+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cobrir um clube com área de 20k^2

    Olá Pessoal,

    Preciso cobrir com sinal wireless um clube com área de 20 mil metros quadrados, são 200 metros de comprimento por 100 metros de largura, neste terreno há um ginásio coberto e um salão coberto porém aberto nas laterais e o restante todo aberto, já me deram idéias, mas não sei qual seria a ideal, me sugeriram um Bullet M2 HP com antena Omini de 10dbi para jogar sinal em 360 graus, ali só vai conectar mesmo disposítivos móveis e notebooks com frequência 2.4ghz, na maioria com protocolos b/g ou n, poucas árvores, uma empresa que vende equipamentos wireless me sugeriu 6 peças de Unifi outdoor, mas achei caro cobrir isso gastando quase 4 mil reais, a idéia é montar um hotsport simples, com uma senha padrão, onde nossos associados possam acessar a internet em seus netbooks, notebooks e smartphones, não sou provedor, apenas quero jogar sinal wireless nesta área, veja a imagem anexada ou no link http://imageshack.us/a/img805/7084/clubek.jpg, gostaria de ouvir a opinião do pessoal que teve e tem experiência neste tipo de configuração, obrigado.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         clube.jpeg
Visualizações:	407
Tamanho: 	41,5 KB
ID:      	39620

    Antonio Carlos

  2. #2

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Cara se fosse eu colocaria uma rb 750,bullet2HP,com uma omni você vai gastar em media
    uns 600 reais e vai cobri essa área toda...

  3. #3

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Agora, eu daria preferência a iniciar a cobertura pelo galpão, pelo fato de ter paredes. Se você coloca esse equipamento do lado de fora, você pode ter problemas com sinal do lado de dentro. Se tiver alguma abertura lateral no telhado facilita ter algo que cubra dentro e fora. Agora, a Bullet realmente é uma boa pedida. Com potência baixa seu appliance será um sucesso!

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  4. #4

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Tem cabeamento de rede nos outros pontos? Poderia realmente usar um bullet com uma omni no galpão maior e já acredito que funcione nas outras, se não pegar pegar nos outros pontos, coloque um outro bullet local repetindo sinal. Acredito que melhor mesmo seria um Groove de 600mw, por ter a possibilidade de melhor gestão, não sei se dispensaria a RB750, que por sinal, lhe auxiliaria também nisto.

  5. #5

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Na verdade a ideia inicial seria colocar a antena na guarita que fica na entrada, o único lugar fechado mesmo é o ginásio, o resto é tudo aberto, o galpão, as laterais, são abertas, não tenho nada de rede instalado lá, só tem internet mesmo na guarita onde chega o cabo da GVT lá com telefone e internet, vou estudar estas idéias que passaram do RB750 e o Bullet, mas no caso só o Bullet com o meu modem ADSL e antena Omini não resolveria? porque a idéia de usar o RB750 com o Bullet? Questão de Gerenciamento? se tiverem qualquer material para apontar para estudos, agradeço, quero montar um hotspot simples e funcional, obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Bom, pelo que entendi, do seu problema, é o seguinte: Você quer colocar internet em toda esta área, mas a internet e o cabeamento só chega na guarita, então neste caso, o melhor, mas basicamente, seria você colocar um bullet potente de 600mw da Ubiquiti com uma atena omni na guarita, onde não funcionar ou o sinal ficar fraco, você coloca um outro bullet do mesmo modelo e com o mesmo tipo de antena repetindo este sinal. Caso você queria funções mais avançadas, como limitar velocidade de banda por usuário, colocar seu modem em bridge para que o AP faça a conexão, afim de fazer o modem parar de travar um pouco, na guarita coloque um Groove, da mikrotik.

  7. #7

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Então, seria mais interessante esse Groove, por ter melhores opções de gerenciamento? realmente vou precisar limitar banda, por exemplo, na guarita tem um sistema de catraca online e o atendente às vezes irá acessar uma vpn da empresa que fica distante, e neste momento de acessar a vpn gostaria que tivesse uma largura de banda garantida para não ficar lento, assim que desconectasse liberar banda maior para o clube, creio que um Qos resolve isso, porque se for o caso coloco esse Groove.

  8. #8

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Rb750 seria para gerenciamento e como você disse que queria um hotspot funcionando por isso uma rb e ela tambem de ajudaria no controle de banda assim você criaria os usuarios com a banda desejada...

    se precisa mim add no msn

    [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Resumindo, caros colegas me confirmem, seria um Groove da Mikrotik de 2.4Ghz (Mais compatível com notebooks) com licensa nível 4, de 650mw. Coloque uma Antena da HiperLink de 15db ou 13db, o Groove vai ser uns 300,00 a antena uns 260,00.
    Sem a Antena não Rola direito, pode também no lugar da Omni colocar uma direcional da Aquarius mesmo, que é mais barata, mas não vai ser a mesma coisa.

  10. #10

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Estou lendo aqui no fórum, pelo que parece não é recomendado usar solução da Mikrotik por ser considerados ilegais perante a ANATEL e agora?

    Até o Ubiquiti M2HP está suspenso a partir do 11/09/2012, conforme consultei no site da Anatel.

  11. #11

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    É isto mesmo! Você tá certinho! Por isso que acho um absurdo estes equipamentos custarem Tão caro no Brasil! Tem nem um selo da Anatel! Pode isso? Você pode apelar para outras marcas licenciadas brasileiras, que talvez custem até mais barato e tenham homologação da Anatel! Se optar por algum equipamento da Mikrotik ou da Ubiquiti prepare-se...

    E Agora? O que Faremos?

  12. #12

    Padrão Re: Cobrir um clube com área de 20k^2

    Cara a empresa onde eu trabalho usa mikrotik e ate hoje não teve problema...