Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Caros colegas, primeiramente é uma honra estar fazendo parte desta comunidade onde existem muitos feras! Salve a todos!

    Seguinte, eu trabalho com rede cabeada no Rio de Janeiro ha mais ou menos uns 6 anos usando servidor Slackware com MyAuth3 para administrar a rede. Nunca trabalhei com Wireless e o meu conhecimento no assunto é mínimo. Porém, precisei fechar um enlace de 2,7 Km aqui onde estou morando agora (São Pedro da Aldeia), tendo em vista que preciso fazer uso da internet para monitorar a minha rede cabeada (no Rio de Janeiro) e aqui na minha residência atual (São Pedro da Aldeia) não tem Velox. Apenas alguns provedores (redes) que cobram o olho da cara por um serviço e velocidade razoável.

    Pois bem, falando com alguns conhecidos e amigos, fui indicado a comprar dois rádios, na ocasião, dois Elsys CPE 5N ou duas NanoStation para fechar esse enlace. Acabei por comprar dois NanoBridge M5 de 25dbi.

    Assinei um Velox de 10 MB do outro lado da cidade, fiz toda a instalação entre Estação e AP e com o enlace já funcionando, mandei o sinal para a minha casa por meio deste enlace. O Ping inicialmente estava em média 2 ms e a medição do Velox pelo Speedtest, deu 9.83 MB, mas depois que começou a trafegar dados da internet neste enlace, o ping passou a variar entre 2ms e 200ms, ficando boa parte do tempo abaixo dos 10ms. Porém, o que acontece é que não estou tendo um bom resultado nesse enlace. Não sei se precisa ser feito alguma modificação nas configurações dos equipamentos, ou se estaria tendo algum problema de obstrução na visada ou até mesmo perda de sinal por parte dos próprios equipamentos (o que eu acho que seja menos provável pelo fato da distância não ser tão grande).

    A verdade é que não consegui um sinal melhor do que -64 dBm e acredito que por isso, o meu Velox não esteja 100%.
    Agora se é possível conseguir um sinal ainda melhor que esse, aí somente os feras daqui mesmo, pra me dar uma luz.

    Na simulação de cálculo do site da Ubiquiti AirLink, o resultado foi bem diferente. Mostrou -48 dBm.


    Bom, para facilitar a análise dos colegas que porventura possam vir a me ajudar nesse problema, estarei anexando todas as imagens que julgo indispensáveis para essa avaliação.

    Desde já agradeço a todos os colegas e caso necessitem de mais alguma imagem ou queiram esclarecer alguma outra dúvida, me deixo a disposição para tal.

    Ps.: A princípio, o elnace ficaria sem obstrução alguma, a visada seria 100%. Acontece que por segurança e comodidade, resolvi instalar o AP na minha própria casa e sendo assim, a visada já não ficou mais 100%, pois logo a frente, cerca de uns 40 metros, existem algumas árvores que podem estar influenciando um pouco nessa visada. (Também estarei anexando imagens dessas árvores).

    Att,

    Felipe
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         0-Calculo de Enlace.jpg
Visualizações:	718
Tamanho: 	85,7 KB
ID:      	39680Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-10-12_12-31-45_873_São Pedro da Aldeia_2.jpg
Visualizações:	501
Tamanho: 	9,3 KB
ID:      	39691Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-10-12_12-32-06_654_São Pedro da Aldeia_2.jpg
Visualizações:	464
Tamanho: 	140,8 KB
ID:      	39692Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-10-12_12-32-39_30_São Pedro da Aldeia_2.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	260,1 KB
ID:      	39693Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-10-12_12-33-02_232_São Pedro da Aldeia_2.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	308,3 KB
ID:      	39694Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-10-12_12-33-49_402.jpg
Visualizações:	345
Tamanho: 	152,5 KB
ID:      	39695Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-10-12_12-38-06_734_São Pedro da Aldeia_2.jpg
Visualizações:	367
Tamanho: 	258,6 KB
ID:      	39696Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PING_Estação.jpg
Visualizações:	337
Tamanho: 	163,5 KB
ID:      	39697Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ping2.jpg
Visualizações:	391
Tamanho: 	172,9 KB
ID:      	39698Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-10-12_12-23-05_225_São Pedro da Aldeia_2.jpg
Visualizações:	288
Tamanho: 	268,7 KB
ID:      	39690Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2012-10-10_13-33-47_149_São Pedro da Aldeia_2.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	148,2 KB
ID:      	39689Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01-Estação_MAIN.jpg
Visualizações:	428
Tamanho: 	92,9 KB
ID:      	39681Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02-Estação_WIRELESS.jpg
Visualizações:	329
Tamanho: 	60,7 KB
ID:      	39682Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03-Estação_NETWORK.jpg
Visualizações:	305
Tamanho: 	65,1 KB
ID:      	39683Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04-Estação_ADVANCED.jpg
Visualizações:	313
Tamanho: 	58,2 KB
ID:      	39684Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         05-AP_MAIN.jpg
Visualizações:	379
Tamanho: 	78,8 KB
ID:      	39685Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         06-AP_WIRELESS.jpg
Visualizações:	398
Tamanho: 	67,9 KB
ID:      	39686Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         07-AP_NETWORK.jpg
Visualizações:	460
Tamanho: 	50,0 KB
ID:      	39687Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         08-AP_ADVANCED.jpg
Visualizações:	434
Tamanho: 	54,0 KB
ID:      	39688Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Speedtest.net.jpg
Visualizações:	314
Tamanho: 	158,0 KB
ID:      	39699

