+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Boa tarde amigos do under mais uma vez venho pedir a opnião de vocês estou com um pequeno ptmp para fazer e estou me deparando com a seguinte duvida, cenário do ponto a para o ponto b são aproximadamente 2km com visada sem nenhum tipo de obstrução do ponto b para o ponto c (final ) são mais 1,3km com visata totalmente sem obstrução, agora é que está minha duvida onde vai ser entregue o link é um condominio onde se encontra uma torrre de 18m descendo o cabo para um armário, dentro do condominio será cabado, minha duvida fica nos equipamentos a serem usados levando em conta que quando começar terá uma grande quantidade de pps pensei a começo em nanobridge más quando começar o grande trafego de dados ela vai abrir o bico, pensei em dish + m5 mais temos o problema de pouca distância para muita potencia, gostária que os amigos me dessem suas sugestões sobre o melhor equipamento para esse senário, desde já agradeço aos amigos, abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Amigo a sua pergunta falta detalhes, o que não facilita para agente tentar imaginar a uma solução.

    Quantos clientes você tem hoje, quantas localidades serão atendidas, em cada localidade terá quantos computadores, haja visto que se trata de um condominio, na casa de condomino poderá ter N computadores, qual o plano ofertado.
    Internamento no condominio como será a distribução, via cabo ou via wireless?
    Outra coisa, vc começa falando de PTMP, e descreve um cenario de PTP. Qual falamos PTMP significa uma estação distribuido para N clientes, quando se fala de PTP é uma aplicação fim a fim, na verdade o seu cenario é são dois PTP sendo um de +- 2Km, e outro de +-1.5KM.
    É muito importante saber mensurar o investimento, pois posso esta fazendo um pequeno investimento, mas nos ultimos 8 meses tenho um crescimento em escala exponencia, que o meu investimento inicial foi pago, e posso substituilo com tranquilidade por algo mais parrudo, mas uma rede também tem que ser projetada em seus fundamentos esperando uma possivel escalabilidade, e não ficar engessada exeto quando se tem certeza que ela não irá crescer e de forma alguma. Resumindo talvez usar as nanoBridge M5 25dbi justifique inicialmente. Mas se o espaço de tempo for muito curto talvez seria bom pensar nos Rockt + Dish 34 com
    Radome Shield quem sabe da Azlink, ou quem sabe outro radio mais parrudo, será que compensa inicial?

  3. #3

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    e nanobridge m5

  4. #4

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    boa tarde amigo biohazzard me desculpe ter errado no ptmp me expressei mal, mais vamos lá, a finalidade do ptp vai ser passar 50mb half, para atender 100 clientes, com planos de 128k/1024k, esse investimento seria inicial, sendo que aqui no forum mesmo já vi casos de alguns amigos condenando o uso de antenas de alto ganho para pequenas distâncias ai me surgiu essa duvida de quais equipamentos utilizar, eu tenho aqui 2 pares de nanobridge m5 que substitui e ficou sobrando, gostária de saber sua opnião se pode ser usado inicialmente depois substituido por quais equipamentos?, abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    A dish com randome, pode ser sim utilizado ai sem problemas, mas rockt possui pouco processamento, mas suporta tranquilamente 110 clientes, ai se optar por rockt saiba que terá este limite. Mas quando for migra mais do que pagou o investimento, estou falando de rockt comum, talvez o titan seja mais parrudo.

  6. #6

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    amigo tendo em vista que a distancia entre os pontos é muinto pequena, os nanobridge que vc tem ja é uma otima opção, faz os enlaces com os equipamentos em wds, para ficar totalmente transparente... vai te atender de boa, hj tenho situações aqui com clientes de 512k e 1mb, onde tenho concentrado 200 clientes com um consumo de 15mb no geral, agora claro que cada caso é um caso, vai muinto do perfil dos clientes....

  7. #7

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    a principio utilizar os 2 pares de nanobridge 25dbi depois estava pensando na apc 5m 18 com seus aproxiimadamente 60mil pps e 300mbps nominais se passar 100 já tô feliz kkk, o que vocês acham? obs: a troca das nanobridge para as dish seria num periodo maximo de 1 mês, esperando apenas entrar o retorno do investimento inicial.

