Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Ótimo post !!!

    Um pequeno desabafo ao longo do tempo de uns míseros 13 anos na área...

    Gostaria também de ressaltar, que não é somente os produtos homologados ou referente a homologação dos mesmos. Mas, em relação a algumas respostas de laboratório rápidas.
    Acredito que somos e "temos GRANDES" experts no tocante ao Hardware e ao Software, porém, em alguns casos em que os problemas acontecem no dia-a-dia, não sabemos aonde poderá ser e prever os resultados das nossos serviços prestados.

    Produtos em que confiamos as nossas carteiras de clientes, que vão desde uma simples RB até servidores robustos, todos rodando o RouterOS. Venho observando neste forum, me corrijam se eu estiver errado! Todos os nossos problemas nas maiorias são quanto ao SISTEMA e poucas ao hard em sua performance.

    O que eu quero dizer com isso tudo.

    - Se acontecer algum "erro de programação na linha de comando, Api´s, e outros afins que seja. "


    ( NÃO TEMOS NENHUM ESCRITÓRIO DA MIKROTIK NO BRASIL, COM LABORATÓRIOS E OUTROS MAIS.)

    Temos pessoas com bastante disposição de pegar foruns, tutoriais e o nosso famoso "a trancos-e-barrancos do dia-a-dia", para fazer a coisa acontecer. Parabéns a todos!


    Brasileiros se valorizem, não tem suporte no Brasil. Não comprem!

    Situações da Não-compra:


    > Centros de treinamentos não especializados.
    - Temos treinadores viajantes que empurram-lhe o conteúdo e vc que se dane eu só quero o seu dinheiro e corra para não sei aonde aprender.

    > Placas com baixo-processamento 400 Mhz.
    - Piada. Já repararam no processamento de um 386 da Compaq.
    Papo do vendedor: - Esta RB é especifica para isto e possui um ótimo custo-benefício.

    > Queimam com muita frequência. O melhor! Grande não, ENORME FREQUÊNCIA.
    -Vou calar aqui alguns: - Mesmo com um ótimo aterramento e amperagem estabilizada.

    Não vou escrever só os negativos.

    Porque Sim compramos:

    > Melhor custo-benefício em relação a outros reteadores mais caros do mercado.
    - Não tem TU, vai tu mesmo.

    > Alguém poderia comentar outros, pois já não tenho mais nenhum outro.

    Emfim:

    Somos cobaias do "sistema" que nunca encontrará a uma estabilidade. Produtos que fingem que fazem aquilo bem e entre outros mais. Lembro, que não é so a Mikrotik, os outros também dão problemas, mas temos um suporte mais preciso em relação a falhas.

    Exemplos:

    - Uma RB 750 que já vem configurada de fabrica com o Servidor de DHCP ativo dentro, e não fornecer nem um número IP para a sua máquina na ether2.

    - Sistema Operacional-(Firmware), precisando ser retornada, porque a versão nova é incompatível com o seu sistema gerenciador e/ou máquinas da rede que não o reconhece.


    Questionamentos SIMPLES de um cosumidor

    Eles não testam antes de ir para a rua esses produtos ?
    Por que dão tanto problema no S.O ?
    Por que ele ainda não foi traduzido para o nosso idioma ? É que já foi indagado e não respondi.
    Por qual motivo ainda usamos baixo-processamento neste aparelhos ?

    Esses são minhas questões. Agora ligo para qual telefone de suporte para me responder ? O da Latvia ? Espero que pelo ao menos tenha alguém que fale em USA, pois eu não entendo nada de Lituano e ainda mais Pursariano-(a língua antiga).





    Obrigado e desculpas a todos!

  2. #22

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Concordo com o desabafo do OLDAIR.

  3. #23

    Thumbs up Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Parabéns ao Kleber de Albuquerque Brasil, por tratar do assunto no MUM 2012 e em nome da comunidade, obrigado a todos que o suscitaram no evento.

  4. #24

    Padrão Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Pessoal,

    Segundo a legislação da Anatel somento quem vende um produto pode homologá-lo.

    Então isso fica sob resposabilidade do fabricante ou do distribuidor oficial (tem que ter contrato com o fabricante).

    Para o fabricante poder homologar, ele precisa de ter CNPJ.

    Eventualmente o fabricante pode pagar os testes de homologação e autorizar aos distribuídores que façam a homologação em seus nomes, o que reduz drasticamente o custo final da homologação. A Radwin faz isso.

    No caso da Ubiquiti, são os distribuídores têm arcado com o custo total da homologação (incluindo os testes).

    Para a Mikrotik, até agora os distribuídores também têm arcado com os custos de homologação sozinhos - e são custos bem altos, além de eventuais retestes e ajustes que consomem tempo e mais dinheiro.

    Não é simples decidir sobre qual produto homologar, pois envolve muito dinheiro e, no caso de alguns deles, o valor de venda é tão baixo que seria prejuízo certo efetuar sua homologação.

    No MUM Brasil 2012 conversamos com os representantes da Mikrotik solicitando que eles efetuassem as homologações. Eles disseram que já tinham recebido outras solicitações de homologação e que iriam avaliar essa questão.

    A WDC Networks, nome fantasia da Livetech da Bahia Ind. e Com. Ltda - nome presente em nossas homologações, tem homologado inúmeros produtos de fabricantes como a Ubiquiti, Grandstream, Radwin e Mikrotik.

    Exatamente no final do MUM Brasil 2012 a Anatel emitiu a homologação, solicitada pela WDC/Livetech, das RB1100AH, RB1100AHx2 e RB1200.

    Além desses Mikrotik, também homologamos os seguintes produtos:
    - MAX3333 - rádio montado com caixa hermética, com RB433AH, miniPCI XR2, XR5 ou SR9
    - MAX3000 - rádio montado com caixa hermética de alumínio, com RB433AH e até 3x R52H ou 3x R52Hn
    - MAX6000 - rádio montado com caixa hermética de alumínio, com RB800 (com extensor de miniPCI) e até 6x R52H ou 3x R52Hn ou 6x SR9 (ou combinação)
    - RB-SXT, modelo mais recente
    - RB750GL
    - R52H (homologação independente de outros módulos)
    - R52Hn (homologação independente de outros módulos)
    - e a partir de agora, RB1100AH, RB1100AHx2 e RB1200

    Vale lembrar, que o uso de rádio montado com uma das miniPCIs homologadas não homologa o rádio completo, será necessário efetuar testes EMC/EMI para poder ter o rádio montado homologado.

    Temos a intenção de homologar as principais RBs. Enviem sugestões.

    Obrigado,

    Edgar Amorim
    WDC Networks

  5. #25

    Wink Re: Descaso da Mikrotik e fornecedores com Certificação Homologação de Equipamentos

    Que excelente notícia, muito bom mesmo.

    Mas me respondam uma coisa, quem já tem esses equipamentos ou deseja comprar hoje ainda, não virá com selo da ANATEL, ou seja, o correto seria aguardar?

    Emanuel