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Amigo primeiramente configura em WDS, faça configuração amarrando o Mac entre as nanobridges, abaixe a potencia em torno de 19 db e coloque em canalização de 20 mhz, pois para 10mb de banda fica bom. Tenho um enlace 13 km com duas nanobridges de 25db, passando fácil 70 megas agregados.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Por experiencia já te digo que esse enlace sobre esse baita espelho d'água funcionar já é muita sorte... Recomendo a verificar se onde tem os leds no dipolo da NanoBridge não tem umidade, pois por se tratar de estar a beira mar a maresia e umidade podem afetar a placa caso não tenha reforçado a proteção desse adesivo que vem tapando os leds, já vi casos deles soltar e quando vem chuva entra agua dentro e aos poucos o hardware não suporta e começa a apresentar problemas... isso é uma grande falha em produtos ubnt que eu sempre recomendo a atenção na hora da instalação providenciando um reforço na vedação desse adesivo.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    amigo primeiramente vou te dizer que pode ser um problema na visada ai, tendo em vista que essas arvores estão obstruindo o sinal, segundo no ap vc pode ir na aba wireless e em frequency mhz tira de "auto" e seta um canal depois vai nos dois radios e ativa o wds como o amigo acima citou e a respeito da potencia eu ainda diminuiria mais um pouco axo que de 15~17 db, pra essa distancia ai ja seria o ideal.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    amigo primeiramente vou te dizer que pode ser um problema na visada ai, tendo em vista que essas arvores estão obstruindo o sinal, segundo no ap vc pode ir na aba wireless e em frequency mhz tira de "auto" e seta um canal depois vai nos dois radios e ativa o wds como o amigo acima citou e a respeito da potencia eu ainda diminuiria mais um pouco axo que de 15~17 db, pra essa distancia ai ja seria o ideal.
    Além de fazer isso que os amigos falaram, eu te recomendo a ativar o Air select, e na opção canais escolhes somente dois, seriam eles 5725 e 5805, ou escolha somente o 5805. De uma conferida no alinhamento das antenas, de uma olhada para ver se as antenas estão bem parafusadas, se o mastro não esta fora de nível, observe o cabeamento. Depois posta aqui.
    Eu tenho aqui um PMTP usando NanoStation M5, a uma distancia de +- 8km e esta show, no caso do nanobridge o angulo de abertura é bem mais estreito, ai requer ajuste bem meticulosos.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Amigo primeiramente configura em WDS, faça configuração amarrando o Mac entre as nanobridges, abaixe a potencia em torno de 19 db e coloque em canalização de 20 mhz, pois para 10mb de banda fica bom. Tenho um enlace 13 km com duas nanobridges de 25db, passando fácil 70 megas agregados.

    Kalu , obrigado pelas dicas, mas antes de mais nada, pra eu não fazer besteira, me diga uma coisa...
    Posso fazer essas alterações sem medo? Pois a Estação fica lá do outro lado, e o acesso não é muito fácil. Se der algum pau, eu vou ter de me deslocar daqui até lá do outro lado, levar laptop, colocar escada, subir e mexer por lá. Posso alterar daqui sem risco de dar zica?

    Outra dúvida, o que é exatamente a função WDS ? Qto ao MAC, eu coloco o MAC da Estação no AP e do AP na Estação?
    Com relação aos 10 MB, futuramente estarei passando pra 15 MB e colocarei uma RB750 pra mandar mais 15 MB. 30 MB. 2 de 15.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por robertosreis Ver Post
    Por experiencia já te digo que esse enlace sobre esse baita espelho d'água funcionar já é muita sorte... Recomendo a verificar se onde tem os leds no dipolo da NanoBridge não tem umidade, pois por se tratar de estar a beira mar a maresia e umidade podem afetar a placa caso não tenha reforçado a proteção desse adesivo que vem tapando os leds, já vi casos deles soltar e quando vem chuva entra agua dentro e aos poucos o hardware não suporta e começa a apresentar problemas... isso é uma grande falha em produtos ubnt que eu sempre recomendo a atenção na hora da instalação providenciando um reforço na vedação desse adesivo.


