+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual painel e baterias utilizar nesse ponto

    Olá pessoal estou montando um ponto de acesso e vou alimentar via energia solar.

    Nesse ponto vou ter os seguintes equipamentos:

    1 x Nanobrige M2
    1 x Rocket M2
    1 x Hub Switch ( Para interligar o Nano e a Rocket)

    Tenho duas duvidas:
    1 - Qual a configuração de baterias e painéis solares que vocês me recomendariam ?
    2 - O painel solar deve ser montado em algum angulo, posição e etc para o melhor aproveitamento da energia ?

  2. #2

    Padrão Re: Qual painel e baterias utilizar nesse ponto

    amigo eu uso painel solar aqui, e aconselho você analisar sua região ai se qual e o tempo de sol a cada dia, nossa região aqui tem bem poco sol, pra essa sua situação ai eu usaria 2 painel de 80, e duas baterias de 115,
    a posição do painel e 15° ao norte verdadeiro, pra isso utilize uma bussola, e a inclinação do painel pode ser calculada assim,
    no verão Latitude -15°
    no inverno Latitude +15°
    para o ano todo o ideal e Latitude -5°
    compre painel de uma marca conceituada, e boa sorte

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Qual painel e baterias utilizar nesse ponto

    Pedro, se tiver de seis a oito horas de sol por dia um painel de 100watts e uma bateria estacionária de 115a já dará conta, mas compre um regulador de qualidade para aproveitar bem a energia gerada e não danificar a bateria. Quanto à angulação, deixe-o onde fique perpendicular á incidência da luz por mais tempo, levando-se em consideração que durante o ano essa angulação vai mudar, então faça um suporte que possa ajustar conforme a necessidade. Aqui tem essa configuração funcionando a todo vapor com dois rocket m5 e nunca deu problema, funciona a meia carga.

  4. #4

    Padrão Re: Qual painel e baterias utilizar nesse ponto

    Você não vai precisar de um Switch para interligar o nano bridge com o rocket, basta ligar o cabo de um direto no outro ou quer dizer interligar os dois poe's, economizando assim mais energia.

  5. #5

    Padrão Re: Qual painel e baterias utilizar nesse ponto

    Como o amigo disse tem a questão da quantidade de sol na sua região, mais caso isso seja um problema, vocÊ terá uma alternativa enregia eolica você teria que calcular corretamente seu consumo para ambos os casos, pois estara entrando ai modulo inversor mais baterias. em ambos os casos sempre use bateria estacionaria e não bateria automotiva.

  6. #6

    Padrão Re: Qual painel e baterias utilizar nesse ponto

    amigo vc tem q pensar no seguinte:
    some a potencia dos seus equipamentos
    some a potencia gerada pelos seus paineis(em torno de 7 horas)
    verifique quanto tempo suas bateriais podem aguentar seus equipamentos sem a energia solar(no caso pense em uso sem dos paineis,tipo a noite ou dias de chuva)
    com relação a instalação pense no seguinte:
    vc não precisa usar conversaor de tensão,isso consome muita pontecia,vc pode usar alimentação direto nos seus equipamentos
    os ubnt´´s suportam alimentações de 10v a 24 v,então vc pode liga-los diretamento no controlador de carga
    o swith vc vai te q arrumar um com alimentação de 12v e tb liga-lo na contraolador de carga.

    eu uso assim aqui e ta tudo show a um bom tempo,se vc quizer tenho ate uns aqui sobrando,posso te passar.
    qualquer coisa estamos ai [email protected]