+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question POP 2,4Ghz usando R52hn com antena de dupla polarização!

    Alguém pode postar relatos de sucesso usando mikrotik com cartão R52HN em modo B/G/N para PTPM em 2,4Ghz!

    Alguma dica para melhorar performance?

  2. #2

    Padrão Re: POP 2,4Ghz usando R52hn com antena de dupla polarização!

    Se você tiver como cliente mikrotik deve conseguir usando NV2 é claro.

  3. #3

    Padrão Re: POP 2,4Ghz usando R52hn com antena de dupla polarização!

    A solução é para atender clientes CPEs de todos os tipos, em modo preferencialmente G e N, mas quero saber se faz diferença positiva usar antena de dupla polarização (V e H) no quesito troughput e se é possível delimitar os data rates. Pelo que eu vi, para funcionar em todos simultaneamente é preciso deixar o data rate em default.

  4. #4

    Padrão Re: POP 2,4Ghz usando R52hn com antena de dupla polarização!

    Para Cpes de todas as marcas não vai ficar bom não ! Use sempre o par tipo Ap ubnt cliente ubnt - Ap mikrotik cliente mikrotik .
    Já coloquei outras cpes de outras marcas no inicio vai bem depois que a rede cresce a vem os problemas .

  5. #5

    Padrão Re: POP 2,4Ghz usando R52hn com antena de dupla polarização!

    Amigo painel de dupla polarização é uma faca de dois gumis.
    Ela aceita clientes em apenas uma polarização ou em ambas?
    Qual o kit cliente que trab. em 2 polarização?
    Os clientes dos concorrentes poderão ser atendidos pela sua empresa sabendo que os equipamentos trab em apenas uma polarização?

    Se você conseguir colocar kits de dupla polarização, será ótimo pois a banda passante irá aumentar e muito, porém vc terá banda para dizer que use essa banda a mais?

    A cidade que vc irá atender demanda desse tipo de implementação? Nivel de ruido na cidade, lembre vc irá trab na V / H, sugeito ainda mais a ruidos, pois roteadores clientes trab na V, e maior parte dos Prov na H e muitos na V.

    O preço do POP com DP, é quase equivalente a um POP UBNT com AIRmax, e tb DP.

  6. #6

    Padrão Re: POP 2,4Ghz usando R52hn com antena de dupla polarização!

    Citação Postado originalmente por Rafa Sguissardi Ver Post
    A solução é para atender clientes CPEs de todos os tipos, em modo preferencialmente G e N, mas quero saber se faz diferença positiva usar antena de dupla polarização (V e H) no quesito troughput e se é possível delimitar os data rates. Pelo que eu vi, para funcionar em todos simultaneamente é preciso deixar o data rate em default.
    Isso mesmo. Não dá para configurar o data-rates quando está em b/g/n. E isso é ruim. Deixar em default é a última das soluções.
    Em configured só conectam os rádios em N. Eu não sei se isso é bug ou uma limitação dos protocolos.
    Sempre se lê a respeito de compatibilidades, mas parece que não existe uma verdadeira compatibilidade entre b/g e n.
    Enquanto não estiver todos os rádios em N, o melhor é deixar em G. E configurar o data rates; Já dá um bom up na capacidade da célula.
    Quanto a polarização, não vi nenhuma vantagem em usar dupla, se nos clientes não é dupla. Só complica. Também notei o contrário. Usar dupla pol no cliente quando na base não é dupla, também não deslancha. Por ex. usar um nanolocoM no cliente e antena de uma só pol na base. São detalhes e serem levados em conta ao planejar a migração de um setor para N puro. Se for uma migração rápida, sem problemas, vai cair o rendimento neste período de transição.
    Mas se for migrar aos poucos, deixa tudo configurado em b, b/g ou g conforme a preferencia. E uma só polarização.
    Só passa para N e dupla depois de tudo trocado.

  7. #7

    Padrão Re: POP 2,4Ghz usando R52hn com antena de dupla polarização!

    Cara creio eu que com essa configuraçao voce consegue lembrando que essa config. e wds mais há outros videos da computech