    Pois é Roberto, já haviam me falado sobre reflexo de sinal na água mesmo. Porém como eu não tinha conhecimento, resolvi arriscar. Mas de fato influencia muito?
    Quanto a isolamento no dipolo, obrigado por me alertar sobre isso. Apesar de não ter nem 2 dias que instalei as antenas, vou tomar essa precaução e passar uma fita durex daquelas largas, de embalar caixas de papelão pra dar uma reforçada.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    Fazendo apenas uma correção amigo.
    Se for água doce realmente acontece isto que postou , porém se for salgada pode até amplificar.

    http://marquescsh.blogspot.com.br/p/...-ondas-de.html


    https://under-linux.org/f105/enlace-...tation-159825/


    Marcio, obrigado pela ajuda.
    Dos males o menor. A Lagoa aqui é de água Salgada! E bem salgada. A Salinidade é bem grande mesmo.
    Seria um reflexo benigno então? Ajuda a reforçar o sinal? rsrsrs

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por Marcionetfast Ver Post
    A respeito de melhorar seu sinal amigo , deixe como está , nesta média que está passando e sendo link adsl, está ótima a velocidade que vc está recebendo .

    E com uma vista linda desta brother eu nem ia querer saber de net,rsrsrsrsr, somente sentar na beira da água e tomar uma cerva geladíssima .

    Sorte aí !

    Marcio, eu estava até satisfeito com o resultado mesmo, pra falar a verdade, mas acontece que andei lendo muito antes de fechar o enlace e vi muita gente que obteve resultados muito melhores do que o meu e com distâncias bem maiores. Dai resolvi pedir ajuda aos feras de plantão pra ver se daria pra melhorar alguma coisa.
    Quanto a vista, realmente é bem bonita. Eu AMO esse lugar. Só dispenso a cerveja, pois não bebo. Mas poderia ser um ICE, Vinho ou até mesmo um Refri. rsrsrs

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    amigo primeiramente vou te dizer que pode ser um problema na visada ai, tendo em vista que essas arvores estão obstruindo o sinal, segundo no ap vc pode ir na aba wireless e em frequency mhz tira de "auto" e seta um canal depois vai nos dois radios e ativa o wds como o amigo acima citou e a respeito da potencia eu ainda diminuiria mais um pouco axo que de 15~17 db, pra essa distancia ai ja seria o ideal.

    Josailton, obrigado mano.
    Efetuando essas alterações, se fizer efeito, o resultado vem na hora? Digo, o sinal irá mudar logo após as alterações ou seria necessário fazer alguma outra coisa? Mudar a Frequência seria apenas no AP né? Quanto ao canal, qual vc recomendaria? Já na potência, começarei com os 15 mesmo, pra teste!

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    me passa o seu e-mail, que te envio um arquivo com as configurações que eu utilizo aqui. Estou acordado até a 1:00 da manha

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Além de fazer isso que os amigos falaram, eu te recomendo a ativar o Air select, e na opção canais escolhes somente dois, seriam eles 5725 e 5805, ou escolha somente o 5805. De uma conferida no alinhamento das antenas, de uma olhada para ver se as antenas estão bem parafusadas, se o mastro não esta fora de nível, observe o cabeamento. Depois posta aqui.
    Eu tenho aqui um PMTP usando NanoStation M5, a uma distancia de +- 8km e esta show, no caso do nanobridge o angulo de abertura é bem mais estreito, ai requer ajuste bem meticulosos.


    biohazzard, valeu aí pelas dicas também.

    Esse Air select ativa nos dois equipamentos? Quanto ao canal, também nos dois? Já no alinhamento, creio que esteja tudo certo. Tive o cuidado de apertar bem os parafusos, tendo em vista o grande número de ventos fortes. O cabeamento é novo. Desde o cabo, até os conectores e não deve ter mais de 15 metros de cabo cat5.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Felipe, teu problema é só a obstrução aí perto de sua casa, na praia da Teresa, conheço aí muito bem, cresci aí perto e meus pais moram bem perto de sua casa, ehheehehe, e sua base do link é perto da casa de minha irmã. Tenho um migo que tem um link muito maior que o seu sobre a lagoa, vai do porto da aldeia até praia linda e funciona perfeitamente.

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Felipe, teu problema é só a obstrução aí perto de sua casa, na praia da Teresa, conheço aí muito bem, cresci aí perto e meus pais moram bem perto de sua casa, ehheehehe, e sua base do link é perto da casa de minha irmã. Tenho um migo que tem um link muito maior que o seu sobre a lagoa, vai do porto da aldeia até praia linda e funciona perfeitamente.

