atrapalhar todos os outros clientes..... agora imagine 30-50 clientes com vírus!!! Vai formando uma bola de neve.

    Solução: Utilizar Switch de maior capacidade de processamento e com função de VLAN. Com a VLAN você vai conseguir isolar cada cliente.

    Por isso a diferença de preço!

  4. #4

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Outro ponto importante.

    O que gerencia essa rede? O problema também pode estar nessa parte..

  5. #5

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Você pode ter 2 tipos de problemas ai:

    BROADCAST
    PROCESSAMENTO

    Imagine que um de seus clientes esteja com vírus, o mesmo terá acesso a toda a rede e poderá atrapalhar todos os outros clientes..... agora imagine 30-50 clientes com vírus!!! Vai formando uma bola de neve.

    Solução: Utilizar Switch de maior capacidade de processamento e com função de VLAN. Com a VLAN você vai conseguir isolar cada cliente.

    Por isso a diferença de preço!
    Ok, uma resposta interessante. Um exemplo de switch com VLAN, e esse isolamento citado seria mais ou menos como uma subrede?

  6. #6

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Basico de cascada

    1 computador conectado a uma porta do seu encore = 1 mac adresss computador 100Mb
    1 Switch conectado a seu outro switch de 8 portas por exemplo: = 6 computadores em uma porta de 100 megas que da uma media de 16 mega para cada.
    60 computadores conectados a uma porta de 100 mega = 1,5 mega para cada, fora isso ainda tem o numero de broadcast que gera na rede + Processamento do switch que não é feito para isso entre outros fatores.
    Fora que se nao me engano o limite maximo de cascateamento recomendado e de 7 ou algo perto disso pelos motivos apresentados pelos colegas acima

  7. #7

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Outro ponto importante.

    O que gerencia essa rede? O problema também pode estar nessa parte..
    Ok, meu servidor é um i7 com 8gb de ram rodando BFW.

  8. #8

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Citação Postado originalmente por tumbalasso Ver Post
    Basico de cascada

    1 computador conectado a uma porta do seu encore = 1 mac adresss computador 100Mb
    1 Switch conectado a seu outro switch de 8 portas por exemplo: = 6 computadores em uma porta de 100 megas que da uma media de 16 mega para cada.
    60 computadores conectados a uma porta de 100 mega = 1,5 mega para cada, fora isso ainda tem o numero de broadcast que gera na rede + Processamento do switch que não é feito para isso entre outros fatores.
    Fora que se nao me engano o limite maximo de cascateamento recomendado e de 7 ou algo perto disso pelos motivos apresentados pelos colegas acima
    Deixa ver se eu entendi: Todos os clientes estão passando por uma única porta do switch (o que está no servidor) fazendo um funil. Mas a placa de rede consegue receber todas essas conexões. O que é backplane e non-bloque?

  9. #9

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Estes Switch encore suporta até 100 mac, portando inapropriado para seu uso de 500 maquinas

  10. #10
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Compra Switch de 8 portas da Intelbras serie SF 800 V.
    Custa aqui no rio R4 54,00 e ja tem Vlan fixa, assim isolando os clientes

  11. #11

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    Estes Switch encore suporta até 100 mac, portando inapropriado para seu uso de 500 maquinas
    Olá. Baseado em que essa informação?
    Abraços!

  12. #12

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Citação Postado originalmente por sgtelecom Ver Post
    Compra Switch de 8 portas da Intelbras serie SF 800 V.
    Custa aqui no rio R4 54,00 e ja tem Vlan fixa, assim isolando os clientes
    Como ppirigoso respondeu anteriormente em quantidade de clientes suportados, esse modelo tem limite de usuários?

  13. #13

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    backplane e a capacidade total de transferencia do switch.
    non-blocked é um switch que consegue trafegar toda a capacidade sem travar ou degradar sua performance. Coisa que esses switches baratos dificilmente são.

