Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balance pcc verdade ou mito

    Boa noite amigos venho aqui tentar exclarecer um informação que me foi passada, não tenho nenhuma experiencia com load balance, gostária de saber se o balance pode ser aplicado com 2 links de iguais operadoras? ex: 2 adsl velox, essa duvida me veio depois que conversei com um amigo que me veio com a seguinte explicação, o balance não funcionará com 2 links de mesma operadora devido ao gateway que será igual nos 2 links, ai venho aqui pedir a opnião dos amigos para exclarecer esse ponto, desde já agradeço abraço a todos os amigos.

  2. #2

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Boa noite amigo!

    não tem fundamento essa afirmação,pcc com cargas iguais só vai balancear(uma hora navega por um link outra vez por outro assim sucessivamente conforme configurar)pode ser ate mais de 2 links aqui no fórum mesmo já vi usuário com 9 links,todos da mesma operadora...agora alguns serviços precisa de uma rota default para uso de um único link exemplo os videos da globo.com serviços como da webmikrotik

  3. #3

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Salve amigo jailton, eu tb pensei assim mais como não tenho nenhuma experiencia com balance então procurei a opnião dos companheiros do under, estou para fazer um balance pcc para um cliente e gostária de saber quais as falhas que ele tem no carregamento de paginas etc etc etc para fazer um serviço de qualidade para o cliente se possivel dos amigos me ajudarem, esse final de semana vou está lendo sobre o assunto e gostária de saber se qualquer duvida posso contar não só com você como com todos os amigos do under, grande abraço!!

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Citação Postado originalmente por Rodriguinhow Ver Post
    Boa noite amigos venho aqui tentar exclarecer um informação que me foi passada, não tenho nenhuma experiencia com load balance, gostária de saber se o balance pode ser aplicado com 2 links de iguais operadoras? ex: 2 adsl velox, essa duvida me veio depois que conversei com um amigo que me veio com a seguinte explicação, o balance não funcionará com 2 links de mesma operadora devido ao gateway que será igual nos 2 links, ai venho aqui pedir a opnião dos amigos para exclarecer esse ponto, desde já agradeço abraço a todos os amigos.
    Amigo funciona perfeitamente, desde que não seja com os modens em bridge! tem operadoras que usa o mesmo gateway ai não funciona. basta você colocar os modem em modo router e colocar os gatway diferentes. sempre configuro load balance com link da mesma operadora e nunca deu problema.

    abraços...

  5. #5

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Amigo funciona perfeitamente, desde que não seja com os modens em bridge! tem operadoras que usa o mesmo gateway ai não funciona. basta você colocar os modem em modo router e colocar os gatway diferentes. sempre configuro load balance com link da mesma operadora e nunca deu problema.

    abraços...

    Amigo funciona sim em bridge com o mk discando. Já usei por muito tempo.
    Eu tinha 03 link adsl e 02 deles era o mesmo gateway. A unica coisa que fazia era não deixar o Pppoe cliente colocar rota default . A rota era adicionada manualmente. Mais sempre balanceamento traz alguns transtornos . Use o balanceamento quando a rede aumentar se profissionalize e contrate um link dedicado.

  6. #6

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Sim funciona..rs só complementando o amigo.. na hora de criar as rotas.. coloca 0.0.0.0 para a interface e nao para o gw default. aqui funciono assim com speedy da VIVO

  7. #7
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Realmente funciona como os amigos disse, mais desta maneira com os gw iguais só tive problemas é bem mais pratico neste caso deixa os modens e router, funcionar é uma coisa qualidade é outra , na duvida é melhor fazer o correto. a poucos dias peguei um load balance com 2 gw iguais 192.168.25.1 rodava um link e as vezes parava o outro e ficava funcionando somente 1, desbloqueie o modem, troquei os gw e resolveu o problema.

    Claro que não tiro a opinião dos expert no assunto, mas prefiro ir do jeito que já usei e sei que da certo.

    abraços...

  8. #8

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    Realmente funciona como os amigos disse, mais desta maneira com os gw iguais só tive problemas é bem mais pratico neste caso deixa os modens e router, funcionar é uma coisa qualidade é outra , na duvida é melhor fazer o correto. a poucos dias peguei um load balance com 2 gw iguais 192.168.25.1 rodava um link e as vezes parava o outro e ficava funcionando somente 1, desbloqueie o modem, troquei os gw e resolveu o problema.

    Claro que não tiro a opinião dos expert no assunto, mas prefiro ir do jeito que já usei e sei que da certo.

    abraços...
    cara seu balance só tá mau configurado.
    uso 2 link de 10mega cada da mesma operadora. com modens em bridge
    já faz 3 anos
    fiz dá maneira mais básica possivel...
    utilizei programa pcc...

