Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Caros colegas do Under, perdoem o desabafo, mas exponho aqui a minha indignação quanto aos Fornecedores Oficiais de produtos Mikrotik no Brasil e a própria Mikrotik Internacional.

    Há tempos que verificamos as reincidentes questões sobre a legalização dos produtos da Mikrotik perante a ANATEL, muito já se discutiu sobre a exigência ou não da legalização das tão utilizadas Routerboards, mas até o presente momento, no sitio da Anatel só consta somente o Mini PCI R52H e a RB750G que mesmo assim consta com o número de série ao invés do nome oficial.

    Tomando por exemplo por exemplo essa 750G, a solicitação foi feita por uma empresa da Bahia, que não é nem vendedor oficial da Mikrotik (a quem parabenizo pela atitude), foram realizados os procedimentos pertinentes e está ai o resultado. Enquanto isso, principalmente nós de pequenos e médios provedores que temos que trabalhar com linhas mais econômicas, ficamos sem poder utilizar os equipamentos por medo de PADO, como já houve e constam os relatos aqui no fórum.

    Hoje muitos de nós gastam uma porrada a mais de energia para manter PCs ao invés de RBs.

    Então, peço a todos os colegas da do fórum, que pressionem seus fornecedores, forcem ao máximo para que tomem essas providências, cada vez mais a Mikrotik lança novos produtos no Brasil, mas nenhum segue as normas para provedores.

    Se liguem, qualquer equipamento, RBs 1000 Séries, 450(x), 750(x), STX, Groove, nada, nenhum desses equipamentos são autorizados pela anatel, conforme podemos constatar na imagem anexa.

    Acho isso uma tremenda falta de respeito para um país que tem o volume de consumo de equipamentos que o Brasil tem e não é dificuldade não, porque a exemplo da Intelbras e da Ubiquiti, a maioria dos equipamentos deles são sim Homologados na agência.

  2. #2

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Bem lembrado, isso já foi motivo de reclames no passado, a 'MikroTik Latvia' devia SIM homologar seus produtos independente do distribuidor.

    Fica aqui também o meu protesto sobre esta questão.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Poderíamos pensar em algo como protesto e expor nossa indignação com esse tipo de descaso com nós consumidores,até mesmo em nossas assinaturas aqui em baixo

  4. #4

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Levem essa reclamação para o MUM! Ela é totalmente pertinente! Que eu saiba não há previsão da MK abrir um escritório aqui e homologar isso...

    Já pensou a ANATEL aparecer lá e levar tudo?

  5. #5

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Ai sim seria um baita susto.

  6. #6

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    fica tambem o meu protesto, e apoio a causa

  7. #7

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Não só a Mikrotik como a UBNT também. Ficamos dependendo de homologação de distribuidores e fica um auê só. Eu acho que seria muito válido se o fabricante (visto que vende muito no Brasil) montar um escritório aqui e ele mesmo homologar os equipamentos na agência.

  8. #8

    Lightbulb Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Poderíamos pensar em algo como protesto e expor nossa indignação com esse tipo de descaso com nós consumidores,até mesmo em nossas assinaturas aqui em baixo
    Boa idéia, todo manifesto nesse sentido é válido, temos mesmo é que chamar a atenção.

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Levem essa reclamação para o MUM! Ela é totalmente pertinente! Que eu saiba não há previsão da MK abrir um escritório aqui e homologar isso...

    Já pensou a ANATEL aparecer lá e levar tudo?
    Excelente idéia, peço a todos que forem ao MUM que levantem esse questionamento, criem polêmica mesmo, chamem a atenção.


    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Não só a Mikrotik como a UBNT também. Ficamos dependendo de homologação de distribuidores e fica um auê só. Eu acho que seria muito válido se o fabricante (visto que vende muito no Brasil) montar um escritório aqui e ele mesmo homologar os equipamentos na agência.
    Uesley, concordo com você, mas se você consultar na página da Anatel, uma das empesas que mais tem equipamentos homologados é a Ubiquiti, os produtos mais vendidos dela são todos homologados. Só para reforçar, o foco desse post é Routerboards, porque usamos como gerenciadores/servidores e para suporte aos cartões de RF. Obrigado pelo apoio.

    Vamos nessa gente, espalhem, quem tiver o contato de DAVID - CATV por favor repassem para ele, pois o mesmo tem muito conhecimento com quem pode nos ajudar nessa causa.

    Temos vários colegas tomando multa e PADO por conta desse desrespeito.

  9. #9

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    O que eu quis dizer foi: até onde eu sei, a Anatel quer saber se o equipamento homologado pelo distribuidor foi comprado nele. Então, se você compra um equipamento homologado por um distribuidor em outro que não o homologou, já era. PADO na certa. Se a UBNT e a MK tivessem escritórios aqui para homologar seus equipamentos, acredito que seria uma história diferente. Corrija-me se estiver errado. Valeu!

