+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Boa tarde pessoal, tenho uma torre repetidora onde um ptp tem 40km e o outro tem 20km. Com o aumento do consumo de link, estava querendo mudar os ptp´s que uso hoje, no ptp de 40km uso XR5 com antena Hyperlink 33, no outro ptp de 20km uso XR5 com antena OIW 34, tudo numa rb 433ah.
    Estava querendo mudar para Rocket, só que essa torre eu uso energia solar, com bateria de 12v 70Ah.
    Minha dúvida é:
    O Rocket funciona bem com 12v??
    Estou querendo mudar o ptp de 20km, pois começou a dar problemas de variação de CCQ e Tx/Rx Rate. O sinal está -59.
    Uma hora está 54Mb/54Mb outra hora está 6Mb/6Mb.
    Já mudei todos os canais e nada.
    Hoje troquei a RB que era uma 433 e coloquei agora uma 433AH, mas continua na mesma.
    Hoje o consumo desse ptp está em tordo de 5 a 6Mb, mas com o tempo, irei aumentar esse consumo aos poucos.
    O que vocês acham??

  2. #2

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Segue algumas imagens para vocês verem melhor a situação.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto1.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	118,4 KB
ID:      	39673Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto2.jpg
Visualizações:	143
Tamanho: 	118,0 KB
ID:      	39674Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto3.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	115,8 KB
ID:      	39675

  3. #3

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Sim, funciona, tenho um PTP 36km com rocket+dish34x10MB funcionando muito bem à mais de ano. Como o amigo 'saber' disse os XR5 são melhores mas há quem prefira rocket, minha opinião: se vc não precisa banda além de 10MB o rocket é mais pratico... Boa sorte!

  4. #4

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Porque vc não muda pra r52hn e usa antena de dupla polarização, temos aqui enlaçes de 47 km com r52hn + dish de 30 passando 25 megas de down e 18 de up. Tinhamos um outro enlaçe de 19 km com rocket e dish de 30, passando 20 megas, mudas pra r52hn e ta passando 30 full.

  5. #5

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    tanto nos testes da computech como da azlink os caras usam rb433 + cartão Mimo.

  6. #6

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Amigo funciona sim, agora se fosse vc faria uma ligação em série com as baterias para ficar com 24v.

  7. #7

    Thumbs up Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Amigo, se eu fosse você iria de APC 5M da Intelbras.. Tenho alguns enlaces com ele e tá show! To passando 50/48Mbits em um enlace de 19km com visada obstruida...

    Se quiser saber maiores detalhes do equipamento dá uma pesquisada no fórum... Tem muita coisa!

  8. #8

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    como o amigo falou ligação em série com as baterias pra conseguir 24v, agora vai depender de como é a poluição de sinal ai.
    se não ouver poluição vai de rocket agora se tiver vai de rb com cartao r52nh com antena de dupla que fica show.

  9. #9

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Amigo, vc usa bateria? quantos volts?
    Citação Postado originalmente por egservice Ver Post
    Sim, funciona, tenho um PTP 36km com rocket+dish34x10MB funcionando muito bem à mais de ano. Como o amigo 'saber' disse os XR5 são melhores mas há quem prefira rocket, minha opinião: se vc não precisa banda além de 10MB o rocket é mais pratico... Boa sorte!

  10. #10

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Obrigado pelas informações, vou pensar nisso.

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Porque vc não muda pra r52hn e usa antena de dupla polarização, temos aqui enlaçes de 47 km com r52hn + dish de 30 passando 25 megas de down e 18 de up. Tinhamos um outro enlaçe de 19 km com rocket e dish de 30, passando 20 megas, mudas pra r52hn e ta passando 30 full.

  11. #11

    Lightbulb Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Funcionar funciona, o problema são sistemas mal dimensionados e sem manutenção, baterias que não carregam ou com ciclagem incorreta, super ou sub dimensionamento, painéis de baixa qualidade ou instalados de forma incorreta (leia-se gambiarras).

    Se tiver um projeto de dimensionamento correto não vai ter problema, pra outros casos é possível que tudo aconteça.