    MarcioRCT: NOSSA, TÔ COM MEDO! TU É DO F.B.I. ???
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Isso mesmo, mano! Matou a pau a xarada! rsrsrsrs (Vc mora onde?)

    Também tentei trazer do Porto pra cá, mas me aconselharam a pegar no Centro mesmo, por estar mais próximo do DG da Oi e o sinal do Velox ser melhor. (Suportando até o momento, 15 MB)

    Sinceramente, você acredita que apenas essas árvores estejam alterando tanto assim a qualidade do meu sinal? Terei mesmo que tirar minha antena e instalar na rua? :S

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por f3l1p3dj Ver Post
    biohazzard, valeu aí pelas dicas também.

    Esse Air select ativa nos dois equipamentos? Quanto ao canal, também nos dois? Já no alinhamento, creio que esteja tudo certo. Tive o cuidado de apertar bem os parafusos, tendo em vista o grande número de ventos fortes. O cabeamento é novo. Desde o cabo, até os conectores e não deve ter mais de 15 metros de cabo cat5.
    Sim o Air select tem que estar ativado nos dois, e os canais nos dois.
    Sempre modifico primeiro o AP, para depois modificar a estação, por que se der alguma zica eu coloca a estação com os dados do AP, e reinicio todo o trabalho.
    Mas se a zica for muito grande infelizmente tem que ir ao local.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Bem pessoal, fiz todas as aterações que me sugeriram e mais um pouco.

    Atualizei o firmware que era de 5.3.2 para 5.5.2
    Passei os dois rádios para WDS
    Cadastrei o MAC do AP na Estação
    Mudei o canal de 40 para 20 Mhz
    Alterei a potência de 23 para 19 e ao invés de melhorar o sinal que era de -64dBm, piorou. Passou para -69/71dBm
    O TX/RX que era 240/240Mbps passou para 104/117Mbps
    A única coisa que melhorou foi o CCQ que antes era 96.6% passou para 99%

    Mais alguma dica?

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Oi, Felipe

    Moro no trevo que vai para São Pedro, é perto, ehheheheeh. Quanto ao sinal, não tem jeito , as arvores vão dar uma diferença grande, não se importe com o sinal e o TX/RX e sim com o CCQ, pode ser que consiga alguma estabilidade, faça testes para ver se a perda de pacotes diminui com essa configuração que colocou, acho que deve ter melhorado, e acompanhe o CCQ, quanto mais próximo de 100% melhor

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    marcio: Bem perto mesmo! rsrsrs

    Pra semana vou experimentar descer a antena e pôr fora da obstrução das árvores apenas para testar.
    Com relação a troca de equipamento, saindo as Nano Bridge m5 e entrando duas Rocket M5 com Dish 30 ainda assim vou continuar com problemas por causa dessas malditas árvores? Teria necessidade de ter duas Rocket, ou pode ser uma Rocket e uma Nano Bridge?

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Citação Postado originalmente por f3l1p3dj Ver Post
    marcio: Bem perto mesmo! rsrsrs

    Pra semana vou experimentar descer a antena e pôr fora da obstrução das árvores apenas para testar.
    Com relação a troca de equipamento, saindo as Nano Bridge m5 e entrando duas Rocket M5 com Dish 30 ainda assim vou continuar com problemas por causa dessas malditas árvores? Teria necessidade de ter duas Rocket, ou pode ser uma Rocket e uma Nano Bridge?
    Amigo, antes de colocar os Rocket com Dish, tenta subir mais os equipamentos nas duas pontas, se a obstrução for por causa de arvores, mesmo com rocket+ dish esta obstrução continuara a existir. Não posso garantir, mas quem sabe se colocar bem mais alto vc não economiza uma boa grana, e mais Rocket+Dish em ambas as pontas.
    Eu tentei te ajudar no msn, depois entra que agente tc mais.

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda com configurações de um enlace de 2,7 Km Usando NanoBridge M5 25

    Felipe, não gaste dinheiro com novos equipamentos, para essa distancia seu equipamento já está superdimencionado. Verifique se as ponteiras das antenas estão na mesma polarização e estejam bem encaixadas e faça o teste com visada limpa, sei que as árvores em frente a sua casa são altas, mas se houver como colocar a antena acima, vai resolver, se não terá que colocar na praia, num poste, não me lembro se tem, mas pela minha lembrança não tem, e nesse caso teria que comprar um destes de medidor de luz e colocar. Esse enlace fecha muito bem até com nano loco M5 , desde que com visada limpa, esse sempre vai ser o principal foco de problemas de um enlace.