  14. #14

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    tem como voce fazer um diagrama da tua rede para entender melhor seu cenário assim podemos te ajudar melhor

  15. #15

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    você mencionou que e uma escola, certo? essa rede esta toda transparente? tem como separar por setor e colocar roteador pra dar uma segurada no trafego indesejável? ate você conseguir levantar uns Switch gerenciável pois os encore da vida não dão conta do teu problema.
    outra coisa qual sua forma de autenticação das maquinas? TCP/IP talvez um PPPoE iria te ajudar, pois te tiver tudo em Bridge e por Ip, Deus que te perdoe que ai se ta sofrendo. mas se possível faça oque o Tumbalasso disse ai posta um diagrama da tua rede pra gente entender melhor.

  16. #16

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Muito interessante estas considerações.

    Uma pergunta: o Compex PS2216, o que me dizem? Não é um SW tão caro. Seria uma boa opção?

    A respeito de cascatear SW, como o pessoal que usa cabeamento utp faz, colocando até 20 SW por cada ramal? Conheço um que usa isso e tem latência de 2ms em toda a rede. Com SW comum. Estaria ele abusando da sorte?
    Fiquei muito curioso em entender bem como isso funciona. Pois por dedução, deve sim ter perda de performance a medida que uma rede vai crescendo.

  17. #17
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Pelo menos separe a rede dos laboratórios da administrativa, isso já ajuda bastante. Se conseguir switch com Vlan é o ideal. Não precisam ser todos, somente os "cabeça de rede".
    Coloque outra placa de rede no BFW e crie uma rede isolada para os labs.
    Se for possível, isso a rede sem fio também.

  18. #18
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A respeito de cascatear SW, como o pessoal que usa cabeamento utp faz, colocando até 20 SW por cada ramal? Conheço um que usa isso e tem latência de 2ms em toda a rede. Com SW comum. Estaria ele abusando da sorte?
    Fiquei muito curioso em entender bem como isso funciona. Pois por dedução, deve sim ter perda de performance a medida que uma rede vai crescendo.
    Depende dos equipamentos e do projeto de rede.
    Conheço um caso de uma rede metro ethernet (todos os orgãos do município, incluído escolas) em não tem ping maior que 10 ms nem a 20 km de distância. Isolam tudo com Vlan e usam equipamentos bem dimensionados.

  19. #19

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Eu tenho um Switch 24 portas Gigabit da Trendnet. Foi comprado ultradimensionado prevendo expansoes da rede, e ainda conta com suporte a fibra ótica.

    Quando se trabalha com redes e informática em geral, se lida com o conceito de escalabilidade[1]. Sem chatear, mas sejamos justos: uma rede com um Switch Encore FastEthernet prevê alguma escalabilidade? Prevê alguma forma de controle? Foi previsto o tráfego, broadcast e todo o demais que pode e deve ocorrer em uma rede?
    Eu acho que independente do teu problema de lentidao, você deve atacar parte do mal pela raiz e colocar um Switch melhor dimensionado na central, e dai cascateando os Switchs para as dependências que você precisa. Use Cabo UTP CAT5e de qualidade como Furukawa, AMP, Belden, Siemon e outros, assim como os conectores. Use um alicate profissional.

    E mais uma curiosidade: quanto você cobrou pelo servico? Supondo um valor barato de R$ 30.00 por ponto, essa rede deve ter custado (no mínimo) R$ 15000.00 só em mao de obra. Nao vejo porque economizar em uma rede desse porte.

    Abracos e onde pudermos ajudar, ajudaremos.

    [1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade

  20. #20

    Padrão Re: Diferença entre Switch de R$40 e R$ 1400

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diagrama de rede.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	49,0 KB
ID:      	39511
    Este é o meu diagrama de rede. Cada um access point tem em média 20 usuários conectados.
    Utilizo sub-rede, não tenho autenticação, mas existe restrição por mac. Uso controle de tráfego no servidor, QOS - 500kb down, 200kb up.
    Agora pela manhã "engarrafou" tanto o tráfego que até pingar o ip do servidor estava difícil. Help?