  9. #9

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Aqui só utilizo em bridge,nunca tive problemas

  10. #10

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    isso que é bom um bom papo entre os amigos, esotu lendo cada resposta dos amigos, vou tentar fazer meu balance esse fds se dé tempo e posto minhas regras para que os amigos me digam se está correto ou não, vou agradecer aos amigos que aqui estão postando clicando na estrelinha, abraços a todos.

    se ajudei favor clicar na estrelinha e agradecer.

  11. #11

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    qualquer coisa estou a disposição

  12. #12

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    utilizo pcc com 3 ADSL Vivo modens em bridge com MK discando. Funciona muito bem levando em consideração ao custo-beneficio. Segue imagem:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pcc links da mesma operadora.jpg
Visualizações:	324
Tamanho: 	93,4 KB
ID:      	39677
    Abraço!

    Att
    Marcos
    Última edição por nn71ca; 12-10-2012 às 02:24. Razão: inserir anexo

  13. #13

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    amigo marcos notei no seu print que você utiliza uma rb750gl, como fica o processamento dela com o balance eo concentrador hotspot juntos nela?

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    - O balanceamento nao requer alto processamento. Preferencia use 450G.

    - Opte por uso de modens em bridge, desde que não possuam mesmo "gateway".

    - Caso use com IPs estáticos, faça regra de teste de conectividade do link com a internet.

    - Crie o balanceamento considerando que os links podem não estar funcionando. Para isso, use ferramentas como netwatch. Caso esteja sem o link "x". Desabilite as regras de marcações que usaram ele para calculo e levante regras calculadas sem o mesmo. Ou seja, para 3 links tenha 4 balance configurado. Exemplo, temos 3 links: A, B, C. teriamos o balanceamento:

    1) A + B + C
    2) A + B (caiu o C)
    3) A + C (caiu o B)
    4) B + C (caiu o A)

  15. #15

    Red face Re: Balance pcc verdade ou mito

    Funciona perfeitamente tanto roteado quanto em bridge, neste segundo utilize a interface como gateway ao invez do endereço IP do modem.

    Segue exemplo:

    https://under-linux.org/f227/pcc-bal...r-m4d3-131343/

    Em caso de dúvida pergunte no tópico e estaremos ajudando.

    Abraço e sucesso...

  16. #16

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Olá, amigo eu utilizo loadbalance a quase 3 anos com 4 links 3 adsl da mesma operadora e 1 dedicado tudo discando PPPoE modens em bridge e nunca deram problema funciona perfeitamente eu uso o programa PCC 1.5 pra fazer as configurações, eu aconselho usar os modens em bridge pois não gera muito processamento para os modens e com isso você terá mais qualidade e desempenho.

    Bom realmente já vi 3 pessoas com links da mesma operadora OI pegar as Network iguais e não balanceava os links de jeito nenhum só funcionou normal quando os caras da OI trocaram a porta dos links ai a Network mudou e ficou perfeito, mas o amigo com a Speedy consegui balancear os links com as Network iguais de repente ele pode te passar o segredo pois com links da OI não funciona mesmo

  17. #17

    Cool Re: Balance pcc verdade ou mito

    Boa tarde Rodriguinhow, Não recomendo utilizar uma RB para PCC + concentrador!!!! Utilize uma RB somente para PCC e outra RB ou PC (mikrotik) para concentrador separado! Tenho a RB750GL para PCC com 3 ADSL de 8MB cada, (processamento baixo)roda tranquilo! E uma RB450G só para Servidor Hotspot+PPPOE. Atende muito bem minha necessidade! Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pcc mesmo gateway.jpg
Visualizações:	251
Tamanho: 	101,6 KB
ID:      	39700

  18. #18

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    funciona ate ate recebendo de uma rb ex:

    2 nano ligada na RB recebendo sinal e retransmitindo ou seja juntando link sem fio dentro da propria rede.

    testado e aprovado entao nao importa de como vai ser o link tendo 2 interface e fazendo pcc correto fica otimo.

  19. #19

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Uso load faz muito tempo e nunca tive problemas pego 4 adsl da oi e funciona que é uma louça tem umas regrinhas que você tem que fazer para sites seguros não passar pelo load mais funciona de boa tanto em bridge quanto em router

  20. #20

    Padrão Re: Balance pcc verdade ou mito

    Agora me vem outra duvida e gostaria que os amigos me ajudacem... minha rede está assim

    PCC ( 192.168.88.1 ) que passa o ip ( 192.168.88.2 ) para o mk concentrador eo concentrador por sua vez passa o ip 10.10.20.x/24 para os clientes, más agora um dos clientes que usar um sistema de administração de motel e tb um dvr onde o mesmo que acessar de fora da rede, como faço para esse cliente passe por fora do pcc estando ele conectado ao concentrador?, obrigado.