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Levem essa reclamação para o MUM! Ela é totalmente pertinente! Que eu saiba não há previsão da MK abrir um escritório aqui e homologar isso...

    Já pensou a ANATEL aparecer lá e levar tudo?

    Concordo, poderia reclamar no mum agora em novembro,

  11. #11

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    ... a idéia da ANATEL no MUM seria bem interessante,para eles sentirem na pele como é ter fiscal querendo dar PADO para tudo quanto é lado.No caso do MUM imagina os equipamentos sendo confiscados !! Novembro está ai,vamos ver qual a atitude deles.

  12. #12

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Senhores vamos Cobrar dos nossos fornecedores .
    Isso e uma pouca vergonha !!!!!

  13. #13

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Lembro que a 2 Anos comprei um AP da Ubiquiti, o NanoStation Loco M900 Mimo, que funciona na frequencia de 900Mhz, bem naquele mês a Senhorita Anatel tinha Homologado o Equipamento. Depois de 3 Meses um funcionário da Oi veio até a minha empresa alegando que o equipamento causava interferência no sinal de celular da mesma.
    Questionar se interferia ou deixava de interferir não era o foco do assunto, só perguntei pra ele como pode um orgão do Governo permitir sua etiqueta em produtos estrangeiros que não estão conforme a usabilidade real do país.
    No caso da Mikrotik, seria ao menos o mínimo homologar as Placas RB, como as RG450, RB1100. Todas que não usam cartões wifi, pois não afetam meios de comunicação qualquer. Eu tenho uma Que tem 2 links adsl e 1 link 3G tudo em Balance, funcionando perfeitamente, se os 2 links adsl cairem, pelo menos a internet para vendas no cartão continuam funcionando. Não acredito mas não deixaria de acreditar que a Anatel verifique equipamentos que não causem interferência em serviços essenciais, que é a Frequencia de comunicação de Celulares (900Mhz) como também a frequencia de funcionamento de comunicação do corpo de bombeiros e polícia militar. Mas, um selo da Anatel em um equipamento tão já difundido no Brasil, com grande potencial ainda a ser explorado, auxiliaria até mesmo como incentivo aos profissionais da área em querer se especializar na Mikrotik, reforçando também aqueles que já possuem certificação.

  14. #14
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Fica aqui tambem meu protesto, e se precisar de um movimento maior para forcar isto acontecer no brasil estou dentro

  15. #15

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Estou ae também nessa corrente, esses dias já teve um amigo aqui relatando que foi multado por estar usando uma rb 1100, parabéns pela iniciativa do amigo t+!!!

  16. #16

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Concordo com os amigos, hoje até os switchs mais baratos da intelbras (por exemplo) vem com o selo de homologação.

  17. #17

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Gente, quem aqui vai no mum? Podemos pedir para falar com o pessoal lá!

    Outra coisa interessante seria enviar um e-mail para a MK solicitando informações sobre "ANATEL Certification" e ver as respostas!


    Fabricio

  18. #18

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Gente, quem aqui vai no mum? Podemos pedir para falar com o pessoal lá!

    Outra coisa interessante seria enviar um e-mail para a MK solicitando informações sobre "ANATEL Certification" e ver as respostas!


    Fabricio
    Ja enviei informaram que referente a Anatel temos que ver com os distribuidores o negocio deles e com o FCC e o outro europeu no qual a maioria dos paises aceita. Então se quisermos ver homologação temos que sempre quando formos comprar qualquer produto perguntar para o distribuidor tem homologação ? ele vai fala não ai nós falamos então perdeu um cliente. Não tem outro jeito se todo mundo aceita comprar sabendo que não é homologado porque os distribuidores vão se preocupar.

  19. #19

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Não vejo desta forma.
    A responsabilidade é compartilhada, deles e dos distribuidores.
    E digo mais, a receita não devia deixar entrar equipamento que não fosse homologado.
    Exceto lotes para testes e homologação, ou seja, limitar, forçando a homologação.
    Assim antes de o cidadão pensar em vender algo aqui já teria em sua planilha de custos
    e referida homologação.
    Eles então que cobrem seus distribuidores, punindo com descredenciamento em caso de não homologação.
    Acho que um manifesto no MUM cabe muito bem..

  20. #20

    Thumbs up Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Alguém aqui já fez ou teria como fazer uma consulta junto a ANATEL a respeito das Routerboards 450g e RB1000 Séries?

    Levanto a questão porque aqui no fórum há tópicos com várias opiniões, mas ninguém nunca apresentou um documento Oficial.

    Entendo e concordo que as RBs sejam consideradas "ativos", que sejam comparadas a Switchs gerenciáveis, mas uma coisa me intriga: porque as utilizamos para dar suporte a Cartões homologados, tipo R52H, se olhar por esse lado, estariamos ilegais!

    Reflitam e peço a todos, foi uma excelente idéia de levantar a questão no MUM, lá tem muita gente influente que pode nos ajudar na causa.

    Obrigado a todos pelo apoio e pelas respostas.

    Emanuel Falcão