  8. #8

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    amigo tendo em vista que a distancia entre os pontos é muinto pequena, os nanobridge que vc tem ja é uma otima opção, faz os enlaces com os equipamentos em wds, para ficar totalmente transparente... vai te atender de boa, hj tenho situações aqui com clientes de 512k e 1mb, onde tenho concentrado 200 clientes com um consumo de 15mb no geral, agora claro que cada caso é um caso, vai muinto do perfil dos clientes....
    Como falei anteriormente, NANOBRIDGE segura muito bem. Quando for realizar uma substituição por que elas já não estjam atendendo a demanda, já teremos sem duvidas nomercado equipamentos mais parrudos.

  9. #9

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Eu iria de antena disco de 25Dbi + uma par de Groove pra cada enlace ativa o NV2 e vai passar oque vc quer brincando.

  10. #10

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Biohazzard eu entendi bem você está aconselhando rocket + dish de 34dbi pra um ptp de 2km? Rapaz eu tenho um ptp de 20 KM em um lugar poluído com rocket + antena dish de 30dbi, isso ai é tiro de bazuca pra matar uma mosca com certeza absoluta, nada conta a parábola, mas nada nesse nível estou doido pra comprar umas algcom de 22dbi, elas já vem com radome integrado em uma peça só de metal junto com a antena, e elas custam só pouco mais de 400 reais, as de 22 dbi.

    Outra opção, já que disse que vai ter muito pps, é o powerbridge m5, ele tem a mesma capacidade do rocket, e antena integrada de 26dbi, só que a abertura que é bem pequena, 6 graus V e H, dependendo da localização dos 2 clientes você pode fazer um PTMP com 3 powerbridges, ou caso estejam na mesma direção mas a distancia um do outro em que os 6 graus não atendam, pode colocar no lugar do AP um painel de 60 ,90 ou 120 graus + rocket, e nos clientes um powerbridge mesmo. Mas olha só 50 megas um rocket aguenta sem problemas, a não ser que seja 50 megas de voip, se for de internet, isso é tranquilo com um rocker m5 ou até mesmo SXTs. Mas se for utilizar um rocket seria interessante colocar os mesmos em semi-parabolar para deixar o sinal mais forte e isolar a interferência traseira, assegurando um link mais seguro mesmo sofrendo com alguma interferência mais a frente.

    Sucesso, e qualquer duvida estou a disposição pra ajudar.

    Anderson Araújo

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Eu iria de antena disco de 25Dbi + uma par de Groove pra cada enlace ativa o NV2 e vai passar oque vc quer brincando.
    Sem meio termo, simples assim! uso e recomendo

  12. #12

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Opa!!!, desculpa a demora ai pessoal na resposta vou fazer o seguinte como tenho equipamento parado aqui 2 pares de nanobridge m5 25db vou por eles depois quando houver maior demanda e consumo vou tentar com as disco 25db da aquario e mikrotik groove, já cliquei na estrelinha de todos os amigos que estão sempre dispostos a ajudar e compartilhar de seu conhecimento espero que sempre seja assim abraço a todos amigos!

  13. #13

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Citação Postado originalmente por Rodriguinhow Ver Post
    Opa!!!, desculpa a demora ai pessoal na resposta vou fazer o seguinte como tenho equipamento parado aqui 2 pares de nanobridge m5 25db vou por eles depois quando houver maior demanda e consumo vou tentar com as disco 25db da aquario e mikrotik groove, já cliquei na estrelinha de todos os amigos que estão sempre dispostos a ajudar e compartilhar de seu conhecimento espero que sempre seja assim abraço a todos amigos!
    Pode colocar este par que vai ficar Muito bom, se precisar de material para configurar as nano é so falar. Atualize o firmware delas para a versão 5.5.2, baixa o aircontrol, e utilitario descovery é uma mão na roda.

  14. #14

    Padrão Re: Quais equipamentos usar para pequeno ptmp

    Obrigado pelas dicas amigo!, essa semana vou por o projeto em pratica e conforme o passar da semana vou postando minhas duvidas caso eu venha a ter pode ser?, desde já agradeço a todos os amigos que deram sua opnião foi de grande importancia para min obrigado a todos.