Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ptp 100km...

    Preciso de fechar um ponto a ponto com 100km, tem passagem de sinal porém uma das torres terá de ter 60metros e a outra com 20 já dá pois é sobre um morro muito alto... Eu li sobre link fechado com xr5 e rb433ah usando antenas pluton 38dbi com 95km... alguém sabe dizer sobre a viabilidade? Se tem equipamento melhor para passar uma largura de banda mais alta possível? E se essa antena que tem 2 metros, porém é vazada não desestabiliza a torre?

  2. #2

    Padrão Re: ptp 100km...

    Eu ja fechei links de até 65km... mais 100km é uma novidade...

  3. #3

    Padrão Re: ptp 100km...

    não existe um limite máximo para fazer um PTP porém devido a curvatura da terra temos conhecimento que acima de 60km começa a ficar comprometida a zona de fresnel diminuindo a qualidade do enlace.. raros casos devido ao relevo consegue bons resultados em distancias maiores de 80km, eu faria essa distancia com triangulação no meio do trajeto utilizando dois pares de rádio e claro licenciado de 6,5 a 7GHz antenas menores mais baratas possibilitando vc comprar rádios de banda cheia tipo WNI, Ceragon ou SM...

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptp 100km...

    usando rb metal e antena de 34 conseguirá fechar este enlace mas claro radios micro ondas é bem melhor

  5. #5
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: ptp 100km...

    Olha ja vi enlaces de 90Km funcionando bem, agora podemos tirar umas ideias melhores por telefone sem custo!! acho q com mais informações posso te ajudar melhor vamos avaliar o enlace com ponto e quais equipamentos serao usados!!!
    acho q posso te ajudar!!

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptp 100km...

    se tiver um bom projeto, analise e conhecimento vc fecha tranquilo, montei enlace de 106 km, leva um tempo, demoramos quase 2 semanas para cálculos, material, alinhamento etc, este tipo de ptp não é colocar antenas de um lado e do outro e testar, ou ir comprando material por que falaram que é bom, vc deve analisar tudo

  7. #7

    Padrão Re: ptp 100km...

    tenho um enlace de 115km funcionando redondo com radwin 2000c com antenas de 34.. se fizer com radio peba vc tera problemas com chuva, o radio tem que ter modulação adaptativa pra nao parar o link em dias de muita chuva..

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptp 100km...

    isso ai, mas rb bem configurada tb fecharia este enlace

  9. #9

    Padrão Re: ptp 100km...

    concordo amigo "Acronimo" porem 115km é muito chão, se a chuva for muito forte vai diminuir a qualidade do enlace pode chegar ate a sumir o sinal, aconteceu quando eu fiz testes com rocket, e simplesmente quando tinha muita nevoa ou muita chuva o sinal q era -64 caia pra -90 e o link simplesmente parava, mas acredito que esses novos radios da intelbras de conta do recado, pelo que vi tem modulação adaptativa tbm..

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptp 100km...

    Citação Postado originalmente por speedturbo Ver Post
    concordo amigo "Acronimo" porem 115km é muito chão, se a chuva for muito forte vai diminuir a qualidade do enlace pode chegar ate a sumir o sinal, aconteceu quando eu fiz testes com rocket, e simplesmente quando tinha muita nevoa ou muita chuva o sinal q era -64 caia pra -90 e o link simplesmente parava, mas acredito que esses novos radios da intelbras de conta do recado, pelo que vi tem modulação adaptativa tbm..

    isso ai amigo, eu ainda voto de quebrar o ptp no meio usando um painel solar, na epoca eu nao fiz isso devido a ter pouco conhecimento em célula solar, hoje seria difernte

  11. #11

    Padrão Re: ptp 100km...

    sim, claro, se houver possibilidade sem duvida é bem melhor mesmo, quero testar os novos radios da intelbras em um enlace de 90km e ver como se comporta... o problema da energia solar ainda é preço, tenho uma repetidora que utiliza energia solar e só vou lá pra manutenção preventiva... muito bom..

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    isso ai amigo, eu ainda voto de quebrar o ptp no meio usando um painel solar, na epoca eu nao fiz isso devido a ter pouco conhecimento em célula solar, hoje seria difernte

  12. #12
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: ptp 100km...

    olha tenho enlace akii de 98Km com antenas de 33Dbi com bullet m5 passando 10mb!!! e funciona com chuva mas tipo bem estudado!!!

  13. #13

    Padrão Re: ptp 100km...

    Mete RB Metal 5SHPn.

  14. #14
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptp 100km...

    Citação Postado originalmente por victormota Ver Post
    Mete RB Metal 5SHPn.
    Concordo

  15. #15

    Padrão Re: ptp 100km...

    Taigrobo, tudo na paz ?

    Se você quiser, me passar as coordenadas dos Pontos A e B e altura das torres, antes de tudo é preciso fazer o estudo da viabilidade, ai sim entramos na questão de dimensionar os hardwares.

    Grande Abraço !

  16. #16

    Padrão Re: ptp 100km...

    Galera muito obrigado pelas respostas.. eu li aqui relatos de links que atingiram essa marca... Obviamente que até pela experiência que possou com links de até 65km a coisa vai ser bem estudada... eu pensei em antenas pluton de 38 dbi e o rádio da intelbrás que me foi muito bem recomendado. Acho que não será um trabalho fácil principalmente o alinhamento.. o lance agora é partir para o abraço eu vou postando aqui as decisões tomadas.

  17. #17

    Padrão Re: ptp 100km...

    Se não me engano essas antenas da pluton de 38 não são de dupla polarização.
    E os novos rádios da intelbras são 2T2R, por isso precisa de antena de dupla.

    Eu tenho um enlace de 103km visada 70% com hyper de 33 e groove, passando 15full.
    Acho q o melhor para vc seria antena de 33dbi e rb Metal como o pessoal tem dito.
    Bem alinhado acho q deve passa até mais de 20full.

    Ah uma observação, essa antena da pluton eh um lixo, mas frágil q vidro

  18. #18
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ptp 100km...

    vai postando e nos deixando informado, sucesso total pra vc, precisando estamos ai

  19. #19

    Padrão Re: ptp 100km...

    Amigo, tenho um link de 80km com duas RB433 + Rx5 + OIW 3dbi, passando 40megas half com sinal em -73. à noite o sinal cai para -79. Pela experiencia, vejo que o que falta é potência nos cartões atuais para vencer a barreira física formada pela própria atmosfera. Se for usar 5.8ghz, opte por uma antena de ganho maior. EM últimos caso pode até usar um amplificador de potência, mas que não ultrapasse os 1W para não sair da legislação.

  20. #20

    Padrão Re: ptp 100km...

    Citação Postado originalmente por speedturbo Ver Post
    tenho um enlace de 115km funcionando redondo com radwin 2000c com antenas de 34.. se fizer com radio peba vc tera problemas com chuva, o radio tem que ter modulação adaptativa pra nao parar o link em dias de muita chuva..
    Amigo, me tire uma dúvida. Estou tendo dor de cabeça com um enlace de 78Km, usando um radwin 2000c e uma antena OIW 34 dbi, estou tendo problemas no alinhamento (to sofrendo para que o rádio encontre o outro). Gostaria de saber qual a largura do canal que vc está usando 20Mhz, 10Mhz ou 5Mhz?? Estou usando 5 Mhz e estou com muita dificuldade no alinhamento, ainda consegui localizar o outro rádio e logo sumiu a comunicação. Agradeço desde já!