    Já recomendei a troca de sistemas de 12v para 24v devido a problemas no dimensionamento/instalação, além disso muitas vezes ocorre a troca de equipamentos de baixo consumo para equipamentos de médio consumo sem redimensionar a fonte de energia, é fato que sistemas com pouca disponibilidade de potência (VxA) são um dos principais fatores de problemas em enlaces cujo ping oscila muito e o trafego cai constantemente, onde basta reiniciar o equipamento pra voltar a funcionar por alguns minutos.

    Quando utiliza RB você tem a opção de monitorar a tensão de entrada pelo menu "/system health print", tensões abaixo de 12v (12.7v por segurança) podem indicar baixa disponibilidade de corrente (amperagem), podendo acarretar problemas.

    [usersup@PTP-35-36] > /system health print
    voltage: 12.7V
    temperature: 38C
    cpu-temperature: 39C

    Abraço a todos.

  12. #12

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Mas funciona com 12v??

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Amigo, se eu fosse você iria de APC 5M da Intelbras.. Tenho alguns enlaces com ele e tá show! To passando 50/48Mbits em um enlace de 19km com visada obstruida...

    Se quiser saber maiores detalhes do equipamento dá uma pesquisada no fórum... Tem muita coisa!

  13. #13

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Obrigado pelas informações.

    Segue abaixo o resultado da rb

    fan-mode: auto
    use-fan: main
    active-fan: none
    voltage: 13,4v
    fan-speed: 4294967295RPM


    Citação Postado originalmente por m4d3 Ver Post
    Funcionar funciona, o problema são sistemas mal dimensionados e sem manutenção, baterias que não carregam ou com ciclagem incorreta, super ou sub dimensionamento, painéis de baixa qualidade ou instalados de forma incorreta (leia-se gambiarras).

    Se tiver um projeto de dimensionamento correto não vai ter problema, pra outros casos é possível que tudo aconteça.

    Já recomendei a troca de sistemas de 12v para 24v devido a problemas no dimensionamento/instalação, além disso muitas vezes ocorre a troca de equipamentos de baixo consumo para equipamentos de médio consumo sem redimensionar a fonte de energia, é fato que sistemas com pouca disponibilidade de potência (VxA) são um dos principais fatores de problemas em enlaces cujo ping oscila muito e o trafego cai constantemente, onde basta reiniciar o equipamento pra voltar a funcionar por alguns minutos.

    Quando utiliza RB você tem a opção de monitorar a tensão de entrada pelo menu "/system health print", tensões abaixo de 12v (12.7v por segurança) podem indicar baixa disponibilidade de corrente (amperagem), podendo acarretar problemas.

    [usersup@PTP-35-36] > /system health print
    voltage: 12.7V
    temperature: 38C
    cpu-temperature: 39C

    Abraço a todos.

  14. #14

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Depende da potência requerida como citei na outra resposta (Tensão em Volts * Corrente em Ampéres -> E*I ou V*A), utilize os dados informados pelo fabricante e calcule uma margem de folga.

    Equipamentos como UBNT M5 e MikroTik RB funcionam com 12v desde que atendidos os requisitos de corrente, já o APC5 da intelbrás é informado 18v na alimentação do mesmo, testamos e chegou a ligar com 12v pareceu funcionar normalmente porém deve-se consultar os dados do datasheet e em caso dúvida consulte o fabricante do equipamento.

    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Amigo, vc usa bateria? quantos volts?
    Sim, neste ponto a ponto, uso 2 estacionaria freedon Df700 em paralelo= 12v.
    -ah sim ja estava esquecendo, 134 dias de uptime.
    Última edição por egservice; 14-10-2012 às 19:01.

  16. #16

    Padrão Re: Rocket funciona com energia solar com 12v???

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Mas funciona com 12v??
    Sim, não é o ideal porém tenho uma ponta desse enlace em uma torre com painel solar e ainda não mudei pra 24V mas estou mudando! Mas no momento ele tá em 12V e tá funfando legal!